Quanto custa estudar em 28 das escolas mais caras do Brasil em 2021?

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Wolf :)
  • Data de Início Data de Início

Wolf :)

Lupino
Beatriz Calais, Juliana Andrade e Sofia Aguiar

A maioria das escolas aplicou reajustes de 5% para o próximo ano
Com o ano mais atípico das últimas décadas chegando ao fim, pais e responsáveis já estão se mobilizando para garantir a continuidade da jornada acadêmica de seus filhos – e torcendo para que tudo volte ao normal em 2021.

Mesmo com a pandemia de coronavírus e a consequente paralisação das escolas, a maioria das instituições particulares continuaram com suas mensalidades intactas e aulas online.

E, para quem ainda tinha dúvidas, os reajustes anuais nas mensalidades também ocorreram normalmente – com algumas exceções.

A Forbes apurou o custo mensal de 28 instituições de ensino localizadas em São Paulo, São José dos Campos (SP), Curitiba, Londrina (PR), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ) para saber qual será o impacto do custo da educação privada de algumas das escolas mais caras do país no bolso das famílias. As 19 escolas que apareceram na lista do ano passado foram incluídas novamente – e os valores comparados.

A conclusão a que chegamos é que a maioria das escolas aplicou reajustes de 5%. A exceção ficou por conta da Graded, instituição bilíngue que reajustou o valor de matrícula para estudantes brasileiros – que até 2020 custava R$ 45.000 – para R$ 60.000. Alguns valores de mensalidade também subiram, como no caso do pre-primary e da lower school, que foram de R$ 7.969 para R$ 8.734, um aumento de quase 10%. Já FAAP, Everest e St. Paul’s não mexeram nos valores.

Veja, na galeria de fotos a seguir, quanto custa estudar em 28 dos colégios mais caros do Brasil em 2021:

The British School, Rio de Janeiro (RJ)

Matrícula: R$ 37.511
Pre-Nursery (2 a 3 anos): R$ 4.396 (part-time) e R$ 6.736 (full-time)
Nursery (3 a 4 anos): R$ 6.736
Infant 1 and 2 (4 e 5 anos): R$ 6.179
Classes 1 to 4 (10 e 11 anos): R$ 6.179
Classes 5 to 11 (11 a 18 anos): R$ 7.540

Aubrick, São Paulo (SP)

Matrícula: mesmo valor da mensalidade
Ensino Fundamental I: R$ 4.850
Ensino Fundamental II: R$ 4.270

Avenues, São Paulo (SP)

Matrícula: R$ 11.500 (Small World); R$ 18.800 (Nursey a 12th grade)
Small World (2 anos): R$ 5.958,33
Nursery a 12th grade (3 a 18 anos): R$ 10.266,66

ChapelSchool, São Paulo (SP)

Matrícula: valor cheio de uma mensalidade
Infantil: R$ 7.494
Fundamental I: R$ 7.695
Fundamental II e Ensino Médio: R$ 8.730

Colégio Dante Alighieri, São Paulo (SP)

Matrícula: não tem
Educação Infantil (Maternal I): R$ 2.631
Educação Infantil (Maternal II): R$ 2.433
Educação Infantil (Jardim): R$ 2.979
Ensino Fundamental I (1º a 5º ano): R$ 3.233
Ensino Fundamental II (6º a 9º ano): R$ 3.627
Ensino Médio (1ª a 3ª séries): R$ 4.192

Colégio Deutsche Schule Corcovado, Rio de Janeiro (RJ)

Do Ensino Infantil ao Ensino Médio: R$ 4.030

Colégio FAAP, São Paulo (SP)

Matrícula: é a mensalidade de janeiro, R$ 3.694. No entanto, é possível fazer uma pré-matrícula de R$ 1.200, que será abatida do valor
Ensino Médio (único nível oferecido pela entidade): R$ 3.694

Colégio Miguel de Cervantes, São Paulo (SP)

Matrícula: valor adicional de uma mensalidade cheia
Educação Infantil I e II: R$ 4.315
Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano): R$ 3.900
Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano): R$ 4.133
Ensino Médio (1ª a 3ª série): R$ 4.600

Observações: alimentação paga à parte. Até a conclusão desta apuração, a escola não tinha ainda os valores fechados para 2021. Os preços acima foram calculados com base em um reajuste de 5% sobre o valor de 2020, informação passada pela secretaria do colégio.

Colégio Pentágono, São Paulo (SP)

Ensino Infantil: de R$ 2.572,08 a R$ 2.881,31
Ensino Fundamental I (1ª ano): de R$ 2.795,08 a R$ 3.159,54
Ensino Fundamental I (2º ao 5º ano ): de R$ 3.082,31 a R$ 3.611,85
Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano): de R$ 3.517,08 a R$ 4.011
Ensino Médio: de R$ 3.853,15 a R$ 4.196,08

Observação: Os valores das mensalidades variam de acordo com a unidade, por isso colocamos os mínimos e máximos.

Concept, São Paulo (SP)

Matrícula: consiste em um valor anual que cobre educação, alimentação e material escolar. As famílias podem optar por pagar em 12 mensalidades se a matrícula ocorrer até o início do ano letivo. No caso de matrículas em outros períodos do ano, o valor a ser pago será proporcional.
Toddlers 1 e 2 (meio período): R$ 4.720,37 + Alimentação: R$ 238,50 + Serviços tecnológicos: R$ 310
Toddlers 1 ao 8º ano (período integral): R$ 8.068,60 + Alimentação: R$ 945 + Serviços tecnológicos: R$ 310
9º ano (período integral): R$ 8.875,46 + Alimentação: R$ 945 + Serviços tecnológicos: R$ 310

Colégio Santo Américo, São Paulo (SP)

Minimaternal e Maternal 1 e 2: R$ 4.050 (meio período)
Minimaternal e Maternal 1 e 2: R$ 5.720 (período integral)
Educação Infantil (Jardim 1 e 2): R$ 4.180 (meio período)
Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano): R$ 5.159 (período integral)
Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano): R$ 5.522 (período integral)
Ensino Médio (1º ao 3º ano): R$ 6.150 (período integral)

Colégio Santo Inácio, Rio de Janeiro (RJ)

Educação Infantil: R$ 2.390
Ensino Fundamental I (1º ao 3º ano): R$ 2.625
Ensino Fundamental I (4º e 5º anos): R$ 2.880
Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano): R$ 3.125
Ensino Médio (1º e 2º ano): R$ 3.125
Ensino Médio (3º ano): R$ 3.640,00

Colégio Suíço-Brasileiro, Curitiba (PR)

Joia para alunos novos ou a partir do 1º ano do ensino médio: R$ 4.752
Educação Infantil (Maternal ao pré II/Kindergarten): R$ 1.908
Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano/ Primarstufe): R$ 2.314
Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano/ Sekundarstufe): R$ 2.806
Ensino Médio (1º ao 4º ano /Gymnasium): R$ 3.342

Colégio Vértice, São Paulo (SP)

Matrícula: valor de uma mensalidade cheia
Educação Infantil: R$ 3.556,21
Ensino Fundamental I: R$ 3.868,80
Ensino Fundamental II: R$ 4.388,80
Ensino Médio: R$ 5012,80

Colégio Visconde Porto Seguro, São Paulo e Valinhos (SP)

Morumbi e Panamby

Educação Infantil (1 a 5 anos): R$ 4.265
Ensino Fundamental I (1º a 5º ano): R$ 3.445
Ensino Fundamental II (6º a 9º ano): R$ 3.782
Ensino Médio, Abitur e Comércio Exterior: R$ 4.282

Valinhos

Educação Infantil (1 a 5 anos): R$ 3.862
Ensino Fundamental I (1º a 5º ano): R$ 3.240
Ensino Fundamental II (6º a 9º ano): R$ 3.537
Ensino Médio, Abitur e Comércio Exterior: R$ 4.026

Colégio Santa Cruz, São Paulo (SP)

Educação Infantil: R$ 3.800
Ensino Fundamental 1: R$ 3.930
Ensino Fundamental 2: R$ 4.130
Ensino Médio: R$ 4.760

Escola Americana do Recife, Recife (PE)

Matrícula: R$ 901,80 (para quem não era aluno em 2020) e R$ 501,96 (para alunos)
Nursery, Pre-Kindergarten 3 and Pre-Kindergarten 4: R$ 3.527,44
Jardim de Infância: R$ 3.749,77
Ensino Fundamental I (1º ano ao 5º ano): R$ 4.477,16
Ensino Fundamental II e Ensino Médio (6º ano à 3ª série): R$ 4.763,11

Escola Americana do Rio de Janeiro (RJ)

Educação Infantil (Nursery & Pre-Kindergarten): R$ 5.772
Ensino Fundamental I (Kindergarten ao 5º ano): R$ 6.874
Ensino Fundamental II (6º ano ao 8º ano): R$ 7.466
Ensino Médio (9º ano à 3ª série): R$ 8.497

Escola Esfera, São José dos Campos (SP)

Educação Infantil: R$ 2.842 + Alimentação R$ 215 (lanche da manhã ou tarde)
Ensino Fundamental I: R$ 3.995 + Alimentação R$ 396 (almoço de segunda a sexta-feira)
Ensino Fundamental II: R$ 4.395 + Alimentação R$ 396 (almoço de segunda a sexta-feira)
Ensino Médio: R$ 4.921 + Alimentação R$ 396 (almoço de segunda a sexta-feira)

Escola Suíço-Brasileira, São Paulo (SP)

Jardim I e Jardim II: R$ 2.949
Fundamental I: R$ 4.169
Fundamental II: R$ 5.014
Médio: R$ 6.337

Everest, Curitiba (PR)

Educação Infantil (I, II e III): R$ 2.365,67
Ensino Infantil IV: R$ 2.566,05
Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano): R$ 3.808,44
Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano): R$ 3.734,95
Ensino Médio (1ª à 3ª séries): R$ 4.045,75

Graded – The American School of São Paulo, São Paulo (SP)

Matrícula: R$ 60.000 (brasileiros) e R$ 90.000 (estrangeiros)
Lower School (k3 to 5th grade): R$ 8.734
Upper School (9th to 12th grade): R$ 10.723

• Divulgação
International School of Curitiba (ISC), Curitiba (PR)

Contribuição Associativa de Entrada (pago uma vez):
ECC1: R$ 7.735
ECC 2 ao Grade: 12 R$ 13.340

Contribuição Associativa Anual (pago uma vez ao ano, em agosto):
ECC 1 ao ECC 3: R$ 1.760
Kinder ao Grade 5: R$ 1.550
Grade 6 ao Grade 8: R$ 1.360
Grade 9 ao Grade 12: R$ 1.260

Mensalidades:
ECC 1 ao ECC 3: R$ 4.337
Kinder ao Grade 5: R$ 4.905
Grade 6 ao Grade 8: R$ 5.536
Grade 9 ao Grade 12: R$ 5.800

• Divulgação
Móbile, São Paulo (SP)

Taxa de reserva de vaga: R$ 1.905 (Educação Infantil parcial); R$ 1.915 (Ensino Fundamental I parcial); R$ 2.120 (Ensino Fundamental II parcial); R$ 3.015 (Educação Infantil e Ensino Fundamental I integral); R$ 3.335 (Ensino Fundamental II integral); R$ 2.315 (Ensino Médio)
Educação Infantil (2 a 5 anos/ parcial): R$ 3.850
Educação Infantil (4 e 5 anos/integral): R$ 6.085
Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano/ parcial): R$ 3.870
Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano/ integral): R$ 6.275
Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano/ parcial): R$ 4.285
Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano/ integral): R$ 6.730
Ensino Médio (1º ao 3º ano): R$ 4.675

• Divulgação
Santo Agostinho, Rio de Janeiro (RJ)

Matrícula: Não tem valor de matrícula, apenas um adiantamento de mensalidade de R$ 2.000 em janeiro. No mês de fevereiro é cobrado o valor cheio da mensalidade, mais a diferença entre a mensalidade e o valor pago em janeiro
Educação Infantil: não possui
Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano): R$ 2.895,79
Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano): R$ 3.080,69
Ensino Médio (1ª e 2ª série): R$ 3.426,21
Ensino Médio (3ª série): R$ 4.217,14

Observação: Até a conclusão desta apuração, a escola não tinha ainda os valores fechados para 2021. Os preços acima foram calculados com base em um reajuste médio passado pela secretaria do colégio

.St. Francis College, São Paulo (SP)

Matrícula: R$ 13.300
Infantil e Fundamental I: R$ 7.673
Fundamental II e Ensino Médio: R$ 9.673

Observação: O ano letivo tem início no meio do ano, por isso as informações acima são referentes a outubro de 2020 a junho 2021.

St. James, Londrina (PR)

Educação infantil: R$ 1.849
Fundamental I: R$ 1.932
Fundamental II: R$ 2.042
Ensino Médio (1º e 2º anos): R$ 2.197
Ensino Médio (3º ano): R$ 2.334

St. Paul’s School, São Paulo (SP)

Matrícula: não cobra uma matrícula anual, mas uma taxa de R$ 29.300 que vale por toda vida acadêmica do aluno na escola.
Infantil, Fundamental I e II: R$ 6.900
Ensino Médio: R$ 8.700

Última edição:
Agora eu gostaria que alguém me explicasse da maneira objetiva qual é o conhecimento/habilidade tão exclusiva que essas escolas ensinam(e não podem ser ensinadas de nenhum modo alternativo) que valha pagar esses preços por uns 15 anos. Instalações, comida de luxo, gajhar um macbook pra estudar não agregam muito no objetivo de uma escola pra valer esse preço.
Talvez alguém responda, é pras famílias abastadas fazerem networking, é pra ensinar a ser empresário, precisa de escola de luxo pra isso? E se o aluno ao crescer não quiser ser empresário?
Sei lá devo ser meio ignorante, aprendi que na internet tem praticamente tudo, que da pra contratar professores particulares para coisas específicas, que pra ser empresário precisa mais de determinação e humildade do que estudar em escola de luxo ou ter um conhecimento super complexo.

Estudei numa que está nessa lista, mas já faz mais de 20 anos. Eu não era de família abastada e vivia com mensalidades atrasadas, meus pais suando para conseguir pagar. Além disso, tive que conviver com a diferença social com gente muito mais rica. Mas acredito que a escola foi importante para minha formação, em especial a qualidade dos professores. Essa é a parte que sinto que fez valer a pena. Mas eu não colocaria meu filho lá.

Agora eu gostaria que alguém me explicasse da maneira objetiva qual é o conhecimento/habilidade tão exclusiva que essas escolas ensinam(e não podem ser ensinadas de nenhum modo alternativo) que valha pagar esses preços por uns 15 anos. Instalações, comida de luxo, gajhar um macbook pra estudar não agregam muito no objetivo de uma escola pra valer esse preço.
Talvez alguém responda, é pras famílias abastadas fazerem networking, é pra ensinar a ser empresário, precisa de escola de luxo pra isso? E se o aluno ao crescer não quiser ser empresário?
Sei lá devo ser meio ignorante, aprendi que na internet tem praticamente tudo, que da pra contratar professores particulares para coisas específicas, que pra ser empresário precisa mais de determinação e humildade do que estudar em escola de luxo ou ter um conhecimento super complexo.

Em tese, esses colégios conseguem reunir a "nata" dos melhores professores disponíveis na região (apesar deles ensinarem em outros locais bem mais em contas, mas naquele estilo de lugar com classes completando o alfabeto), costumam ter as mais modernas novidades tecnológicas nas aulas, costuma ter umas matérias fora do comum e pronto. De resto, é mais ostentação barata e o pessoal se achando pela maioria dos bens existentes.

A maioria dos meus amigos foram construídos no período do ensino fundamental ao médio, ao meu ver acho que o relacionamento é o maior ganho que você pode ter em uma escola dessas. Em questão de ensino não vejo que existem grandes diferenciais. Escolas caras acabam sendo filtros sociais e acabam formando uma rede de networking de filhos das mais influentes pessoas do país, então o Enzo vai ter desde cedo contato com o Enzo 2 e provavelmente vai ter mais chances q o Luís Silva.

A maioria dos meus amigos foram construídos no período do ensino fundamental ao médio, ao meu ver acho que o relacionamento é o maior ganho que você pode ter em uma escola dessas. Em questão de ensino não vejo que existem grandes diferenciais. Escolas caras acabam sendo filtros sociais e acabam formando uma rede de networking de filhos das mais influentes pessoas do país, então o Enzo vai ter desde cedo contato com o Enzo 2 e provavelmente vai ter mais chances q o Luís Silva.
Eu acho um argumento fraco porque são uns 15 anos pagando 5k por mês ou mais, tudo isso pro filho do empresário x ter contato com o filho do empresário y? Acho que uma rede social,clube de empresários influentes sairia mais barato e mais fácil. Sei que pra essas famílias pagar 10k na mensalidade é troco, só estou analisando de maneira objetiva se realmente tem algum diferencial absurdo e exclusivo.
Sei que tem umas aí que tem aula de coisas exóticas, tipo esgrima,global issues, é legal mas até que ponto é ensino ou lazer de luxo?

Em Niteroi
tudo na base de 3 mil
:(:feelbad:
Eu acho que na maioria dos casos só cobram isso porque exploram o lado emocional de pais de classe média desesperados por uma "educação de qualidade" que fazem o diabo pra pagar. Tem as abastadas também mas boa parte do público é classe média que acha que escolas " de bairro" são muito fracas.

Eu acho um argumento fraco porque são uns 15 anos pagando 5k por mês ou mais, tudo isso pro filho do empresário x ter contato com o filho do empresário y? Acho que uma rede social,clube de empresários influentes sairia mais barato e mais fácil. Sei que pra essas famílias pagar 10k na mensalidade é troco, só estou analisando de maneira objetiva se realmente tem algum diferencial absurdo e exclusivo.
Sei que tem umas aí que tem aula de coisas exóticas, tipo esgrima,global issues, é legal mas até que ponto é ensino ou lazer de luxo?
quantos amigos tu tem do ensino médio/fundamental ?
quantos deles ainda estão na sua vida ?
Se tu tivesse ido para outra escola eles ainda seriam seus amigos ?
Escola cara é grife, é status, é poder e tbm a garantia de clusterizacao. Qual o sentido de pagar 50 mil reais em um Rolex ?? Não tem mas tem um monte de gente que paga.
Escolas privadas tem educação de qualidade em diferentes faixas de preço, mas pq as pessoas gastam 400k em um Mercedes se eles podem gastar 100k em um civic, são valores subjetivos

quantos amigos tu tem do ensino médio/fundamental ?
quantos deles ainda estão na sua vida ?
Se tu tivesse ido para outra escola eles ainda seriam seus amigos ?
Escola cara é grife, é status, é poder e tbm a garantia de clusterizacao. Qual o sentido de pagar 50 mil reais em um Rolex ?? Não tem mas tem um monte de gente que paga.
Escolas privadas tem educação de qualidade em diferentes faixas de preço, mas pq as pessoas gastam 400k em um Mercedes se eles podem gastar 100k em um civic, são valores subjetivos
então se a escola existe para o ensino, capacitação, convivência com o diferente, mas está se pagando por grife e status, perdeu-se o objetivo principal da escola. Cada um gasta no que quiser, mas a familia rica estaria pagando por um ensino ou por um status?

Estudei metade em escola particular. Uma simples. E metade numa pública e a diferença já foi um absurdo. Quando saí da particular pra pública, não era difícil gabaritar as provas sem nem estudar. Imagina uma dessas. Obviamente faz muita diferença.

Estudei metade em escola particular. Uma simples. E metade numa pública e a diferença já foi um absurdo. Quando saí da particular pra pública, não era difícil gabaritar as provas sem nem estudar. Imagina uma dessas. Obviamente faz muita diferença.
Da publica pra particular é obvia a diferença,mas agora de uma particular média pra essas já não vejo tanto assim. E convenhamos, gabaritar prova de escola ou de vestibular realmente ensina alguma coisa pra vida? Ou só ensina a bitolar e ouvir passivamente?

Da publica pra particular é obvia a diferença,mas agora de uma particular média pra essas já não vejo tanto assim. E convenhamos, gabaritar prova de escola ou de vestibular realmente ensina alguma coisa pra vida? Ou só ensina a bitolar e ouvir passivamente?

Nunca tive a oportunidade de conhecer estes tipo de escolas, mas pode ser que estas escolas devem oferecer muito mais que ensino, como a segurança durante o embarque e desembarque dos estudantes, ou até segurança armada a fim de evitar sequestros.

Pra uma família milionário 15k de mensalidade é trocado. A preocupação maior desse povo é a segurança.

Nunca tive a oportunidade de conhecer estes tipo de escolas, mas pode ser que estas escolas devem oferecer muito mais que ensino, como a segurança durante o embarque e desembarque dos estudantes, ou até segurança armada a fim de evitar sequestros.

Pra uma família milionário 15k de mensalidade é trocado. A preocupação maior desse povo é a segurança.
Deve ser. Minha esposa trabalha numa Maple bear que cobra 3,5k meio período, é um marketing absurdo do ensino bilingue e construtivista. A realidade é que é uma franquia e por isso a qualidade e salarios variam muito. A dela não liga pra crianças com transtorno de aprendizado, paga mau e exige muito. Então eu sempre desconfio da realidade de quuando uma familia se mata pra pagar esse valor pro filho e acha que está dando o melhor,como se mensalidade e nome fosse tudo. E essas de luxo, será que também são muito marketing? Fico bem curioso.

Deve ser. Minha esposa trabalha numa Maple bear que cobra 3,5k meio período, é um marketing absurdo do ensino bilingue e construtivista. A realidade é que é uma franquia e por isso a qualidade e salarios variam muito. A dela não liga pra crianças com transtorno de aprendizado, paga mau e exige muito. Então eu sempre desconfio da realidade de quuando uma familia se mata pra pagar esse valor pro filho e acha que está dando o melhor, como se mensalidade e nome fosse tudo. E essas de luxo, será que também são muito marketing? Fico bem curioso.
Nem todo preço remete exclusivamente à qualidade do serviço prestado. Muita das vezes servem como peneira para se ter um grupo seleto de determinado nicho social. Se uma escola cobra 5k, por exemplo, e outra cobra 10k, as chances desta última ter um ensino 2x maior é quase nula. Em contrapartida, seus frequentadores certamente serão de famílias mais abastadas e isso cria uma bolha social muito mais homogênea, sem discrepâncias sociais.

Bares, restaurantes, condomínios, hotéis, etc. Coloque um misto quente de R$ 3,00 em um restaurante caro e tenha uma mistura de públicos, onde, muita das vezes, pessoas mais abastadas podem acabar se afastando. Essa é uma das explicações do que chamamos de valor agregado. Não é o aumento por aumento, mas sim agregação de serviços que fazem com que o preço final fique inviável para pessoas com menor condição.

Nem todo preço remete exclusivamente à qualidade do serviço prestado. Muita das vezes servem como peneira para se ter um grupo seleto de determinado nicho social. Se uma escola cobra 5k, por exemplo, e outra cobra 10k, as chances desta última ter um ensino 2x maior é quase nula. Em contrapartida, seus frequentadores certamente serão de famílias mais abastadas e isso cria uma bolha social muito mais homogênea, sem discrepâncias sociais.

Bares, restaurantes, condomínios, hotéis, etc. Coloque um misto quente de R$ 3,00 em um restaurante caro e tenha uma mistura de públicos, onde, muita das vezes, pessoas mais abastadas podem acabar se afastando. Essa é uma das explicações do que chamamos de valor agregado. Não é o aumento por aumento, mas sim agregação de serviços que fazem com que o preço final fique inviável para pessoas com menor condição.
Eu sei que o Brasil é muito desigual e inseguro(e isso acontece nos EUA tbm), e pode soar meio idealista,mas viver numa bolha é bom pra uma criança? Não to falando daqueles papos de escola publica que o filho do rico estuda com o do pobre, mas não adianta esconder a realidade porque cedo ou tarde ela aparece.

Eu sei que o Brasil é muito desigual e inseguro(e isso acontece nos EUA tbm), e pode soar meio idealista,mas viver numa bolha é bom pra uma criança? Não to falando daqueles papos de escola publica que o filho do rico estuda com o do pobre, mas não adianta esconder a realidade porque cedo ou tarde ela aparece.
Aí depende muito, pois estamos entrando em um campo subjetivo, do que é ou não bom para uma criança. Cada pai vai pensar uma coisa...

O que eu acredito que seja oferecido, subliminarmente, é que um pai pode estar querendo que seu filho seja cercado por pessoas em nível social semelhante mesmo. Se isso vai ser bom ou não é um pouco complexo de se responder assim, na lata.

Aí depende muito, pois estamos entrando em um campo subjetivo, do que é ou não bom para uma criança. Cada pai vai pensar uma coisa...

O que eu acredito que seja oferecido, subliminarmente, é que um pai pode estar querendo que seu filho seja cercado por pessoas em nível social semelhante mesmo. Se isso vai ser bom ou não é um pouco complexo de se responder assim, na lata.
Sim, não sou o dono da verdade para educação,mas usando a logica e bom senso: uma criança é criada para o mundo, não vai ter família rica pra sempre, e é impossível viver eternamente segregado.
Por um lado é bom sim viver com colegas e famílias de nível semelhante, é um incentivo para que todos melhorem nem que seja por competição. Mas por outro, mesmo que alguém alcance uma carreira de status, cedo ou tarde irá trabalhar com pessoas de nível social mais baixo, ou irá depender delas para o sucesso da empresa ou da sua imagem.

Sim, não sou o dono da verdade para educação,mas usando a logica e bom senso: uma criança é criada para o mundo, não vai ter família rica pra sempre, e é impossível viver eternamente segregado.
Por um lado é bom sim viver com colegas e famílias de nível semelhante, é um incentivo para que todos melhorem nem que seja por competição. Mas por outro, mesmo que alguém alcance uma carreira de status, cedo ou tarde irá trabalhar com pessoas de nível social mais baixo, ou irá depender delas para o sucesso da empresa ou da sua imagem.
Concordo com você, mas estamos opinando certamente de um lado da moeda. Muitos com certeza também dariam um estudo e privariam de certas questões do mundo ao nosso filho, se pudéssemos. Então é bem como falei, vai depender de cada pai mesmo.

Users who are viewing this thread

Voltar