Qual é um combo (Processador, Placa-mãe, Memória) para um bom HTPC?

ecab21

Hungry Member
Registrado
Olá a todos, estou resolvendo aposentar o meu PC atual, o da assinatura. Estou procurando uma nova configuração para usar como HTPC e para uso diário, envolvendo um pouco de edição.
Se possível quero montar um combo que dure pelo menos uns 3 anos sem precisar de atualização.
Processador I5.
Placa-mãe com video onboard bom, com hdmi e dvi, com pelo menos umas 3 portas sata 2 e 1 sata 3, com 4 portas USB 3.0.
Pelo menos uns 8GB Memória Ram DDR3 1600Mhz.

Por hora não disponho de grana para comprar uma placa de vídeo dedicada, por isso o interesse numa placa mãe com video onboard de qualidade, principalmente que a saída HDMI, possa transmitir imagem com qualidade e audio HD.

O que pretendo aproveitar do meu PC atual são o gabinete, a fonte (Corsair CX500), HD 1TB WD 7200RPM e 1 HD 1,5TB Samsung 5400RPM.

Posso gastar até R$1200,00 nesse combo. Quais sugestões vocês podem me dar?
 
Você pretende comprar uma vga mais pra frente?

Se pretende então continue pensando em um I5 e decida se quer o HTPC usando placa mãe M-Atx ou Itx.
Se não pretende adquirir uma vga então é legal pensar na solução APU da AMD.

Como pode ver no projeto da minha assinatura tenho um PC compacto também, diga ai o que você pretende fazer com o PC e quanto pretende gastar, espaço para ele ficar, estilo de gabinete que gosta, cubo, deitado, torre etc.
 
O Gabinete que possuo no momento é o Sentey SS2-2220, ele tem é compatível com o tamanho ATX, Micro ATX e ITX. Um pouco mais de espaço seria bem vindo, mas pode ser ATX. Dependendo do desempenho da placa de vídeo onboard, eu posso comprar um placa de video melhor no futuro, daqui uns 2 ou 3 meses, mas estou totalmente por fora de qual placa de vídeo seria interessante para mim. Não conheço a solução APU da AMD. Quanto custaria um combo bom com essa solução?

Pretendo usar o PC principalmente para assistir videos, jogando o som e video para o meu home theater (atraves do HDMI) e para minha LCD, também pretendo usar para edição de alguns videos e um pouco de edição de som. No futuro, ao adquirir uma placa de vídeo melhor, eu poderia jogar um pouco, mas não é prioridade no momento, pois tenho um PS3 para isso.
fotolfu.jpg
 
Atualmente o vídeo não está nas placas-mãe e sim no processador. Você compra apenas as placas mãe com infraestrutura para usar esse recurso (praticamente todas, algumas mais baratas sem HDMI, só DVI)
Os i5 com o melhor vídeo onboard são 3475S e 5570k, com HD Graphics 4000
Todos os outros são HD Graphics 2500, exceto os que terminam com "P", esses não têm vídeo onboard e não servem para vc.
 
Última edição:
Para fazer essas tarefas que deseja um I3 2100/3220 está mais que suficiente, em conjunto com uma placa mãe H61 e 4GB de memoria, com uma placa de video simples 7750 você consegue rodar praticamente todos os jogos em uma resolução aceitável e sem filtros com fps aceitaveis.

A APU da AMD é uma linha de processadores com o video no próprio processador, eles são mais fortes que a solução integrada da intel e é possivel até mesmo jogar alguns games com o seu video onboard, ou até mesmo usar uma placa de video simples e fazer ybrid crossfire, mas em compensação o i3 é muito mais forte que uma APU para processamento em geral.
 
Entendo, mas pensando a longo prazo, um I5 não seria uma solução melhor?
Qual a diferença principal entre os 3330, 3470, 3570, 3570K?

Para o que mencionei, a Gigabyte GA-B75M-D3H seria uma boa pedida?
 
Entendo, mas pensando a longo prazo, um I5 não seria uma solução melhor?
Qual a diferença principal entre os 3330, 3470, 3570, 3570K?

Para o que mencionei, a Gigabyte GA-B75M-D3H seria uma boa pedida?

A diferença entre o 3330, 3470 e o 3570 é o clock em que eles trabalham, sua IGP é a mesma HD 2500, ja o 3570K creio que é inviável para você pois ele tem esse K no fim por ter o mult desbloqueado e assim facilitando o overclock.
Sobre a mobo a Gigabyte GA-B75M-D3H é uma ótima placa mãe (tenho uma) mas pelo uso que você mencionou creio que seria placa demais, mas ai vai de quanto pretende gastar.
 
Como mencionei no inicio do topico, pretendo gastar no máximo R$1200,00. Perguntei da diferença entre esses modelos de I5, pois o preço entre eles variam em quase R$300,00 de diferença entre o 3330 e o 3570K. Minha preocupação tá mais no fato de não ter que ficar trocando várias peças no decorrer do uso, por isso mencionei o I5 e essa Gigabyte. O processamento gráfico dessa IGP HD2500 é superior a minha placa de vídeo atual (Radeon HD3650 512MB DDR2)?
 
Obrigado a todos pelas dicas. Acabei comprando um I5-3470, junto com a Gigabyte GA-B7M-5D3H + 2 pentes Kingston (4GB cada) 1600Mhz. Acredito que estarei bem servido por um tempo. Moderador, pode fechar o tópico.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo