Raid o - Decepção

mas eu também já usei hd's samsung e ficou na mesma !

A BIOS da placa mae esta na ultima versao?

Só se o problema for essa placa da ECS, pois cheguei a usar o RAID 0 na M3A78-EM e nao lembro de lentidao no carregamento dos jogos, era tudo mais rapido!

O unico problema que tive e que foi o fator que levou eu a desmanchar o RAID era que a BIOS da M3A78-EM insistia em mudar a ordem de boot dos harddisk quando eu esquecia algum dispositivo de armazenamento USB (pendrive, HD externo) e eu esquecia todo dia :slap: , ai ficou inviavel!
 
A BIOS da placa mae esta na ultima versao?

Só se o problema for essa placa da ECS, pois cheguei a usar o RAID 0 na M3A78-EM e nao lembro de lentidao no carregamento dos jogos, era tudo mais rapido!

O unico problema que tive e que foi o fator que levou eu a desmanchar o RAID era que a BIOS da M3A78-EM insistia em mudar a ordem de boot dos harddisk quando eu esquecia algum dispositivo de armazenamento USB (pendrive, HD externo) e eu esquecia todo dia :slap: , ai ficou inviavel!

então cara a chance de ser a placa é boa também. mas prefiro não atualizar a bios, já que mês que vem pretendo vende-la, então melhor não arriscar. provavelmente comprarei uma placa mãe asus com sata 6gb. ecs até que é uma boa marca, mas a bios das placas são horriveis overclock nela é quase impossivel.

também tenho esse problema com pen drivers e drivers externos, quando tem alguma coisa conectada o pc da boot mas não carrega o SO. provavelmente bug da bios.
 
1- pode ser algum problema de BIOS , atualizar seria uma boa opção, eu tenho uma placa identica à sua e atualizei minha bios sem problemas
2- pode ser a controladora AHCI que nao está fazendo o serviço direito

uma vez eu tentei usar os drivers AHCI da AMD aqui e eles tiveram baixo desempenho em relação aos drivers do windows então deixei o AHCI do windows mesmo.

Seria interessante conseguir 2 HDs de outra marca e tentar fazer raid neles plugados na sua placa mãe , assim poderia saber se o problema está realmente na placa , ou entao você poderia levar os seus HDs na casa de algum amigo e tentar com a placa mãe do pc dele pra testar.
 
pra fazer raid sem gastar dinheiro é melhor usar os hds da seagate mesmo....
depois disso se quiser melhor só se for western digital raptor ou algum ssd, se for raid 0 melhora ainda mais.
ai nem precisa dizer que vai se gastar no minimo R$ 700,00 para hd de baixa capacidade
 
Ate hoje não me dicidir qual pegar para raid0
Seagate 7200.12 ou o WD caviar blue
 
A BIOS da placa mae esta na ultima versao?

Só se o problema for essa placa da ECS, pois cheguei a usar o RAID 0 na M3A78-EM e nao lembro de lentidao no carregamento dos jogos, era tudo mais rapido!

O unico problema que tive e que foi o fator que levou eu a desmanchar o RAID era que a BIOS da M3A78-EM insistia em mudar a ordem de boot dos harddisk quando eu esquecia algum dispositivo de armazenamento USB (pendrive, HD externo) e eu esquecia todo dia :slap: , ai ficou inviavel!

então cara a chance de ser a placa é boa também. mas prefiro não atualizar a bios, já que mês que vem pretendo vende-la, então melhor não arriscar. provavelmente comprarei uma placa mãe asus com sata 6gb. ecs até que é uma boa marca, mas a bios das placas são horriveis overclock nela é quase impossivel.

também tenho esse problema com pen drivers e drivers externos, quando tem alguma coisa conectada o pc da boot mas não carrega o SO. provavelmente bug da bios.

Vi os posts agora. Eu tbm tenho esse problema com a mudança na seqüência de boot. Realmente, não há nenhuma solução? :cry:

Quanto à atualização de BIOS, hoje é um processo tão rápido e automatizado que o risco chega a ser menor do que na época que a coisa toda tinha de ser feita no DOS por disquetes. Eu atualizaria numa boa, só tomando o cuidado de desativar antivírus e/ou qualquer outra coisa que possa atrapalhar durante o update. ;)


Abçs

Ate hoje não me dicidir qual pegar para raid0
Seagate 7200.12 ou o WD caviar blue

Se eu estivesse comprando numa loja e houvesse os dois, optaria pelo mais barato - ambos são excelentes HD's. Particularmente, ficaria com o Seagate.


Abçs
 
Última edição:
Vi os posts agora. Eu tbm tenho esse problema com a mudança na seqüência de boot. Realmente, não há nenhuma solução? :cry:

Quanto à atualização de BIOS, hoje é um processo tão rápido e automatizado que o risco chega a ser menor do que na época que a coisa toda tinha de ser feita no DOS por disquetes. Eu atualizaria numa boa, só tomando o cuidado de desativar antivírus e/ou qualquer outra coisa que possa atrapalhar durante o update. ;)


Abçs



Se eu estivesse comprando numa loja e houvesse os dois, optaria pelo mais barato - ambos são excelentes HD's. Pessoalmente, ficaria com o Seagate.


Abçs

Problema eh q ambos tão msm preço heheheheheh
 
Vi os posts agora. Eu tbm tenho esse problema com a mudança na seqüência de boot. Realmente, não há nenhuma solução? :cry:

Abçs

Entao, ja reclamei na ASUS mas até desisti!! Tem um paleativo, desabilitar o USB legacy, mas ai me ferra, pois tinha dual boot e o teclado USB nao rolava :(

Achava que o problema era a Asus M3A78-EM, mas pelo visto é o tal RAID da AMD/ATi que é o problema!

quando voce seta SATA/AHCI na bios, o responsavel pelo HDs Sata é a BIOS da placa, ela gerencia e reconhece os HDs

quando voce seta RAID na bios, aparece aquela outra bios ROM Raid, onde voce monta o RAID, ela é a responsavel pelo reconhecimento dos HDs, a BIOS fica sem o suporta para tal!

O problema é que a BIOS sempre carrega primeiro que o ROM Raid, e quando ela carrega ela detecta todos dispositivos menos os HDs, entao ela atualiza a ordem de boot :( !

cheguei a dar sugestoes a ASUS, como colocar uma opçao para desativar o reconhecimento de HDD USB (deixando somente teclado e mouse) ou mesmo de reconhecer os dispositivos USB apos o ROM Raid ter sido carregado, mas o suporte sempre fica dizendo que repassou e que é para esperar, esperar e esperar!

Acho q nao sao eles que fizeram essa kgda, algo deve vir pronto ja da AMD/ATi, senao a unica placa afetada seria as Asus :(
 
Última edição:
Só lembrando que eu tenho uma ECS (GF8200A) e o problema é o mesmo. Deve ser alguma limitação da BIOS, não sei... Mas o problema é o mesmo.

Quando eu deixo algo plugado (pen/gaveta externa), já ligo o micro pressionando F11, abre o menu de boot e inicio pelo HD onde esta instalado o Windows. rsrs Estou rindo e até parece um problema bobo, mas enche o saco mesmo... :(


Abçs
 
Amigos,

Montei um Raid 0 com 2 HDs 500GB Sata II 16 MB Caviar Blue WD500AAKS WESTERN DIGITAL...
O Raid foi montado com Stripes de 128kb...
Windows 7...
Instalei aquele programa da Intel pra Raid... Ativei o cache de reescrita...
Olhem a imagem:

16novembro20101149.png


Está bom assim ou tem algo errado?
O que mais achei estranho, além da velocidade baixa, foi o uso de CPU... Não está alto?
 
Eu achei bom. :) Só um Seagate ST3500418AS (exemplo apenas), o minimo fica em ~ 46.
Vc notou melhoras só usando, abrindo programas, carregando arquivos?

Uso da CPU me parece dentro do normal tbm...


Abçs
 
Eu achei bom. :) Só um Seagate ST3500418AS (exemplo apenas), o minimo fica em ~ 46.
Vc notou melhoras só usando, abrindo programas, carregando arquivos?

Uso da CPU me parece dentro do normal tbm...


Abçs

Amigo, obrigado pela resposta.

Não percebi melhoras... Como a instalação é nova ainda não instalei muitos programas. Mas instalei o jogo The Sims 3 e suas Expansões para a minha esposa... Mas não percebi melhoras nos loadings da vida...

E como comparei com vários testes dos colegas aqui no fórum vi que o meu está um pouco abaixo... Vi testes em que o Avegere estava em cerca de 200MB/s... E o uso de CPU ficava em -1%... Mas a versão do HD Tune era diferente...

Levando todos estes comparativos fiquei com a impressão que não está legal...
 
Melhor que o meu aqui esta... rs

Um teste legal é usar um HD apenas, instalar alguns programas, abrir alguns arquivos e depois comparar com o RAID0 feito. Muita gente abandonou o RAID justamente por não "sentir"/ver/perceber melhoras, mesmo benchs acusando alguma melhora.


Abçs
 
Melhor que o meu aqui esta... rs

Um teste legal é usar um HD apenas, instalar alguns programas, abrir alguns arquivos e depois comparar com o RAID0 feito. Muita gente abandonou o RAID justamente por não "sentir"/ver/perceber melhoras, mesmo benchs acusando alguma melhora.


Abçs

Então nem vou esquentar muito a cabeça... Ano que vem vejo se consigo comprar um SSD...
 
eu ainda estou na duvida se pego raid0 de seagate 7200.12 500GB, raid0 de wd caviar blue 500Gb ou um HD de 1TB.

Aproveitando, sera q vale a pena por o WD caviar black de 1TB sata 3 em mobo sata2?
 
eu ainda estou na duvida se pego raid0 de seagate 7200.12 500GB, raid0 de wd caviar blue 500Gb ou um HD de 1TB.

Aproveitando, sera q vale a pena por o WD caviar black de 1TB sata 3 em mobo sata2?

Raid 0 eu não senti muita diferença... Arrependi... Poderia ter pego um HD de 1,5TB...

Sobre usar HD Sata 3 em Mobo Sata 2, só se você pretende mudar de Mobo nos próximos meses...
 
Raid 0 eu não senti muita diferença... Arrependi... Poderia ter pego um HD de 1,5TB...

Sobre usar HD Sata 3 em Mobo Sata 2, só se você pretende mudar de Mobo nos próximos meses...

meses não digo, mas ano que vem concerteza.
 
Então nem vou esquentar muito a cabeça... Ano que vem vejo se consigo comprar um SSD...

SSD?
Outro mundo... :thumbs_up

eu ainda estou na duvida se pego raid0 de seagate 7200.12 500GB, raid0 de wd caviar blue 500Gb ou um HD de 1TB.

Aproveitando, sera q vale a pena por o WD caviar black de 1TB sata 3 em mobo sata2?

Se tiver como testar o RAID antes de comprar efetivamente... ;)

Raid 0 eu não senti muita diferença... Arrependi... Poderia ter pego um HD de 1,5TB...

Sobre usar HD Sata 3 em Mobo Sata 2, só se você pretende mudar de Mobo nos próximos meses...

Faz tempo que vc comprou? De repente vc pode renegociar com a loja. :thumbs_up

meses não digo, mas ano que vem concerteza.

Sou da mesma opinião do LDSBH.

.
.
.

Abçs
 
Comprei no MegaMamute... Como já formatei e instalei acho que nem rola de trocar... Vou ver se pego um SSD Agility 2 de 50GB... Mas não se acha para comprar...
 
Comprei no MegaMamute... Como já formatei e instalei acho que nem rola de trocar... Vou ver se pego um SSD Agility 2 de 50GB... Mas não se acha para comprar...

Mas quanto tempo faz? Kabum (só um exemplo) dá prazo de dois dias para devolução do produto e troca por outro, chegando ou não com defeito para o cliente. De repente ainda esta em tempo... :)


Abçs
 
Mas quanto tempo faz? Kabum (só um exemplo) dá prazo de dois dias para devolução do produto e troca por outro, chegando ou não com defeito para o cliente. De repente ainda esta em tempo... :)


Abçs

Mas já deve ter mais de 7 dias... Não lembro ao certo... Mas só ter que pagar frete de volta e mais frete do novo não vale...
 
Mas já deve ter mais de 7 dias... Não lembro ao certo... Mas só ter que pagar frete de volta e mais frete do novo não vale...

Manda um email questionando isso daí... Frete de volta vc tem que bancar, não tem jeito. :( Mas a devolução fica por conta deles (acho).


Abçs
 
Com os SSD's popularizando, acho sempre o melhor jogo tentar pegar um pra SO, montar um RAID para jogos e deixar algum de baixa rotação e silencioso para storage.

O dono do tópico não posso ajudar, pois nunca usei outra controladora que não fosse Intel, dizem que as outras não são tão boas.
Já sobre os discos WD não serem bons em RAID, nunca vi tamanha besteira, uso a marca há anos e sempre em RAID, zero reclamações, funcionamento perfeito sempre.

Já para o LDSBH, procura ler sobre slice em RAID, e depois desfaz esse array aí e faz direito.
Basicamente, você precisa fazer um RAID0 pequeno, digamos de 100GB, e com o que sobrar, faz outro RAID0, ou pode ser 1 também, ganha segurança mas perde a velocidade do RAID.
Com o slice, você isola a primeira parte do disco, a mais próxima do centro e portanto mais rápida, para o que realmente importa, que é o SO e carregamento de programas.

Veja aqui nas minhas imagens, meu RAID como era antes de eu pegar o SSD:

raid0caviarblack.png


A diferença é que os meus discos são de 1TB, e eu pegando 50GB de cada para fazer o primeiro slice.
Imagina, o tempo que um HD de 1TB precisa para ler 50GB é muito baixo, por isso consegui essas taxas tão boas e inclusive o access time bem baixo.

Depois que comprei o SSD, desfiz o array e deixei sem slice, simplesmente um RAID com o tamanho total dos discos, como você fez:

raid0caviarblack2000gb.png


Ainda bom, mas como usei o disco todo, a velocidade vai caindo conforme a agulha vai indo pra beira do disco, e aí aumenta o access time e derruba a transferência.
Se der faz o teste, melhora bastante mesmo.
Mas claro, nada, NADA comparado a SSD.
É outro mundo, HD vira uma carroça insuportável perto deles.
 
Bozz,

Valeu pelas dicas... Vou ver se refaço com tamanho de 100GB tb. Não sabia disso... Realmente a diferença no seu teste foi muito alta...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo