• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Queda de preço do hardware + fim da pandemia

Sobre essa questão de scalpers do ps5, as lojas poderiam de certa forma dificultar isso criando um limite de vendas por CPF. Não faria muito sentido um único CPF comprar vários itens escassos (Por exemplo, o ps5) de uma única vez que não fosse com intuito de revender por um preço maior.

Mas os lojistas não estão preocupados com isso, só querem vender tudo o quanto antes, não importa para quem.
 
Sobre essa questão de scalpers do ps5, as lojas poderiam de certa forma dificultar isso criando um limite de vendas por CPF. Não faria muito sentido um único CPF comprar vários itens escassos (Por exemplo, o ps5) de uma única vez que não fosse com intuito de revender por um preço maior.

Mas os lojistas não estão preocupados com isso, só querem vender tudo o quanto antes, não importa para quem.

Com o PS5 sendo tabelado o problema era apenas conseguir achar um disponível antes dos bots.
Com as placas de vídeo foi pior, as próprias lojas eram o scalper.
 
Lógico que o dólar afeta, afeta até estoque pago com cotação anterior, o governo é sem noção , na condução do dólar.(elegeram agora aguenta)
Bom, o governo brasileiro sempre foi incompetente, o atual só é pior do que o padrão 🤣

Aqui não concordo pq os produtos tem preço fechado, tem toda uma seriedade com preço nos eua e europa não é essa pootaria de brazil não, as fabricantes em maior parte tem mantido seus preços em maior parte dos casos, o que se tem é falta de estoque, e dificuldade de atender a demanda,
Os preços de praticamente tudo está aumentando no mundo inteiro sim, não só aqui. Aqui é pior pelos fatores do meu post anterior, mas todo o mundo está sofrendo aumentos, incluindo EUA e Europa.
Dois artigos aqui pra exemplificar o aumento geral de preços:
E mais esses aqui para exemplificar o aumento que está tendo sim em hardware:
E pra fechar, um tópico num fórum onde users do mundo inteiro (incluindo users dos EUA e Europa) estão relatando os aumentos:

A diferença básica é que lá aumenta X, aqui aumenta X elevado ao infinito e além 🤣

mas é aquilo se o preço do ps5 oficial(longe de eu concordar com ele) é 4,6k, ai a pessoa paga 6~8mil , no olx,ml etc pra ter hj, ai a pessoa tem que tomar na bunda mesmo,mas bom lembrar não é pq tem tonto(literalmente nesse caso) pagando 8mil, que o preço é 8mil, o preço é definido pelo fabricante.
Mas é ai que está. O fabricante sugere e indica o preço que ele acha "justo" no produto (pra cobrir custos, desenvolvimento, ciclo de produção e distribuição, etc). Aqui no Brasil eles estão colocando como 4,6k. Mas não é pq eles colocam 4,6k que o preço é esse. Se tem gente vendendo por 8k e tem gente comprando por 8k, o preço é 8k, simples assim.

Eu concordo com isso? Claro que não, mas infelizmente é assim que funciona. Quem determina o preço de um produto no mercado não é quem vende, e sim quem compra. E aqui entra aquela velha questão do preço versus valor.

Novamente, eu NÃO concordo com isso, mas seria ingenuidade achar que não é isso que acontece. Por isso eu disse que a safadeza dos vendedores depende da mentalidade do brasileiro (no mundo inteiro acontece isso pra falar a verdade, mas o brasileiro é especialista nesse assunto de pagar caro nas coisas).

Vou dar um exemplo que eu lembrei agora: Eu comprei minha cópia do Godzilla pra PS4 no Magazine Luiza há uns anos, paguei 15 mangos. Se eu vender essa cópia hoje por 800 mangos (que é o preço que vários estão pedindo, pode pesquisar), eu sou um safado? Eu acho que sim, mas só tem esse preço pq tem gente disposta a pagar 800 paus numa bosta de um jogo lixo.

Bom falando em mineração as próprias fabricantes são contra, estão colocando travas, e nvidia mesmo surpreendeu lançando mais barato a placa de video que a anterior, e advinha se chegou mais barato aqui?
Elas falam que são contra, mas você realmente acredita? Os CEOs dessas empresas só de ouvir a palavra mineração devem gozar na hora. Essas empresas nunca venderam e lucraram tanto. Essas falas de que são contra é puro marketing.

Sempre teve, não é uma novidade.
Sim, e sempre terá aparentemente. Mas é um fator a se considerar.

Safadeza dos vendedores é o principal fator, o brasileiro não tem conceitos éticos bem estabelecidos por falta de estudo mesmo e tb falta de valores, ele não consegue perceber como desonesto cobrar a mais de um idoso ou alguém em algum tipo de fragilidade social, esses kras tem serias dificuldade de enxergar as nuances.
Ainda acho que o que "cria" a safadeza do vendedor é a mentalidade do brasileiro, pois se o brasileiro não comprar por 8k, o vendedor vai ter que abaixar. E se o cara tem 8k pra dar num vídeo game, ele não tem fragilidade social. Ele pode ser ingênuo, pode não conhecer nada de vídeo game, pode não saber qual o preço de revenda ou pode simplesmente saber que está absurdamente caro e se sujeitar a pagar, mas fragilidade social não.

Agora com caras que se aproveitam de pessoas como idosos sim, concordo totalmente.

Assim como tb é desonesto correr para comprar algo na frente do outro pra revender mais caro, que é o caso dos scalpers do ps5, que aproveitam dos baixos estoques, compram para tirar a oportunidade de quem realmente vai usar, e obviamente podemos observar que não são pobres fazendo isso, até pq pobre não tem 5k sobrando.

A mesma pessoa que faz isso no ps5 com naturalidade, tem ódio de cambista , mas ele está fazendo exatamente a mesma coisa,e cambismo é crime no brasil.
Concordo também.

O errado que eles não percebem ou ignoram, é que o produto tem um preço para ser acessível, para as pessoas de diversas camadas sociais poderem comprar.(na medida do possível)
Mas é ai que está o problema. A Sony não aumentar o preço não quer dizer que ela faz isso para o vídeo game chegar para todas as camadas sociais, a Sony tá cagando pra isso. A Sony não aumenta o preço pq ia pegar mal e ia afetar a imagem dela. O dia que ela conseguir aumentar o preço dos consoles e afetar o mínimo possível a imagem dela, ela vai fazer. Igual está sendo feito com os jogos, jogos de "next gen" já foram pra 70 bidens.

Até pq o modelo de negocio é igual da impressora ,venda a maquina lucra nos cartuchos, no console vende o console, lucro vem na venda de jogos, agora se o console fica parado fechado na mão de especulador a sony não lucra.

Pq o preço de desenvolvimento do console é muito caro demora anos, eles não conseguem recuperar no preço do console, senão ficaria impagável, eles recuperam e depois lucram com a vende dos royaties sobre cada jogo para o console.

Pq se a sony fosse entrar nessa, ela sabe que tem um monte de tonto que vai atuar como cambista ela já metia 7~8 conto,iria vender tudo do mesmo jeito.

Mas ela não faz isso pq como disse, não quer correr o risco desses consoles ficarem parado na mãos de especuladores isso é prejuízo para ela, então esse papinho do cambista de que cada um tem seu espaço e que não está fazendo na de errado, é furada, eles estão phodendo os dois lados, tanto o consumidor quanto o fabricante, e não agregam absolutamente nada, no processo.

Vc não precisa se sentir canalha para ter atitude de canalha, o canalha acha que tá no direito dele e ele tem toda uma boa vontade em justificar suas atitudes que o resto da sociedade não tem, pq scalpers são canalhas, isso é fácil de entender.
É verdade que console parado daria prejuízo pra Sony. Mas tá vendendo tudo! Tá tudo sumindo! Os consoles são colocados pra vender e em 10 minutos são vendidos (aqui no Brasil e mundo afora), seja em loja com preço 4,6k ou seja scalper com preço de 8k, tá tudo vendendo! A Sony nunca lucrou tanto com Playstation como agora.

Olha aqui:
Por isso a Sony, a Nvidia, e as outras empresas de tecnologia não fazem nada referente a scalpers. Elas nunca lucraram tanto. Elas estão cagando pra isso. De vez em quando elas lançam umas notinhas pra imprensa falando que eles se preocupam e etc, mas elas na verdade estão estourando champanhe.

Novamente só pra deixar claro. Eu NÃO CONCORDO com essa coisa toda de scalpers, só estou constatando um fato.

Bom não diria comuns, diria a classe média, gente de salários e renda privilegiadas(acima de 5k) que muitos são literalmente idiotas na condução financeira em relação ao consumo.
A maioria das pessoas é idiota na condução da vida financeira, independente de classe.

A questão que eu coloquei é que quanto mais baixa a renda da pessoa, mais ela se sujeita a entrar em endividamentos, muitas vezes por causa das facilidades de pagamento de hoje em dia. E como eu disse, alguns desses gastos são na maioria das vezes inevitáveis, outros não.
 
Ao que tudo indica o mercado de mineração deve sofrer uma queda, se isso vai se refletir em mais placas sobrando no mercado (que de fato poderia baratear junto com a baixa do dólar) ou não ainda é incerto, diria que pior do que já esteve não deve ficar.

Pelo menos ainda temos o aliexpress e Paraguai como alternativa

 
Última edição:
Bom, o governo brasileiro sempre foi incompetente, o atual só é pior do que o padrão 🤣


Os preços de praticamente tudo está aumentando no mundo inteiro sim, não só aqui. Aqui é pior pelos fatores do meu post anterior, mas todo o mundo está sofrendo aumentos, incluindo EUA e Europa.
Dois artigos aqui pra exemplificar o aumento geral de preços:
E mais esses aqui para exemplificar o aumento que está tendo sim em hardware:
E pra fechar, um tópico num fórum onde users do mundo inteiro (incluindo users dos EUA e Europa) estão relatando os aumentos:

A diferença básica é que lá aumenta X, aqui aumenta X elevado ao infinito e além 🤣
Sim muita coisa tem aumentado, mas nem tudo.

Mas é ai que está. O fabricante sugere e indica o preço que ele acha "justo" no produto (pra cobrir custos, desenvolvimento, ciclo de produção e distribuição, etc). Aqui no Brasil eles estão colocando como 4,6k. Mas não é pq eles colocam 4,6k que o preço é esse. Se tem gente vendendo por 8k e tem gente comprando por 8k, o preço é 8k, simples assim.
O preço não pode ser definido pq um idiota aceitou pagar caro, se vc sabe o preço indicado pelo fabricante e respeitado pelos maiores lojistas, é só esperar ter estoque e comprar, o contrario disso é cair na mão de especuladores que juram que estão vendendo por esse preço, agora esse pessoal nem dá nota fiscal, não da garantia.

Ai fica a palavra deles que estão vendendo nesse valor, ai é o golpe tá ai cai quem quer.

Eu concordo com isso? Claro que não, mas infelizmente é assim que funciona. Quem determina o preço de um produto no mercado não é quem vende, e sim quem compra. E aqui entra aquela velha questão do preço versus valor.
Não cara não estamos falando em colecionáveis, estamos falando em produto atual sendo fabricado, como disse se no mercado se vende por 8mil, ai vem a sony com mais estoque vendendo por 4,6k eles são otários? ou otários são os que pagam 8mil?

Puts como alguém deixa de comprar por 4,6k no submarino para comprar por 7mil de um kra na olx, a chance de ser golpe, ser de descaminho e ainda pagando caro, a indisponilidade momentanea não justifica, é burrice.

Novamente, eu NÃO concordo com isso, mas seria ingenuidade achar que não é isso que acontece. Por isso eu disse que a safadeza dos vendedores depende da mentalidade do brasileiro (no mundo inteiro acontece isso pra falar a verdade, mas o brasileiro é especialista nesse assunto de pagar caro nas coisas).

Vou dar um exemplo que eu lembrei agora: Eu comprei minha cópia do Godzilla pra PS4 no Magazine Luiza há uns anos, paguei 15 mangos. Se eu vender essa cópia hoje por 800 mangos (que é o preço que vários estão pedindo, pode pesquisar), eu sou um safado? Eu acho que sim, mas só tem esse preço pq tem gente disposta a pagar 800 paus numa bosta de um jogo lixo.
O jogo se tornou raro e valioso,se não gosta do jogo corre e vende, não faça julgamento de valores, só vai perder dinheiro.


Elas falam que são contra, mas você realmente acredita? Os CEOs dessas empresas só de ouvir a palavra mineração devem gozar na hora. Essas empresas nunca venderam e lucraram tanto. Essas falas de que são contra é puro marketing.
Se os kras gastaram horas de engenheiros para criar travas, eles gastaram dinheiro com isso, a questão nem é que estão mentindo , é que não importa, vão dar um jeito de tirar a trava.
Sim, e sempre terá aparentemente. Mas é um fator a se considerar.
É um fator muito exagerado, pq se de um lado tem imposto maior do outro mão de obra mais barata, se o produto é fabricado aqui empata.


Ainda acho que o que "cria" a safadeza do vendedor é a mentalidade do brasileiro, pois se o brasileiro não comprar por 8k, o vendedor vai ter que abaixar. E se o cara tem 8k pra dar num vídeo game, ele não tem fragilidade social. Ele pode ser ingênuo, pode não conhecer nada de vídeo game, pode não saber qual o preço de revenda ou pode simplesmente saber que está absurdamente caro e se sujeitar a pagar, mas fragilidade social não.


Agora com caras que se aproveitam de pessoas como idosos sim, concordo totalmente.


Concordo também.


Mas é ai que está o problema. A Sony não aumentar o preço não quer dizer que ela faz isso para o vídeo game chegar para todas as camadas sociais, a Sony tá cagando pra isso. A Sony não aumenta o preço pq ia pegar mal e ia afetar a imagem dela. O dia que ela conseguir aumentar o preço dos consoles e afetar o mínimo possível a imagem dela, ela vai fazer. Igual está sendo feito com os jogos, jogos de "next gen" já foram pra 70 bidens.
A sony não deixa de aumentar o preço pela imagem, se fosse assim o apple seria odiada, eles não aumentam tb pela concorrência, mas como disse , um preço alto do console, vai dificultar a venda dos jogos, vg não é um produto elitizado, é só na america latrina que é, pensa o que é 70 dólares pra um americano? é como se fosse R$40 pra gente, os 500 dólares deles seria como se fosse R$300 reais pra gente(ajustando o poder de compra).

quanto mais caro o console aqui menos jogos serão vendidos.

É verdade que console parado daria prejuízo pra Sony. Mas tá vendendo tudo! Tá tudo sumindo! Os consoles são colocados pra vender e em 10 minutos são vendidos (aqui no Brasil e mundo afora), seja em loja com preço 4,6k ou seja scalper com preço de 8k, tá tudo vendendo! A Sony nunca lucrou tanto com Playstation como agora.

Olha aqui:
Por isso a Sony, a Nvidia, e as outras empresas de tecnologia não fazem nada referente a scalpers. Elas nunca lucraram tanto. Elas estão cagando pra isso. De vez em quando elas lançam umas notinhas pra imprensa falando que eles se preocupam e etc, mas elas na verdade estão estourando champanhe.
A sony vê com preocupação pq isso atralha o negocio delas, a nvidia que até tem menos motivo, tá gastando dinheiro pra criar travas,mas ela tá certa ela faz VGA pra rodar games, pra ser um produto de massa, e esses lapsos do mercado de bitcoin pode tirar o costume de parte do publico comprar vga, e na queda das criptos, viria baixas vendas, sim parece improvável isso aqui no br, mas pensando em outros mercados é possível, aqui vendem a mãe por uma vga nova.

A maioria das pessoas é idiota na condução da vida financeira, independente de classe.

A questão que eu coloquei é que quanto mais baixa a renda da pessoa, mais ela se sujeita a entrar em endividamentos, muitas vezes por causa das facilidades de pagamento de hoje em dia. E como eu disse, alguns desses gastos são na maioria das vezes inevitáveis, outros não.
Sim o pobre se endivida, mas a classe média aceita pagar 8mil numa VG, aceita pagar 600mil num apzinho.

A diferença é que o pobre se complica se endividando e a classe media pra cima complica os outros aceitando pagar caro só pq consegue.
 
O preço não pode ser definido pq um idiota aceitou pagar caro, se vc sabe o preço indicado pelo fabricante e respeitado pelos maiores lojistas, é só esperar ter estoque e comprar, o contrario disso é cair na mão de especuladores que juram que estão vendendo por esse preço, agora esse pessoal nem dá nota fiscal, não da garantia.

Ai fica a palavra deles que estão vendendo nesse valor, ai é o golpe tá ai cai quem quer.
Mas algumas pessoas se sujeitam a isso. Foi como eu disse antes. Brasileiro gosta de pagar caro, não se preocupa.

Não cara não estamos falando em colecionáveis, estamos falando em produto atual sendo fabricado, como disse se no mercado se vende por 8mil, ai vem a sony com mais estoque vendendo por 4,6k eles são otários? ou otários são os que pagam 8mil?

Puts como alguém deixa de comprar por 4,6k no submarino para comprar por 7mil de um kra na olx, a chance de ser golpe, ser de descaminho e ainda pagando caro, a indisponilidade momentanea não justifica, é burrice.
Não estamos falando de colecionáveis, estamos falando de produto com altíssima procura e escasso, ou seja, tem as mesmíssimas características de produtos colecionáveis.

E, novamente, é fácil entender o pq disso. Primeiro, mentalidade brasileira. Segundo, os produtos por 4,6k assim que aparecem são vendidos, está difícil achar. E mesmo quando acha, muitas vezes o cara tem que esperar meses pra receber (muitas vezes as lojas cancelam sem mais nem menos, mesmo o cara já tendo pago o produto). Pagando na mão dos scalpers, mesmo sendo bem mais caro, o cara recebe na hora.

É burrice? Com certeza. Mas como disse, tem gente que se sujeita.

O jogo se tornou raro e valioso,se não gosta do jogo corre e vende, não faça julgamento de valores, só vai perder dinheiro.
Esse mesmo argumento pode ser feito pelos scalpers para justificar PS5 custando 8k. É exatamente a mesma linha de raciocínio. Aqui você esta contradizendo tudo que disse antes.

Se os kras gastaram horas de engenheiros para criar travas, eles gastaram dinheiro com isso, a questão nem é que estão mentindo , é que não importa, vão dar um jeito de tirar a trava.
Foi exatamente isso que eu falei. Eles fazem essas coisas ínfimas pra falar que se importam com mineração, mas não estão nem ai. Essa trava deles é "pra inglês ver".

É um fator muito exagerado, pq se de um lado tem imposto maior do outro mão de obra mais barata, se o produto é fabricado aqui empata.
Mas o custo Brasil não é, nem de longe, relacionado apenas com impostos. Se relaciona também com burocracia, infraestrutura, violência, insegurança jurídica, competitividade, custos enormes.

E outra. Mão de obra mais barata? Mas não mesmo.

A sony não deixa de aumentar o preço pela imagem, se fosse assim o apple seria odiada,
A Apple é ao mesmo tempo odiada por uns e amada por outros. O diferencial da Apple é o marketing, que relaciona o produto deles com status. Muitas pessoas compram Apple apenas pq tem a maçã.

eles não aumentam tb pela concorrência, mas como disse , um preço alto do console, vai dificultar a venda dos jogos, vg não é um produto elitizado, é só na america latrina que é,
Sim, a concorrência ajuda a deixar o preço mais baixo. Mas usando a Apple como exemplo. Sempre quando a Apple aumenta o preço dos produtos dela, adivinha o que as concorrentes fazem? Aumentam também.

Sobre as vendas de jogos, falo mais abaixo.

pensa o que é 70 dólares pra um americano? é como se fosse R$40 pra gente, os 500 dólares deles seria como se fosse R$300 reais pra gente(ajustando o poder de compra).
Isso que você escreveu REALMENTE não reflete o que os americanos pensam. 70 bidens é muita grana pra eles sim, eles tem uma relação e um pensamento bem diferente do nosso quando o assunto é dinheiro.

Olha aqui:







Dá uma olhada nos comentários e você vai ver a galera em sua grande maioria achando caro também.

quanto mais caro o console aqui menos jogos serão vendidos.
Negativo. Está caríssimo e nunca se vendeu tanto vídeo game no Brasil


A sony vê com preocupação pq isso atralha o negocio delas,
Aonde que a Sony vê isso com preocupação? A Sony (a divisão Playstation nesse caso) é uma empresa que quer vender consoles e jogos, e acabou. E ela está fazendo isso como nunca.

a nvidia que até tem menos motivo, tá gastando dinheiro pra criar travas,mas ela tá certa ela faz VGA pra rodar games, pra ser um produto de massa, e esses lapsos do mercado de bitcoin pode tirar o costume de parte do publico comprar vga, e na queda das criptos, viria baixas vendas, sim parece improvável isso aqui no br, mas pensando em outros mercados é possível, aqui vendem a mãe por uma vga nova.
A Nvidia, assim como a Sony, quer vender, quer dinheiro. Ela não faz VGA pra rodar games. Ela faz VGA pra vender, que se lasque o motivo que o cara tá comprando a placa.

E vendas baixas? Não, nem aqui nem lá fora:


E mesmo que a cripto venha a cair (difícil, mas realmente possível), a demanda continuará alta e os estoques sendo vendidos. É um cenário win-win pra Nvidia e pra qualquer outra empresa do ramo.

Sim o pobre se endivida, mas a classe média aceita pagar 8mil numa VG, aceita pagar 600mil num apzinho.
E se endivida também, só que em outro patamar.

A diferença é que o pobre se complica se endividando e a classe media pra cima complica os outros aceitando pagar caro só pq consegue.
Mas é assim que a economia funciona. As empresas não são instituições de caridade, elas querem dinheiro. Se tem gente suficiente pra pagar mais caro por um produto e isso não vai afetar a empresa, eles vão aumentar.

E só pra deixar claro, novamente, tudo isso que eu escrevi não quer dizer que eu concorde, estou apenas constatando a realidade e como as coisas funcionam hoje.
 
2025 preço da rtx 7060 R$50K
vou voltar aqui em 2025 pra confirmar isso
eu não duvido :haha:
já tivemos modelos da RTX 3090 a 40k reais esse ano.............
 
Esse mesmo argumento pode ser feito pelos scalpers para justificar PS5 custando 8k. É exatamente a mesma linha de raciocínio. Aqui você esta contradizendo tudo que disse antes.
Em algum nível quem detem o produto tem o poder de definir o valor, e o mercado cedo ou tarde compra, a sony fabrica o console, manda milhões de consoles pro mundo inteiro , não vai ser meia dúzia de vagabundo na santa efigenia que vendem o que uns 500 consoles, que vão definir o valor para o brasil inteiro.

O valor foi definido pela sony, quer pagar mais no desespero, ok, mas não é o valor ai já é agio.

Nos anos 90 um carrinho popular foi lançado a incríveis R$7,500(parece ficção hj) e o valor era esse mais o desespero de alguns em ter pra ontem pagava a mais nas concessionários o famoso agio, eu mesmo vi gente que pagou 11mil no carro, que era 7,5k(quase o preço do ps5).

Agora pagar agio em console é dose, já era patetico na época.

Foi exatamente isso que eu falei. Eles fazem essas coisas ínfimas pra falar que se importam com mineração, mas não estão nem ai. Essa trava deles é "pra inglês ver".


Mas o custo Brasil não é, nem de longe, relacionado apenas com impostos. Se relaciona também com burocracia, infraestrutura, violência, insegurança jurídica, competitividade, custos enormes.

E outra. Mão de obra mais barata? Mas não mesmo.
Kra já estou mais pros 40 dos que pors 30, não caio nessas lorotas, as mesmas empresas os mesmos custos e encargos e vendiam as coisas muito mais barato, não empatizo com o empresário sofredor, multinacional então...
Os custos são os mesmos e os preços sempre aumentam,as mutinacionais cada mais vez são sofredoras, seus acionsitas e donos ficando bilhonários enquanto vc articula em favor deles.

A Apple é ao mesmo tempo odiada por uns e amada por outros. O diferencial da Apple é o marketing, que relaciona o produto deles com status. Muitas pessoas compram Apple apenas pq tem a maçã.


Sim, a concorrência ajuda a deixar o preço mais baixo. Mas usando a Apple como exemplo. Sempre quando a Apple aumenta o preço dos produtos dela, adivinha o que as concorrentes fazem? Aumentam também.

Sobre as vendas de jogos, falo mais abaixo.
A apple tem posicionamento mais premium mesmo,mas ela não emplacou nos consoles e sua tentatia foi um fiasco que maioria nem conhece.

Isso que você escreveu REALMENTE não reflete o que os americanos pensam. 70 bidens é muita grana pra eles sim, eles tem uma relação e um pensamento bem diferente do nosso quando o assunto é dinheiro.

Olha aqui:







Dá uma olhada nos comentários e você vai ver a galera em sua grande maioria achando caro também.

É muito mimimi deles, a percepção deles é diferente do que eu coloquei, eu ajustei o poder de compra,mas tb na época do ps3 aqui no br muito jogo dublado que pouco após o lançamento era encontrado por 99 , 79, e tinha os chorões pra falar que era caro.
Eles falam em ser caro em relação a outros meios de entreterimento que tem steamings baratos, etc,mas é choradeira vg sempre foi mais caro, e os custos dos jogos ultrapassou os filmes de hollywood fez tempo.

Negativo. Está caríssimo e nunca se vendeu tanto vídeo game no Brasil
Aqui tb é percepção na verdade se ajustar os valores o ps4 lançou mais caro aqui que o ps5.
Sendo que lá fora o ps4 lançou sendo 100 dólares mais barato, e o dólar sendo 2,35.

Por mais que o valor assuste o ps5 tá mais em conta,a sony tá com uma margem menor agora, isso se reflete em boas vendas.
claro somado ao contexto da pandemia onde muitos estão deixando de gastar com viajens restaurantes e todas atividades fora de casa.




Aonde que a Sony vê isso com preocupação? A Sony (a divisão Playstation nesse caso) é uma empresa que quer vender consoles e jogos, e acabou. E ela está fazendo isso como nunca.


A Nvidia, assim como a Sony, quer vender, quer dinheiro. Ela não faz VGA pra rodar games. Ela faz VGA pra vender, que se lasque o motivo que o cara tá comprando a placa.

E vendas baixas? Não, nem aqui nem lá fora:


E mesmo que a cripto venha a cair (difícil, mas realmente possível), a demanda continuará alta e os estoques sendo vendidos. É um cenário win-win pra Nvidia e pra qualquer outra empresa do ramo.


E se endivida também, só que em outro patamar.


Mas é assim que a economia funciona. As empresas não são instituições de caridade, elas querem dinheiro. Se tem gente suficiente pra pagar mais caro por um produto e isso não vai afetar a empresa, eles vão aumentar.

E só pra deixar claro, novamente, tudo isso que eu escrevi não quer dizer que eu concorde, estou apenas constatando a realidade e como as coisas funcionam hoje.

Não é tão simples, não é só vender o mais caro que vão comprar, se fosse assim a sony aumentava o preço.

O problema que vc está vendo com a mentalidade de revendedor, ele são indutriais amigo eles ganham em escala, preço maior vende menos.
Eles querem uma relação do longo prazo com o consumidor não é o kra do centro que vc nunca mais vai ver.
 
Em algum nível quem detem o produto tem o poder de definir o valor, e o mercado cedo ou tarde compra, a sony fabrica o console, manda milhões de consoles pro mundo inteiro , não vai ser meia dúzia de vagabundo na santa efigenia que vendem o que uns 500 consoles, que vão definir o valor para o brasil inteiro.
Mas o ponto nunca foi esse. É claro que não serão os scalpers que vão definir quanto a Sony vai cobrar pelo console no mercado brasileiro. O ponto é o pq das pessoas se sujeitarem a comprar por um preço absurdamente mais alto. Outro ponto é que se esse cenário continuar assim (por causa da mentalidade do brasileiro) ela pode sim, assim como as outras empresas, aumentar ainda mais o preço. E as pessoas vão continuar comprando.

Quando eu disse que se o console no scalper está a 8k e alguém compra por 8k, não quis dizer que isso vai influenciar a Sony a mudar a politica de preços dela, e sim que se alguém está disposto a pagar 8k no console daquele scraper, aquele console é 8k.

E se o mercado cedo ou tarde compra, é pq o mercado aceitou o valor. Se o mercado não comprar, o preço muda, o preço cai. Só tem uma coisa que dá mais prejuízo pra empresa do que vender mais barato. Não vender.

O valor foi definido pela sony, quer pagar mais no desespero, ok, mas não é o valor ai já é agio.

Nos anos 90 um carrinho popular foi lançado a incríveis R$7,500(parece ficção hj) e o valor era esse mais o desespero de alguns em ter pra ontem pagava a mais nas concessionários o famoso agio, eu mesmo vi gente que pagou 11mil no carro, que era 7,5k(quase o preço do ps5).

Agora pagar agio em console é dose, já era patetico na época.
Quem define o quanto algo custa é quem vai comprar. Não tem mágica. O que a Sony faz é uma extensa pesquisa para descobrir qual o "sweet spot" do preço, ou seja, o ponto perfeito entre o quanto ela quer receber e o quanto as pessoas estão dispostas a pagar, claro que sempre tentando um negócio melhor pra ela.

Um exemplo perfeito de como é quem compra que manda no preço é o PS3. A Sony vinha do PS2 (simplesmente o console mais vendido de todos os tempos, biblioteca gigantesca de jogos, popularidade). Ela fez uma pesquisa pra saber por quanto ia colocar o PS3 pra vender. Na pesquisa mostrava que todo mundo estava feliz com a Sony, que as pessoas estavam comprando tudo, sucesso total. O que a Sony fez? Lançou o console por um preço absurdo de $599, a versão de 60GB. O que aconteceu? Venda muito abaixo do esperado, ela virou piada e teve que fazer uma série de cortes no preço.

Kra já estou mais pros 40 dos que pors 30, não caio nessas lorotas, as mesmas empresas os mesmos custos e encargos e vendiam as coisas muito mais barato, não empatizo com o empresário sofredor, multinacional então...
Os custos são os mesmos e os preços sempre aumentam,
Ninguém falou que empresa é coitadinha. Mas são dados, aqui no Brasil tem custos que em outros lugares não tem, é fato. Todos os itens que eu coloquei sobre custo Brasil aumentam!

Os custos são sempre os mesmos? Vamos pegar então só como exemplo a infraestrutura do Brasil. A distribuição de produtos pelo Brasil é feito em sua imensa maioria via rodovias. Caminhões. Combustível. Pedágios. Você realmente acha que isso não aumenta e não causa impacto?

as mutinacionais cada mais vez são sofredoras, seus acionsitas e donos ficando bilhonários enquanto vc articula em favor deles.
E eu acho que não deixei claro nos posts anteriores (mesmo tento escrito, sei lá, umas 6 vezes). EU NÃO CONCORDO COM ISSO. Só estou constatando a realidade. Você querer que o mundo seja feito de pessoas honestas, em que todos os aspectos sociais e econômicos sejam levados em consideração pelas empresas, que todos se respeitem, etc, não vai fazer a realidade mudar.

É muito mimimi deles, a percepção deles é diferente do que eu coloquei, eu ajustei o poder de compra,mas tb na época do ps3 aqui no br muito jogo dublado que pouco após o lançamento era encontrado por 99 , 79, e tinha os chorões pra falar que era caro.
Ou seja, se a maioria da galera reclama, é mimimi? Ok.

E novamente aqui você se contradiz. O cara reclamando não pode ser de uma classe mais baixa? Você disse antes que os games são feitos para acessar todas as camadas sociais. Se um cara de classe baixa reclamar do preço pois ele não tem 99 paus pra dar num game (na época do PS3), ele também é chorão? Complicado hein.

Eles falam em ser caro em relação a outros meios de entreterimento que tem steamings baratos, etc, mas é choradeira vg sempre foi mais caro, e os custos dos jogos ultrapassou os filmes de hollywood fez tempo.
Esse argumento dos custos pra produzir jogos sempre teve e é feito de forma errada. Os custos passaram os de Hollywood? Sim, mas o lucro também, e MUITO!


Aqui tb é percepção na verdade se ajustar os valores o ps4 lançou mais caro aqui que o ps5.
Sendo que lá fora o ps4 lançou sendo 100 dólares mais barato, e o dólar sendo 2,35.

Por mais que o valor assuste o ps5 tá mais em conta,a sony tá com uma margem menor agora, isso se reflete em boas vendas.
claro somado ao contexto da pandemia onde muitos estão deixando de gastar com viajens restaurantes e todas atividades fora de casa.
Mas ninguém disse o contrario. Você disse que o custo alto impacta as vendas. Eu disse e mostrei que nunca se vendeu tanto mesmo estando caro.

Não é tão simples, não é só vender o mais caro que vão comprar, se fosse assim a sony aumentava o preço.
Já expliquei em outros posts e também mais acima o pq ela não aumenta.

O problema que vc está vendo com a mentalidade de revendedor, ele são indutriais amigo eles ganham em escala, preço maior vende menos.
Não estou com mentalidade de revendedor, eu estou vendo os fatos! O que eu estou dizendo faz tempo é que NO CENÁRIO DE HOJE, o valor alto não significa menos vendas. Está vendendo tudo, independente de estar caro ou barato. E vai continuar assim por mais um bom tempo, pelo jeito.

Eles querem uma relação do longo prazo com o consumidor não é o kra do centro que vc nunca mais vai ver.
Pra empresa é sempre bom fidelizar o consumidor. A Sony faz isso em parte usando PSPlus por exemplo. A Apple faz isso te "prendendo" no ecossistema dela. A Microsoft faz isso com gamepass.

Mas o exemplo que você usou do cara do centro que você nunca mais vai ver não faz sentido. O consumidor (a maioria aqui do Brasil) não liga de onde ele vai comprar o produto, se é de revendedora oficial da Sony ou se é via mercado cinza. O consumidor hoje quer ter o produto. E é justamente por todos aqueles motivos que eu já coloquei nesses posts que existem consumidores que estão dispostos a pagar 8k pra scalper.
 
Mas o ponto nunca foi esse. É claro que não serão os scalpers que vão definir quanto a Sony vai cobrar pelo console no mercado brasileiro. O ponto é o pq das pessoas se sujeitarem a comprar por um preço absurdamente mais alto. Outro ponto é que se esse cenário continuar assim (por causa da mentalidade do brasileiro) ela pode sim, assim como as outras empresas, aumentar ainda mais o preço. E as pessoas vão continuar comprando.

Quando eu disse que se o console no scalper está a 8k e alguém compra por 8k, não quis dizer que isso vai influenciar a Sony a mudar a politica de preços dela, e sim que se alguém está disposto a pagar 8k no console daquele scraper, aquele console é 8k.

E se o mercado cedo ou tarde compra, é pq o mercado aceitou o valor. Se o mercado não comprar, o preço muda, o preço cai. Só tem uma coisa que dá mais prejuízo pra empresa do que vender mais barato. Não vender.
Sim esses desesperados, estatisticamente são irrelevantes para se fazer uma média, é igual tabela da fipe, se vc vender um gol g3 por 400mil, vc não deve subir nem R$100 da próxima tabela, então dizer "ha ele vendeu por 400mil agora vale 400mil", é querer fazer da exceção a regra.

Quem define o quanto algo custa é quem vai comprar. Não tem mágica. O que a Sony faz é uma extensa pesquisa para descobrir qual o "sweet spot" do preço, ou seja, o ponto perfeito entre o quanto ela quer receber e o quanto as pessoas estão dispostas a pagar, claro que sempre tentando um negócio melhor pra ela.

Um exemplo perfeito de como é quem compra que manda no preço é o PS3. A Sony vinha do PS2 (simplesmente o console mais vendido de todos os tempos, biblioteca gigantesca de jogos, popularidade). Ela fez uma pesquisa pra saber por quanto ia colocar o PS3 pra vender. Na pesquisa mostrava que todo mundo estava feliz com a Sony, que as pessoas estavam comprando tudo, sucesso total. O que a Sony fez? Lançou o console por um preço absurdo de $599, a versão de 60GB. O que aconteceu? Venda muito abaixo do esperado, ela virou piada e teve que fazer uma série de cortes no preço.
Como eu disse é questão de escala, está vendendo bem por motivos além do preço(pandemia), mesmo no contexto de pandemia se ela lançasse a 599, isso não iria fazer surgir 100 dólares no bolso dos compradores(embora esses compradores do lançamento tenham pra pagar)

Ninguém falou que empresa é coitadinha. Mas são dados, aqui no Brasil tem custos que em outros lugares não tem, é fato. Todos os itens que eu coloquei sobre custo Brasil aumentam!

Os custos são sempre os mesmos? Vamos pegar então só como exemplo a infraestrutura do Brasil. A distribuição de produtos pelo Brasil é feito em sua imensa maioria via rodovias. Caminhões. Combustível. Pedágios. Você realmente acha que isso não aumenta e não causa impacto?
Agora vc vai tentar me convencer que a malha viária é pior do que 20 anos atrás? ou que os caminhoneiros recebem mais ? só mudou pra melhor, mais caminhoneiros fazendo frete mais barato, vias melhores, caminhões mais economicos, os custos só descem, muito funcionário, foi trocado por estagiário, outros contratados como pj, os custos só caem, impostos, encargos e taxas nenhum governo aumenta.

E novamente aqui você se contradiz. O cara reclamando não pode ser de uma classe mais baixa? Você disse antes que os games são feitos para acessar todas as camadas sociais. Se um cara de classe baixa reclamar do preço pois ele não tem 99 paus pra dar num game (na época do PS3), ele também é chorão? Complicado hein.
Eu disse isso na medida do possível ,mas são as classe sociais lá dos mercados de primeiro mundo e não o nosso, VG nunca foi acessível no brasil, só com pirataria, as pessoas sempre se mataram pra comprar consoles já obsoletos e usar jogos piratas, isso quando o proprio console já não era pirata, VG novo da geração sempre foi luxo, inassessível pra imensa maioria dos brasileiros.

Esse argumento dos custos pra produzir jogos sempre teve e é feito de forma errada. Os custos passaram os de Hollywood? Sim, mas o lucro também, e MUITO!



Mas ninguém disse o contrario. Você disse que o custo alto impacta as vendas. Eu disse e mostrei que nunca se vendeu tanto mesmo estando caro.


Já expliquei em outros posts e também mais acima o pq ela não aumenta.


Não estou com mentalidade de revendedor, eu estou vendo os fatos! O que eu estou dizendo faz tempo é que NO CENÁRIO DE HOJE, o valor alto não significa menos vendas. Está vendendo tudo, independente de estar caro ou barato. E vai continuar assim por mais um bom tempo, pelo jeito.
Cenário de pandemia, e outra a playboyzada do mundo está comprando,o resto do mundo não teve a desvalorização de sua moeda como o real, é natural que compre, são os que tem grana mesmo.

Se o ps4 vendeu mais de 100 milhões é natural, que grande parte desse público compre o ps5, o tédio na pandemia está acelerando o processo, talvez trazendo jogadores que tinham abandonado consoles, e até mesmo a mineração com a alta das vgas está trazendo os pc gamers pros console, pq o custo beneficio que sempre foi imbatível , agora está mais nítido ainda.

E nunca os vgs estiveram tão próximos dos pcs e componente mais hi-end de pcs, e o fato de custar menos que uma placa de video de ponta, o torna um ótimo negocio.
 
Sim esses desesperados, estatisticamente são irrelevantes para se fazer uma média, é igual tabela da fipe, se vc vender um gol g3 por 400mil, vc não deve subir nem R$100 da próxima tabela, então dizer "ha ele vendeu por 400mil agora vale 400mil", é querer fazer da exceção a regra.
Mas foi justamente isso que eu disse. Se o scalper conseguir vender aquele console especifico dele por 8k e alguém estiver disposto a pagar os 8k, é 8k. Não o mercado todo.

Mas o mercado pode sim ser influenciado por essas vendas com preço maior. Por isso disse que, caso a Sony ache conveniente, ela pode sim aumentar o preço. Ela vai fazer isso? Certamente não. Mas é assim que funciona o mercado. Se uma tampa de garrafa custa 1, e eu consigo vender ela por 200 num ebay da vida, o que você acha que vai acontecer com os outros vendedores que vendem por 1? Eles vão aumentar o preço (é a mesma coisa que eu disse antes no caso de a Apple aumentar o preço dos produtos dela, as outras empresas aumentam junto).

Quer um exemplo prático disso? PS4. Quando o PS4 lançou ele não foi lançado simultaneamente aqui no Brasil. Nem tinha previsão de preço. Mesmo assim, os vendedores do mercado cinza já estavam fazendo pré venda. Dava pra encontrar o console no mercado cinza por até R$1200 (console era $399, dólar estava 2 e pouquinho). Pois bem. O que aconteceu quando a Sony resolveu lançar o PS4 aqui custando R$4000? TODOS os vendedores aumentaram os preços. TODOS. Mesmo esses vendedores trazendo os produtos de fora e gastando a mesma coisa que gastavam quando vendiam por R$1200. E os consumidores pararam de comprar do mercado cinza? Não. Compraram. E muito.

Como eu disse é questão de escala, está vendendo bem por motivos além do preço(pandemia), mesmo no contexto de pandemia se ela lançasse a 599, isso não iria fazer surgir 100 dólares no bolso dos compradores(embora esses compradores do lançamento tenham pra pagar)
Não ia aparecer, mas ia vender do mesmo jeito.

Agora vc vai tentar me convencer que a malha viária é pior do que 20 anos atrás? ou que os caminhoneiros recebem mais ? só mudou pra melhor, mais caminhoneiros fazendo frete mais barato, vias melhores, caminhões mais economicos, os custos só descem, muito funcionário, foi trocado por estagiário, outros contratados como pj, os custos só caem, impostos, encargos e taxas nenhum governo aumenta.
Onde eu disse que a malha viária é pior? E sobre o impacto que eu citei, quem diz isso não sou eu. São as transportadoras E OS CAMINHONEIROS.

Vai falar agora que eles estão errados? São só meia dúzia de chorões? Estão de mimimi?

O problema é que nessa discussão, você esta pensando apenas com cabeça de consumidor. É errado pensar assim no dia a dia? Claro que não, cada um tem que defender o seu. Mas aqui estamos discutindo os motivos de ser do jeito que é, temos que colocar todos os pontos na balança, não só o que nos convém.

Eu disse isso na medida do possível ,mas são as classe sociais lá dos mercados de primeiro mundo e não o nosso, VG nunca foi acessível no brasil, só com pirataria, as pessoas sempre se mataram pra comprar consoles já obsoletos e usar jogos piratas, isso quando o proprio console já não era pirata, VG novo da geração sempre foi luxo, inassessível pra imensa maioria dos brasileiros.
Não, você não disse isso. Você disse "na época do ps3 aqui no br muito jogo dublado que pouco após o lançamento era encontrado por 99 , 79, e tinha os chorões pra falar que era caro". Você estava falando daqui, e foi sobre isso que eu respondi.

Cenário de pandemia, e outra a playboyzada do mundo está comprando,o resto do mundo não teve a desvalorização de sua moeda como o real, é natural que compre, são os que tem grana mesmo.
Aqui, mesmo com a desvalorização, estão comprando também. Tudo.

Se o ps4 vendeu mais de 100 milhões é natural, que grande parte desse público compre o ps5,
Isso é verdade, é difícil alguém largar um ecossistema que está acostumado, ainda mais quando acontece o que falei antes, de você ter PSPlus, games na conta, benefícios, etc.

o tédio na pandemia está acelerando o processo, talvez trazendo jogadores que tinham abandonado consoles, e até mesmo a mineração com a alta das vgas está trazendo os pc gamers pros console, pq o custo beneficio que sempre foi imbatível , agora está mais nítido ainda.
Não sei se eu que não entendi ou você que não deixou explicado direito. Você aqui está dizendo que o custo benefício dos consoles é melhor do que o dos PCs? É isso mesmo?

Se for isso mesmo você esta completamente equivocado. O custo benéfico do PC é infinitamente maior. PC você pode usar pra praticamente qualquer atividade. Vídeo game você vai jogar, assistir filme, mais algumas firulas e só. Além de os jogos no vídeo game serem em média bem mais caros.

E antes que você ache que eu sou um "PC Master Race", não sou. Eu amo jogar em consoles, tenho vários e não vejo a hora de colocar minhas mãos na next gen. Mas o custo beneficio melhor é o PC.

E nunca os vgs estiveram tão próximos dos pcs e componente mais hi-end de pcs,
High-end da geração passada de componentes de PC sim, pode até ser. High-end atual não, nem de longe. E ano que vem, na outra geração de componentes de PC, vai ficar mais longe ainda.

Não que isso signifique jogos ruins, muito pelo contrário. O PS4 véio de guerra tá ai pra provar que hardware antigo ainda entrega vários jogos novos de forma satisfatória.

e o fato de custar menos que uma placa de video de ponta, o torna um ótimo negocio.
Se o cara só quer jogar, sim, é um puta negócio. Mas é só um puta negócio se levar em conta o Hardware (VGA vs PS5). Se levar em conta os jogos, com certeza não.
 
Off, mas nem tanto:

Eu acho - minha opinião, sem qualquer embasamento - que vai ser bom para nós consumidores.
Querendo ou não, na minha experiência, ultimamente a Magalu está com uns preços, cupons, promoções melhores que outras lojas. Aliado ao volume de vendas/compras e experiência logística pode ser que os preços melhores, ou, uma oferta maior de produtos.
 
Eu acho - minha opinião, sem qualquer embasamento - que vai ser bom para nós consumidores.
Querendo ou não, na minha experiência, ultimamente a Magalu está com uns preços, cupons, promoções melhores que outras lojas. Aliado ao volume de vendas/compras e experiência logística pode ser que os preços melhores, ou, uma oferta maior de produtos.
Eu fico sempre com um pé atrás. Afinal considero a Kabum a loja BR que tem as melhores promoções de hardware. Fácil mudar pra pior.

Mas tomara que eu esteja errado e ela continue mandando bem nos descontos.
 
Eu fico sempre com um pé atrás. Afinal considero a Kabum a loja BR que tem as melhores promoções de hardware. Fácil mudar pra pior.

Mas tomara que eu esteja errado e ela continue mandando bem nos descontos.

Kabum tem valores de frete péssimos(pelo menos aqui pra mim) e as vezes tem falta de estoque em alguns produtos.

A magalu vai trazer volume e capilaridade
 
Kabum tem valores de frete péssimos(pelo menos aqui pra mim) e as vezes tem falta de estoque em alguns produtos.

A magalu vai trazer volume e capilaridade
Frete aqui é aceitável. Mas o receio mesmo é com relação aos preços e promoções.

Tomara que vocês estejam certos no otimismo.
 
Provavelmente a Kabum vai continuar "independente", mas com um poder de barganha com os distribuidores "ligeiramente" maior, já que agora faz parte de um grupo que vale mais de 150 bilhões.

Espero que possam resolver os problemas (como por exemplo o frete com difal) e manter o nível de ofertas semanais e especiais. Se souberem aproveitar, da até pra melhorar tudo e aumentar a lucratividade.
 
Eu acho - minha opinião, sem qualquer embasamento - que vai ser bom para nós consumidores.
Querendo ou não, na minha experiência, ultimamente a Magalu está com uns preços, cupons, promoções melhores que outras lojas. Aliado ao volume de vendas/compras e experiência logística pode ser que os preços melhores, ou, uma oferta maior de produtos.
eu já acho o contrário, caso continue dessa forma.... vamos supor q ela comece a comprar a pichau, tera..... vai virar tudo um negócio só, tudo de um único dono, isso é péssimo para os consumidores
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fácil mudar pra pior.
ainda mais considerando que this is braziu
tudo SEMPRE pode ficar/fica pior :feelbad:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

tomara que eu esteja errado e ela continue mandando bem nos descontos.
[2]
 
eu já acho o contrário, caso continue dessa forma.... vamos supor q ela comece a comprar a pichau, tera..... vai virar tudo um negócio só, tudo de um único dono, isso é péssimo para os consumidores

Acho bem improvável isso acontecer, o CADE não deixa.
Mas vejo a possibilidade de, por exemplo, o grupo B2W comprar a Pichau e o grupo MercadoLivre comprar a Terabyte.
 
Eu falei uma coisa e tu disse outra nada a ver com o que eu disse

Surreal

eu já acho o contrário, caso continue dessa forma.... vamos supor q ela comece a comprar a pichau, tera..... vai virar tudo um negócio só, tudo de um único dono, isso é péssimo para os consumidores
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


ainda mais considerando que this is braziu
tudo SEMPRE pode ficar/fica pior :feelbad:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


[2]
Faz sentido, sim. Mas hoje em dia já acontece isso "mascarado". Kabum deve ficar com uns 90% do estoque e as pequenas restantes dividem o resto.
 
Última edição:
Quero reviver esse tópico pra falar da RX6600XT, tem desempenho de RTX3060/ti e preço de gtx1660

FBnyWEuWUAEFol_


Mais alguém teve esperança ao ver esse lançamento? acham q tem chance de estabilizar em um preço "razoavel"? No máximo da esperança, puxar a RTX3060/ti pra baixo?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo