[DÚVIDA] Qual Kit escolher? 3600x + TUF PLUS WIFI B550m ou 3700x + MSI B450m MORTAR MAX

Nyck Almeida

Member
Registrado
Como o titulo já diz, queria saber qual é melhor, estou pegando um KIT, placa mãe + processador, e estou em duvida nesses dois, alguém saberia informar o que compensa mais?

AMD Ryzen 7 3700x + MSI B450m MORTAR MAX
ou
AMD Ryzend 5 3600x + TUF Gaming B550m Plus Wi-fi


O foco aqui é mais para jogos e lives, assim como edição de videos e etc.
Já tenho placa de vídeo e derivados, só queria saber entre essas 2 opções memos.
 
Se vc vai ter ganho em 8/16, não tem pq pegar um 6/12.

A questão de ter wifi e bt na B550 não compensa, na minha opinião, abrir mão de 2 cores e 4 threads.

Se vc quiser muito um wifi e bt, compra usb mesmo. Tem modelos muito bons na casa dos 100 reais que já é plenamente suficiente pra nossa internet aqui do Brasil. Eu uso um da Tp-Link USB que entrega 100% da minha banda contratada, não tem perda nenhuma, bate ai uns 450 mbps. O bluetooth mesma coisa, paguei 15 conto num genérico, funciona perfeitamente, pega meu controle do xone instantaneamente. O bom de vc ter isso separado é que vc pode levar para seus próximos PCs, não fica preso na placa-mãe.
 
Chipset B550 é mais novo, resultando em talvez uma vida maior caso você queira fazer upgrade, no futuro, para um 5XXX da vida. Fora que você terá o PCIe 4x para um SSD que pode também trazer vantagem.

Agora deixando isso de lado, e com foco amplo, 3700X me parece ser uma escolha mais sensata. Se puder apertar no orçamento, o melhor aí seria o 3700X + TUF B550. Se não der, fica na B450 mesmo com uma CPU melhor, mas com certas limitações futuras.
 
Chipset B550 é mais novo, resultando em talvez uma vida maior caso você queira fazer upgrade, no futuro, para um 5XXX da vida. Fora que você terá o PCIe 4x para um SSD que pode também trazer vantagem.

Agora deixando isso de lado, e com foco amplo, 3700X me parece ser uma escolha mais sensata. Se puder apertar no orçamento, o melhor aí seria o 3700X + TUF B550. Se não der, fica na B450 mesmo com uma CPU melhor, mas com certas limitações futuras.
Pois é mas acontece que essa B450 já é compatível com a série 5000, então a única diferença seria mesmo a questão da versão do PCI-e para a placa de vídeo, visto que até nas B550 ele é 3.0 nos slots M.2. Como até mesmo uma RTX 3090 roda de boa no 3.0, eu não vejo isso como uma limitação.
 
Pois é mas acontece que essa B450 já é compatível com a série 5000, então a única diferença seria mesmo a questão da versão do PCI-e para a placa de vídeo, visto que até nas B550 ele é 3.0 nos slots M.2. Como até mesmo uma RTX 3090 roda de boa no 3.0, eu não vejo isso como uma limitação.

Na realidade ele perde um slot PCIe 4.0 no M.2. Ele só está disponível na B550 e X570 (onde todos os slots são 4.0).

Na B550, o primeiro M.2. é 4.0 e os demais 3.0. Na X570 todos são 4.0.

Quanto ao slot PCI para VGA, do que conheço, tanto faz ser 3.0 ou 4.0 realmente. Acho que seria a principal diferença aí dentre as placas.
 
pega o 3700x com a b450, depois atualiza a bios no futuro pra um 5000, as vantagens das placas mãe 500 não tem grande diferenças na pratica. Invista no CPU e GPU e vai pro abraço :melior4:
 
Com que frequência você faz upgrades na sua máquina? A única grande vantagem da opção com B550 é a possibilidade de upgrades num futuro próximo. Se você planeja fazer um upgrade de processador em 2 ou 3 anos, vai nela. Mas se você só faz upgrades a cada 4 ou 5 anos, melhor ficar com o 3700X que vai te dar mais desempenho.
 
Como o titulo já diz, queria saber qual é melhor, estou pegando um KIT, placa mãe + processador, e estou em duvida nesses dois, alguém saberia informar o que compensa mais?

AMD Ryzen 7 3700x + MSI B450m MORTAR MAX
ou
AMD Ryzend 5 3600x + TUF Gaming B550m Plus Wi-fi


O foco aqui é mais para jogos e lives, assim como edição de videos e etc.
Já tenho placa de vídeo e derivados, só queria saber entre essas 2 opções memos.


Os dois combos atendem bem, eu só não levaria o 3700x para casa com o 5600x custando quase a mesma coisa.

Mesmo que a escolha seja pela B450m, muitas lojas fazem a atualização de bios se comprar com o processador junto, te permitindo usar o 5600x nela.
 
Eu ficaria com o combo B450 + 5600X. Além do ganho expressivo em jogos, os reviews mostram que o 5600X entrega muito próximo do 3700X em multitarefas e custam a mesma coisa. Lembrando que vc comentou que tem foco em jogos.

Sobre a placa mãe, não acho que vale o M.2 4.0 afinal o preço de um M.2 4.0 é proibitivo e sinceramente o ganho de desempenho na vida real é bem questionável. O PCIe 4.0 para placa de vídeo não faz diferença nenhuma.
 
Ainda não tem B450 com BIOS suportando o 5600X. Se for nessa terceira opção, espere até o mês que vem. A AMD prometeu pra janeiro essas BIOS. Certamente já tem BIOS Beta em teste.

As B450 são tranquilas pra rodar CPU de 6 a 8 núcleos. Eu só não iria nelas se fosse pegar algo acima disso.
 
Ainda não tem B450 com BIOS suportando o 5600X. Se for nessa terceira opção, espere até o mês que vem. A AMD prometeu pra janeiro essas BIOS. Certamente já tem BIOS Beta em teste.

As B450 são tranquilas pra rodar CPU de 6 a 8 núcleos. Eu só não iria nelas se fosse pegar algo acima disso.

Essa informação não é verdade, várias marcas já liberaram bios para ryzen 5000 nas B450 e inclusive algumas já saíram do status beta. A minha placa mãe (B450-F Strix) por exemplo já tem bios "final" com suporte ao Ryzen 5000.
 
Ainda não tem B450 com BIOS suportando o 5600X. Se for nessa terceira opção, espere até o mês que vem. A AMD prometeu pra janeiro essas BIOS. Certamente já tem BIOS Beta em teste.

As B450 são tranquilas pra rodar CPU de 6 a 8 núcleos. Eu só não iria nelas se fosse pegar algo acima disso.
Tem sim
 
Essa informação não é verdade, várias marcas já liberaram bios para ryzen 5000 nas B450 e inclusive algumas já saíram do status beta. A minha placa mãe (B450-F Strix) por exemplo já tem bios "final" com suporte ao Ryzen 5000.
Vi agora aqui que saiu anteontem. De todo modo, tem que ficar de olho em qual placa comprar. Algumas podem não ter suporte ainda. A B450 que ele tá olhando (MSI B450M Mortar) só tem a BIOS Beta postada ontem.
 
Vi agora aqui que saiu anteontem. De todo modo, tem que ficar de olho em qual placa comprar. Algumas podem não ter suporte ainda. A B450 que ele tá olhando (MSI B450M Mortar) só tem a BIOS Beta postada ontem.

Na Mortar Max, os ryzen 5000 já estão compatíveis desde a bios 7B89v2B, que não é beta e saiu no final de novembro.

Essa bios beta de anteontem é com a versão atualizada do AGESA e incluindo o suporte ao SAM das RX6000.
 
Rapaz, segunda opção sem nem pensar duas vezes
Melhor tem um kit todo igualado, do que um kit onde sobra em algumas partes
E esse wifi ai, tu nem vai usar pra jogar, se usar me avisa q vou ai te dar uns chute
 
Na Mortar Max, os ryzen 5000 já estão compatíveis desde a bios 7B89v2B, que não é beta e saiu no final de novembro.

Essa bios beta de anteontem é com a versão atualizada do AGESA e incluindo o suporte ao SAM das RX6000.
hhmmm. Eu vi a previsão da AMD de BIOS pra janeiro e não pesquisei os casos específicos. Melhor assim. De todo modo, tem que pesquisar a situação da placa em particular e perguntar se a loja faz update de BIOS.

No caso da Mortar, ela tem BIOS Flashback, então nem precisa que a loja faça update. E as B450 da MSI são melhores que as demais, segundo o Buildzoid.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo