RAID 0 - SSD M.2 & SSD SATA

Deve dar.. Olha no manual da bios da sua mobo pra ter certeza, mas esse m2 é tão lento assim, igual um sata convencional, pra compensar fazer isso?
 
Deve dar.. Olha no manual da bios da sua mobo pra ter certeza, mas esse m2 é tão lento assim, igual um sata convencional, pra compensar fazer isso?
Cara, sendo sincero a perfomance dele é excelente, mas eu queria aumentar seu armazenamento, sinceramente não sei se é a melhor opção fazer raid
 
Eu já fiz, mas no caso, os dois eram do tipo m2 nvme, mas a diferença de performance não é perceptível a olho nu. Mas me incomodou o fato do raid fazer perder a leitura do sensor de temperatura.
No momento, optei por deixar separado mesmo, deixei um pro sistema e demais programas, e o outro somente pra games. Assim tenho achado melhor.
 
Eu já fiz, mas no caso, os dois eram do tipo m2 nvme, mas a diferença de performance não é perceptível a olho nu. Mas me incomodou o fato do raid fazer perder a leitura do sensor de temperatura.
No momento, optei por deixar separado mesmo, deixei um pro sistema e demais programas, e o outro somente pra games. Assim tenho achado melhor.
Entendi, eu andei pensando melhor, eu vou deixar separado mesmo. No meu caso eu irei instalar o Ubuntu, irei pegar um HD, e utilizar ele como HD externo, quando for precisar utilizar o ubuntu, só plugo o HD
 
Fala ai galera, preciso de uma ajuda, eu tenho um SSD M.2 Kingston. Se eu comprar um SSD A400 (conectado via cabo SATA) de 240GB também, eu posso fazer RAID 0 entre eles?
Minha placa mãe é uma B450M Gaming Gigabyte.

Valeu Bom dia, isso depende, se seu SSD M.2 também for SATA, possa ser que vai até rolar, isto se ambos rodarem na mesma velocidade de transmissão de dados, o que acho difícil, porém não recomendo nem tentar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Em se tratando de RAID 0, necessário é você tomar certos cuidados:
1) É indispensável que ambas unidades ou mais, tenham a mesma capacidade de armazenamento, tenham a mesma velocidade de transmissão de dados e sejam do mesmo modelo e fabricante, isto porque fabricantes costumam otimizar diferentes firmware para
suas controladora de dados, com capacidade de armazenamento diferentes até que funciona, porém o RAID vai formatar a partição pela menor unidade e formatando a unidade maior com mesma capacidade da menor, o que vai proporcionar perda de capacidade na unidade maior. Diferentes velocidade de transmissão, nem pensar, isso pode travar as unidades corrompendo a participação RAID com possibilidade de perder uma ou ambas ou até outras unidades se houver mais de duas
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

isto porque a unidade de menor velocidade vai tentar subclocar a de maior velocidade e as duas trabalhando com velocidades diferentes certamente vai travar o seu sistema, e mesma coisa que você instalar um memória DDR 2133 MHz e outra DDR 3200 MHz no mesmo modulo Dual Channel, seu sistema nem abre.

2) Outra observação importante, caso você tenha duas unidades SSD M.2 NVME com todas as especificações casadinhas que citei acima, porém também onde você vai instalar na sua placa mãe? Isto porque, neste caso, é somente você verificar a velocidade de transmissão dos slots da placa mãe. Supondo que sua placa mãe tenha dois slot para SSD M.2 NVME, os dois slots tem a mesma velocidade? Possivelmente. Entretanto, caso a sua placa mãe só tenha um slot para SSD M.2 NVME, aí que mora o perigo, certamente vai precisar de adaptador com mesma transferência da unidade SSD, mas onde espetar na placa mãe? de preferência no slot PCIEX de mesma transferência ou maior, e se caso você tenha uma placa de vídeo espetada no slot PCIEX 3.0 X16 e lhe resta o slot PCIEX 2.0 X 4? Nesse caso é melhor esquecer o RAID 0.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Outra coisa que esqueci de explicar, ao usar adaptador com SSD M.2 SATA, você tem verificar se a porta PCIEX da sua placa mãe também tenha um canal de transmissão com portas SATA. Isto porque adaptadores de SSD são construídos para utilizarem slots PCIEX.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo