Raid 0 SSD M.2 é possivel ?

phpxtitan

Member
Registrado
Beleza pessoal, é o seguinte, eu sei que é exagero e tudo mais pensar em raid 0 de ssd m2.
Porem eu sou muito entusiasta e gostaria de saber se é possivel fazer raid 0 de por exemplo;
SSD M.2 samsung 950 pro ou SSD Kingston HyperX Predator, se possivel como eu faria isso, qual a placa mãe,
estou querendo fazer, mas ainda não tenho informações suficiente.
abçs.
 
Que coisa, olha só eu tenho uma gigabyte x99 ud3p será que consigo fazer nela?
 
Que coisa, olha só eu tenho uma gigabyte x99 ud3p será que consigo fazer nela?


Olá phpxtitan,

Com relação a todas as mobos X99 a primeira coisa que podemos afirmar é que nenhuma delas permite a realização de um raid0 bootável (raid que contém o sistema operacional do sistema) com drives M.2, ou mais abrangentemente, com nenhum drive NVMe!!

Isso só é possível com os chipsets da família Z170.

Entretanto, é possível fazer um raid0, não bootável, via software, para placas X99 com drives M.2, a partir do sist. oper. instalado em um outro drive, usando os drives M.2 com adaptadores para PCIe ou usando drives NVMe nativos para PCIe (por ex. o Intel SSD750 ou os da série DC P3XXX).

Não conheço muito bem as mobos X99 da Gigabyte, mas dando uma olhada no manual dela, é quase certo que ela tem somente um socket M.2 para drive de armazenamento, sendo o outro socket M.2 para WI-FI, e não para drive de armazenamento, de modos que por ai provavelmente não seja possível montar um raid0 (não bootável).

Sem dúvida, para montar um raid0 bootável de SSD’s M.2 (ou genericamente de drives NVMe) o mais seguro e garantido é usar uma placa mãe da série Skylake, após verificar detalhadamente as suas características.

Digo isso, porque como o Snayperskaya falou, mesmo sendo Skylake algumas mobos não tem suporte para o raid, por exemplo, a ROG Maximus VIII Hero não tem suporte para o raid com drives NVMe; sei disso por experiência própria...:mad:

E como o amigo Luan indicou, no link estão mais detalhados esses vários pontos, e eles ainda continuam valendo hoje, apesar da recusa, na época, de alguns em aceitar por falta de conhecimento...

[]’s
 
Pessoal, bom dia.

Estou com uma placa mãe Gigabyte GA-Z170XP e gostaria de saber se com ela dá pra fazer RAID com um SSD M2 (Samsung 960 EVO - 512GB) com um SSD Sata 3 (Kingston A400 - 480GB).

Grato,
Pedro Lima.
 
Última edição:
quero fazer raid em m2. sera que consigo.. minha placa servidor nao tem m2 entao vou ter que comprar adaptador

o que acha desse material

quero fazer raid 0 com 4 ssd de 512gb.. total 2tb

ASUS Hyper M.2 x16 PCIe 3.0 x4 Expansion Card V2 supports 4 NVMe M.2 (2242/2260/2280/22110) up to 128 Gbps for Intel VROC and AMD Ryzen Threadripper NVMe RAID
65
https://www.newegg.com/asus-model-hyper-m-2-x16-card-v2-pci-express-to-4-x-m-2/p/N82E16815293043?Description=m.2 pcie adapter&cm_re=m.2_pcie_adapter-_-15-293-043-_-Product

Q-04
HP EX950 M.2 2280 512GB PCle Gen3 x4, NVMe1.3 3D NAND Internal Solid State Drive (SSD) 5MS22AA#ABC

75
https://www.newegg.com/hp-ex950-512gb/p/N82E16820326205

aqui video




 
Última edição:
Beleza pessoal, é o seguinte, eu sei que é exagero e tudo mais pensar em raid 0 de ssd m2.
Porem eu sou muito entusiasta e gostaria de saber se é possivel fazer raid 0 de por exemplo;
SSD M.2 samsung 950 pro ou SSD Kingston HyperX Predator, se possivel como eu faria isso, qual a placa mãe,
estou querendo fazer, mas ainda não tenho informações suficiente.
abçs.
Boa noite. Em se tratando de RAID 0, necessário é você tomar certos cuidados:
1) É indispensável que ambas unidades ou mais, tenham a mesma capacidade de armazenamento, tenham a mesma velocidade de transmissão de dados e sejam do mesmo modelo e fabricante, isto porque fabricantes costumam otimizar diferentes firmware para suas controladora de dados, com capacidade de armazenamento diferentes até que funciona, porém o RAID vai formatar a partição pela menor unidade e formatando a unidade maior com mesma capacidade da menor, o que vai proporcionar perda de capacidade na unidade maior. Diferentes velocidade de transmissão, nem pensar, isso pode travar as unidades corrompendo a participação RAID com possibilidade de perder uma ou ambas ou até outras unidades se houver mais de duas.
 
2) Outra observação importante, caso você tenha duas unidades SSD M.2 NVME com todas as especificações casadinhos que citei acima, porém também onde você instalar na sua placa mãe, isto porque, neste caso, é somente você verificar a velocidade de transmissão. Supondo que sua placa mãe tenha dois slot para SSD
M.2 NVME, os dois slots tem a mesma velocidade? Possivelmente. Entretanto, caso a sua placa mãe só tenha um slot para SSD M.2 NVME, aí que mora o perigo, certamente vai precisar que faz a mesma transferência da unidade SSD, mas onde esperar na placa mãe, de preferência no slot PCIEX de mesma transferência ou maior, e se caso você tenha uma placa de vídeo espetada no slot PCIEX 3.0 X16 e lhe resta o slot PCIEX 2.0 X 4
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

2) Outra observação importante, caso você tenha duas unidades SSD M.2 NVME com todas as especificações casadinhos que citei acima, porém também onde você instalar na sua placa mãe, isto porque, neste caso, é somente você verificar a velocidade de transmissão. Supondo que sua placa mãe tenha dois slot para SSD
M.2 NVME, os dois slots tem a mesma velocidade de ambos SSD? Possivelmente. Entretanto, caso a sua placa mãe só tenha um slot para SSD M.2 NVME, aí que mora o perigo, certamente vai precisar de um adaptador que faz a mesma transferência da unidade SSD, mas onde espetar na placa mãe, de preferência no slot PCIEX de mesma transferência ou maior, e se caso você tenha uma placa de vídeo espetada no slot PCIEX 3.0 X16 e lhe resta o slot PCIEX 2.0 X 4, neste caso, nem pensar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Analise a situação se vale a pena fazer o RAID.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo