RAID 0 em apenas uma unidade.

Discorpio

Member
Registrado
Bom dia. Não sei se isso é possível, porém vou tentar fazer uma coisa insana. Comprei um SSD M.2 NVME WD Black de 1 Tb. Pretendo particioná-lo em duas unidades de 512 Gb cada, e depois instalar o RAID 0 nestas duas unidades, sei que isso pode até parecer que estou trocando seis por meia dúzia, porém a minha intenção é duplicar a velocidade do SSD, em apenas uma unidade ,confesso que estou receios e temeroso em danificar meu SSD, mesmo assim vou tentar, comentem aí o que vocês acham?
 
Isso vai impedir o seu SSD de fazer leituras e escritas sequenciais, o que vai tornar muito lento.

E de qualquer forma, o seu gargalo muito provavelmente está no CPU, o que vai tornar aumentar a largura de banda do SSD praticamente inútil.

Quer mais desempenho? Compre mais memória RAM, pra ter bastante cache, não precisa fazer mais nada, é só instalar mais RAM e o Windows faz o resto.
 
Bom dia. Não sei se isso é possível, porém vou tentar fazer uma coisa insana. Comprei um SSD M.2 NVME WD Black de 1 Tb. Pretendo particioná-lo em duas unidades de 512 Gb cada, e depois instalar o RAID 0 nestas duas unidades, sei que isso pode até parecer que estou trocando seis por meia dúzia, porém a minha intenção é duplicar a velocidade do SSD, em apenas uma unidade ,confesso que estou receios e temeroso em danificar meu SSD, mesmo assim vou tentar, comentem aí o que vocês acham?
Desculpa, mas a sua postagem não faz sentido.

Teoricamente, fazer um RAID 0 no mesmo disco não vai fazer a velocidade ser maior. Para ter o aumento de velocidade tem que ter pelo menos dois discos fisicamente existentes e conectados na placa mãe, não partições do mesmo disco.

RAID 0 (Striping)​

RAID-0.
No striping, ou distribuição, os dados são subdivididos em segmentos consecutivos (stripes, ou faixas) que são escritos sequencialmente através de cada um dos discos de um array, ou conjunto. Cada segmento tem um tamanho definido em blocos. A distribuição, ou striping, oferece melhor desempenho comparado a discos individuais, se o tamanho de cada segmento for ajustado de acordo com a aplicação que utilizará o conjunto, ou array.

Há problemas de confiabilidade e desempenho. RAID-0 não terá desempenho desejado com sistemas operacionais que não oferecem suporte a busca combinada de setores. Uma desvantagem desta organização é que a confiança se torna geometricamente pior. Um disco SLED com um tempo médio de vida de 20.000 horas será 4 vezes mais seguro do que 4 discos funcionando em paralelo com RAID 0 (admitindo-se que a capacidade de armazenamento somada dos quatro discos for igual ao do disco SLED). Como não existe redundância, não há confiabilidade neste tipo de organização.

Vantagens:

  • acesso rápido as informações
  • custo baixo para expansão de memória.
Desvantagens:

  • caso algum dos setores de algum dos HDs venha a apresentar perda de informações, o mesmo arquivo que está dividido entre os mesmos setores dos demais HDs não terão mais sentido existir, pois uma parte do arquivo foi corrompida, ou seja, caso algum disco falhe, não tem como recuperar;
  • não tem espelhamento;
  • não é usada paridade.

Vetor RAID 0 Linear​

É uma simples concatenação de partições para criar uma grande partição virtual.
Fonte:


O limite é de hardware: podendo ser a controladora, barramento do slot M2 e velocidade das NANDs.

Vai acabar apenas abrindo mão da integridade dos dados fazendo esse RAID (se conseguir).
 
Era isso que eu temia, na verdade nem cheguei a fazer por precaução. Seria realmente trocar seis por meia dúzia
 
Foi como a colega disse acima. Precisa usar 2 discos para fazer o Raid 0. Não basta ter 2 particições. Quanto a melhorar o desempenho do computador, nos informe a sua configuração.
 
Foi como a colega disse acima. Precisa usar 2 discos para fazer o Raid 0. Não basta ter 2 particições. Quanto a melhorar o desempenho do computador, nos informe a sua configuração.
Minha configuração: placa mãe Asus B450 Pro TUF Gaming, placa de Vídeo Asus Phoenix Radeon 580 com 4Gb GDDR 5, ela possui dois slots para SSD M.2 NVME ambos PCIex 3.0 x 4, o motivo da minha pergunta era se era possível fazer RAID 0 em apenas um disco particionado em dois, que eu iria colocar os dois SSD físicos ambos particionados e dois cada e tentar fazer o RAID 10, porém já percebi que não dá, então eu vou colocar os dois SSDs físicos e só fazer RAID 0 em ambos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ah. Processador Ryzen 7 3700x
 
Se as duas partições estão usando o mesmo slot, como isso aumentaria a velocidade? :oops:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo