Qual sua relação com sua família?

ADAttorney

Active Member
Registrado
Você é do tipo que diz "família é tudo pra mim. Prioridade número um nos meus cuidados" ou é distante da família? E quando eu falo família, não são sua mulher e filhos, por óbvio.. falo de irmãos, pais, tios, avós, etc.

Sempre tive uma família meio problemática. Não somos de nos reunirmos pra um churrasco, fazer grandes festas no natal ou comemorar aniversários. A diferença de idade de mim para meus irmãos é grande, (15 e 20 anos), e o casamento dos meus pais é inexistente há muitos anos, apesar de morarem juntos.. Enfim, os problemas são diversos.

No entanto, estou namorando há quase 2 anos e a família dela é completamente diferente nesse aspecto. Sempre estão juntos, são próximos, etc. Ela até estranha essa minha relação distante com minha família..

E ai surgiu a dúvida. será que essa situação é rara? Ou não ter uma conexão tão forte com a família é até que "normal"?
 
Aqui a família por parte do meu pai é gigante (meu avô paterno teve 26 filhos e atualmente meu pai ainda deve ter uns 22 irmãos vivos, sendo que cada tio tem, em média, 2 ou 3 filhos e vários desses primos já têm filhos). Até a morte da minha avó paterna (novembro de 2020) a família costumava se reunir bastante em aniversário dela, dia das mães, Natal, Ano Novo etc. Após a morte dela a galera acabou ficando mais cada um no seu quadrado, principalmente por conta de brigas por herança.

Eu nunca fui tão próximo de tios, primos etc porque a maioria é folgada pra caramba, só lembra de você quando precisa de algo, chegavam na casa dos meus pais e deixavam as crias soltas mexendo em tudo e quebrando tudo o que viam pela frente e, além disso, gostam de se meter demais na vida dos outros (toda vez que me veem ficam perguntando por que ainda não casei, quando vou ter filhos etc).

Como estou morando sozinho há pouco mais de 1,5 ano, acabei me distanciando ainda mais dessa galera. Só mantenho contato frequente ainda com meus pais mesmo.
 
Aqui a família por parte do meu pai é gigante (meu avô paterno teve 26 filhos e atualmente meu pai ainda deve ter uns 22 irmãos vivos, sendo que cada tio tem, em média, 2 ou 3 filhos e vários desses primos já têm filhos).
Nossa, formaram um pelotão de filhos... :bem:

Aqui só tenho convívio próximo com minha mãe, meu esposo e os meus sogros.

O restante não vejo ou tenho contato a anos. Melhor assim. Sempre visitavam para pedir alguma coisa. Depois sumiam.
 
Nossa, formaram um pelotão de filhos... :bem:

Aqui só tenho convívio próximo com minha mãe, meu esposo e os meus sogros.

O restante não vejo ou tenho contato a anos. Melhor assim. Sempre visitavam para pedir alguma coisa. Depois sumiam.

Igual aqui. Tudo essa galera da família vinha pedir para eu fazer:

- Se queriam fazer uma viagem: "Leandro, fica de olho ai na Internet pra achar uma promoção de passagem aérea/pacote pra mim pra tal lugar";
- Se precisavam comprar um freezer, uma geladeira, uma cortina, um celular etc: "Leandro fica de olho ai na internet pra achar uma promoção de um freezer/geladeira/cortina/celular ai";
- Se precisavam do número ou endereço de determinado local/empresa: "Leandro, vê ai na Internet o endereço/telefone de tal empresa";
- Se precisavam pagar um boleto/conta: "Leandro, imprime ai pra mim o boleto da conta tal";
- Na época do auxílio emergencial foi um inferno, toda hora tinha gente na casa dos meus pais pedindo que eu solicitasse o auxílio ou para transferir a parcela do mês. A casa dos meus pais estava quase virando uma agência da Caixa.

E se eu falasse "não" meus pais ainda ficavam com raiva, porque "é família, tem que ajudar", né... :mesa: :kidding:

Depois que comprei minha casa e fui morar sozinho, graças a Deus isso reduziu bastante.
 
Última edição:
Fui muito próximo dos meus familiares de 1° grau até meus 18 anos. Mesmo sendo filho único e tendo apenas 4 primos de 1° grau, sempre reunia com as famílias e via todos com frequência.

Durante a faculdade, passei a ver o pessoal apenas nas férias. Eram 4 meses por ano que conseguia ter contato.

Depois que me mudei de cidade a trabalho (2019), passei a ver os parentes muito pouco. Contando minhas férias e as idas aleatórias pra casa, passo no máximo 1 mês perto da família por ano.

E sinceramente, pra mim é melhor assim. Mesmo tendo uma boa relação com todos, priorizo minha vida particular, estou formando minha família e não sou dos seres humanos mais carentes.
 
Quem é casado ou tem um relacionamento a muito tempo, já viu casos onde a família do companheiro é que passa a ser mais próxima de você? É muito errado de sentir assim?
 
Quem é casado ou tem um relacionamento a muito tempo, já viu casos onde a família do companheiro é que passa a ser mais próxima de você? É muito errado de sentir assim?
Aqui é assim, sou bem mais próximo da família da minha esposa.

Da minha parte, só tenho contato com meus pais e minha irmã. Tios e primos somente quando se reunimos por algum motivo especial (1 a 2 vezes no ano e olhe lá).
 
Moro com meus pais e minha relação com eles é ótima.

O resto da família são basicamente parentes, tenho 0 proximidade mas também nenhum problema direto (distância ajuda a manter assim), e vez ou outra rola aquele churrasco pra comemorar o aniversário dos meus avós.
 
Você é do tipo que diz "família é tudo pra mim. Prioridade número um nos meus cuidados" ou é distante da família? E quando eu falo família, não são sua mulher e filhos, por óbvio.. falo de irmãos, pais, tios, avós, etc.

Sempre tive uma família meio problemática. Não somos de nos reunirmos pra um churrasco, fazer grandes festas no natal ou comemorar aniversários. A diferença de idade de mim para meus irmãos é grande, (15 e 20 anos), e o casamento dos meus pais é inexistente há muitos anos, apesar de morarem juntos.. Enfim, os problemas são diversos.

No entanto, estou namorando há quase 2 anos e a família dela é completamente diferente nesse aspecto. Sempre estão juntos, são próximos, etc. Ela até estranha essa minha relação distante com minha família..

E ai surgiu a dúvida. será que essa situação é rara? Ou não ter uma conexão tão forte com a família é até que "normal"?
A minha é ate um pouco pior. Hoje em dia não sigo laços de sangue, sigo consideração, respeito e companheirismo. Tenho alguns poucos amigos que considero muito mais família do que minhas irmãs que só me do trabalho. Familia da namorada é bem unida, tem os "arranca rabos" mas são unidos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Quem é casado ou tem um relacionamento a muito tempo, já viu casos onde a família do companheiro é que passa a ser mais próxima de você? É muito errado de sentir assim?
Tudo o que soma nos trás pra perto cara. Eu não acho que vc deveria se sentir mal com relação a isso, muito pelo contrario, deveria se sentir sortudo por achar pessoas que te acolham de qualquer forma que seja.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Igual aqui. Tudo essa galera da família vinha pedir para eu fazer:

- Se queriam fazer uma viagem: "Leandro, fica de olho ai na Internet pra achar uma promoção de passagem aérea/pacote pra mim pra tal lugar";
- Se precisavam comprar um freezer, uma geladeira, uma cortina, um celular etc: "Leandro fica de olho ai na internet pra achar uma promoção de um freezer/geladeira/cortina/celular ai";
- Se precisavam do número ou endereço de determinado local/empresa: "Leandro, vê ai na Internet o endereço/telefone de tal empresa";
- Se precisavam pagar um boleto/conta: "Leandro, imprime ai pra mim o boleto da conta tal";
- Na época do auxílio emergencial foi um inferno, toda hora tinha gente na casa dos meus pais pedindo que eu solicitasse o auxílio ou para transferir a parcela do mês. A casa dos meus pais estava quase virando uma agência da Caixa.

E se eu falasse "não" meus pais ainda ficavam com raiva, porque "é família, tem que ajudar", né... :mesa: :kidding:

Depois que comprei minha casa e fui morar sozinho, graças a Deus isso reduziu bastante.
Mesma coisa aqui, sou mais "buscador do google" e "faz tudo" do que outra coisa. Falar "NÃO" me torna a propria ovelha negra da familia na concepção deles.
Hoje não deixo tirarem minha paz e se tiver que falar não, falo sem dó!
 
Aqui é assim, sou bem mais próximo da família da minha esposa.

Da minha parte, só tenho contato com meus pais e minha irmã. Tios e primos somente quando se reunimos por algum motivo especial (1 a 2 vezes no ano e olhe lá).

Vocês ainda se reunem. Aqui é no natal (no máximo 10 pessoas) e olhe lá.. 00:00h tá todo mundo nas suas camas.

Moro com meus pais e minha relação com eles é ótima.

O resto da família são basicamente parentes, tenho 0 proximidade mas também nenhum problema direto (distância ajuda a manter assim), e vez ou outra rola aquele churrasco pra comemorar o aniversário dos meus avós.

Não tem irmãos?

A minha é ate um pouco pior. Hoje em dia não sigo laços de sangue, sigo consideração, respeito e companheirismo. Tenho alguns poucos amigos que considero muito mais família do que minhas irmãs que só me do trabalho. Familia da namorada é bem unida, tem os "arranca rabos" mas são unidos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Tudo o que soma nos trás pra perto cara. Eu não acho que vc deveria se sentir mal com relação a isso, muito pelo contrario, deveria se sentir sortudo por achar pessoas que te acolham de qualquer forma que seja.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Mesma coisa aqui, sou mais "buscador do google" e "faz tudo" do que outra coisa. Falar "NÃO" me torna a propria ovelha negra da familia na concepção deles.
Hoje não deixo tirarem minha paz e se tiver que falar não, falo sem dó!

Eu acredito muito nesses laços não familiares que você citou. Parece estranho dizer, mas tenho amigos que tenho mais consideração e confiança do que meus próprios irmãos de sangue.

E sobre se sentir mal com relação aquilo, é que as vezes eu pareço estar tapando o buraco da minha família, com outra. Se amanhã eu terminar, volto pra mesma situação de antes.
 
Vocês ainda se reunem. Aqui é no natal (no máximo 10 pessoas) e olhe lá.. 00:00h tá todo mundo nas suas camas.



Não tem irmãos?



Eu acredito muito nesses laços não familiares que você citou. Parece estranho dizer, mas tenho amigos que tenho mais consideração e confiança do que meus próprios irmãos de sangue.

E sobre se sentir mal com relação aquilo, é que as vezes eu pareço estar tapando o buraco da minha família, com outra. Se amanhã eu terminar, volto pra mesma situação de antes.
Inclusive está rolando um treta comigo e a "familia" a alguns dias por causa de um post que fiz no meu insta esses dias. Entre as coisas que eu falo, cito que a minha familia não é presente e pasme, uma das irmãs, a que mais que suga e não ajuda em nada, veio tirar satisfação. Ao mesmo tempo tenho amigos que me acolheram nessa briga e me tiraram da pilha. Por isso, quem te tras paz? quem te tras conforto de poder "cair" e ter uma mão ali pra te levantar? Pra mim são os amigos.
 
Quem é casado ou tem um relacionamento a muito tempo, já viu casos onde a família do companheiro é que passa a ser mais próxima de você? É muito errado de sentir assim?
Bem mais normal do que parece e não tem nada de errado. Inclusive, já vi um caso mais extremo onde a mulher tinha uma filha, se divorciou e depois casou com outro cara, a filha foi morar com eles. O pai biológico era tão desligado da menina e o padrasto assumiu tão forte o papel de pai que posteriormente a mãe faleceu por conta de um câncer e a menina ficou com o padrasto e não voltou para o pai biológico. Como falaram, a gente se aproxima de quem trata bem, independente de laço sanguíneo ou mera afinidade.

Sobre a proximidade com as famílias, em virtude até da distância só tenho proximidade com meus pais/irmão e sogra/cunhados, pois moramos todos na mesma cidade, então todo domingo é churrasco alternado, um fds com meus pais, um fds na sogra (sogro é falecido). Me dou bem com todos, mas me sinto especialmente acolhido na família de minha esposa. Quanto aos avós e tios, praticamente todos moram em outras cidades, então as visitas são esporádicas, ainda mantemos contato, quando nos vemos é sempre bom pois somos todos família, não tem nada de treta feia ou um não olhar na cara do outro, mas também não somos todos grudados, enfim, acho uma boa convivência.
 
Me tratam como Deus, lembram de mim quando precisam de alguma coisa e é isso.
Recentemente tenho tentado me aproximar mais dos meus irmãos por parte de pai mas acho que é um esforço em vão, já aceitei que família é quem você confia e esses conto nos dedos na mão esquerda do Lula.
 
Apenas tenho contato com meus pais e minha avó paterna.

O Irmão do meu pai vejo raramente quando está junto com a minha avó e o resto não vejo tem pelo menos uns 10 anos (alguns mais de 20).

Dois primos eu vi quando eu era criança e hoje eles estão chegando nos 40, duas eu vi uns 15 anos atrás e tem a minha idade +-...

Tenho uma prima de 15 anos que eu vi só uma vez quando ela era recem nascida, outras duas primas que eu nunca vi e na verdade eu nem sei o nome, devem ter uns 15 anos também kkkkkk

Tirando meus pais e minha avó o resto da família é contato zero, não sei se estão vivos ou não, se eu ver na rua provavelmente nem vou reconhecer.
 
Só tenho mais contato com minha mãe e a mãe dos meus sobrinhos o restante da minha família não tenho quase nenhum contato pois moram em outro estado.
 
Última edição:
Meus pais se separaram começo do ano e isso mudou um pouco a relação com eles, como os dois já estão na casa dos 60 procuro dar atenção para ambos, vou na casa deles visitar ao menos uma vez na semana, procuro sempre ajudar quando posso etc.

Agora com outros familiares no geral tenho uma boa relação também mas convivo muito pouco, vejo mais em épocas como natal, aniversários etc.
 
Quando meus avós eram vivos, até rolava bastante interação, encontros, churrascos ou coisas do tipo. Hoje meus parentes só aparecem pra pedir favores de coisas que eu normalmente cobraria pra fazer.

Que fiquem longe.

Isso falando dos 40 tios e tias e primos infinitos.

Já com meus pais é diferente, a gente vive junto o tempo todo. Sou filho unico, aí ja viu.
 
Quando meus avós eram vivos, até rolava bastante interação, encontros, churrascos ou coisas do tipo. Hoje meus parentes só aparecem pra pedir favores de coisas que eu normalmente cobraria pra fazer.

Que fiquem longe.

Isso falando dos 40 tios e tias e primos infinitos.

Já com meus pais é diferente, a gente vive junto o tempo todo. Sou filho unico, aí ja viu.

Desse jeito mesmo aqui também. Família em geral só procura quando é para pedir algum favor. Hoje estou enrolado pra caramba aqui no trabalho, daí um tio estava me ligando toda hora desde cedo, tive que parar para atender pensando ser algo urgente.

O que ele queria: que eu desse um jeito de arrumar um emprego para o filho dele no local onde trabalho, detalhe que tinha que ser no mesmo cargo que o meu, sendo que eu sou servidor concursado. Expliquei para ele que para entrar aqui é somente por meio de concurso público ou, se for bom na área de programação, pode entrar como terceirizado no contrato que temos para auxiliar nas demandas. Daí ele ficou puto:
- Engraçado que você conseguiu a vaga pra você, né? Por que não consegue para o Fulano?
- Sim, consegui a minha vaga sentando a bunda na cadeira e estudando durante anos para passar no concurso público. Não consegui a vaga por meio de favor de ninguém.
- Ah, mas você já está ai dentro, é só falar com alguém de cima para colocar o Fulano no mesmo cargo que o seu.
- Não existe isso. Os cargos como o meu só podem ser contratados mediante concurso, assim como eu fui. Isso é lei!
- A verdade é que você não quer ajudar e fica dando desculpas. Melhor falar logo que não quer ajudar.

Quando eu ia dar uma resposta de verdade para ele mandar o filho dele criar vergonha na cara e ir estudar para conseguir um emprego, ele desligou.
 
Última edição:
"família"? o que é isso? é de comer? nunca nem vi, nem sei o formato e sabor que tem isso ai
 
Desse jeito mesmo aqui também. Família em geral só procura quando é para pedir algum favor. Hoje estou enrolado pra caramba aqui no trabalho, daí um tio estava me ligando toda hora desde cedo, tive que parar para atender pensando ser algo urgente.

O que ele queria: que eu desse um jeito de arrumar um emprego para o filho dele no local onde trabalho, detalhe que tinha que ser no mesmo cargo que o meu, sendo que eu sou servidor concursado. Expliquei para ele que para entrar aqui é somente por meio de concurso público ou, se for bom na área de programação, pode entrar como terceirizado no contrato que temos para auxiliar nas demandas. Daí ele ficou puto:
- Engraçado que você conseguiu a vaga pra você, né? Por que não consegue para o Fulano?
- Sim, consegui para mim sentando a bunda na cadeira e estudando para passar no concurso público. Não consegui a vaga por meio de favor de ninguém.
- Ah, mas você já está ai dentro, é só falar com alguém para colocar o Fulano no mesmo cargo que o seu.
- Não existe isso. Os cargos como o meu só podem ser contratados mediante concurso, assim como eu fui. Isso é lei!
- A verdade é que você não quer ajudar e fica dando desculpas. Melhor falar logo que não quer ajudar.

Quando eu ia dar uma resposta de verdade para ele mandar o filho dele criar vergonha na cara e ir estudar para conseguir um emprego, ele desligou.

Faço impostos de renda pra 2 tios meus de graça(mamãe pediu, ficou foda falar que não), fora outros processos como partilha de bens, inventário e coisas do tipo que já fiz pra parentada. Médico, advogado e contador só toma no cu com parente, e me enquadro em duas dessas categorias.

Pensando em fazer medicina, aí completa a tríade. Assim posso tratar os joanetes inflamados das minhas tias.
 
Última edição:
Quando minha avó materna era viva convivíamos bastante após a morte dela deu uma caída no convívio, após a pandemia acabou de azedar tudo, tenho alguns primos que sou bem próximo e gosto bastante apesar de ficar meses até ano sem se ver. Pela parte do meu pai sou um pouco afastado, moro a 5 minutos da minha avó paterna e fico meses sem ir vê-la não sinto essa necessidade de estar sempre próximo das pessoas, sou meio antissocial.
 
Enquanto meus pais eram casados e meus avós vivos a família era unida, depois que meu progenitor saiu de casa e meus avós morreram praticamente todo mundo abandonou a gente.
Somos minha mãe, irmã mais velha e eu. Um ou outro ainda mantém contato mas só da parte da minha mãe mesmo, família do meu progenitor deu um alt+f4 no laços_familiares.exe e foda-se.
A mãe é muito ligada a nós embora minha irmã seja um pouco individualista. Pra ser sincero hoje em dia eu só vejo com mais frequência a mãe mesmo, minha irmã tá lá na dela e vez ou outra a gente se vê, faz churrasco e etc mas são poucas vezes por ano.
O resto da família eu nem faço questão de saber se estão vivos, largaram a gente quando estávamos na merda, quero mais é que se fodam.
 
Muito ruim.

Minha mãe é narcisista e eu não falo com meu pai tem 15 anos, me dou muito bem com meus tios. Acho que desde que eu nasci, eu nunca lembro (minha memoria vai até os meus 7 anos de idade) de ter escutado um "eu te amo" da minha mãe, agora tenho uma irma e é foda, muito diferente o tratamento. Depois de mais de 20 anos distante, só convivendo na mesma casa eu tenho certeza que eu não consigo ver como um "familiar".
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo