RAID 0 com partições

Patron

Member
Registrado
Tenho 2 hds de 500GB que irei fazer RAID 0. Esses mesmos hds eu usava 1 para o SO, onde tinha uma partição de 40GB para o SO e outra para programas e etc. O outro hd de 500GB era o backup desse primeiro.

Com o RAID 0, posso deixar dessa mesma forma, ou seja, uma partição só para o SO ? Obrigado
 
Sim, pode particionar como quiser o volume raid.
 
Vai aparecer como 1 hd de 1tb pra voce, soh na bios vai mostrar 2 hds na config do raid. Lembrando que qdo montar o raid voce perde todos os dados, idem qdo desmonta-lo. Então qdo for mexer no raid faça backup.

Obrigado amigo
 
Só será muito perigoso você continuar utilizando estes discos em RAID 0 e manter todas suas partições dentro dela, tanto arquivos quanto sistema. Se um dos discos der bad block ou morrer, perderá tudo.
 
Só será muito perigoso você continuar utilizando estes discos em RAID 0 e manter todas suas partições dentro dela, tanto arquivos quanto sistema. Se um dos discos der bad block ou morrer, perderá tudo.

Eu queria entender de onde tiram esse "muito perigioso" quando falamos de arranjos Raid 0.

Qualquer HD pode falhar a qualquer instante. Esteja ele em Raid ou não.
Se você possui um único HD na máquina e ele "morrer" você perde tudo, esteja seu HD particionado ou não.
Se você possui 2 HD's e não usa Raid (um pro sistema e outro pra backup, normalmente) o seu HD de backup pode falhar da mesma forma que o do sistema. E você tem as mesmas chances de perder tudo.
O mesmo pode acontecer com sua unidade externa de backup.

O raid 0 não torna as chances do seu(s) HD falhar maiores. A regra, seja com ou sem raid, é manter backup do que lhe é importante da melhor forma possível. E pronto.
Uso raid 0 desde 2002, com 2, 3 e 4 HD's e eu nunca perdi nada importante por conta disso. Da mesma forma que nunca perdi nenhum HD por usar raid.

O único perigo que você corre ao usar Raid 0 (com HD ou SSD) é gostar.
 
Última edição:
Eu queria entender de onde tiram esse "muito perigioso" quando falamos de arranjos Raid 0.

Qualquer HD pode falhar a qualquer instante. Esteja ele em Raid ou não.
Se você possui um único HD na máquina e ele "morrer" você perde tudo, esteja seu HD particionado ou não.
Se você possui 2 HD's e não usa Raid (um pro sistema e outro pra backup, normalmente) o seu HD de backup pode falhar da mesma forma que o do sistema. E você tem as mesmas chances de perder tudo.
O mesmo pode acontecer com sua unidade externa de backup.

O raid 0 não torna as chances do seu(s) HD falhar maiores. A regra, seja com ou sem raid, é manter backup do que lhe é importante da melhor forma possível. E pronto.
Uso raid 0 desde 2002, com 2, 3 e 4 HD's e eu nunca perdi nada importante por conta disso. Da mesma forma que nunca perdi nenhum HD por usar raid.

O único perigo que você corre ao usar Raid 0 (com HD ou SSD) é gostar.

Não precisa dizer o óbvio nem um livro para dizer sobre isso.. O que vc não entendeu do que eu disse é que da forma que ele quer fazer ele perderia tanto o sistema quanto os arquivos dele desta maneira, ressaltando o SE DER PROBLEMA EM UM DOS DISCOS.. Além do desempenho do RAID ser um pouco afetado por usar mais de uma partição dentro dela, afinal são HDs, não SSDs.
 
Não precisa dizer o óbvio nem um livro para dizer sobre isso.. O que vc não entendeu do que eu disse é que da forma que ele quer fazer ele perderia tanto o sistema quanto os arquivos dele desta maneira, ressaltando o SE DER PROBLEMA EM UM DOS DISCOS.. Além do desempenho do RAID ser um pouco afetado por usar mais de uma partição dentro dela, afinal são HDs, não SSDs.

Eu não dirigi nada diretamente a você. Se entendeu assim, entendeu errado.

Eu expliquei justamente que esse parâmetro "SE DER PROBLEMA PERDE TUDO" não é válido da forma que insistem todas as vezes que se fala em raid 0.

Quanto a usar partições dentro do raid, isso não muda em nada o desempenho na prática.
 
RAID 0 usando controladora onboard é uma grande estopada a meu ver. Se quer mais desempenho pra disco de SO é melhor comprar um SSD. A chance do controlador "sumir" com teu arranjo é grande, fora o fato básico de RAID0: Pifou um dos discos, adeus arranjo.
 
Eu não dirigi nada diretamente a você. Se entendeu assim, entendeu errado.

Eu expliquei justamente que esse parâmetro "SE DER PROBLEMA PERDE TUDO" não é válido da forma que insistem todas as vezes que se fala em raid 0.

Quanto a usar partições dentro do raid, isso não muda em nada o desempenho na prática.

Você se engana... Uma configuração sem raid há inúmeras situações em que a copia de arquivos ainda é possível, ao contrário de uma configuração RAID 0 (Ainda mais se falarmos em controladoras de baixa qualidade). Há situações em que uma mínima disparidade entre os discos impossibilita a montagem dele (inclusive causadas pela própria controladora RAID), consequentemente a copia dos dados, ainda mais se a controladora RAID não estiver preparada para isso.

Quer salvar dados importantes em um RAID 0 vá em frente, mas as chances de perda de dados são maiores que single disk, mesmo que a falha em um ou mais discos não seja definitiva.

Quando falamos em um RAID 0 para instalar o S.O a coisa muda, pois são dados não importantes.
 
Você se engana... Uma configuração sem raid há inúmeras situações em que a copia de arquivos ainda é possível, ao contrário de uma configuração RAID 0 (Ainda mais se falarmos em controladoras de baixa qualidade). Há situações em que uma mínima disparidade entre os discos impossibilita a montagem dele (inclusive causadas pela própria controladora RAID), consequentemente a copia dos dados, ainda mais se a controladora RAID não estiver preparada para isso.

Quer salvar dados importantes em um RAID 0 vá em frente, mas as chances de perda de dados são maiores que single disk, mesmo que a falha em um ou mais discos não seja definitiva.

Quando falamos em um RAID 0 para instalar o S.O a coisa muda, pois são dados não importantes.

Mas onde ta escrito pra salvar/usar dados importantes no raid???

É justamente o contrário... :facelpalm:
 
Obrigado a todos pelas explicações e opiniões
O colega acima falou em Controladora SATA Onboard, que pode ser furada.
É melhor comprar uma uma PCI? Minha placa mãe é uma Asus M487TD EVO.
 
Mas onde ta escrito pra salvar/usar dados importantes no raid???

É justamente o contrário... :facelpalm:

Em nenhum lugar, assim como em nenhum momento ele mencionou que seria para dados não importantes. O assunto surgiu como uma recomendação muito bem colocada do MatkNight. Enfim, o colega interessado já compreendeu os benefícios e riscos, agora o uso é a critério dele.

Abs...
 
Obrigado a todos pelas explicações e opiniões
O colega acima falou em Controladora SATA Onboard, que pode ser furada.
É melhor comprar uma uma PCI? Minha placa mãe é uma Asus M487TD EVO.
Calma! Se a controladora onboard for intel pode usar sem susto! Não aconselho usar a controladora Marvell ou Asmedia onboards!
O pessoal tem muito medo de raid sem muito fundamento!
O que não pode (nem que não seja em raid) é particionar uma unidade e considerar esta partição como um backup! Se o disco falhar vai tudo embora!
Uso raid a uns 6 anos de boa! Atualmente tenho 2 raids (sendo um de SSD a mais de 3 anos e outro de HDs a quase 5 anos!)
Backup faço em outras unidades que uso só para este fim!

O risco do raid 0 é que se um dos discos falhar vai tudo pro espaço, o que acontece é que digamos que você tem um disco só sem raid e a chance do disco dar pau é de uma em um milhão quando você faz o raid ela dobra, pois são dois discos, ou seja 2 em um milhão mas que mesmo assim ainda é baixa, é questão de avaliar sse quer asumir este risco e ir em frente.

O que vale a pena falar é que com a queda dos preços dos SSDs a melhor coisa é comprar um! Não existe raid de hds mecânicos que será mais rápido que um SSD!
 
Calma! Se a controladora onboard for intel pode usar sem susto! Não aconselho usar a controladora Marvell ou Asmedia onboards!
O pessoal tem muito medo de raid sem muito fundamento!
O que não pode (nem que não seja em raid) é particionar uma unidade e considerar esta partição como um backup! Se o disco falhar vai tudo embora!
Uso raid a uns 6 anos de boa! Atualmente tenho 2 raids (sendo um de SSD a mais de 3 anos e outro de HDs a quase 5 anos!)
Backup faço em outras unidades que uso só para este fim!

O risco do raid 0 é que se um dos discos falhar vai tudo pro espaço, o que acontece é que digamos que você tem um disco só sem raid e a chance do disco dar pau é de uma em um milhão quando você faz o raid ela dobra, pois são dois discos, ou seja 2 em um milhão mas que mesmo assim ainda é baixa, é questão de avaliar sse quer asumir este risco e ir em frente.

O que vale a pena falar é que com a queda dos preços dos SSDs a melhor coisa é comprar um! Não existe raid de hds mecânicos que será mais rápido que um SSD!

O chipset da placa é AMDSB850 / JMicron JMB361.
Já tenho aqui um hd de 1tb só para backup dos 2 x WD500GB que irá ficar com o RAID.
Obrigado pelo restante das informações
 
Pessoal, depois de algum trabalho e aprendizado, consegui montar o Raid 0 aqui no pc. Tive um problema mas resolvi. Quando coloquei o cd do Windows 8, na opção que pede para escolhermos em qual disco ou partição queremos instalar, formatar, excluir e etc, eu havia inventado de formatar e dae deu tudo errado e o Windows não queria instalar.
Voltei a Bios, exclui e refiz o raid e pronto. Deu certo.

Qual programa aconselham para testar o raid?
Grato
 
Pessoal, depois de algum trabalho e aprendizado, consegui montar o Raid 0 aqui no pc. Tive um problema mas resolvi. Quando coloquei o cd do Windows 8, na opção que pede para escolhermos em qual disco ou partição queremos instalar, formatar, excluir e etc, eu havia inventado de formatar e dae deu tudo errado e o Windows não queria instalar.
Voltei a Bios, exclui e refiz o raid e pronto. Deu certo.

Qual programa aconselham para testar o raid?
Grato
Crystal Disk Mark, ATTO benchmark, HD tune
Um bom para ir monitorando a saúde dos discos é o Crystal Disk Info

Para você comparar segue um teste que tem raid de SSD, HD e hds sem raid:

SSDBenchs20062013_zps699320ae.jpg
 
RAID 0 usando controladora onboard é uma grande estopada a meu ver. Se quer mais desempenho pra disco de SO é melhor comprar um SSD. A chance do controlador "sumir" com teu arranjo é grande, fora o fato básico de RAID0: Pifou um dos discos, adeus arranjo.

velocidade de transferencia de arkivos grandes eh literalmente o dobro, na media eh bem mais rapido que soh 1 hd sim.
 
Crystal Disk Mark, ATTO benchmark, HD tune
Um bom para ir monitorando a saúde dos discos é o Crystal Disk Info

Obrigado a você comparar segue um teste que tem raid de SSD, HD e hds sem raid:

http://i1228.photobucket.com/albums/ee460/MarcioTB/SSDBenchs20062013_zps699320ae.jpg

Obrigado Marco pelas dicas. Abs
------------
Amigos, voltando ao tópico....
Eu não havia particionado o HD, colocando o SO numa partição separada do restante dos arquivos.
Sempre optei assim justamente porque sempre salvei uma imagem da partição C:, pronta e com todos os programas que utilizo, para quando precisar formatar, restaurar a imagem com o Acronis True Image.
Só que agora complicou, pois todos os arquivos e pastas estão misturados, não tendo assim, como eu fazer uma imagem da partição rsrs.

Mas agora surgiu uma dúvida: a formatação/restauração de uma partição usando o Acronis True Image, funciona usando hds em RAID?
 
Voltando...

Instalei o CrystalDiskInfo para monitorar os hds, só que ele tá reconhecendo os hds que tenho no pc. Apenas um externo da Iomega.

Já fucei tudo no software e nada
 
Última edição:
Tenho 2 hds de 500GB que irei fazer RAID 0. Esses mesmos hds eu usava 1 para o SO, onde tinha uma partição de 40GB para o SO e outra para programas e etc. O outro hd de 500GB era o backup desse primeiro.

Com o RAID 0, posso deixar dessa mesma forma, ou seja, uma partição só para o SO ? Obrigado
Boa tarde. Não aconselho você a fazer isso não, primeiro que isso não vai te trazer vantagem nenhuma, segundo que a tecnologia RAID divide os dados pela quantidade de discos configurado nela, com escopo de acelerar o processo de leitura simultânea, ou seja, se você tem dois discos, cada arquivo é dividido por dois, metade no primeiro disco e outra metade no segundo, se você tem três discos físicos e divide os dados por três e assim por diante, conforme a quantidade de discos físicos. Aí você cria partições do sistema diferente em cima do RAID 0? Com tamanhos diferentes? Como vai ficar a divisão desses arquivos? Isso pode até anular o RAID 0 ou até danificar a partição RAID tornando o seu HD inacessível e todos o sistema e dados seus terem ido por ralo abaixo.
 
Só para você ter uma ideia de como funciona o RAID 0, se você faz o RAID com dois discos de capacidade de armazenamento diferentes, exemplo: um disco de 1 Tb e outro de 500 Gb, aí você faz o RAID 0 pensando que vai ter um partição de 1500 Gb, engana-se, o RAID 0 tem como base e começa a formatação pelo disco de menor capacidade, ou seja, começa pelos 500 Gb e formata o disco maior com a mesma capacidade do menor, aí você só terá somente 1 Tb ( 500 Gb no menor e 500 Gb no maior), os outros 500 Gb do maior ficam perdidos. Agora imagina fazem outras partições que não RAID em cima de tudo isso, por isso que ao fazer o RAID 0, e necessário observar três cuidados:
1) Ter duas unidades do mesmo modelo e fabricante.
2) Ter a mesma capacidade de armazenamento nas duas unidades.
3) O mais imprescindível as duas unidades ter a mesma velocidade de transmissão de dados.
 
Só para você ter uma ideia de como funciona o RAID 0, se você faz o RAID com dois discos de capacidade de armazenamento diferentes, exemplo: um disco de 1 Tb e outro de 500 Gb, aí você faz o RAID 0 pensando que vai ter um partição de 1500 Gb, engana-se, o RAID 0 tem como base e começa a formatação pelo disco de menor capacidade, ou seja, começa pelos 500 Gb e formata o disco maior com a mesma capacidade do menor, aí você só terá somente 1 Tb ( 500 Gb no menor e 500 Gb no maior), os outros 500 Gb do maior ficam perdidos. Agora imagina fazem outras partições que não RAID em cima de tudo isso, por isso que ao fazer o RAID 0, e necessário observar três cuidados:
1) Ter duas unidades do mesmo modelo e fabricante.
2) Ter a mesma capacidade de armazenamento nas duas unidades.
3) O mais imprescindível as duas unidades ter a mesma velocidade de transmissão de dados.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo