• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Qual o ganho de um sistema todo em Overclock? (Review)

cesar4585

know-it-all Member
Registrado
Hoje resolvi parar pra fazer um teste que eu me perguntava a algum tempo, que é quanto rende de diferença um sistema todo em Overclock. Na internet tem toneladas de testes de hardware stock vs overclock, mas a esmagadora maioria escolhe uma peça em específico, vi pouquíssimos testes da forma que eu queria. Então resolvi testar eu mesmo para sanar minha curiosidade, e diante dos resultados resolvi compartilhar com a galera do fórum.

Sistema Stock:
Ryzen 5 1400 - 3.2 Ghz @ 3.4 Ghz Boost (2 Nucleos)
8 (2x4) Gb RAM Hyperx FuryX 2133 Mhz
MSI RX570 (1280 Mhz Core - 1750 Mhz Memória)

Sistema Overclock
Ryzen 5 1400 - 4.1 Ghz (Todos os Núcleos)
8 (2x4) Gb RAM Hyperx FuryX 3200 Mhz
MSI RX570 (1335 Core - 1900 Mhz Memória)

CS:GO - Stock vs Overclock

[/CODE]

GTA V - Stock vs Overclock
Rich (BB code):
 

Crysis 2 - Stock vs Overclock
Rich (BB code):

Tabela e Gráfico de Rendimento
Rich (BB code):
]
 
Gostei dos testes e da ótima config CxB

Resolução usada em todos foi essa 1440x900 ai mesmo?
 
Depois que você entra no mundo de OC, você não roda mais nada em stock kkkkk
 
Padrão. Nunca fiz overclock, mas penso em dar um up meu Ryzen 5 1600. Ótimo Review.
 
Peguei um combo a uns 2 anos pensando no futuro, 7700k, 1070 e 2x8 3200mhz de ram, até hoje não precisei fazer OC em nada, tudo em stock, para 1080p leva tudo de boa, 4k nem quero saber

Aliás, frequência alta na RAM para Intel, até a época que vi, não faz diferença alguma (pelo menos em jogos).
 
Seria interessante mostrar o desempenho em separado de OC na CPU e na GPU, e não se ater somente a FPS máximo, mas a framerate, 1% e 0.1% nos gráficos.
Mas isso já tem review de balde por aí, a proposta foi mostrar tudo com OC vs sem nada.
 
Excelente ideia!

Vou reproduzir no meu sistema e posto aqui!
 
Boa!

Também fiz o mesmo assim que montei essa build.
Posso fazer uns testes também.

R5 1600 Stock vs 3.95
RX 570 Stock vs 1400/2000
Memórias 2666@3922
 
Hoje resolvi parar pra fazer um teste que eu me perguntava a algum tempo, que é quanto rende de diferença um sistema todo em Overclock. Na internet tem toneladas de testes de hardware stock vs overclock, mas a esmagadora maioria escolhe uma peça em específico, vi pouquíssimos testes da forma que eu queria. Então resolvi testar eu mesmo para sanar minha curiosidade, e diante dos resultados resolvi compartilhar com a galera do fórum.

Sistema Stock:
Ryzen 5 1400 - 3.2 Ghz @ 3.4 Ghz Boost (2 Nucleos)
8 (2x4) Gb RAM Hyperx FuryX 2133 Mhz
MSI RX570 (1280 Mhz Core - 1750 Mhz Memória)

Sistema Overclock
Ryzen 5 1400 - 4.1 Ghz (Todos os Núcleos)
8 (2x4) Gb RAM Hyperx FuryX 3200 Mhz
MSI RX570 (1335 Core - 1900 Mhz Memória)

CS:GO - Stock vs Overclock
[/CODE]

GTA V - Stock vs Overclock
Rich (BB code):

Crysis 2 - Stock vs Overclock
Rich (BB code):

Tabela e Gráfico de Rendimento
Rich (BB code):
]
Uma dúvida, como conseguuiu 4.1 no Ryzen 1400? Até na Gen 2 não é trivial conseguir.
 
Ganhos expressivos, o 1400 também tem clock baixo, nos Ryzen da serie 3000 nem compensa mais OC, o PBO faz um excelente um trabalho, bom trabalho mano
 
Ganhos expressivos, o 1400 também tem clock baixo, nos Ryzen da serie 3000 nem compensa mais OC, o PBO faz um excelente um trabalho, bom trabalho mano
Isso realmente
3.2 pros padrões de hoje em dia é fraco mesmo
 
Esse gold você sabe pela capacidade de Over ou tem algum outro indicar?

Eu acabei dando azar, meu 2700x não passa de 4.15.
pela capacidade de over e pelo baixo vcore pra clocks altos
 
Esse gold você sabe pela capacidade de Over ou tem algum outro indicar?

Eu acabei dando azar, meu 2700x não passa de 4.15.

Qual a voltagem que voce esta usando para esses 4.15Ghz?, geralmente o R7 2700X costuma alcançar 4.2Ghz com facilidade, e 4.3Ghz nos melhores chips
 
Baita tópico . Baita resultado tb
 
Qual a voltagem que voce esta usando para esses 4.15Ghz?, geralmente o R7 2700X costuma alcançar 4.2Ghz com facilidade, e 4.3Ghz nos melhores chips
Cara, pra ficar estável, acima de 1.36 (e tenho minhas dúvidas se estabiliza 100%), pra chegar em 4.2, nem com a voltagem no Auto.
 
Cara, pra ficar estável, acima de 1.36 (e tenho minhas dúvidas se estabiliza 100%), pra chegar em 4.2, nem com a voltagem no Auto.

Man, com 1.36v não estabiliza mesmo, para 4.2Ghz e necessário 1.4 a 1.42v

Quando eu tinha o 2600X, ele só estabilizava c 1.402v

Mas ai fica a sua escolha, eu deixaria ele em stock e ligaria o PBO
 
Prefiro também o PBO que manter acima de 1.4v

Ótimo tópico!
 
Man, com 1.36v não estabiliza mesmo, para 4.2Ghz e necessário 1.4 a 1.42v

Quando eu tinha o 2600X, ele só estabilizava c 1.402v

Mas ai fica a sua escolha, eu deixaria ele em stock e ligaria o PBO
Você não entendeu, eu nao consigo, nem em 1.45 deixar estável em 4.2

Hoje eu ligo o PBO, dou OFF-Set 0.1125, fica muito bom, frio, com as tensões bem baixar tb.
 
Estou querendo mais jogos pra testar, mas hoje em dia parece que os programadores não tem por hábito inserirem ferramentas de benchmark
 
Pra enriquecer o tópico eu testei aqui.
Config sem over
2700x com PBO no Auto
2x8 GB RAM 2133Mhz
1080 ti EVGA.

Com over
2700x com PBO enable e offset de -0.1125V
2x8 GB RAM 3400Mhz (com timming melhorado)
1080 ti EVGA +100 Core Clock + 500 Memory Clock

Rise of the Tomb Raider:
Sem: 83.42
Com Over(sem over na placa de video): 96.16 +15%
Com Over(com over na placa de video): 100.56 +20%

CS GO:
Sem: 239.84
Com Over(scom over na placa de video): 270 +12,5%

Shadow of War:
Sem: 87
Com Over(scom over na placa de video): 95 +9%
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo