R9 280X com problema.

TempestRiser

Member
Registrado
Boa tarde senhores, a alguns meses eu percebi sinais de problema na minha placa de video, uma Sapphire Radeon R9 280X Tri-X.

No principio percebi que o Netflix apresentava interferencia / artefatos na imagem, levando ao travamento do computador... depois vi problemas de travamento em jogos... quando isso aconteceu eu resolvi limpar toda a placa e fazer um pequeno underclock alem de elevar a rotação dos coolers a 80 ~ 100% dependendo do uso, ficou normal por um tempo até que recentemente ela apresentou novamente problema de travamento com uma tela totalmente desconfigurada, uma textura "corrompida" ocupando toda tela... e agora não dá mais video ao ligar o PC.

Vi 2 possiveis soluções, uma profissional (reballing) a qual já pesquisei muito e não encontrei opções no meu estado. Já a outra "solução" seria o mito do forno o qual ainda estou relutante em adotar...

Gostaria de ter alguma sugestão dos senhores em como proceder...

Coloquei abaixo o exemplo de como o jogo estava rodando e o que aconteceu em seguida.
050e621c94319fb22200ffb993e26cf0
 
Sei que é óbvio, mas chegou a ver os drivers da placa? Aqui, eu uso uma R9 280 (sem X) há uns três anos e nunca tive problemas, apesar do meu modelo ser um tanto esquentadinho.
 
Os técnicos 'conhecidos' que realizam reballing ficam em: São Paulo, Curitiba e Goiás. O preço vai ser no mínimo 200 reais.
 
Sei que é óbvio, mas chegou a ver os drivers da placa? Aqui, eu uso uma R9 280 (sem X) há uns três anos e nunca tive problemas, apesar do meu modelo ser um tanto esquentadinho.

O problema não deve ser driver de video, pois o mesmo não influenciaria no fato da placa já não dar mais video nem durante o processo de boot, não consigo nem ver a bios da placa mãe.

Os técnicos 'conhecidos' que realizam reballing ficam em: São Paulo, Curitiba e Goiás. O preço vai ser no mínimo 200 reais.

O valor até ficaria bom se fosse isso... mas o problema é que por morar longe, teria ainda taxa de envio e depois a de devolução... no final das contas é bem possivel que saia tudo por quase 350 ~ 400 levando em consideração o peso e tamanho dela, sinceramente não sei se compensa :/
 
Tendo em vista que 1050Ti tá virando placa de R$900 no Brasil (!) e a 280x tem desempenho semelhante, eu pensaria no reparo desde que fique uns R$300 no máximo..
 
Revivendo o topico só pra informar o que houve...

Procurei MUITO por tecnico da area de reparo de placa de video, não encontrei absolutamente ninguem no norte/nordeste do Brasil que ofereça esse serviço. Devido a isso, os custos de envio + reparo acabava ficando muito elevado... depois de relutar muito, arrisquei fazer a tecnica do forno por conta e risco.. afinal a placa já não dava mais video e não era viavel enviar para reparo em um lugar tão longe.

O passo a passo que segui foi esse:

1 - Desmontei toda a placa, toda e qualquer peça que seja possivel desmontar na placa foi então removida, inclusive adesivos plasticos.
2 - Embrulhei em papel aluminio partes mais sensiveis ao calor (capacitores, conectores, VRM etc) deixando exposto apenas a GPU e VRAM onde eu acreditava que podia haver algum ponto de solda-fria.
3 - Pre aqueci o forno a 200º por cerca de 20 minutos
4 - Coloquei a placa de video já devidamente embalada, repousando em 4 bolinhas de papel aluminio amassadas em uma bandeja parra forno.
5 - Coloquei tudo no forno e elevei a temperatura a 220º, deixando ela "assar" por aproximadamente 9 ~ 10 minutos.
6 - Desliguei o forno e deixei ela esfriar por 30 minutos antes de realizar o primeiro teste. Obs. tive mt cuidado ao mover ela quando estava quente pra evitar de deslocar alguma solda ainda não solidificada.

Pra minha surpresa, a placa voltou a funcionar, joguei ontem a noite algumas horas com ela, com cuidado pra não esquentar demais durante a jogatina... até o momento está rodando perfeitamente, sem artefatos nem travamentos.



 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo