• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Qual Notebook Comprar? LEIA PRIMEIRO!

Será que o vostro com i5 de 12ª também tem esse problema? Comprei e tô aguardando chegar o meu. Teoricamente o processador deveria ser mais frio por ser mais moderno, ter menor tdp e menor NN. Mas em contra-partida os núcleos aumentaram da 11ª para a 12ª, por isso não sei. Sem contar que não sei se o projeto do notebook nessa linha melhorou na questão arrefecimento. Enfim... Espero que, caso seja esquentadinho, pelo menos não me incomode. Vou me atentar bem, pois se incomodar devolvo dentro dos 7 dias. Só acho um saco, pois o envio da dell geralmente é bem mais demorado do que o normal.
O sistema de refrigeração do Vostro 3520 é exatamente o mesmo do Inspiron 3520. Aliás são exatamente o mesmo notebook, mas no Vostro a Dell entrega alguns recursos extras.

O sistema de refrigeração é simples como todos os modelos de entrada e o principal fator que faz um modelo trabalhar mais quente que outro é o limite de power que cada fabricante define para cada modelo.

Em comparação com o Book2, ambos com o mesmo i5-1235U e em modo desempenho, o Samsung certamente trabalha com a CPU menos quente em tarefas pesadas pois seu limite de power de longa duração é de ~15W enquanto nos Inspiron/Vostro é de ~25W.

Isso faz com que os Dell entreguem consideravelmente mais desempenho a troco de temperaturas mais altas.

Isso em tarefas pesadas, em uso normal, comum, acredito que sejam similares.
 
Última edição:
Pessoal. O que me dizem dessa compra?
Peguei um vostro 3520. Saiu por 2799,00 no site da Dell. Eu nem tava olhando os dell. Tava na dúvida entre o LG ultraslim e o galaxy book2, mas aí apareceu essa promoção do vostro e achei mais interessante, pois por ser a linha vostro, tem o teclado retro-iluminado, leitor de digital, SSD de 512gb e acredito que um acabamento melhor que a linha inspiron. (Sem contar que tanto os inspiron quanto vostro tem tela WVA de 120hz).
Minha única questão com esse modelo é que comentam dele ser meio esquentadinho, pois não trava o clock do processador como o book2 faz, por exemplo. Mas não sendo nada que incomode, pra mim tudo bem. (Alguém tem e pode opinar sobre isso?)

* Uma coisa que ele não tem, e achei ridículo terem capado isso por ser um vostro, é a porta USB tipo-C. Pois ela só vem na versão com construção de alumínio, que era ridiculamente mais cara. Mas diante dos prós e contras achei que poderia aceitar isso.

Eu até queria um note com algum vídeo dedicado, como a 1650 ou melhor ainda, a 3050. Mas não achei nessa faixa de preço que queria pagar, e os que acho próximos, tinha processador muito inferior, tela 60hz e etc.

O vídeo dedicado não seria uma exigência. Pois tenho console e PC gamer. Mas sempre é bom ter, pois uma hora poderia precisar.

Screenshot-2024-01-04-08-34-46-893-com-microsoft-emmx.jpg
O Dell Vostro 3520 / 3525 é realmente bem mais interessante que o Inspiron i15, principalmente pra quem procura uma opção com porta Ethernet.
Pessoal fiquem de olho.
Notes com intel da décima terceira geração não gamers estão vindo sem possiblidade de expandir RAM.
Samsung book 3 está vindo com sem expansão de RAM.
Na verdade a Samsung só trouxe para o Brasil o que ela já vinha fazendo há dois anos nos outros países.
O Galaxy Book2 brasileiro foi o último modelo dela sem RAM soldada, já que os Book Go, Book 360, Book Pro e Book Ultra já tem RAM totalmente soldada há tempos.
Pra quem quer notebook com upgrade de RAM e não quer Samsung Book ou Galaxy Book2, vai ter que fugir de Samsung.
 
Última edição:
Será que o vostro com i5 de 12ª também tem esse problema? Comprei e tô aguardando chegar o meu. Teoricamente o processador deveria ser mais frio por ser mais moderno, ter menor tdp e menor NN. Mas em contra-partida os núcleos aumentaram da 11ª para a 12ª, por isso não sei. Sem contar que não sei se o projeto do notebook nessa linha melhorou na questão arrefecimento. Enfim... Espero que, caso seja esquentadinho, pelo menos não me incomode. Vou me atentar bem, pois se incomodar devolvo dentro dos 7 dias. Só acho um saco, pois o envio da dell geralmente é bem mais demorado do que o normal.
A 12 geração no geral é tão quente quanto a 11 geração, não houve avanços reais nesse sentido. Muito pelo contrário, vide 14 geração que aumentaram o limite térmico para 110 graus. No mais vai depender de como a fabricante configurou o tdp (funcionamento do processador) juntamente com o sistema de arrefecimento. Esse modelo em especifico como não cacei sobre ele, não posso falar. Como você já comprou o negócio vai ser testar na pratica, se ver problema nesse sentido usa os 7 dias e devolve.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O sistema de refrigeração do Vostro 3520 é exatamente o mesmo do Inspiron 3520. Aliás são exatamente o mesmo notebook, mas no Vostro a Dell entrega alguns recursos extras.

O sistema de refrigeração é simples como todos os modelos de entrada e o principal fator que faz um modelo trabalhar mais quente que outro é o limite de power que cada fabricante define para cada modelo.

Em comparação com o Book2, ambos com o mesmo i5-1235U e em modo desempenho, o Samsung certamente trabalha com a CPU menos quente em tarefas pesadas pois seu limite de power de longa duração é de ~15W enquanto nos Inspiron/Vostro é de ~25W.

Isso faz com que os Dell entreguem consideravelmente mais desempenho a troco de temperaturas mais altas.

Isso em tarefas pesadas, em uso normal, comum, acredito que sejam similares.
Mas por exemplo ideapad 3 segura o mesmo ryzen 5 5500u em 25w assim como o dell e esquenta menos. Como mencionei acima, sim depende de como a fabricante configura como o processador vai funcionar. Mas é uma junção de fatores. O a515 também em tese funciona com tdp maior e também esquenta menos. O sistema de arrefecimento passa tanto pela escolha do dissipador, escolha do cooler (menos ou mais fluxo de ar), a abertura de entrada de ar na carcaça... E sim, no geral esses notebooks mais simples o sistema de arrefecimento é bem simples... Desses + de entrada do pouco que pesquisei o melhorzinho parece ser o a515-57 (possui dois heatpipe e 2 coolers), no brasil está vindo com processador h (maior consumo e aquecimento) mas o sistema meio que compensa... mesmo assim, não vai ser a coca cola toda.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A titulo de informação o ideapad 3 ryzen 7 5700u tem vídeo no youtube de uma pessoa que modificou colocando o processador em 30w tdp e mesmo assim, ele teve um comportamento de aquecimento melhor que o dell mencionado acima. Mas note, não estou falando que o notebook é fenomenal na refrigeração, o rei da refrigeração. Muito pelo contrário, com mencionei são sistemas simples e bem limitado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sobre o galaxy book 2 pelo que vi conforme o mesmo é usado o tpd dele fica na faixa dos 12w inclusive abaixo dos 15w. Parece que o lg ultra slim tem o tdp um pouco maior ficando na faixa dos 15w. Apesar disso é aquilo cabe cada um tentar analisar se a performance do mesmo padrão é suficiente para si, pq se for ele estar capado não necessariamente é algo de todo ruim, já que isso se traduz em notebook mais frio, mais silencioso ("digamos que mais equilibrado")... Claro, no geral sempre vamos querer processadores sem estar capado e o maximo de performance possível, mas uma análise do que se precisas as vezes pode ser uma boa.
 
Última edição:
Mas por exemplo ideapad 3 segura o mesmo ryzen 5 5500u em 25w assim como o dell e esquenta menos. Como mencionei acima, sim depende de como a fabricante configura como o processador vai funcionar. Mas é uma junção de fatores. O a515 também em tese funciona com tdp maior e também esquenta menos. O sistema de arrefecimento passa tanto pela escolha do dissipador, escolha do cooler (menos ou mais fluxo de ar), a abertura de entrada de ar na carcaça... E sim, no geral esses notebooks mais simples o sistema de arrefecimento é bem simples... Desses + de entrada do pouco que pesquisei o melhorzinho parece ser o a515-57 (possui dois heatpipe e 2 coolers), no brasil está vindo com processador h (maior consumo e aquecimento) mas o sistema meio que compensa... mesmo assim, não vai ser a coca cola toda.
Entre os modelos de entrada (Inspiron 3000, IdeaPad 3, Aspire 3, etc...) o sistema de refrigeração é similar, com uma ventoinha, um heatpipe e um dissipador de calor.

O principal fator é como o fabricante define o funcionamento. Um PL2 muito agressivo e um PL1 mais alto vai fazer com que o notebook esquente mais.

Claro que entre os modelos há outras diferenças que influenciam como a agressividade no aumento e capacidade da rotação da ventoinha, a qualidade e aplicação do composto térmico, etc...

O Inspiron e o Vostro citados tem uma ventoinha visivelmente menos robusta que o IdeaPad 3/3i, com limite de rotação também abaixo e ainda com aumento de rotação moroso, que demora a atingir seu máximo (mesmo sua rotação máxima geralmente fica abaixo dos concorrentes).

O Aspire 5 está um degrau acima, com sistema de refrigeração bem mais robusto e só compete em preço com esses outros por aqui porque a Acer capou o que pôde de recursos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A titulo de informação o ideapad 3 ryzen 7 5700u tem vídeo no youtube de uma pessoa que modificou colocando o processador em 30w tdp e mesmo assim, ele teve um comportamento de aquecimento melhor que o dell mencionado acima.
Mesmo esses Inspiron/Vostro 3520/3525 são capazes de sustentar 30W, mas com nova aplicação de uma boa pasta térmica.
A dell costuma usar um composto bem ruinzinho e ainda há a loteria da aplicação da pasta térmica de fábrica. Varia muito, já vi modelos idênticos com temperaturas variando bastante sob as mesmas cargas devido a variação na aplicação da pasta térmica.
Todos os modelos de todos os fabricantes podem vir com uma má aplicação de fábrica, mas tenho a impressão que na dell essa chance é maior...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sobre o galaxy book 2 pelo que vi conforme o mesmo é usado o tpd dele fica na faixa dos 12w inclusive abaixo dos 15w. Parece que o lg ultra slim tem o tdp um pouco maior ficando na faixa dos 15w.
O Book2 em modo desempenho pode sustentar os 15W e neste caso, visivelmente, foi por opção da Samsung, como você bem disse, optando por um notebook de entrada com desempenho mais limitado, porém suficiente para o que se propõe, entregando ruído e temperaturas mais baixos.
 
Última edição:
Comentei sobre o Galaxy Book2 Business faz algum tempo aqui.

Basicamente ele é quase um Galaxy Book2 Pro, mas com tela de 14 polegadas (aliás, lá fora, até tem um Book2 Pro com tela menor, mas é com 13.3 polegadas), só que com alguns recursos que tem no nosso Galaxy Book2 normal, como a porta LAN e a possibilidade de fazer upgrade de RAM.

Apesar dele estar no Brasil desde o começo de 2022, ele só estava disponível para empresas.

Mas finalmente ele apareceu no varejo. A própria Loja Samsung está vendendo ele em várias lojas online, e pode ser interessante pra quem quer um notebook com tela de 14 polegadas e com boas configurações (o que não se via da Samsung aqui no Brasil desde o Style S51 de 2019)
Note de mais de 5k sem GPU dedicada não acho bom negócio não.
 
tre os modelos de entrada (Inspiron 3000, IdeaPad 3, Aspire 3, etc...) o sistema de refrigeração é similar, com uma ventoinha, um heatpipe e um dissipador de calor.
A coisa não é bem assim não. Já peguei alguns notebook da dell que o heatpipe era oco (inclusive um deles era gamer), só de encostar ele amassava. Enquanto concorrentes usavam headpipe maciço e esquentava menos. Depende disso, do tipo de metal, se tem menos ou mais cobre por exemplo e por ai vai. Dica do dia é sempre tentar procurar bem sobre o comportamento do mesmo e de preferencia se der caçar sobre montagem e desmontagem...
 
A coisa não é bem assim não. Já peguei alguns notebook da dell que o heatpipe era oco (inclusive um deles era gamer), só de encostar ele amassava. Enquanto concorrentes usavam headpipe maciço e esquentava menos. Depende disso, do tipo de metal, se tem menos ou mais cobre por exemplo e por ai vai.
Pipe é tubo e tubo é sempre oco em qualquer lugar ou época.

A técnica utilizada nos heatpipes (ou, em português, tubo de calor) é um tubo (tubo é oco!) com duas seções (evaporador e condensador) e, assim, é um sistema de transferência de calor bifásico.

Em um tubo de calor, um líquido (geralmente água) absorve o calor do bloco térmico (onde há o contato com o chip - CPU/ GPU) e é convertido em vapor (seção do evaporador) que viaja ao longo da cavidade do tubo até uma região de temperatura mais baixa (dissipador de calor).
O vapor então condensa em líquido, que é reabsorvido e volta à posição original enquanto o calor é dissipado para fora com a ação da ventoinha.

Desconheço heatpipe maciço, até porque não seria chamado heatpipe, além do que seria uma solução inviável pois o "tubo maciço" seria rapidamente saturado pelo calor e a transferência de calor não mais ocorreria de forma eficaz em pouco tempo.

Quanto ao material, o cobre é o material mais usado, praticamente único atualmente, já há bastante tempo.

Obviamente um tubo de calor mais espesso pode dissipar mais calor pois pode transportar maior volume de vapor.
 
Última edição:
Falando em aquecimento, o meu aspire 5 (i3 11gereção) fica quente e ventoinha no turbo
Fui testar o retroarch e fui rodar o emu de dreamcast o note ficou trava a 4ghz( turbo).
Usei o ThrottleStop e desativei o turbo para deixar a 3ghz que é o padrão sem o turbo e o emulador rodou de boas.
O gerenciador de energia do win11 apenas tem o modo balanceado e o modo ACER.
Não tem como ativar modo econômico com o note na tomada.
Aliás por padrão, mesmo tirando ele não vai automaticamente no modo economia. Tem que acionar o ícone na barra de tarefas.
 
Pipe é tubo e tubo é sempre oco em qualquer lugar ou época.

A técnica utilizada nos heatpipes (ou, em português, tubo de calor) é um tubo (tubo é oco!) com duas seções (evaporador e condensador) e, assim, é um sistema de transferência de calor bifásico.

Em um tubo de calor, um líquido (geralmente água) absorve o calor do bloco térmico (onde há o contato com o chip - CPU/ GPU) e é convertido em vapor (seção do evaporador) que viaja ao longo da cavidade do tubo até uma região de temperatura mais baixa (dissipador de calor).
O vapor então condensa em líquido, que é reabsorvido e volta à posição original enquanto o calor é dissipado para fora com a ação da ventoinha.

Desconheço heatpipe maciço, até porque não seria chamado heatpipe, além do que seria uma solução inviável pois o "tubo maciço" seria rapidamente saturado pelo calor e a transferência de calor não mais ocorreria de forma eficaz em pouco tempo.

Quanto ao material, o cobre é o material mais usado, praticamente único atualmente, já há bastante tempo.

Obviamente um tubo de calor mais espesso pode dissipar mais calor pois pode transportar maior volume de vapor.
Vamos por partes. Existe alguns dissipadores totalmente oco, sem nenhum liquido como é o caso desse do link a seguir: https://forum.adrenaline.com.br/threads/heatpipe-oco-por-dentro.206297/. Eu peguei heatpipe da dell que era tão oco digamos assim, pouco mental que só de encostar amassou. Vou dar um outro exemplo o dissipador do dell g5 era assim leve e frágil. E quando peguei vx5 / helios 300 o metal era mais pesado, robusto (não me refiro ao tamanho do dissipador e nem nada, mas de fato ao acabamento da peça. Mas saliento que esses da acer também não eram primor de dissipação. Mas é para se ter como exemplo). Há muito e muito tempo atrás já cheguei a pegar unidade com dissipador maciço também. Digo por experiências de máquinas que peguei para manutenção... Tem sistema de arrefecimento que usa totalmente cobre por exemplo, tem sistema que usa partes em cobre e algumas partes em alumínio por exemplo. Mas enfim, foi só a titulo de informação mesmo. No mais cabe cada um fazer suas validações praticas de cada equipamento não estou aqui para discutir...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mudando um pouco de assunto, a titulo de curiosidade hehehe acabo de fazer uma restauração no notebook da lenovo de uns 11 anos de uso do meu irmão hehehehee. E ele segue usando a máquina hehehe.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Como mencionei aqui há um tempo atrás comprei o a515-45 e ele veio com a tela cheia de manchas e com algum problema na placa mãe na qual estava afetando o performance. Tentei a troca no americanas e ficaram fazendo hora comigo, e não fizeram a troca (tenho provas estou cogitando colocar na justiça), depois disso entrei em contato com a acer e pedi a troca do mesmo e a acer falou que não faria e que podiam seguir com a manutenção. Então enviei para o rma da acer, acontece que eles lançaram a nota que iriam trocar a tela, e nada referente a arrumar a questão de performance. Entrei em contato avisando, eles falaram que iriam mandar email pedindo mais informações e fariam outra análise, ou seja, iriam segurar o notebook lá. Acontece que enviaram o notebook mesmo assim, e não seguraram lá. Enviaram e só depois de enviado mandaram e-mail que eu inclusive respondi. Acontece que, que para minha infelicidade o notebook chegou empenado (totalmente torto), só de encostar o notebook fica mexendo de um lado para o outro, parecendo uma gangorra. Se vai digitar afunda na frente o mexendo todo... E logo constatei que o outro problema persistia e que a tela que colocaram era flickering... Então já avisei a acer. A acer teve a cara de pau de dizer que os vídeos que postei para eles não dava para ver nada disso... Muito frustrante. O mais louco, é que o notebook do meu irmão de 11 anos atrás que estava quebrado... restaurei e ele mesmo passando por tudo isso não está torto. Sem base. A assistência da acer é muito incompetente é cada peripécia que andei vendo que vou te falar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Falando em aquecimento, o meu aspire 5 (i3 11gereção) fica quente e ventoinha no turbo
Fui testar o retroarch e fui rodar o emu de dreamcast o note ficou trava a 4ghz( turbo).
Usei o ThrottleStop e desativei o turbo para deixar a 3ghz que é o padrão sem o turbo e o emulador rodou de boas.
O gerenciador de energia do win11 apenas tem o modo balanceado e o modo ACER.
Não tem como ativar modo econômico com o note na tomada.
Aliás por padrão, mesmo tirando ele não vai automaticamente no modo economia. Tem que acionar o ícone na barra de tarefas.
Sobre o plano de energia você tentou criar o plano de energia? Outro detalhe você tentou usar o Acer Quick Access? com esse programa da acer da para mudar os modos de performance entre econômico, equilibrado e alto desempenho. Quando você desativou o turbo ele ficou em 3ghz ou 1,7 ghz?
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: zex
Sobre o plano de energia você tentou criar o plano de energia? Outro detalhe você tentou usar o Acer Quick Access? com esse programa da acer da para mudar os modos de performance entre econômico, equilibrado e alto desempenho. Quando você desativou o turbo ele ficou em 3ghz ou 1,7 ghz?
Não cheguei a fuçar nos planos .
Desativando o turbo fica em 3ghz.
Não testei os emu Dolphin ou PCSX2.
 
Note de mais de 5k sem GPU dedicada não acho bom negócio não.
Concordo.
Tanto é que no Mercado Livre não vendeu nada até agora.
Pode ser interessante quando o preço despencar.
E isso que nos Estados Unidos o Galaxy Book2 Business tem uma versão com a GeForce MX570A.
Achei interessante que a versão com Core i7 estava ainda mais caro, tinha 60 unidades, depois subiu pra 100, supostamente vendeu 12 unidades, e depois eles pausaram o anúncio.
 
Última edição:
Vamos por partes. Existe alguns dissipadores totalmente oco, sem nenhum liquido como é o caso desse do link a seguir:
Não, não existe.
O que ocorreu com o cara do link é que ele não percebeu o vapor vazando.
Eu peguei heatpipe da dell que era tão oco digamos assim, pouco mental que só de encostar amassou.
Eu já troquei pasta térmica de um G5 e o heatpipe não amassou. Não percebi a fragilidade que você notou.
Certeza que no seu caso não foi apenas encostar que fez amassar.
Há muito e muito tempo atrás já cheguei a pegar unidade com dissipador maciço também. Digo por experiências de máquinas que peguei para manutenção...
Não posso afirmar que nunca existiu uma barra maciça no lugar de um heatpipe, mas se existiu foi nos primórdios. E isso não funcionaria bem.
 
promobug ou golpe ?

Xq9wWMG.png
Real ou Barça?
Vendedor sem reputação, não aposto nem na mega da virada que dirá com esse vendedor aí.
 
Real ou Barça?
Vendedor sem reputação, não aposto nem na mega da virada que dirá com esse vendedor aí.
Achei estranho pq ta com o mercado envios ativo.
Geralmente quando é golpe, o cara faz anúncio sem mercado envios, pra pedir o dinheiro do frete por fora e depois sumir.
 
Achei estranho pq ta com o mercado envios ativo.
Geralmente quando é golpe, o cara faz anúncio sem mercado envios, pra pedir o dinheiro do frete por fora e depois sumir.
Vai ver o cara pode ter feito o anuncio golpista e esqueceu olhar desse detalhe.
 
Eai pessoal tudo bem? Sou novo no forum e recentemente me tornei um entusiasta gamer sem um pc gamer😂, mas estou com uma chance de comprar um devido a minha irmã estar retornando de viagem aos Estados Unidos, estou com duas opções em mente mas como não manjo muito bem gostaria de uma ajuda de vcs para saber qual é o melhor, a primeira opção é uma asus rog strix g16 (2023) e as especificações são as seguintes:


RAM Memory Type


DDR 5


Inputs & Outputs


Inputs - USB(3),LAN & Outputs - HDMI


Solid State Drive Capacity


1 TB


Video Memory


6 GB


RAM Memory Speed


DDR5 4800


Accessories Included


Lithium Ion Battery, AC Adapter, Strix G16 G614JU-NS54 Gaming Notebook


Edition Year


2023


Features


Backlit Keyboard, Webcam, Anti-glare Screen, Cortana


Operating System


Windows 11 Home


Processor Type


Intel Core i5 13th Gen


RAM Memory


16 GB


Screen Size


16 in



Processor Core Type


Deca-core (10 Core)


Maximum RAM Supported


32 GB


Processor Speed


2.5 GHz


Brand


ASUS


Condition


New


Manufacturer Part Number


G614JU-NS54



Model


G614JU-NS54


Product Line


Strix G16


Manufacturer


Asus


Processor Brand


Intel


Wireless Technology


802.11ax Wireless LAN


Assembled Product Dimensions (L x W x H)


10.40 x 13.90 x 1.20 Inches


A outra opção é um acer predator helios neo 16 com a seguintes especificações:Key Specs


Screen Type


IPS


Screen Size


16 inches


Screen Resolution


1920 x 1200 (WUXGA)


Touch Screen


No


Refresh Rate


165Hz


Brightness


400 nits


Processor Model


Intel 13th Generation Core i7


CPU Base Clock Frequency


5 gigahertz



Storage Type


SSD


Total Storage Capacity


512 gigabytes


System Memory (RAM)


16 gigabytes


Graphics


NVIDIA GeForce RTX 4050


Display Connector(s)


2 x Thunderbolt 4, 1 x HDMI 2.1


Battery Type


Lithium-ion


Backlit Keyboard


Yes



Product Name


Predator Helios Neo 16" WUXGA 165Hz IPS Gaming Laptop - Intel i7-13700HX – GeForce RTX 4050 with 16GB DDR5– 512GB SSD


Brand


Acer


Model Number


PHN16-71-73RR


Year of Release


2023


Color


Steel Gray


Color Category


Gray



Display


Display Type


LCD


Screen Type


IPS


Screen Size


16 inches


Screen Resolution


1920 x 1200 (WUXGA)


Touch Screen


No


Refresh Rate


165Hz


Brightness


400 nits


Color Gamut (Standard RGB)


100 percent



Processor


Processor Brand


Intel


Processor Model


Intel 13th Generation Core i7


Processor Model Number


i7-13700HX (16 Cores)


CPU Base Clock Frequency


5 gigahertz


Number of CPU Cores


16-core



Storage


Storage Type


SSD


Total Storage Capacity


512 gigabytes


Solid State Drive Capacity


512 gigabytes



Memory


System Memory (RAM)


16 gigabytes


Type of Memory (RAM)


DDR5


Number Of Memory Slots


2


System Memory RAM Expandable To


32 gigabytes



Graphics Type


Dedicated


GPU Brand


NVIDIA


Graphics


NVIDIA GeForce RTX 4050


Advanced Graphics Rendering Technique(s)


DLSS 3 (Deep Learning Super Sampling), Ray tracing


GPU Video Memory (RAM)


6 gigabytes



Compatibility


Operating System


Windows 11 Home



Connectivity


Display Connector(s)


2 x Thunderbolt 4, 1 x HDMI 2.1


Number of HDMI Outputs (Total)


1


Number of Thunderbolt Ports (Total)


2


USB Ports


3 x USB-A 3.2


Number of USB Ports (Total)


5


Number of USB Type A Charging Ports


1


Headphone Jack


Yes



Microphone Input


Yes


Wireless Connectivity


Bluetooth, Wi-Fi


Wireless Standard


AX


Wireless Networking Standard


Wi-Fi 6


Ethernet Card


10/100/1000


Number Of Ethernet Ports


1


Cooling


CPU Cooling System


Air


Power


Battery Type


Lithium-ion


Expansion


Number of M.2 Slots


2



Camera


Front-Facing Camera


Yes


Front Facing Camera Video Resolution


1080p


Built-In Microphone


Yes


Features


Backlit Keyboard


Yes


Customizable Keyboard Lighting


RGB


GPS Enabled


No


Touchpad Type


Precision


Audio Technology


DTS® X:Ultra



Security Features


Cable lock slot


Cable Lock Slot


Kensington Security Slot (K-Slot)


Dimensions


Product Height


1.11 inches


Product Width


14.18 inches


Product Depth


11.02 inches


Product Weight


5.73 pounds



Eu dei um control c+v pelo celular então não sei se pode estar um pouco confuso as especificações do acer , agradeço desde já.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esqueci de citar que no da asus a placa de vídeo é uma RTX 4050
 
Última edição:
Eai pessoal tudo bem? Sou novo no forum e recentemente me tornei um entusiasta gamer sem um pc gamer😂, mas estou com uma chance de comprar um devido a minha irmã estar retornando de viagem aos Estados Unidos, estou com duas opções em mente mas como não manjo muito bem gostaria de uma ajuda de vcs para saber qual é o melhor, a primeira opção é uma asus rog strix g16 (2023) e as especificações são as seguintes:


DDR 5
Inputs - USB(3),LAN & Outputs - HDMI
Solid State Drive Capacity 1 TB
Video Memory 6 GB
RAM Memory Speed DDR5 4800
Backlit Keyboard, Webcam, Anti-glare Screen, Cortana
Windows 11 Home
Intel Core i5 13th Gen 2.5 GHz
Ram 16 GB
Screen Size 16 in
Processor Core Type Deca-core (10 Core)
Maximum RAM Supported 32 GB
802.11ax Wireless LAN
10.40 x 13.90 x 1.20 Inches

A outra opção é um acer predator helios neo 16 com a seguintes especificações:

Screen IPS 16 inches 1920 x 1200 (WUXGA) 165Hz 400 nits
Intel 13th Generation Core i7 5ghz
SSD 512gb
NVIDIA GeForce RTX 4050
2 x Thunderbolt 4, 1 x HDMI 2.1

Predator Helios Neo 16" WUXGA 165Hz IPS Gaming Laptop - Intel i7-13700HX – GeForce RTX 4050 with 16GB DDR5– 512GB SSD

Eu dei um control c+v pelo celular então não sei se pode estar um pouco confuso as especificações do acer , agradeço desde já.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esqueci de citar que no da asus a placa de vídeo é uma RTX 4050
Resumi pra ficar mais fácil do pessoal te ajudar, qual o preço dos dois e quanto pretende gastar? Os dois são bem parecidos.
 
Resumi pra ficar mais fácil do pessoal te ajudar, qual o preço dos dois e quanto pretende gastar? Os dois são bem parecidos.
Opa tudo bem? Tentei editar aqui e dar uma resumida para não ficar grande mas não consegui, por isso peço desculpas aí.
Um é 949 dólares e o outro é 970 dólares.
 
Opa tudo bem? Tentei editar aqui e dar uma resumida para não ficar grande mas não consegui, por isso peço desculpas aí.
Um é 949 dólares e o outro é 970 dólares.
Na minha opinião o Strix está um patamar acima e concorre com o Helios (não Neo).
 
Opa tudo bem? Tentei editar aqui e dar uma resumida para não ficar grande mas não consegui, por isso peço desculpas aí.
Um é 949 dólares e o outro é 970 dólares.
Pretende gastar isso mesmo então? Até uns 1000 dólares?
 
Pretende gastar isso mesmo então? Até uns 1000 dólares?
Sim é oque eu pretendo
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Na minha opinião o Strix está um patamar acima e concorre com o Helios (não Neo).
Minha duvida é a questão do processador, um é i5 13th gen e o outro i7 13th gen, vi alguns dizendo que o i7 é melhor e outros dizendo que i5 é aceitável tbm, eis então minha duvida
 
Sim é oque eu pretendo
Entendi, eu iria de Neo Mesmo pelo processador ser claramente melhor, tela, armazenamento e ram iguais ao Asus, única coisa é o TDP da placa, Asus alega que a 4050 tá full power e não consegui achar essa informação no Neo, se a placa estiver limitada aí iria de Asus mesmo, de acordo com Dan Ferreira da boletando que testou ele, no modo Turbo ele cumpre todos os níveis de energia tanto do processador quanto da placa.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sim é oque eu pretendo
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Minha duvida é a questão do processador, um é i5 13th gen e o outro i7 13th gen, vi alguns dizendo que o i7 é melhor e outros dizendo que i5 é aceitável tbm, eis então minha duvida
Diferença de 10 a 20% depende do uso.
 
Minha duvida é a questão do processador, um é i5 13th gen e o outro i7 13th gen, vi alguns dizendo que o i7 é melhor e outros dizendo que i5 é aceitável tbm, eis então minha duvida
Não tinha visto que o Strix é i5-13500HX porque sua postagem pra visualizar no celular é complicado...

O Strix tem uma construção pouco acima e ainda trabalha com limite mais altos de energia em cargas apenas da CPU e são similares quando o Neo está em modo turbo para cargas CPU+GPU (games por exemplo), mas o modo Turbo do Neo deve ser bem difícil de usar como todo Acer gamer. Provavelmente é um drone....

Se a intenção é usar para jogar, esse i5 sobra muito com a 4050. Muito mesmo...
A vantagem em games do i7 vai ser mínima, benefício um pouquinho maior praticamente apenas em games e-sports onde os clocks um pouco mais altos devem dar 5 a 10% a mais de FPS.

Se vai usar para aplicações que demandam desempenho multicore forte vai de i7 pelo 2 P-cores extras.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo