R9 280X VaporX Artefatos na BIOS - Alguém com mesma experiência pra ajudar?

Candorino

Member
Registrado
Primeiramente, bom dia a todos!
Eu comprei ela de segunda mão e só tenho o cupom fiscal. Têm quatro dias que estou com ela.

A minha placa mãe é uma M4A785TD-V EVO --> http://www.asus.com/Motherboards/M4A785TDV_EVO/
Phenom 2 x4 955 stock
Minha fonte é uma satélite SL-8600EPS
8GB RAM

Quando eu ligo o PC, a tela verde da BIOS fica irreconhecível, é um monte de linhas verdes na horizontal. É somente na tela da BIOS (que aparece por um segundo). O que pode ser isso?

O rapaz que me vendeu, foi muito gentil e me enviou a placa primeiro, deixando que eu a testasse antes de fazer o pagamento (a gente se conheceu nessa compra).
Eu a testei arduamente, deixei o Heaven Benchmark rodando por horas. Tudo funciona que é uma beleza, embora meu desempenho seja ruim demais em alguns jogos, mas isso é por causa do processador.

OBS: eu não consigo rodar o Crysis 3 satisfatoriamente na primeira fase com tudo no máximo + FXAA. Fica a 18fps a tela de abertura, e dentro do ambiente tem hora que cai pra 16fps. O processador está gargalando tando assim?

Estou achando que é problema entre a minha placa mãe e a placa de vídeo, mas problema de software. A BIOS da minha m4a85td-v é de 2009. Dizem que está havendo esses problemas com as R9 280X. Porém, se for a placa de vídeo, eu só tenho cupom fiscal, e agora? Consigo RMA? Têm quatro dias que estou com ela.


Muito obrigado a todos pelas respostas, sejam amorosos e não falem rasgando que eu me dei mal.
 
Amigo, acredito que haja um gargalo no seu PC! Seria interessante, na minha opinião, um upgrade na CPU e posteriormente uma VGA potente! No seu caso eu devolveria, se possível, a VGA e pegaria o dinheiro e investiria em uma CPU mais atual!!
 
Amigo, acredito que haja um gargalo no seu PC! Seria interessante, na minha opinião, um upgrade na CPU e posteriormente uma VGA potente! No seu caso eu devolveria, se possível, a VGA e pegaria o dinheiro e investiria em uma CPU mais atual!!

Você está muito certo! O gargalo é tão grande que eu rodo Crysis 3 muito mal. Porém, não é possível devolver a placa de vídeo, eu já paguei por ela e o vendedor é de longe. Mas, e sobre o negócio na BIOS? É muito rápido então fica difícil de tirar uma foto, mas é uns riscos muito próximos uns dos outros e verdes. Só acontece no BOOT, na hora que devia aparecer o logotipo da placa mãe.
 
Provavelmente, ela está atualizada???
------------
Provavelmente, ela está atualizada???
 
Cara outra coisa que eu tava percebendo, essa sua fonte são de watts reais? Porque para essa placa de video seria bem interessante uma fonte de boa qualidade, tipo uma Corsair com PFC Ativo e 80Plus, verifica direitinho isso também pra não atrapalha!!!

Abs...
 
Cara outra coisa que eu tava percebendo, essa sua fonte são de watts reais? Porque para essa placa de video seria bem interessante uma fonte de boa qualidade, tipo uma Corsair com PFC Ativo e 80Plus, verifica direitinho isso também pra não atrapalha!!!

Abs...

Pois é, isso é uma preocupação sim. Porém, a fonte é de potência real com PFC ativo e selo 80Plus... O CDH tem um teste a respeito dela e eles aprovam e tudo mais. Tá tudo direitinho, é só no BOOT mesmo que dá os artefatos esquisitos. O que você acha?
 
Pois é, isso é uma preocupação sim. Porém, a fonte é de potência real com PFC ativo e selo 80Plus... O CDH tem um teste a respeito dela e eles aprovam e tudo mais. Tá tudo direitinho, é só no BOOT mesmo que dá os artefatos esquisitos. O que você acha?


Só no boot? Nos games não aparece nada? Seria interessante fazer um teste nela, um teste mais pesado com esses Benchmarks que usam toda potencia da placa, ai você monitora a temperatura dela.
 
Se ja testou em jogos, em benchmark, teste tbm com o kombustor e o furmark... Se não der problema, pode ficar tranquilo...

Já testou com outro cabo?!

Tem atualização para a sua placa mae?! se sim, atualize!
 
Última edição:
Só no boot? Nos games não aparece nada? Seria interessante fazer um teste nela, um teste mais pesado com esses Benchmarks que usam toda potencia da placa, ai você monitora a temperatura dela.

Só no boot... E quando há aquelas telas pretas muito rápidas quando se inicia um jogo. É tão rápido que você só vê uns chuviscos coloridos em questão de milésimos. Já no jogo, tudo perfeito. Nunca deu um problema. Estou com ela tem quatro dias. Eu fiz alguns benchmark de desempenho, um deles foi deixar o Heaven Benchmark rodando por duas horas ou mais. Temperatura chegou em 71ºC, placa sendo usada a quase 100%. Meu processador não gargalou muito no Heaven.
------------
Se ja testou em jogos, em benchmark, teste tbm com o kombustor e o furmark... Se não der problema, pode ficar tranquilo...

Já testou com outro cabo?!

Tem atualização para a sua placa mae?! se sim, atualize!

Esses programas eu não conhecia. Isso me assusta um pouco já que eu já paguei a placa, não tem como cancelar mais. Não testei com outro cabo, o negócio pior é no logotipo da Placa Mãe, a primeira coisa que a gente ver quando o PC inicia. É por um segundo apenas, mas o logotipo fica irreconhecível, não passa de um monte de linhas verdes na horizontal. Aí vem o windows e está tudo bem, tudo perfeito.A BIOS da minha placa MÃE é de 2009. Eu procurei uma BIOS mais atualizada e não achei. Se alguém conhecer alguma, por favor me informe. Eu quero muito que seja a BIOS da placa mãe e não outra coisa.
 
testa com outra placa hdmi
 
eu primeiro testaria ela em outro pc nem que pra isso tire a fonte do seu e coloque nesse outro que vai testa, outra coisa falaram ali em cima em troca fonte, cara essa fonte sua ai troca com a mao no bolso essa vgazinha ai, seu sistema gasta na marra 350w em fullload, moço eu usava uma satelite de 600w em uma 9800gx2 por mais de 1 ano e a fonte nem esquentava jogando, só pra te uma noção do tanto que que a fonte era boa, que jogando na epoca farcry 2 derreteu meu estabilisador , sinal de que puxava muito e a fonte segurava tranquilo, então fonte pode descarta que não é, a não se que tenha algun defeito nela ai ja é diferente

eu to mais achando que é memoria do seu pc que deve te alguma coisa, testa primeiro a vga pra tira duvida, depois memoria, depois fonte, nessa ordem, cabos hdmi tambem é bom testa outro

pode se imcompatibilidade da vga com o monitor, ja vi isso varias vezes.

pode se imcompatibilidade da vga com propria placa mae, ja vi tambem uma vez quando montei uma hd5970 em uma mobo sr-2 classifiqued, dava exatamente isso artefatos na bios, só resolvel voltando uma versão anterior da bios da placa mae.
 
eu primeiro testaria ela em outro pc nem que pra isso tire a fonte do seu e coloque nesse outro que vai testa, outra coisa falaram ali em cima em troca fonte, cara essa fonte sua ai troca com a mao no bolso essa vgazinha ai, seu sistema gasta na marra 350w em fullload, moço eu usava uma satelite de 600w em uma 9800gx2 por mais de 1 ano e a fonte nem esquentava jogando, só pra te uma noção do tanto que que a fonte era boa, que jogando na epoca farcry 2 derreteu meu estabilisador , sinal de que puxava muito e a fonte segurava tranquilo, então fonte pode descarta que não é, a não se que tenha algun defeito nela ai ja é diferente

eu to mais achando que é memoria do seu pc que deve te alguma coisa, testa primeiro a vga pra tira duvida, depois memoria, depois fonte, nessa ordem, cabos hdmi tambem é bom testa outro

pode se imcompatibilidade da vga com o monitor, ja vi isso varias vezes.

pode se imcompatibilidade da vga com propria placa mae, ja vi tambem uma vez quando montei uma hd5970 em uma mobo sr-2 classifiqued, dava exatamente isso artefatos na bios, só resolvel voltando uma versão anterior da bios da placa mae.

Vgazinha?!?:conte:
 
eu primeiro testaria ela em outro pc nem que pra isso tire a fonte do seu e coloque nesse outro que vai testa, outra coisa falaram ali em cima em troca fonte, cara essa fonte sua ai troca com a mao no bolso essa vgazinha ai, seu sistema gasta na marra 350w em fullload, moço eu usava uma satelite de 600w em uma 9800gx2 por mais de 1 ano e a fonte nem esquentava jogando, só pra te uma noção do tanto que que a fonte era boa, que jogando na epoca farcry 2 derreteu meu estabilisador , sinal de que puxava muito e a fonte segurava tranquilo, então fonte pode descarta que não é, a não se que tenha algun defeito nela ai ja é diferente

eu to mais achando que é memoria do seu pc que deve te alguma coisa, testa primeiro a vga pra tira duvida, depois memoria, depois fonte, nessa ordem, cabos hdmi tambem é bom testa outro

pode se imcompatibilidade da vga com o monitor, ja vi isso varias vezes.

pode se imcompatibilidade da vga com propria placa mae, ja vi tambem uma vez quando montei uma hd5970 em uma mobo sr-2 classifiqued, dava exatamente isso artefatos na bios, só resolvel voltando uma versão anterior da bios da placa mae.

Então, eu fiz o que o colega falou e rodei o Furmark, deixei por meia hora sem problema algum. A placa funcionou em 99% de sua potência, temperatura máxima de 76ºc com o Cooler a 75%. Quando o Cooler subia para 78%, a temperatura caía para 72ºc. Eu concordo com você que a fonte segura sem problemas, mas eu acho que meu sistema passa 350w em fullload, as R9 280X da SAPPHIRE são gastadeiras.

Eu também estou apostando na incompatibilidade da vga com a placa mãe. Seria muito azar que fosse a placa de vídeo, afinal, não posso trocá-la. Só se for no RMA, mas eu só tenho cupom fiscal. Será que dá? Está registrada no meu nome no sapphire club select. Enfim, obrigado pelo feedback, qaundo der irei testá-la em outro sistema.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo