• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Radeon No Linux

Babão

Modder
Ae pessoal quem tem o habito de usaro linux e tem uma ATI poderia me ajudar? Sou um newbie em linux mais estou aprendendo varias coisas lendo e com algums colegas, mas depois de tentativas e reinstalaçoes do linux cheguei a conclusao de que a ATI poco se fode para os usuarios de linux. Nao consigo fazer com que a minha Radeon 9000 funcione e rode meus games, estou usando o Mandrake 9.2, ja procurei por varios tutoriais na net de como instala-la, mais nao funcionaram bem, o drive default funciona bem no KDE, ate mesmo nos games do linux tipo o Tuxrace, mais qdo abro um jogo que exisge mais dela, ai a coisa desanda. Alguem pode me ajudar?
 
hmmm..

Radeon com linux?
2 Opções:
1. Tire o linux e use o windows.
2. Compre uma placa da Nvidia...

Sim, os drives da Radeon são mto ruins para Linux.
 
user

por incrivel que pareca ja ouvi o contrario ....

mais como aqui so tem 2 pessoas que dizem ter esperiencia e tb dizem que sao orriveis, talvez para o que o Babão quer sejam otimos.
 
é triste mas é verdade ... software "FREE SOURCE" não é pra poucos ... tem que ter muita grana pra poder comprar livros, ter tempo pra se dedicar aos estudos dele, ter paciencia pra recompilar kernel , e ter muito senso de humor pra falar que windows não presta :p
cara, to passando pelo mesmo problema com uma 9200, nem tive muito saco de mecher pq meu HD tem partiçoes NTFS e o linux não escreve em NTFS (escreve com GAMBIARRA, não garante que os dados dele e os SEUS vão estar lá depois), ae não quero ficar movendo isso aquilo me estressando ... mas tem um tutorial por aqui :
linuX-gamers.net-How-Tos - ATI How-To v2.1
boa sorte ae com o "codigo livre" (com preço alto!)
 
pelo que sei o driver da ATI pra linux naum fornece aceleração 3D em 1024 de jeito nenhum e o desempenho vai ser bem baixo. pois as FX usam OPGL e rodam Dx em cima do OP GL e a ATI tem DX e roda OPGL em cima do DX, e como linux naum roda DX ai já viu né? mesmo que tivesse aceleração naum ia chegar perto do desempenho no windows.
 
Olá.

Não é difícil instalar, só precisa saber o básico no Linux.

Antes de instalar remova todos os arquivos da livraria glut (mesa) para não dar conflito com o driver gl da ati que parece que é chupado do DRI.

É só : rpm -ivh nomedoarquivo.rpm .

Se não engano, depois é : fglrxconfig -> e seguir respondendo as perguntas . (saiba o refresh do seu monitor!!!)

Na Radeon 9800pro aqui, o desempenho ficou no patamar de uma Ti4200, e funciona a 1024x768 sim, não se onde saiu esse comentário que não funciona em 3D.

Ler o README tb ajuda muito, né?

O mdk 9.2 usa XFree 4.4? Se for, vc terá de esperar um ano até a ATI lançar um driver compatível com ele, e usar o driver do XFree mesmo.

Ainda bem que tenho minha FX5600, pq ati no Linux não compensa.

Quem reclama de cheats nos drivers da Nvidia, pode ver que linux os drivers são cheats free, pelo menos noto que as imagens são muito limpas e bem nítidas.

Cara, passei muito nervoso com ATI no Linux, desde as Radeons 8500, e cansei pq acho muita omissão essa falta de drivers decentes.

Para terem uma idéia, a primeira safra de drivers oficiais era péssima para quem queria jogar UT2k3, pq não tinha aceleração 3D, só garantia o 2D.

Até a segunda geração dos drivers, tinha um problema no refresh do monitor que só ia a 75hz, depois disso parei pq tava me dando gastrite, e qdo peguei a R9800 testei e achei que melhoraram muito, mas não acompanham nem o XFree, e isso é a mesma coisa que nada, pq o munda gira muito rápido no software livre, todo semana sai algo novo, não só de um em um ano.

Um mobile 9100 IGP aqui, tava com o desempenho de uma GeForce 400...

Se pretende usar o wine para emular vc tá perdido, desempenho cai muito mesmo, fora que os drivres oficiais for linux tem um desempenho diria até uns 40% que os drivers for windows.

Existe driver pago para as Radeons no Linux, custam no mínimo 50 dólares por máquina se não me engano.

http://www.xig.com/

Outro problema é só disponibilizarem os drivers em formato rpm, pq linux distro não é só RH e afins, claro que dá para usar em outras convertendo o formato, mas não custa nada fazerem isso.

Imagina uma FireGL e uma Quadro no Linux como deve ficar.

Giga
 
Olá.

O MDK não usará o XFree 4.4 por causa da nova licença.

Tava por fora mesmo...

Giga
 
Originally posted by coiote
é triste mas é verdade ... software "FREE SOURCE" não é pra poucos ... tem que ter muita grana pra poder comprar livros, ter tempo pra se dedicar aos estudos dele, ter paciencia pra recompilar kernel , e ter muito senso de humor pra falar que windows não presta :p
cara, to passando pelo mesmo problema com uma 9200, nem tive muito saco de mecher pq meu HD tem partiçoes NTFS e o linux não escreve em NTFS (escreve com GAMBIARRA, não garante que os dados dele e os SEUS vão estar lá depois), ae não quero ficar movendo isso aquilo me estressando ... mas tem um tutorial por aqui :
linuX-gamers.net-How-Tos - ATI How-To v2.1
boa sorte ae com o "codigo livre" (com preço alto!)

Nao escrever em NTFS 'e culpa da M$ que nao abre as especificacoes do NTFS...

E linus suporta filesystems com journalins e balanceados.. masi rapidos e seguros que NTFS.. como reiserFS.

A umas versoes atr'as o driver Da ATI nao suportava mais que 800x600 mesmo.

De qquer forma.. quer chamar esta instalacao de simples? Dependente de verso do Xfree? mechendo no Mesa.. etc..

Comparado com o instalador da NVIDIA? Que se nao tem driver pro seu kernel ele baixa dqa NVIDIA.. se nao conseguir CRIA um ele mesmo!!!!
 
É, não tem comparação...

Pior é que tem gente que consegue instalar, mas fica nessa do glut e tem aceleração 3D péssima, apanhando até do glxgears.

Enfim, tava quase me dando uma gastrite com a ATI no Linux.

Uma última coisa, é que parece que o MDK é o mais chato de acertar a mão pelo que andei lendo por causa do kernel dele que costuma ser mexido demais, daí só trocando mesmo.

Espero que esse problema não exista agora e boa sorte com sua Radeon, mas ainda uso minha FX no pc principal e não quero saber de ATI no linux tão cedo.

Giga
 
Originally posted by OldMan
Nao escrever em NTFS 'e culpa da M$ que nao abre as especificacoes do NTFS...


E com a parceria da ATI com a Micro$oft (Xbox 2?) acho que não vai aparecer tão cedo drivers para linux decentes!

P.S: Eu até entendo sua indignação com o facto da Micro$soft não liberar as especificações do NTFS, mas imagina, por exemplo se você desenvolve um projecto e pode obter muita grana com ele, você liberaria esse projecto antes de conseguir tirar proveito dele?
 
Andei lendo que já existe suporte a escrita no NTFS, mas creio que ainda não esteja incluído no kernel 2.6 , porém o 2.6 já não descreve a escrita no NTFS como "DANGEROUS" , mas diz que ainda é experimental.

Tb não acho certo exigir especificações de uma coisa comercial, mas se vier é lucro.

O Windows poderia dar suporte a esses file system, já que são open source sem ter que recorrer a programas de terceiros, ainda mais o Win Pro e Server.

Giga
 
Originally posted by Lordkaos
E com a parceria da ATI com a Micro$oft (Xbox 2?) acho que não vai aparecer tão cedo drivers para linux decentes!

P.S: Eu até entendo sua indignação com o facto da Micro$soft não liberar as especificações do NTFS, mas imagina, por exemplo se você desenvolve um projecto e pode obter muita grana com ele, você liberaria esse projecto antes de conseguir tirar proveito dele?

liberar especificacaoes é diferente de liberra direitos sobre ele. Eu posso liberar o formato , mas a propriedade ainda é minha. So fica mais facil do resto do mundo ser compratível comigo
 
Originally posted by OldMan
liberar especificacaoes é diferente de liberra direitos sobre ele. Eu posso liberar o formato , mas a propriedade ainda é minha. So fica mais facil do resto do mundo ser compratível comigo

É, mas acho que eles não tem nenhum interesse em fazer esse "OS" trabalhar junto com estações Linux.

Acho que só lançam programas pra MAC pra evitarem mais processos de acusação de monopólio.

Giga
 
Originally posted by OldMan
liberar especificacaoes é diferente de liberra direitos sobre ele. Eu posso liberar o formato , mas a propriedade ainda é minha. So fica mais facil do resto do mundo ser compratível comigo

Tudo bem, mas como o GIGAMAX diz, qual é o interesse que a Micro$oft tem que os SO´s sejam compatíveis com o formato, eles querem é que todo mundo use o deles...
 
Originally posted by OldMan
Nao escrever em NTFS 'e culpa da M$ que nao abre as especificacoes do NTFS...

E linus suporta filesystems com journalins e balanceados.. masi rapidos e seguros que NTFS.. como reiserFS.

A umas versoes atr'as o driver Da ATI nao suportava mais que 800x600 mesmo.

De qquer forma.. quer chamar esta instalacao de simples? Dependente de verso do Xfree? mechendo no Mesa.. etc..

Comparado com o instalador da NVIDIA? Que se nao tem driver pro seu kernel ele baixa dqa NVIDIA.. se nao conseguir CRIA um ele mesmo!!!!

hmm, eu sou da época que o driver naum suportava mais que 800X600 :). Mas que bom que já suporta 1024, mas ficar no nível de uma TI4200 é triste, pagar uma grana toda dessa....
 
Originally posted by Lordkaos
Tudo bem, mas como o GIGAMAX diz, qual é o interesse que a Micro$oft tem que os SO´s sejam compatíveis com o formato, eles querem é que todo mundo use o deles...

So que a MAIOR parte do mercado que o windows perdeu pro linux foi pq ele e incomptaivel com os outros SO mundoa fora.. enquanto o linux e compativel.

Visao curta da M$... cada macaco no seu galho.. no seu nicho de mercado mas nem por isso sem conversar com os macados do outro galho. Senão seu galho fica velho inútil e quebra.
 
Linux eh uma merda hehehe use windows e seja feliz :p :rolleyes:

Pra vc verem old foi usa o linux com a FX e deu mo pau com a mobo que sei la oque..o cara quase caiu em depressão profunda :lol: :p
 
Originally posted by OldMan
So que a MAIOR parte do mercado que o windows perdeu pro linux foi pq ele e incomptaivel com os outros SO mundoa fora.. enquanto o linux e compativel.

Visao curta da M$... cada macaco no seu galho.. no seu nicho de mercado mas nem por isso sem conversar com os macados do outro galho. Senão seu galho fica velho inútil e quebra.
 
Originally posted by SHAFT
Linux eh uma merda hehehe use windows e seja feliz :p :rolleyes:

Pra vc verem old foi usa o linux com a FX e deu mo pau com a mobo que sei la oque..o cara quase caiu em depressão profunda :lol: :p

So que o pau foi com o NFORCE 2!!! Nao com a VGA!!! E Os paus no windows foram 10 vezes maiores.. demorei trea dias pra arruamr no linux.. mas no windows ate hoje nada funciona por mais de 30 min. No linux eu tive que me contantar com um sistema que não era mais rapido que o windows... vê se pode. MAs consegui regular o SO de forma a minimizar o problema de desempenho do chipset.

NFORCE 2 maior LIXO que ja vi!!!! Voltando pra VIA logo que possivel.
 
Originally posted by OldMan
So que o pau foi com o NFORCE 2!!! Nao com a VGA!!! E Os paus no windows foram 10 vezes maiores.. demorei trea dias pra arruamr no linux.. mas no windows ate hoje nada funciona por mais de 30 min. No linux eu tive que me contantar com um sistema que não era mais rapido que o windows... vê se pode. MAs consegui regular o SO de forma a minimizar o problema de desempenho do chipset.

NFORCE 2 maior LIXO que ja vi!!!! Voltando pra VIA logo que possivel.


uahuAHhuahuahuahuaauhhUAHAUhu :lol:


*** DEKER ALERT ***:rolleyes:
 
Originally posted by OldMan
So que o pau foi com o NFORCE 2!!! Nao com a VGA!!! E Os paus no windows foram 10 vezes maiores.. demorei trea dias pra arruamr no linux.. mas no windows ate hoje nada funciona por mais de 30 min. No linux eu tive que me contantar com um sistema que não era mais rapido que o windows... vê se pode. MAs consegui regular o SO de forma a minimizar o problema de desempenho do chipset.

NFORCE 2 maior LIXO que ja vi!!!! Voltando pra VIA logo que possivel.

REalmente é uma visao curta da nvidia nao ter compatibilidade com linux no caso das nforces !! AJEaeuauea

Sacanagem ^^ =*
 
Originally posted by OldMan

NFORCE 2 maior LIXO que ja vi!!!! Voltando pra VIA logo que possivel.

Lixo por Lixo, você quer voltar para o maior lixo de todos?? :lol: :lol: :lol:
 
Originally posted by Douglaster
REalmente é uma visao curta da nvidia nao ter compatibilidade com linux no caso das nforces !! AJEaeuauea

Sacanagem ^^ =*

Não é incompatibilidade... o linux fica melhro que o windows... acontece que o chipset é MAIS LENTO que o KT400 e mais instável.. no linux, BSD, Windows.. o que vc quiser...

kt400 foi o melhro chip que eu ja tive
 
HUm...

Essa história de nforce ruim no Linux eu nunca tive, e uso desde o nforce1.

Acontece que até o kernel 2.4.21 não havia suporte para o chipset, assim como o KT400 não ter suporte até o kernel 2.4.19 ou 2.4.20 se não me engano.

Para quem tinha uma VGA AGP 8x existia problema sim, mas era por causa do kernel não suportar agp 3.0 na época.

Eu parei com a via pq tive muitos problemas no KT400, pois não conseguia ativar o DMA nos discos e o chipset não era suportado pelo kernel do Linus.

Fora que junto o VT8235 tb não tinha suporte, daí tive que usar o ALSA, sendo que só haviam drivers em rpm no site da VIA só para RH e Suse, e mesmo convertendo para outro formato não funcionava muito bem.

Parece que com o kernel 2.6.3 não é necessário mais nenhum driver do nforce, pois tem um jeito de fazer a LAN funcionar com um driver do kernel, não sei se com um patch, assim como o som sempre teve suporte com o i810_audio.

Pelo visto o kernel tá mais rápido para incorporar coisas novas, até wifi ele tá suportando melhor dando suporte para o wlan da prism.

Mas confesso que comprar coisa nova para usar no Linux pode ser complicado, isso pode dar muita dor de cabeça.

Algumas empresas lançam drivers for linux junto com seus produtos, mas nem sempre funcionam bem em todas as distros.

Giga
 
Originally posted by OldMan
So que a MAIOR parte do mercado que o windows perdeu pro linux foi pq ele e incomptaivel com os outros SO mundoa fora.. enquanto o linux e compativel.

Visao curta da M$... cada macaco no seu galho.. no seu nicho de mercado mas nem por isso sem conversar com os macados do outro galho. Senão seu galho fica velho inútil e quebra.

Sei lá, mas acho que SAMBA integra bem redes Windows e Linux, e se a M$ perde mercado, é pq cada empresa tem uma necessidade diferente de preço e disponibilidade.

Vc sabe criar drivers para dispositivos de video?

Deve ser complicado isso.

Tenho uma Trident no meu velho note, o pior video que já vi no windows e linux...

Vou ver se junto uma grana para mandar uma bomba pra trident.

Tem tb a Volare que carece de drivers decentes, quem sabe não doam uma para testes já que ninguém compra.

Giga
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo