• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Raid 0 em SSD vale a pena?

Vein182

Hungry Member
Registrado
Pessoal bom dia!

Atualmente tenho um SSD samsung EVO 850 de 120gb e um HD de 500gb.
Como estou fazendo um upgrade no PC comprei outro amsung EVO 850 mas de 240gb pois pretendia tirar o HD fora e deixar o PC apenas com SSD pois acho que HD deixa o pc mais lento (pode ser coisa da minha cabeça).
Minha dúvida é: Faço um raid 0 para unir os 2 SSD e deixo o HD de 500 para guardar meus arquivos como fotos etc. Ou coloco o SSD de 240gb para windows programas e jogos e o de 120gb para meus arquivos (já que uso bem pouco).??

Pensei em colocar o de 120 somente para o windows e instalar tudo no de 240gb mas é uma canseira ter que ficar mudando o local de instalação dos programas. Sem falar que quando formatar tem que apagar todas aquelas pastas com os arquivos.

E ae qual arranjo ficaria melhor?
 
Não é recomendado (e muitas vezes nem é possível) fazer Raid com discos de tamanho diferentes.

Eu uso um SSD de 240gb para S.O. e tralhas (office, adobe, programas, etc) e recentemente peguei um SSHD de 2TB para jogos, arquivos maiores e afins, ele substituiu um HD de mesmo tamanho.

Adicionalmente tenho outro HD de 1TB para backups do mais importante e o restante fica no NAS com 2 discos de 3TB em Raid-1.

Não acho nada incomodo trocar a localização do instalador dos programas, só tem que fazer uma vez mesmo. Em muitos (tipo Steam) já deixa configurado, basta setar na hora de baixar o jogo e depois é transparente.

Se vc acha que suas coisas cabem em 360gb de SSD (120+240gb) vai fundo, mas não em Raid. Também não custa nada configurar todos os cenários que vc imaginou e testar antes de escolher um em definitivo.
 
Não, você sacrifica o dobro da parte mais crítica do SSD que é o espaço e não ganha o dobro de performance, e a performance de um bom SSD é boa o bastante para a maioria dos casos.

A menos é claro que você queira o melhor do melhor e está pouco se lixando para bobagens que outros meros mortais se importam como custoxbenefício.
 
Se vc acha que suas coisas cabem em 360gb de SSD (120+240gb) vai fundo, mas não em Raid. Também não custa nada configurar todos os cenários que vc imaginou e testar antes de escolher um em definitivo.

Não, você sacrifica o dobro da parte mais crítica do SSD que é o espaço e não ganha o dobro de performance, e a performance de um bom SSD é boa o bastante para a maioria dos casos.

A menos é claro que você queira o melhor do melhor e está pouco se lixando para bobagens que outros meros mortais se importam como custoxbenefício.

O raid 0 seria mesmo apenas para unificar os ssd. Mas pelo que vi não vale a pena mesmo.
To achando que vou colocar então o de 120gb para o windows e programas (já que n uso muitos) e o de 240gb vai ficar para os jogos (steam que ocupam muito espaço) e meus arquivos pessoais. Ver se vendo o meu de 500gb e tiro uma graninha então.
 
Não, você sacrifica o dobro da parte mais crítica do SSD que é o espaço e não ganha o dobro de performance, e a performance de um bom SSD é boa o bastante para a maioria dos casos.

A menos é claro que você queira o melhor do melhor e está pouco se lixando para bobagens que outros meros mortais se importam como custoxbenefício.


Raid 0 não sacrifica espaço, ele SOMA os espaços. Ganha velocidade porque cada bit é gravado alternadamente ao mesmo tempo nos dois discos.
 
Raid 0 não sacrifica espaço, ele SOMA os espaços. Ganha velocidade porque cada bit é gravado alternadamente ao mesmo tempo nos dois discos.
Sempre ouvi dizer que você usava dois discos simultâneos, digamos 120GB, para criar um único disco de 120GB mas com melhora no desempenho porque a escrita era dividida entre os discos e feita ao mesmo tempo...

Se isso é incorreto então agradeço a correção.
 
Sempre ouvi dizer que você usava dois discos simultâneos, digamos 120GB, para criar um único disco de 120GB mas com melhora no desempenho porque a escrita era dividida entre os discos e feita ao mesmo tempo...

Se isso é incorreto então agradeço a correção.


Sem problemas. Ele soma porque digamos, um arquivo com 100mb por exemplo, 50mb ficam em um disco e 50mb no outro. O ganho está no fato que levará metade do tempo já que dois discos estão trabalhando ao mesmo tempo, grvando metade do arquivo, logo o tamanho do array é a soma dos dois discos. O Raid que utiliza espaço é o RAID-1, que grava o mesmo arquivo duplicadamente no outro disco, logo se vc tem 2 discos de 500gb, o Array será de 500gb porque os outros 500gb é só para replicação.
 
Sempre ouvi dizer que você usava dois discos simultâneos, digamos 120GB, para criar um único disco de 120GB mas com melhora no desempenho porque a escrita era dividida entre os discos e feita ao mesmo tempo...

Se isso é incorreto então agradeço a correção.
Como o @artfurt falou, essa descrição que você deu é do RAID-1 que basicamente consiste em espelhar os dados em ambos os discos. O objetivo é que caso um dos discos dê problema os dados estarão íntegros no outro disco.

Já o RAID-0 é o oposto disso, os dados são divididos entre ambos (ou mais) discos para agilizar acesso e velocidade de leitura/escrita, o contra é que basta um deles dar problema para corromper todo o arranjo, pois o outro disco terá apenas parte dos dados.

Talvez isso te ajude a entender melhor: https://pt.wikipedia.org/wiki/RAID

[]´s
 
O raid 0 seria mesmo apenas para unificar os ssd. Mas pelo que vi não vale a pena mesmo.
To achando que vou colocar então o de 120gb para o windows e programas (já que n uso muitos) e o de 240gb vai ficar para os jogos (steam que ocupam muito espaço) e meus arquivos pessoais. Ver se vendo o meu de 500gb e tiro uma graninha então.
RAID 0 ele soma a capacidade e aumenta a leitura dos arquivos, pois ele lerá mais rapidamente metade(cada HD ou SSD em RAID 0 tem uma fração de um arquivo) com isso a leitura será um pouco mais rápido do que se o arquivo estivesse em um único HD ou SSD.

Mas para usar com proveito o RAID 0, ambos os drive tem que ter a mesma capacidade, pois se ele tiverem capacidade diferente, a soma será feita pelo dispositivo de menor tamanho.

RAID 0 em dois HD ou SSD de 240GB, fará um disco de 480GB.

Agora se for dois SSD diferentes, um de 120GB e outro de 240GB, então ele vai USAR APENAS 120GB do SSD de 240, nisso ele fará um RAID 0 somando 2x 120GB totalizando 240GB em RAID.

O restante 120GB que ele não usou do SSD de 240 vai ficar inutilizado.

Agora RAID 01 (ou RAID 10) é quando ele soma os discos e usa o outro disco com o dobro de tamanho para backup, então para isso requer um HD ou SSD com a capacidade da soma dos dois disco que farão a soma, tipo, dois SSD de 120 e um SSD de 240.

Os dois de 120 vão se somar para fazer o RAID 0, e o SSD de 240 será o disco de backup desse RAID 0.

120 + 120 = 240 em RAID 0, e o SSD 240 terá sempre uma cópia de todos os arquivos que está nesse RAID 1.

0 é sempre a soma dos discos enquanto que 1 é sempre o fisco "clone" com os mesmos arquivos de um disco normal sem RAID 0 ou com ele.

Então no seu caso não vale a pena fazer RAID 0 já que você possui disco com capacidade diferentes, e caso faça vai inutilizar metade da capacidade do SSD de 240.
 
Última edição:
RAID 0 ele soma a capacidade e aumenta a leitura dos arquivos, pois ele lerá mais rapidamente metade(cada HD ou SSD em RAID 0 tem uma fração de um arquivo) com isso a leitura será um pouco mais rápido do que se o arquivo estivesse em um único HD ou SSD.

Mas para usar com proveito o RAID 0, ambos os drive tem que ter a mesma capacidade, pois se ele tiverem capacidade diferente, a soma será feita pelo dispositivo de menor tamanho.

RAID 0 em

dois HD ou SSD de 240GB, então o RAID 0 fará um disco de 480GB.

Agora se for dois SSD diferentes, um de 120GB e outro de 240GB, então ele vai USAR APENAS 120GB do SSD de 240, nisso ele fará um RAID 0 da soma de 2x 120GB, totalizando 240GB em RAID 0.

O restante 120GB que ele não usou do SSD de 240 vai ficar inutilizado.

Agora RAID 01 (ou RAID 10) é quando ele soma e faz um disco de backup, então para isso requer um HD ou SSD com a capacidade da soma dos dois disco que farão a soma, tipo, dois SSD de 120 e um SSD de 240.

Os dois de 120 vão se somar para fazer o RAID 0, e o SSD de 240 será o disco de backup desse RAID 0.

120 + 120 = 240 em RAID 0, e o SSD 240 terá sempre uma cópia de todos os arquivos que está nesse RAID.

Então no seu caso não vale a pena fazer RAID 0 já que você possui disco com capacidade diferentes, e caso faça vai inutilizar metade da capacidade do SSD de 240.

Muito boa explicação..vou fazer mesmo como tinha falado..colocar o de 120gb para o windows e programas (já que n uso muitos) e o de 240gb vai ficar para os jogos (steam que ocupam muito espaço) e meus arquivos pessoais. O Hd de 500 vou vender pra ajudar pagar o ssd de 240gb q comprei.
 
Revivendo esse tópico, se eu usar dois SSD de capacidade igual (120/120), mas com tempo de leitura e escrita diferentes (SSDs diferentes), ainda compensa fazer Raid 0?
 
Última edição:
Revivendo esse tópico, se eu usar dois SSD de capacidade igual (120/120), mas com tempo de leitira é escrita diferentes (SSDs diferentes), ainda compensa fazer Raid 0?
na minha opinião compensa sim, mas não no quesito performance, mas sim no quesito tamanho do drive
eu uso raid 0 pra criar um único drive maior, apesar dos meus 2 ssds serem iguais
o desempenho pode até ter aumentado, mas quando eu usava em single, já estava satisfeito, após fazer o raid 0, até nem senti muito
uma desvantagem do raid 0 aqui no meu caso na minha placa mãe, é que tem um momento de "check up" na bios quando liga
é verificado a saúde dos SSDs toda vez que liga o PC, fica uns 5 segundos até ir pra tela de boot realmente, são 5 segundos a mais
 
na minha opinião compensa sim, mas não no quesito performance, mas sim no quesito tamanho do drive
eu uso raid 0 pra criar um único drive maior, apesar dos meus 2 ssds serem iguais
o desempenho pode até ter aumentado, mas quando eu usava em single, já estava satisfeito, após fazer o raid 0, até nem senti muito
uma desvantagem do raid 0 aqui no meu caso na minha placa mãe, é que tem um momento de "check up" na bios quando liga
é verificado a saúde dos SSDs toda vez que liga o PC, fica uns 5 segundos até ir pra tela de boot realmente, são 5 segundos a mais
Obrigado pela a opinião. Olha, eu tenho um Samsung Evo 850 de 120GB ( 540MB Leitura e quase 520MB de Escrita) e tive a oportunidade de pegar um SSD de 120GB mais modesto um pouco(De entrada 500MB Leitura e 350MB escrita)por um bom preço. Como formatei meu PC bem recentemente e o SSD ta quase chegando e tenho backup de todos os meus arquivos em HD, pensei em considerar o Raid 0 para colocar o sistema operacional e jogos que eu tiver jogando no momento e reformatar assim mais uma vez. Nunca tive experiência com Raid, agora que peguei para estudar a fundo devido a situação. Bem, já tenho tudo esclarecido para preparar o sistema, e sua opinião meu convenceu. Eu devo ter um sistema com uma taxa de leitura e escrita mais alta e com a mesma capacidade de armazenamento, nunca custa tentar. Irei fazer. :)
 
Obrigado pela a opinião. Olha, eu tenho um Samsung Evo 850 de 120GB ( 540MB Leitura e quase 520MB de Escrita) e tive a oportunidade de pegar um SSD de 120GB mais modesto um pouco(De entrada 500MB Leitura e 350MB escrita)por um bom preço. Como formatei meu PC bem recentemente e o SSD ta quase chegando e tenho backup de todos os meus arquivos em HD, pensei em considerar o Raid 0 para colocar o sistema operacional e jogos que eu tiver jogando no momento e reformatar assim mais uma vez. Nunca tive experiência com Raid, agora que peguei para estudar a fundo devido a situação. Bem, já tenho tudo esclarecido para preparar o sistema, e sua opinião meu convenceu. Eu devo ter um sistema com uma taxa de leitura e escrita mais alta e com a mesma capacidade de armazenamento, nunca custa tentar. Irei fazer. :)
eu não consegui achar benchmark do SSD em single, mas tive esse resultado no raid
não sou entusiasta com essas coisas nem nada, mas na prática está excelente
ksVftiWBi2iITiodOPqXqVoj_dotRgr5JmlLvxMpX4p-MczxHDRVp4xW6TVHh0Hc21-FEk1yy9zNkN17EJ013BaujN4qUUFE2Z5FvqhbXk3kMNxm-gF01WxWxt-iNLk15IkT2-0JeJG134FKKrsko0bIPq_rzg1ygRaQkPaHyL1ty3q0wBoqr8TOXQQ_qigtd58ijuxJtNQ-UjuVA4N4U2zEWOwyQKNnqdBpP6_jsqDR9o_LOAhOVtlVQYclvKea1cJqA7aIVWmetN4xBDkTCAtc106GThBIZyaQP0wLVCUNu3tFAdKuhTuWjY_Q2IcIcccdCt0qgCX3SgVFyc7hcVeSvT0UHZ_fyJCS_5t6XDNzkv-O1N22qYL81vf7IjM1PnZ1a2_NKm0v1GcTbM8NeHIfKm7daguCB1sa5CuwoNx2-f8-04DVEXB8DGtUp2aoh7Du1c1-RSurRlExZydkdF5zntnhjkrqDth9HiqJ4fWxC6Bx8JRjYQHkRsM8xLwPJBJiEbMVFdN16pNNFTLRg8omP4UIn0BztOMVy5DlpHOY05SsBKLM70OYCq4QmujI9ItKc9L9pd9aU2KWXDegbHPYWdGJ0HElRw6KKK8=w620-h635-no
 
eu não consegui achar benchmark do SSD em single, mas tive esse resultado no raid
não sou entusiasta com essas coisas nem nada, mas na prática está excelente
ksVftiWBi2iITiodOPqXqVoj_dotRgr5JmlLvxMpX4p-MczxHDRVp4xW6TVHh0Hc21-FEk1yy9zNkN17EJ013BaujN4qUUFE2Z5FvqhbXk3kMNxm-gF01WxWxt-iNLk15IkT2-0JeJG134FKKrsko0bIPq_rzg1ygRaQkPaHyL1ty3q0wBoqr8TOXQQ_qigtd58ijuxJtNQ-UjuVA4N4U2zEWOwyQKNnqdBpP6_jsqDR9o_LOAhOVtlVQYclvKea1cJqA7aIVWmetN4xBDkTCAtc106GThBIZyaQP0wLVCUNu3tFAdKuhTuWjY_Q2IcIcccdCt0qgCX3SgVFyc7hcVeSvT0UHZ_fyJCS_5t6XDNzkv-O1N22qYL81vf7IjM1PnZ1a2_NKm0v1GcTbM8NeHIfKm7daguCB1sa5CuwoNx2-f8-04DVEXB8DGtUp2aoh7Du1c1-RSurRlExZydkdF5zntnhjkrqDth9HiqJ4fWxC6Bx8JRjYQHkRsM8xLwPJBJiEbMVFdN16pNNFTLRg8omP4UIn0BztOMVy5DlpHOY05SsBKLM70OYCq4QmujI9ItKc9L9pd9aU2KWXDegbHPYWdGJ0HElRw6KKK8=w620-h635-no
Assim que eu fizer a instalação do sistema em Raid, irei trazer um comparativo e impressões. O seu resultado ficou show. :)
 
Raid 0 dobra o risco de panes e o ganho é praticamente no sequencial onde qualquer SSD moderno já é muito bom.
Recomendo pensar em SSD NVM-E se quiser mais velocidade.
 
Assim que eu fizer a instalação do sistema em Raid, irei trazer um comparativo e impressões. O seu resultado ficou show. :)
Aqui está o meu resultado:



Impressões: Sistema funciona normal, sem nenhum problema, não notei piora, mas também não senti benefícios.

Ponto negativo: No Raid, apesar do ganho expressivo na leitura e escrita, o SSD pior acabou limitado na perfomance do pior em alguns aspectos.

Ponto positivo: Organização de armazenamento, ganho de perfomance como um todo.


Ponto reflexivo: Um Raid de dois SSD iguais deve ficar estupendo já que um pior não reduziria a perfomance em alguns pontos.

Gostei do resultado no fim.
 
Raid 0 dobra o risco de panes e o ganho é praticamente no sequencial onde qualquer SSD moderno já é muito bom.
Recomendo pensar em SSD NVM-E se quiser mais velocidade.
Eu acabei fazendo o Raid mais pela a oportunidade e para testar, mas se eu notar problemas, irei voltar ao método comum.
O SSD NVM-E é bem caro agora. :/
 
Última edição:
Aqui está o meu resultado:



Impressões: Sistema funciona normal, sem nenhum problema, não notei piora, mas também não senti benefícios.

Ponto negativo: No Raid, apesar do ganho expressivo na leitura e escrita, o SSD pior acabou limitado na perfomance do pior em alguns aspectos.

Ponto positivo: Organização de armazenamento, ganho de perfomance como um todo.


Ponto reflexivo: Um Raid de dois SSD iguais deve ficar estupendo já que um pior não reduziria a perfomance em alguns pontos.

Gostei do resultado no fim.
 

Eu acabei fazendo o Raid mais pela a oportunidade e para testar, mas se eu notar problemas, irei voltar ao método comum.
O SSD NVM-E é bem caro agora. :/

Uma das coisas que você tem que levar em conta é que SSDs, por ter memórias flash, possui um tempo de vida útil medido pela quantidade de escrita que você realiza por dia, esse tempo é medido por um unidade chamada TBW (Total Bytes of Writing), que deve se informado pelo fabricante, além da garantia, quando o SSD atinge o TBW ele para de funcionar. Essa conta é feita assim: TBW x 1000 / 365 x anos de garantia, aí você terá um valor de quantidade limitada de escrita por dia, mas não se preocupe, pois o resultado as vezes é um valor muito grande, chegando até 770 GB por dia escrevendo arquivos no SSDs. Por isso a minha recomendação é que mesmo com Raid 0, que além de ganhar performance, vai dividir a quantidade de escrita para cada SSD, é destinei os SSDs somente para arquivos do sistema, que uma vez instalado e salvo, você não vai ficar constantemente salvando arquivos nele.
 
Uma das coisas que você tem que levar em conta é que SSDs, por ter memórias flash, possui um tempo de vida útil medido pela quantidade de escrita que você realiza por dia, esse tempo é medido por um unidade chamada TBW (Total Bytes of Writing), que deve se informado pelo fabricante, além da garantia, quando o SSD atinge o TBW ele para de funcionar. Essa conta é feita assim: TBW x 1000 / 365 x anos de garantia, aí você terá um valor de quantidade limitada de escrita por dia, mas não se preocupe, pois o resultado as vezes é um valor muito grande, chegando até 770 GB por dia escrevendo arquivos no SSDs. Por isso a minha recomendação é que mesmo com Raid 0, que além de ganhar performance, vai dividir a quantidade de escrita para cada SSD, é destinei os SSDs somente para arquivos do sistema, que uma vez instalado e salvo, você não vai ficar constantemente salvando arquivos nele.

Não necessariamente. Existem alguns testes de resistência feitos com SSDs de modelos diferentes e na maioria deles os discos funcionaram até além das capacidades especificadas, como esse Samsung 850 Pro que suportou 60x o valor rotulado:



O valor estipulado como TBW (Terabytes/Total Bytes Written) é usado como garantia do mínimo esperado de resistência, não o máximo. Há outras variáveis que entram na conta, como respeitar os limites de DWPD (Diskful Writes Per Day), evitando assim que as células do disco degradem antes do normal devido ao reuso constante das mesmas e a eventual amplificação de escrita; temperatura e variações na alimentação, etc.
 
Use seu hd de 500Gb para backup inclusive para os jogos grandes da steam ai não presisa ficar baixando eles novamente.
 
Estou montando um novo PC para mim (após 4 anos com o mesmo PC) e a placa mãe possui slot M.2 e 4 slots para armazenamento. Estava pensando em colocar o windows num SSD M.2 NVME de 240Gb e colocar 2 SSD (sem ser M.2) de 240Gb em Raid 0 para os outros arquivos, o que vcs acham? vale a pena?
 
Pessoal bom dia!

Atualmente tenho um SSD samsung EVO 850 de 120gb e um HD de 500gb.
Como estou fazendo um upgrade no PC comprei outro amsung EVO 850 mas de 240gb pois pretendia tirar o HD fora e deixar o PC apenas com SSD pois acho que HD deixa o pc mais lento (pode ser coisa da minha cabeça).
Minha dúvida é: Faço um raid 0 para unir os 2 SSD e deixo o HD de 500 para guardar meus arquivos como fotos etc. Ou coloco o SSD de 240gb para windows programas e jogos e o de 120gb para meus arquivos (já que uso bem pouco).??

Pensei em colocar o de 120 somente para o windows e instalar tudo no de 240gb mas é uma canseira ter que ficar mudando o local de instalação dos programas. Sem falar que quando formatar tem que apagar todas aquelas pastas com os arquivos.

E ae qual arranjo ficaria melhor?

Cara, as pessoas esquecem que o máximo de capacidade que a tecnologia RAID oferece são justamente os SSD's, todos possuem RAID nativos em suas controladoras, então vá e faça o RAID 0, não se preocupe com capacidade nem com gargalos, gargalos só com discos rígidos que não podem aproveitar as benesses que uma RAID oferece, só atente que ambos os discos precisam estar no mesmo barramento(SATA-3GBS/SATA-6GBS), senão vai ter perda de desempenho sim.
A única ressalva que te faço, é que você tenha um No-break, pois falta de luz pode ferrar bastante e você não ter como fazer o backup dos arquivos, ou ainda no pior dos casos, perder um dos discos e ver o RAID virar cinzas...
Tenha em mente sempre manter um disco HDD em Backup em formato NTFS e EXT "X" pra você realizar backups de tempos em tempos.
É uma pena que tenha tão pouco material sobre o assunto na rede, mas segue esse exemplo.

 
Última edição:
Eu uso 2x ssd nvme @raid0 e não notei diferença em perfomance (tempo de boot do windows) no "olhometro" de quando usava um só ssd nvme e até de quando usava um ssd convencional.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo