[DÚVIDA] Qual tempo de boot do Ryzen 3000?

Faz um teste aí pra mim, se possível?
Marca com o celular ou algo assim o tempo que leva entre apertar o botão de power e aparecer a tela de login (ou desktop, caso não tenha senha).
Deu esse tempo mesmo, estou fora do PC agora... O vídeo deu uns 15s totais, uns 3s até o monitor reconhecer a saída, e +12s até chegar na tela de login.
 
Deu esse tempo mesmo, estou fora do PC agora... O vídeo deu uns 15s totais, uns 3s até o monitor reconhecer a saída, e +12s até chegar na tela de login.

Hoje quero testar a 1.0.0.4B da MSI pra ver como ficará isso.
Vai dar preguiça é pra refazer as curvas de fan e timmings de memo só.
 
Hoje quero testar a 1.0.0.4B da MSI pra ver como ficará isso.
Vai dar preguiça é pra refazer as curvas de fan e timmings de memo só.
A MSI já disponibilizou?
 


Fiz um vídeo da minha máquina bootando!!
R5 3600 + B450

Só fazendo o vídeo que me dei conta que demora tanto o post.


Aqui tenho mesma placa mãe porém com um 3700x , da uns 10 segundos somando tempo de ligar até entrar no windows.
 
mas q esttranho inventaram as bios UEFI pra agilizar processo de boot e vcs tao falando q demora 14 segundos? basicamente meu xeon x5650 rodando em bios antiga inicia em uns 8 segundos apenas, qual a explicacao disso?
Tem várias coisas que entram na conta, mas uma das coisas que entra e é um dos maiores suspeitos no geral é Memory Training. O controlador de memória precisa fazer alguns procedimentos pra inicializar e "treinar" os módulos devido a diferenças de tamanho das trilhas, resistência, impedância, timings, etc. Também pode depender de como a placa-mãe / chipset inicializa outros componentes.
 
Já fez algum teste de bench ?

Nem instalei ainda. E como aqui meu cotidiano é bem conturbado, vou poder no máximo fazer testes de boot e cpu-z.
 
Deu esse tempo mesmo, estou fora do PC agora... O vídeo deu uns 15s totais, uns 3s até o monitor reconhecer a saída, e +12s até chegar na tela de login.
Será um sonho se essas b450 com a terceira geração ficarem assim, espero que um dia se realize com essas novas atualizações, rsrs.
 
Nem instalei ainda. E como aqui meu cotidiano é bem conturbado, vou poder no máximo fazer testes de boot e cpu-z.

Roda pelo menos um cinebench20... que aquele teste do cpuz é mto instável
 
Roda pelo menos um cinebench20... que aquele teste do cpuz é mto instável

Deu cerca de 3800 pontos no R20. Mesma coisa que já fazia antes. Clocks ali na casa dos 4ghz (pra menos um pouco). Full stock nessa questão de PBO e afins.
Limitei o vcore máximo e não passa de 1.4v.

Tempo de boot ~15 segundos.
Tempo de cold boot ~25 segundos.
 
Tenho uma Asrock X370 Fatality Professional Gaming e um 3700X.
Para dar imagem do logo da Asrock deu 18 segundos, e no total 38 segundos para a tela de login do windows.

Usava antes com o Ryzen 7 1700 mas demorava para dar boot do mesmo jeito.
 
Testei aqui depois de ficar umas 10h desligado, levou 19 segundos desde que apertei o botão power até chegar na área de trabalho, r5 3600/b450-F strix/ SSD Adata s11 pro 256gb.
 
Esse lance do boot é meio estranho mesmo, até hoje não consegui resolver ou desvendar o mistério que está acontecendo no meu setup, logo de cara quando fiz upgrade do meu velhinho i5 3570 para esse Ryzen 3600 eu reparei o boot muito lento, ao apertar o power demorava aparecer logo da aorus.
Agora atualizei a bios para a versão F50 Agesa 1.0.0.4 que diziam corrigir diversos problemas inclusive esse do boot, pois bem, agora as vezes quando quer, logo ao apertar o power os leds acendem na hora e o pc inicia realmente muitooooo rápido, mas depois para de ficar assim, voltando ao normal que é ao apertar o power os leds demoram um pouco para acender e depois dar boot. Se alguém souber se isso é devido a alguma configuração na bios me fale, só ativei XMP e subi as memória de 2666 para 3000 Mhz.
Ah, desativando o CSM support o boot ficou bem melhor tbm.
 
Eu tive uma MSI b450 tomahawk que era uma tristeza. Demorava bastante o boot inicial (antes de acessar o disco para carregar o windows), como nenhum pc anterior meu demorou.

E isso quando aquela placa bugada não travava ou não dava vídeo... Acabei trocando por uma ASUS x570, que essa sim faz o boot inicial rápido, como se deve esperar de qualquer sistema atual.

Mas só uma observação, meu windows é criptografado (bitlocker), que talvez tenha influenciado na bicheira e dor de cabeça que tive com a MSI.
 
Aqui configuração humilde , R5 1600 Stock + Biostar B45M2 & SSD 60GB básico incializa em menos de 8 segundos já contando com o tempo de boot da mobo ...
Bios 1.0.0.4B que foi disponibilizada essa semana sem nenhuma configuração mexida na bios , ao meu ver tudo normal
 
Saiu a bios 1.0.0.4B para Asus B450M Gaming/BR...
 
Cronometrei aqui agora e deu 20 segundos do momento que aperto o botão Power até aparecer a tela de login do Windows.

 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo