[AJUDA] R7 1700 esquentando demais.

macjack

No longer a weeb
Registrado
Ontem montei esse pc:
Ryzen 1700 @ 3.8
Noctua nhd 14s
mobo msi x370 sli pro
gtx 1080 ti strix
num corsair carbide 400c

Depois de alguns testes, fresh install do windows e um zilhão de visitas à página de bios eu consegui deixar o pc estável, mas ainda assim eu acho que está esquentando demais pro cooler que coloquei.

O mínimo que bateu em idle foi 37° após ligar e uma média de 45° com uso de cpu abaixo de 10% @3,8ghz.
Ontem eu rodei o Aida64 por aprox. meia hora e teve um pico de 90° se não me engano, troquei a pasta e posição do cooler, chequei se está bem encaixado, melhorei o airflow e ainda assim a história parece ser a mesma, 45° em idle a agora com 10 mins no aida64 está estacionado em 77~80° na medição do Ryzen Master e do Aida64 embora o HWmonitor esteja mostrando 60.

O problema é: Essa 1080 ti também está esquentando pra caramba, em 1 hora de gta V com ela em 90% de uso e o cpu em -30% o pc desligou de repente, o case estava muito quente e a temperatura do cpu deve ter passado dos 80 também.

Enfim, qualquer sugestão de algo que possa me ajudar é bem-vinda e eu to quase achando que deveria ter gastado um pouco mais e ter pego o 1700x + h110i.
Obrigado.

NyW1Nxp.png


da pra ver que a gpu está a 51° em idle, isso parece estranho.

edit:
depois de quase 1 hora rodando as temperaturas continuaram do mesmo jeito, cpu 78° e mobo 83° e depois voltou pra 45° em idle.
 
Última edição:
vishhhhhh extranho dms einnnn amigão. Duas coisas
1- Teu cooler ta 100%?
2- Tu colocou ele ok (quantidade de pasta térmica adequada e ele ta bem encaixado)?
 
vishhhhhh extranho dms einnnn amigão. Duas coisas
1- Teu cooler ta 100%?
2- Tu colocou ele ok (quantidade de pasta térmica adequada e ele ta bem encaixado)?

O cpu cooler ta num fan curve normal da placa mãe que vai subindo a velocidade conforme fica mais quente e a instalação está perfeita, tudo encaixado direitinho e uma ponta de pasta da Noctua.
 
Muito estranho! Limpa tudo e começa novamente...

Onde você mora? Muito calor?
 
Muito estranho! Limpa tudo e começa novamente...

Onde você mora? Muito calor?

Já tirei, limpei e instalei o cooler com muito cuidado e não teve muita diferença.
Não está muito calor, a temperatura daqui ficou entre 15 e 34° entre ontem e hoje, nessas condições meu I5 no stock cooler ficava em torno de 40° idle.
 
Já tirei, limpei e instalei o cooler com muito cuidado e não teve muita diferença.
Não está muito calor, a temperatura daqui ficou entre 15 e 34° entre ontem e hoje, nessas condições meu I5 no stock cooler ficava em torno de 40° idle.
34°c sem fazer nada. Até 80°c rodando tá bom!
 
isso cooler normal amd ?
Ele disse:

Ontem montei esse pc:
Ryzen 1700 @ 3.8
Noctua nhd 14s
mobo msi x370 sli pro
gtx 1080 ti strix
num corsair carbide 400c
 
Já tirei, limpei e instalei o cooler com muito cuidado e não teve muita diferença.
Não está muito calor, a temperatura daqui ficou entre 15 e 34° entre ontem e hoje, nessas condições meu I5 no stock cooler ficava em torno de 40° idle.

deu pra ver que voce nao entende muito bem de hardware tu vai queimar tudo , vi que voce tirou e limpou retirou toda pasta termica que na ultima vez voce tinha apenas colocado uma gota.. por favor veja o video e aprenda a colocar pasta thermica .

 
deu pra ver que voce nao entende muito bem de hardware tu vai queimar tudo , vi que voce tirou e limpou retirou toda pasta termica que na ultima vez voce tinha apenas colocado uma gota.. por favor veja o video e aprenda a colocar pasta thermica .
A quantidade que sempre coloco é a do "dot" mesmo.
 
Depois de mexer um pouco no fan curve e abaixar as voltagens e o clock pra 3.7 a temp caiu pra 75° máx, ta bem broxante.
 

acho ta normal.
Vc ta reclamado vamos troca (envio pra ti i74790k chegado 100)
 
Última edição:

acho ta normal.
Vc ta reclamado vamos troca (envio pra ti i74790k chegado 100)

Não tá normal não, tá muito quente.
E meu 4790k não é muito quente, 76 graus de pico (estabilizando uns 73) 1.26volts em 4.6ghz com um Coolermaster CNP10x flex com duas ventoinhas Akasa Venon @ 1900rpm. O teu chega a 100 em que frequência com que voltagem e que cooler?

Enfim,

Eu rodando X264 no meu Ryzen 1700 a 3.9ghz e 1.375 voltagem nunca passei de 73c. E x264 estressa até um pouco mais que o Aida.
Isso com um Cyorigh h5 Universal a 1300rpm (o máximo da única ventoinha slim)

Ah isso com ambiente 22 graus, o que é relativamente frio, e tenho refrigeração excelente no gabinete.

Três hipóteses por order de probabilidade:

1) Pasta térmica faltando.
2) Pressão insuficiente do cooler
3) Ventoinha não está chegando em rotação máxima antes dos 80 graus.

A quantidade que sempre coloco é a do "dot" mesmo.
 
Depois de mexer um pouco no fan curve e abaixar as voltagens e o clock pra 3.7 a temp caiu pra 75° máx, ta bem broxante.
O pessoal perpetuou o mito de que muita pasta térmica é ruim, e que é sempre o melhor o método dot ou de espalhar pra ter o mínimo de pasta térmica possível. Eu acho isso péssimo. Um único ponto seria o ideal se acertasse a quantidade certa mas muita gente acaba fazendo um ponto pequeno demais.
No próprio vídeo que você passou o cara confirma: SOBRAR NÃO PEGA NADA, O PROBLEMA É FALTAR!
Na dúvida é melhor sobrar um pouco, só usar uma pasta não condutiva que não sera problema que é o caso da pasta que vem com o Noctua.

Eu acho que o melhor método é a linha, em específico paralela a posição do die embaixo do cpu, porque o calor espalha ao redor do die e mesmo que falta pasta nas bordas do CPU, pelo menos toda a área próxima do die estará 100% coberta com o método linha.

Veja a foto da aplicação da pasta térmica do meu cooler que eu tirei:

X1kbnB4.jpg


Eu pesquisei e o die do ryzen é paralelo ao nome dele e quase do mesmo tamanho. Essa foi a linha que eu apliquei no meu cpu que resultou nas temperaturas que eu relatei. Um D14 tem performance similar ao meu H5. A espessura é como saiu direto do tubo.

O pessoal recomenda um ponto da forma de uma lentinha ou um grão de arroz, NÃO!! É MUITO POUCO! Se for usar algo como referência, nem ervilha é uma boa, eu recomendo no mínimo um "feijão". Melhor sobrar do que faltar!
 
Última edição:
Eu acho que a temperatura tá mais ou menos dentro do esperado para o setup.

Para os 3.8ghz ele devia estar com uma voltagem alta, num stress test desses a demanda por corrente deve estar esquentando para valer o VRM dessa placa, que é bem modesto. Se o trabalho de renovação de ar dentro do Case não for primoroso, vai dar merda.

Nunca usei esse Aida, mas aqueles testes "Small FTTs" do prime levam meu 1700@3.8ghz lá para a casa dos 80C também... Mesmo com vcore abaixo de 1.3v, um watercooler respeitável, e rodando tudo sobre uma Taichi.
 
Eu acho que a temperatura tá mais ou menos dentro do esperado para o setup.

Para os 3.8ghz ele devia estar com uma voltagem alta, num stress test desses a demanda por corrente deve estar esquentando para valer o VRM dessa placa, que é bem modesto. Se o trabalho de renovação de ar dentro do Case não for primoroso, vai dar merda.

Nunca usei esse Aida, mas aqueles testes "Small FTTs" do prime levam meu 1700@3.8ghz lá para a casa dos 80C também... Mesmo com vcore abaixo de 1.3v, um watercooler respeitável, e rodando tudo sobre uma Taichi.
Aida com todas opções é um teste mais modesto. Mas ainda prefiro o x264.

Small ftt é insano, acho inclusive perigoso usar nos r7 e não vai dar um referencial útil de temperatura.
 
Isso não é bug no HWmonitor?
Olha a temperatura da placa mãe, está 83 graus. A circulação de ar está muito ruim.
 
1) Pasta térmica faltando.
2) Pressão insuficiente do cooler
3) Ventoinha não está chegando em rotação máxima antes dos 80 graus.

Tava preocupado em ser problema de pressão, a forma de montar desse cooler Noctua é bem diferente porque ele usa 2 parafusos com uma mola que prendem num bracket parafusado ao backplate, eu apertei bastante já com medo de danificar algo por conta da tensão da mola e por isso acho que melhor que tá não fica.

Qual a sua ambiente ?
Diminua o Vcore para algo próximo de 1.33V e LLC2 que deve também diminuir a temp do CPU. A placa mãe é isso ae mesmo, com 83ºC na placa o VRM deve estar perto dos 100ºC.

O quarto deve estar entre 20~25°, até agora eu tenho os seguintes resultados: 85°a 3.8ghz e 1.375v por não ter conseguido bootar direito com 3.9ghz e num stress que estou rodando agora com o cpu a 3.7ghz e 1.33v ele parou em 72° o que parece ser razoável.
Cinebench tava dando 1680 a 3.8 e 1620 a 3.7 +/-.

Para os 3.8ghz ele devia estar com uma voltagem alta, num stress test desses a demanda por corrente deve estar esquentando para valer o VRM dessa placa, que é bem modesto. Se o trabalho de renovação de ar dentro do Case não for primoroso, vai dar merda.

Acho que não cheguei a passar de 1.4v porque não consegui testar direito com clock >= 3.9, e o airflow está bom agora que deixei os fans do case numa velocidade mais elevada.
 
Então, olha 83°C da placa mãe se é louco. Mal montado ar quente.

Baixe HWiNFO (www.hwinfo.com) é melhor que usei muito tempo.
 
O quarto deve estar entre 20~25°, até agora eu tenho os seguintes resultados: 85°a 3.8ghz e 1.375v por não ter conseguido bootar direito com 3.9ghz e num stress que estou rodando agora com o cpu a 3.7ghz e 1.33v ele parou em 72° o que parece ser razoável.
Cinebench tava dando 1680 a 3.8 e 1620 a 3.7 +/-.



Acho que não cheguei a passar de 1.4v porque não consegui testar direito com clock >= 3.9, e o airflow está bom agora que deixei os fans do case numa velocidade mais elevada.

Você pode ter um CPU gold e conseguir 3.9@1.20V ou então ter um pouco de azar e terminar com 3.8@1.30V. Certo é que vale a pena dar um otimizada, dê uma lida na parte de overclock do tópico AMD ZEN - Informações técnicas .
Essa placa tem um VRM quente que dissipa na placa mãe e que aos 83ºC acaba esquentando também o processador - clico vicioso configurado onde:

- VRM esquenta a placa mãe.
- Placa mãe aos 83ºC esquenta por tabela a CPU.
- Fan do heatsink da CPU joga o ar quente de volta no VRM - ciclo configurado.

Interessante para longevidade planejar e otimizar o fluxo geral do sistema para evitar o ciclo citado. A remoção do ar quente é prioridade.
 
Última edição:
Você pode ter um CPU gold e conseguir 3.9@1.20V ou então ter um pouco de azar e terminar com 3.8@1.30V. Certo é que vale a pena dar um otimizada, dê uma lida na parte de overclock do tópico AMD ZEN - Informações técnicas .
Essa placa tem um VRM quente que dissipa na placa mãe e que aos 83ºC acaba esquentando também o processador - clico vicioso configurado onde:

- VRM esquenta a placa mãe.
- Placa mãe aos 83ºC esquenta por tabela a CPU.
- Fan do heatsink da CPU joga o ar quente de volta no VRM - ciclo configurado.

Interessante para longevidade planejar e otimizar o fluxo geral do sistema para evitar o ciclo citado. A remoção do ar quente é prioridade.
3.8 1.30 ainda está acima da média segundo o silicon lottery e o que eu tenho visto no overclock.net. Azar seria não conseguir 3.8 nem com 1.4 volts.
 
Ontem montei esse pc:
Ryzen 1700 @ 3.8
Noctua nhd 14s
mobo msi x370 sli pro
gtx 1080 ti strix
num corsair carbide 400c

Depois de alguns testes, fresh install do windows e um zilhão de visitas à página de bios eu consegui deixar o pc estável, mas ainda assim eu acho que está esquentando demais pro cooler que coloquei.

O mínimo que bateu em idle foi 37° após ligar e uma média de 45° com uso de cpu abaixo de 10% @3,8ghz.
Ontem eu rodei o Aida64 por aprox. meia hora e teve um pico de 90° se não me engano, troquei a pasta e posição do cooler, chequei se está bem encaixado, melhorei o airflow e ainda assim a história parece ser a mesma, 45° em idle a agora com 10 mins no aida64 está estacionado em 77~80° na medição do Ryzen Master e do Aida64 embora o HWmonitor esteja mostrando 60.

O problema é: Essa 1080 ti também está esquentando pra caramba, em 1 hora de gta V com ela em 90% de uso e o cpu em -30% o pc desligou de repente, o case estava muito quente e a temperatura do cpu deve ter passado dos 80 também.

Enfim, qualquer sugestão de algo que possa me ajudar é bem-vinda e eu to quase achando que deveria ter gastado um pouco mais e ter pego o 1700x + h110i.
Obrigado.

NyW1Nxp.png


da pra ver que a gpu está a 51° em idle, isso parece estranho.

edit:
depois de quase 1 hora rodando as temperaturas continuaram do mesmo jeito, cpu 78° e mobo 83° e depois voltou pra 45° em idle.
Que gabinete vc usa? Os cooler da placa de video estao funcionando ...o push pull esta certo? Vc colocou pasta termica da forma certa? O wc esta bem encaixado?
 
Cara, a minha pasta térmica eu sempre apliquei em todo processador, uma camada bem fina, não uso o método da gota porque não atinge em 100% a superfície, PRA MIM foi o método que consegui as menores temperaturas

Tenta baixar o over pra 3.7 e ir diminuindo esse vcore pra ver o que acontece, eu percebi que de 3.7 pra 3.8 preciso aumentar o vcore e aumenta a temperatura

Tudo tem a ver também com a temperatura ambiente, coloca a fan curve do processador mais alta, pra girar mais quando atingir 45 ou 50 graus por exemplo
 
3.8GHz e 1.30V é exatamente o que eu sugiro no tópico de informações técnicas, por isso do "um pouco de azar". Azar de verdade seria cair em 3.8GHz e 1.36V+.
Ai você entra no mérito de questionar o método de aferição e capacidade técnica ; Qual é o grau técnico do usuário ? Foi aferido via software ou hardware ? Sob carga total - Nestes 1.30V estão considerados Vdroop ?

Dos cinco R7 que tive a oportunidade de testar todos se comportaram bem dentro da faixa de 3.8GHz com 1.20V +/- 7%. A maior diferença entre estes foi nos pontos críticos de escalonamento da frequência vs vcore que geralmente compreende 100MHz em duas posições. Eu acredito que eliminando-se barreiras técnicas e de harware então algumas CPUs necessitam de 1.38V+ / 3.8GHz justamente por se encontrar dentro da faixa crítica.

Quanto a OCN, eles utilizam o CPU-Z para validação dos dados e este vem sendo bem inconsistente na leitura do Vcore.

3.8 1.30 ainda está acima da média segundo o silicon lottery e o que eu tenho visto no overclock.net. Azar seria não conseguir 3.8 nem com 1.4 volts.
 
3.8GHz e 1.30V é exatamente o que eu sugiro no tópico de informações técnicas, por isso do "um pouco de azar". Azar de verdade seria cair em 3.8GHz e 1.36V+.
Ai você entra no mérito de questionar o método de aferição e capacidade técnica ; Qual é o grau técnico do usuário ? Foi aferido via software ou hardware ? Sob carga total - Nestes 1.30V estão considerados Vdroop ?

Dos cinco R7 que tive a oportunidade de testar todos se comportaram bem dentro da faixa de 3.8GHz com 1.20V +/- 7%. A maior diferença entre estes foi nos pontos críticos de escalonamento da frequência vs vcore que geralmente compreende 100MHz em duas posições. Eu acredito que eliminando-se barreiras técnicas e de harware então algumas CPUs necessitam de 1.38V+ / 3.8GHz justamente por se encontrar dentro da faixa crítica.

Quanto a OCN, eles utilizam o CPU-Z para validação dos dados e este vem sendo bem inconsistente na leitura do Vcore.
Eu digo a voltagem setada na bios/rm sem considerar o vdrop porque a maioria das pessoas relatam esses valores e não os vids em load (que seria o certo).

Mas sim, considerando vid em load na prática as voltagens acabam menores.

Mas eu ainda duvido que 90% dos 1700 consigam passar de 30 minutos de small ftts ou um encode overnight com 1.3 setado na bios sem llc. (Sendo que a questão do LLC é polêmica, tem muita gente que fala que ele pode dar picos rapidos de voltagem não monitorados que danifiquem o cpu) Nessa voltagen até rola jogar, mas estarão semi-estaveis.
 
Observando os usuários você vai ver que a grande maioria está rodando R7 3.8GHz com algo próximo de 1.33V e algum LLC. No mundo real estão provendo algo acerca de 1.20V para a CPU quando realmente importa - Se vai ter 1.38V ou 1.33V setados na bios é um tanto irrelevante, o importante é que sob carga você consiga fornecer efetivamente 1.20V, 1.22V, 1.24 ou algo próximo de 1.26V em 3.8GHz.
O Vdroop escalona com a carga, a estabilidade é invariavelmente afetada pelo Vdroop.

Sobre a efetividade do LLC a Taichi é soberana neste quesito justamente pela contagem de fases e qualidade do VRM que anulam de maneira muito eficiente o vdroop. Os picos, detectáveis até na C6H são praticamente inexistentes na Taichi. Esse é um dos motivos de eu viver exaltando a placa... na Prime Pro por exemplo o overshoot era um tanto assustador.
Eu digo a voltagem setada na bios/rm sem considerar o vdrop porque a maioria das pessoas relatam esses valores e não os vids em load (que seria o certo).

Mas sim, considerando vid em load na prática as voltagens acabam menores.

Mas eu ainda duvido que 90% dos 1700 consigam passar de 30 minutos de small ftts ou um encode overnight com 1.3 setado na bios sem llc. (Sendo que a questão do LLC é polêmica, tem muita gente que fala que ele pode dar picos rapidos de voltagem não monitorados que danifiquem o cpu) Nessa voltagen até rola jogar, mas estarão semi-estaveis.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo