Raid 0 com ssd diferentes é possível?

Fdarze

Member
Registrado
Tenho um ssd antigo da samssung de 120gb e meu amigo vai ao EUA. Minha dúvida é se ele comprar um outro ssd samsung pra mim que não o mesmo modelo, se é possivel fazer raid 0. Obrigado!
 
Sim. Só ligue ele na mesma controladora da placa mãe.
 
É possivel fazer Raid0 com discos de fabricantes e modelos diferentes, contudo devem ser de mesmo TAMANHO!

:melior4:
 
É possivel fazer Raid0 com discos de fabricantes e modelos diferentes, contudo devem ser de mesmo TAMANHO!

:melior4:


Tirando o desperdício de espaço, também não existe problema em montar o Raid com discos de tamanhos diferentes.
 
Mas porque montar com tamanhos diferentes?

Muitas vezes acontece de você já ter um modelo específico e na hora de comprar não encontra outro igual... simples.
 
A razão pela qual ele precisa ser da mesma marca e modelo é que ele trará resultados melhor gerenciados, no entanto, pode ser de diferentes fabricantes, sem qualquer problema também. Esteja ciente de que se uma unidade for mais lenta que a outra, a configuração RAID será limitada pelo dispositivo mais lento ou se uma unidade for maior que a outro então a configuração RAID resultará limitada pela unidade menor. Assim, você pode fazê-lo com um SSD de 120 GB e 240 GB, mas só poderá usar os primeiros 120 Gigababytes da segunda unidade e o restante será desperdiçado, porque nunca será usado.
 
A razão pela qual ele precisa ser da mesma marca e modelo é que ele trará resultados melhor gerenciados, no entanto, pode ser de diferentes fabricantes, sem qualquer problema também. Esteja ciente de que se uma unidade for mais lenta que a outra, a configuração RAID será limitada pelo dispositivo mais lento ou se uma unidade for maior que a outro então a configuração RAID resultará limitada pela unidade menor. Assim, você pode fazê-lo com um SSD de 120 GB e 240 GB, mas só poderá usar os primeiros 120 Gigababytes da segunda unidade e o restante será desperdiçado, porque nunca será usado.

Brigadao pela resposta. Melhor então eu comprar outras duas.
 
Pode comprar outro de um fabricante diferente, isso não é um problema! Você apenas se certifica de que eles compartilham as mesmas especificações, tamanho e velocidade, é isso!
 
Em servidores não se usam modelos diferentes para fazer qualquer tipo de RAID.

E além do mais, RAID0 em SSD é um desperdício total... A velocidade vai aumentar, mas o dificil é você usar programas que utilizaram essa nova velocidade. E um SSD M2-PCI é mais rapido que RAID0 de SSD Sata.
 
Em servidores não se usam modelos diferentes para fazer qualquer tipo de RAID.

E além do mais, RAID0 em SSD é um desperdício total... A velocidade vai aumentar, mas o dificil é você usar programas que utilizaram essa nova velocidade. E um SSD M2-PCI é mais rapido que RAID0 de SSD Sata.

Isso sem dúvida! Existem muitos programas que não terão nenhum benefício das velocidades em que um RAID 0 chega, seria para tentar e ver se esse tipo de configuração é útil ou não. E em definitivo, sim! uma unidade que é PCIe será muito mais rápida... Por outro lado, eu entendo que em um data center é sempre sugerido usar discos idênticos do mesmo fabricante, o que faz muito sentido! Mas também há muitas pessoas que usam lotes diferentes para minimizar o risco de um lote defeituoso, então fazem isso por conta própria e compram de lotes ou marcas diferentes, esperando que as probabilidades de serem afetadas por algum defeito desconhecido os impactasse seriamente....
 
Tenho um ssd antigo da samssung de 120gb e meu amigo vai ao EUA. Minha dúvida é se ele comprar um outro ssd samsung pra mim que não o mesmo modelo, se é possivel fazer raid 0. Obrigado!
Em se tratando de RAID 0, necessário é você tomar certos cuidados:
1) É indispensável que ambas unidades ou mais, tenham a mesma capacidade de armazenamento, tenham a mesma velocidade de transmissão de dados e sejam do mesmo modelo e fabricante, isto porque fabricantes costumam otimizar diferentes firmware para suas controladora de dados. Com capacidade de armazenamento diferentes até que funciona, porém o RAID vai formatar a partição pela menor unidade e formatando a unidade maior com mesma capacidade da menor, o que vai proporcionar perda de capacidade na unidade maior. Diferentes velocidade de transmissão, nem pensar, isso pode travar as unidades corrompendo a partição RAID com possibilidade de perder uma ou ambas ou até outras unidades se houver mais de duas, isto porque a unidade de menor velocidade vai tentar subclocar a de maior velocidade e as duas trabalhando com velocidades diferentes certamente vai travar o seu sistema, e mesma coisa que você instalar um memória DDR 2133 MHz e outra DDR 3200 MHz no mesmo modulo Dual Channel, se sistema nem abre.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo