• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Radeon 7990 + I5 2500k = Gargalo?

Lustspell

"Luxo, poder e glória..."
Registrado
Galera, preciso de uma ajuda. Acabei de comprar uma Radeon 7990 e estou usando a ultima versão beta do catalyst disponibilizado pela AMD. Realizei testes ontem no max payne 3, the witcher 2, tomb raider e etc..colocando tudo no maximo e no ultra...e achei que a 1080p ia rodar a 60 frames com folga e alguns jogos como tomb raider e the wichter 2 ficou variando entre 30 a 45....ai fica a pergunta, será que o meu processador está dando gargalo? Apesar de ser o 2500k eu não faço overlock nele. Procurei diversos videos na internet e benchmarks e a diferença em frames nos jogos do i5 para o i7 muda nem 3 a 4 frames.

Vou confessar que broxei legal, estou quase vendendo a radeon 7990 para pegar um PS4 :haha:

O ultimo processador que a minha mobo aceita é um i7 3770k só que custa uns 900 reais. Será que comprando ele eu vou ter um ganho significativo?


Desde já agradeço pela atenção de todos.
 
Que eu saiba o gargalo virou mito, não?

Cada jogo responde de uma maneira.Há mais slowdown devido o desempenho do HD do que a combinação GPU + CPU .

Mas vamos aguardar outros "estudiosos".
 
Deixei preferencialmente a 4.5ghz, não tem gargalo amigo!

Não existe necessidade alguma de trocar seu processador!
 
Cara vamos lá... pra jogo a diferença do i5 pro i7 é ínfima, duvido que seja gargalo do processador. Isso tá mais com cara de ser os drivers...
Ainda mais por ser beta...

Se tinha rastro de drivers antigos, principalmente da Nvidia, tenta fazer uma limpeza profunda. Eu qnd instalei minha HD7950, formatei o PC e instalei tudo do zero e ta rodando tudo lisinho aqui... (não medi FPS, mas tá tudo fluido, sem lags, sem chateação e com tudo no ultra).
Agora da uma olhada tb, normalmente AA8x pesa pra Diabo, deixa uns 4 no maximo... e o resto no ultra que ja alivia bem... ve tb se não tah tentando usar FisiX, pois a AMD não tem esse recurso nativo e vai usar TUDO o que tiver na máquina pra simular isso, e ai o processador pode dar aquela engasgada, um i7 na maioria dos casos acho que segura de boa, já o i5 não sei. Pode ser isso que ta segurando...

Essa placa é dual GPU man... um crossfire de 7970 num unico PCB TEM de segurar de boa tudo a 60FPS melhor do que qualquer PS4/One...
 
Não tem como ser o processador, mesmo em default ele tem que levar essa VGA tranquilamente.
 
Amigo, eu também comprei uma MSI HD7990 em uma promoção antes da Black Friday, não tive problemas de gargalo, mas meu processador é um i7 4770k com over para 4.5Ghz. Apesar que acho que seu problema é outro, não era pra ter gargalo de processador em sua configuração, talvez seja problema de drivers.

Na verdade, eu irei devolver a placa, pois está com um barulho muito alto, o famoso Coil Whine, que seria um ruído gerado pela vibração de capacitores/bobinas ou outro componente. Também verifiquei a temperatura está ficando entre 80 ~ 93º, não era possível encostar no backplate, começou até a esquentar as mangueiras do meu H100i, fiz o teste com duas fontes que possuía, uma XFX 750Watts Black Edition, e uma Corsair AX1200, achei melhor devolver a placa.

Compartilhei minha experiência com esse modelo, e tente verificar seus drivers, eu fiz uma desinstalação completa e testei com os drivers disponíveis no site da AMD, o que tive melhor desempenho foi com a ultima versão do beta. (13.11 v9.5).

Fico à disposição.

Abraços
 
Amigo, eu também comprei uma MSI HD7990 em uma promoção antes da Black Friday, não tive problemas de gargalo, mas meu processador é um i7 4770k com over para 4.5Ghz. Apesar que acho que seu problema é outro, não era pra ter gargalo de processador em sua configuração, talvez seja problema de drivers.

Na verdade, eu irei devolver a placa, pois está com um barulho muito alto, o famoso Coil Whine, que seria um ruído gerado pela vibração de capacitores/bobinas ou outro componente. Também verifiquei a temperatura está ficando entre 80 ~ 93º, não era possível encostar no backplate, começou até a esquentar as mangueiras do meu H100i, fiz o teste com duas fontes que possuía, uma XFX 750Watts Black Edition, e uma Corsair AX1200, achei melhor devolver a placa.

Compartilhei minha experiência com esse modelo, e tente verificar seus drivers, eu fiz uma desinstalação completa e testei com os drivers disponíveis no site da AMD, o que tive melhor desempenho foi com a ultima versão do beta. (13.11 v9.5).

Fico à disposição.

Abraços

Então amigo, acho que compramos na mesma promoção no site da terabyte. Vou fazer mais alguns testes e etc mais aqui também a temperatura ficava em 90 a 98c...acho que é normal já que é a mesma temperatura que a R9 290 e 290x trabalha.
 
Então amigo, acho que compramos na mesma promoção no site da terabyte. Vou fazer mais alguns testes e etc mais aqui também a temperatura ficava em 90 a 98c...acho que é normal já que é a mesma temperatura que a R9 290 e 290x trabalha.

Isso mesmo, foi a mesma promoção que compramos.

A sua não está apresentando esse ruído?

Quanto ao aquecimento, eu até entendo que seja normal, ainda mais por ser dual GPU. Mas vale lembrar que a serie R9 290 é um novo chip, e segundo a AMD foi feito para trabalhar nessa temperatura, é o Hawaii. Já a 7990 utiliza o chip Tahiti XT, que não sei até que temperatura ela trabalhar bem. Acho que o pessoal pode me corrigir ou dar mais informações.

Estou fazendo a devolução mais pelo problema do ruído mesmo.
 
Isso mesmo, foi a mesma promoção que compramos.

A sua não está apresentando esse ruído?

Quanto ao aquecimento, eu até entendo que seja normal, ainda mais por ser dual GPU. Mas vale lembrar que a serie R9 290 é um novo chip, e segundo a AMD foi feito para trabalhar nessa temperatura, é o Hawaii. Já a 7990 utiliza o chip Tahiti XT, que não sei até que temperatura ela trabalhar bem. Acho que o pessoal pode me corrigir ou dar mais informações.

Estou fazendo a devolução mais pelo problema do ruído mesmo.

Então amigo, barulho eu não estou escutando nada de errado. Tipo ontem estava 48c no RJ...hoje tá mais fresco. A placa parada fica a 60 quando rodo um jogo muito pesado ou com tudo no ultra vai até uns 90c...eu estou achando normal a temperadura, isso que meu gabinete é pequeno e não tenho muito coolers dentro do gabinete...

Estou instalando o BF4 agora e depois vou testar o the need the rivals...mais já anunciei a placa no mercado livre...vou de ps4 mesmo.
 
Galera, preciso de uma ajuda. Acabei de comprar uma Radeon 7990 e estou usando a ultima versão beta do catalyst disponibilizado pela AMD. Realizei testes ontem no max payne 3, the witcher 2, tomb raider e etc..colocando tudo no maximo e no ultra...e achei que a 1080p ia rodar a 60 frames com folga e alguns jogos como tomb raider e the wichter 2 ficou variando entre 30 a 45....ai fica a pergunta, será que o meu processador está dando gargalo? Apesar de ser o 2500k eu não faço overlock nele. Procurei diversos videos na internet e benchmarks e a diferença em frames nos jogos do i5 para o i7 muda nem 3 a 4 frames.

Vou confessar que broxei legal, estou quase vendendo a radeon 7990 para pegar um PS4 :haha:

O ultimo processador que a minha mobo aceita é um i7 3770k só que custa uns 900 reais. Será que comprando ele eu vou ter um ganho significativo?


Desde já agradeço pela atenção de todos.
O mais certo seria formatar o pc, pq tem algo errado ai pq eu estou usando uma R9 280x com um i5 3470 e no Tomb Raider no ultra não baixa de 50 fps, seu i5 mesmo em stock é pra levar essa vga de boa.
 
Então amigo, barulho eu não estou escutando nada de errado. Tipo ontem estava 48c no RJ...hoje tá mais fresco. A placa parada fica a 60 quando rodo um jogo muito pesado ou com tudo no ultra vai até uns 90c...eu estou achando normal a temperadura, isso que meu gabinete é pequeno e não tenho muito coolers dentro do gabinete...

Estou instalando o BF4 agora e depois vou testar o the need the rivals...mais já anunciei a placa no mercado livre...vou de ps4 mesmo.

Cara, TÁ MUITO QUENTE ISSO AÍ! Não tá normal não, amigo! Deus do céu, como alguém pode achar 60° em idle normal? 98°C jogando? Cara isso é temperatura de forno! Você vai fritar sua placa mãe, seu gabinete todo!

Tem alguma coisa muito errada aí... Formate seu computador pra ver se não é nenhum software malicioso fazendo sua placa ficar em uso máximo contínuo. Se continuar nessa temperatura, tem algo muito errado com algum componente do seu PC.

Cara, se você jogou Tomb Raider variando em 30~45 FPS, aqui eu te digo com com tudo no talo meu FPS mínimo foi quase o seu máximo (uns 40 FPS). Isso porque eu jogo com a GTX 670, que é bem mais fraca que sua 7990. Sua placa é um crossfire de 7970, e te digo com APENAS UMA 7970 roda Tomb Raider NO TALO em 60 FPS. DUAS 7970 deveria rodar isso aí sem NEM CAIR PRA MENOS de 60 FPS.

E digo mais, The Witcher 2 eu rodei aqui com 60 FPS CONSTANTES, nunca caiu pra menos. Isso com tudo no máximo (menos ubersampling).

Bem, cara. Formata sua máquina, instala tudo direitinho, drivers mais atualizados, e teste os mesmos jogos, monitorando a temperatura e o uso das GPUs... Se continuar tudo na mesma, tem alguma peça do seu PC com problema.
 
Acabei de formatar a máquina...instalei o windows 7 e sai do 8.1. Placa está em 49c, pelo menos é o que diz o after burner. Vou instalar o steam e baixar os jogos e fazer um novo teste. Antes eu tinha uma placa da nvidia e só removi os drivers e instalei o da ATI...Vou postar novos testes ao londo do dia! Queria agradecer pela ajuda de todos nesse tópico...

Update: Bf4 rodando 110fps em tudo no ultra...no windows 8.1 tava 40 a 50 frames..
------------
Galerinha....a placa é show mais vou vender mesmo e pegar um PS4...quem tiver interessado me manda uma MP. Obrigado pela ajuda de todos. Abs.
 
Última edição:
Acabei de formatar a máquina...instalei o windows 7 e sai do 8.1. Placa está em 49c, pelo menos é o que diz o after burner. Vou instalar o steam e baixar os jogos e fazer um novo teste. Antes eu tinha uma placa da nvidia e só removi os drivers e instalei o da ATI...Vou postar novos testes ao londo do dia! Queria agradecer pela ajuda de todos nesse tópico...

Update: Bf4 rodando 110fps em tudo no ultra...no windows 8.1 tava 40 a 50 frames..
------------
Galerinha....a placa é show mais vou vender mesmo e pegar um PS4...quem tiver interessado me manda uma MP. Obrigado pela ajuda de todos. Abs.

Boa tarde

Acabei de me registrar no fórum, esse post me chamou muito a atenção, fui um dos compradores da 7990 pera tera também, e na verdade montei um pc em cima desta placa apenas por ter comprado ela por um valor realmente bom... gastei com processador I7 4770k, asrock extreme4, monitor Benq de 120hz, tudo por confiar cegamente que vou ter uma placa para tirar o máximo desses jogos, pedi para vim instalado o Windows 8.1 tb, e vou acompanhar este tópico que vai me deixar a par da situação na qual entrei.

Tomara que se resolva tudo, por que li muito antes de comprar a placa e estou esperando até pelo Mantle para melhorar ainda mais o desempenho desta VGA, sem contar que com os drives novos era para ter arrumado o problema em que certos jogos apresentam em compatibilidade com VGS dual...
Quanto a temperatura, tomara que aqui não seja assim, o meu gabinete comprei com 6 cooler bem grandes para ajudar na circulação de ar, mesmo porque essas placas da AMD são quentes mesmo, mais estas temperaturas relatadas por vcs é complicado!

Lustspell, por favor nos mantenha informado!
 
Esses problemas relatados não tem a ver com o SO, mas sim, com o que está nele. O correto é remover todos os processos relacionados a placa anterior e ter a certeza de que nada está sugando o sistema.

E outra... 60º em idle?

Sem condições, mesmo sendo uma dual GPU.
 
Eu ja fiz o inverso, sai de Radeon para Nvidia, só resolvi formatando...

Até com atualizacao de driver tive problemas (um determinado jogo com stutter) nao adiantava reinstalar o driver, limpar tudo, e etc...
 
E quem comprou essa placa na promoção, poderiam me dizer se ela vem com os 8 jogos prometidos no site da MSI? já tentaram?

a minha ainda não chegou...
 
Esses problemas relatados não tem a ver com o SO, mas sim, com o que está nele. O correto é remover todos os processos relacionados a placa anterior e ter a certeza de que nada está sugando o sistema.

E outra... 60º em idle?

Sem condições, mesmo sendo uma dual GPU.

Amigo, eu acabei me equivocando e vendo a temperatura errada no Rivaturner que vem junto com o Afterburn. O meu gabinete é muito pequeno e quase não tem coolers dentro para uma boa ventilação. Fazendo novos testes a placa ficava em 49C em IDE...em fim, se eu tivesse um gabinete maior e bem ventilado garanto que essa temperatura iria cair. Mais fica dificil agente comparar com temperatura de reviews de site gringo porque a temperatura ambiente do países europeus ou América do norte não não chega ao 46 a 48c de calor que faz no RJ.
 
Amigo, eu acabei me equivocando e vendo a temperatura errada no Rivaturner que vem junto com o Afterburn. O meu gabinete é muito pequeno e quase não tem coolers dentro para uma boa ventilação. Fazendo novos testes a placa ficava em 49C em IDE...em fim, se eu tivesse um gabinete maior e bem ventilado garanto que essa temperatura iria cair. Mais fica dificil agente comparar com temperatura de reviews de site gringo porque a temperatura ambiente do países europeus ou América do norte não não chega ao 46 a 48c de calor que faz no RJ.

Lustspell estou rodando minha 7990 aqui tb... no seu afterburner aparece as duas placas mais apenas a gpu1 esta sendo utilizada? Aqui esta assim
 
na minha humilde opniao acho que é a 7990 msm que é muito mal programada que a gtx 690 por exemplo , vi testes que ela perde para uma gtx 780 .. nao é atoa que a chipart e a terabyte venderam ela por menos de 2 mil reais ( preço normal = 3,500 + )
 
Galera, preciso de uma ajuda. Acabei de comprar uma Radeon 7990 e estou usando a ultima versão beta do catalyst disponibilizado pela AMD. Realizei testes ontem no max payne 3, the witcher 2, tomb raider e etc..colocando tudo no maximo e no ultra...e achei que a 1080p ia rodar a 60 frames com folga e alguns jogos como tomb raider e the wichter 2 ficou variando entre 30 a 45....ai fica a pergunta, será que o meu processador está dando gargalo? Apesar de ser o 2500k eu não faço overlock nele. Procurei diversos videos na internet e benchmarks e a diferença em frames nos jogos do i5 para o i7 muda nem 3 a 4 frames.

Vou confessar que broxei legal, estou quase vendendo a radeon 7990 para pegar um PS4 :haha:

O ultimo processador que a minha mobo aceita é um i7 3770k só que custa uns 900 reais. Será que comprando ele eu vou ter um ganho significativo?


Desde já agradeço pela atenção de todos.
Amigo você tem uma mobo que faz um bom over, compre um cooler melhor e coloque 4.5Ghz, o gargalo vai sumir.
 
ixi o cara ficou mais confuso ainda....

acho que é driver versão beta:megusta:
 
Vamos ler os posts galera, ele informou que conseguiu resolvar o problema, foi só formatar. O que acontece é que mesmo você desinstalando tudo de drivers anteriores, limpando com programas e etc, pode ser que continue dando problema. Aqui sempre que troquei de VGA (5 vezes) eu formatei em todas mesmo ambas sendo da mesma marca.
 
Galera já vendi a placa! Agora é aguardar o preço do PS4 ficar abaixo de 2.000 :D
 
Aproveitando o topico, um i5 2500 (non K) rodaria de boa com uma 280x ou GTX 770?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo