• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

RAID SSD 120Gb ou SSD + HDD

Splinter™

Usuário Master
Registrado
Bem, como o próprio título do tópico diz, o que seria melhor, um RAID 0 de 2x SSD 120Gb cada ou 1x SSD + HDD 500Gb ?

Atualmente tenho por volta de uns 25Gb de dados entre imagens, videos, musicas e documentos em geral), de jogos estou estipulando por volta de uns 30Gb e mais uns 5Gb do sistema o que teoricamente os 240Gb em RAID seriam ideais.

Não sei até que ponto compensaria o uso apenas de SSD em RAID ou se apenas um pra S.O e jogos seria excelente e mantendo um HDD mais pra "Storage".
 
Raid só com unidades de armazenamentos de tamanhos e com desempenho igual, SSD + HDD tem um discrepancia enorme tanto no quesito desempenho quando no armazenamento total, ou seja. inviável e completamente desnecessário.
No caso SSD + SSD, o SSD possui limite de operações, embora nos modelos atuais esse limite seja alto usar Raid 0 diminuiria o tempo de vida dos SSD`s consideravelmente, visto que pra abrir qualquer arquivo que fosse seria necessário realizar operações de leitura nos dois ao mesmo tempo, e dependendo do tamanho que você colocasse como divisão na configuração do Raid 0 essas operações iriam crescer exponencialmente. ou seja, tem mais desempenho mais vai matar seus SSD`s muito mais cedo do que deveria, e o desempenho seria de certa forma artificial, a menos que você trabalhe com atividades pesadas como edição de vídeo por exemplo não faria tanta diferença a ponto de justificar usar o Raid 0.
Mantenha o SSD como principal (SO, programas mais utilizados) e o HDD pra Storage com arquivos maiores e coisas que não precisam de desempenho como musicas, filmes, fotos.
 
Raid só com unidades de armazenamentos de tamanhos e com desempenho igual, SSD + HDD tem um discrepancia enorme tanto no quesito desempenho quando no armazenamento total, ou seja. inviável e completamente desnecessário.
No caso SSD + SSD, o SSD possui limite de operações, embora nos modelos atuais esse limite seja alto usar Raid 0 diminuiria o tempo de vida dos SSD`s consideravelmente, visto que pra abrir qualquer arquivo que fosse seria necessário realizar operações de leitura nos dois ao mesmo tempo, e dependendo do tamanho que você colocasse como divisão na configuração do Raid 0 essas operações iriam crescer exponencialmente. ou seja, tem mais desempenho mais vai matar seus SSD`s muito mais cedo do que deveria, e o desempenho seria de certa forma artificial, a menos que você trabalhe com atividades pesadas como edição de vídeo por exemplo não faria tanta diferença a ponto de justificar usar o Raid 0.
Mantenha o SSD como principal (SO, programas mais utilizados) e o HDD pra Storage com arquivos maiores e coisas que não precisam de desempenho como musicas, filmes, fotos.

Então, o que me referia era usar 2x SSD idênticos pra efetuar o RAID 0, eu já possuo um SSD 120Gb da SD, como eu iria adquirir o HDD, pensei na hipótese de pegar outro SSD idêntido e fazer o RAID em vez de pegar o HDD...ai criou a dúvida, se faria um RAID de SSD ou apenas acrescentaria um HDD pra Storage.

Mas já me deu esclarecimentos técnicos que fizeram mudar de idéia aqui e pegar um HDD mesmo.

Valeu!
 
Você já tem um SSD e quer comprar outro para fazer RAID? Se não, pegue um de capacidade maior, futuramente você faz o RAID. Se já tem um SSD, compre outro igual e faça o RAID-0. Foi o que fiz.

E mais: RAID só em unidades de disco iguais, não tem como fazer RAID de SSD e HD pelo que entendi que você quer.

Apenas arranjos de SSDs e/ou de HDs. Pode fazer mais de um arranjo, 1 para SSDs e outro para os HDs, se tiver mais de um iguais.

Espero ter solucionado sua dúvida. Qualquer esclarecimento, poste. Abraço.
 
Você já tem um SSD e quer comprar outro para fazer RAID? Se não, pegue um de capacidade maior, futuramente você faz o RAID. Se já tem um SSD, compre outro igual e faça o RAID-0. Foi o que fiz.

E mais: RAID só em unidades de disco iguais, não tem como fazer RAID de SSD e HD pelo que entendi que você quer.

Apenas arranjos de SSDs e/ou de HDs. Pode fazer mais de um arranjo, 1 para SSDs e outro para os HDs, se tiver mais de um iguais.

Espero ter solucionado sua dúvida. Qualquer esclarecimento, poste. Abraço.

Acho que entenderam errado :haha:

A minha dúvida é se eu faço RAID 0 com SSD ou uso apenas um(1) SDD para S.O e Jogos e adquiro um HDD pra storage de arquivos em geral. Não possuo Gb e Gbs de arquivos, no máximo que ocuparia seria uns 70Gb no total entre arquivos, jogos e S.O.

Resumindo a ópera:

Fazer RAIDcom 2 SSD Sandisk 120Gb cada (ja tenho 1)

OU

Utilizar 1 SSD p/ S.O e jogos e um HDD pra storage
 
Eu uso o(s) SSDs em RAID-0 para o Windows, jogos e programas... HDs uso para armazenamento dos meus arquivos.
 
Olá Splinter™.

Creio que entendi o que você quer fazer. :)

Primeiro gostaria de saber se seu PC tem opção para fazer RAID, já vi em alguns posts pessoas comentando em fazer RAID mas no fim não deu porque o P não tinha a opção para isso. mesmo que não tenha a opção, ainda é possível comprar uma placa de RAID.

RAID 0 vai te dar velocidade, mas lembre-se que se um disco falhar você perde as informações dos 2 discos. Por isso é de suma importância ter backup de seus arquivos neste caso.

Se você optar por ter um SSD + HDD, você pode por seus arquivos no HDD e programas no SSD, Essa é a configuração do meu notebook, que para mim já é rápido o suficiente. Mas mesmo assim é interessante ter uma copia extra de seus arquivos como backup.

Depois poste aí o que você fez.

Abraço.
 
Olá Splinter™.

Creio que entendi o que você quer fazer. :)

Primeiro gostaria de saber se seu PC tem opção para fazer RAID, já vi em alguns posts pessoas comentando em fazer RAID mas no fim não deu porque o P não tinha a opção para isso. mesmo que não tenha a opção, ainda é possível comprar uma placa de RAID.

RAID 0 vai te dar velocidade, mas lembre-se que se um disco falhar você perde as informações dos 2 discos. Por isso é de suma importância ter backup de seus arquivos neste caso.

Se você optar por ter um SSD + HDD, você pode por seus arquivos no HDD e programas no SSD, Essa é a configuração do meu notebook, que para mim já é rápido o suficiente. Mas mesmo assim é interessante ter uma copia extra de seus arquivos como backup.

Depois poste aí o que você fez.

Abraço.

A ideia de fazer o RAID era pelo fato de ter achado por um preço bem convidativo o SSD, porém desisti da idéia, vou no "arroz e feijão" que é usar o SSD pra Sistema Operacional e softwares e o HDD pra armazenamento e backup.
 
A ideia de fazer o RAID era pelo fato de ter achado por um preço bem convidativo o SSD, porém desisti da idéia, vou no "arroz e feijão" que é usar o SSD pra Sistema Operacional e softwares e o HDD pra armazenamento e backup.

Arroz com feijão é bom e você sabe o que ta comendo, as vezes a gente quer inventar umas misturas que podem dar indigestão.

Traduzindo: vai no garantido, raid0 é bom? É! Mas uma falha de disco condena seu array.
 
A ideia de fazer o RAID era pelo fato de ter achado por um preço bem convidativo o SSD, porém desisti da idéia, vou no "arroz e feijão" que é usar o SSD pra Sistema Operacional e softwares e o HDD pra armazenamento e backup.
Um RAID-0 de SSDs fica show, fica um bom tamanho a partição, bom para instalar vários jogos e programas com abertura instantânea, muito rápido mesmo.

E o(s) HD(s) que você tenha na máquina use para armazenar seus dados baixados da internet e arquivos que você criou.

Faço assim aqui e ficou ótima a máquina. Uso HDs Green por serem frios e silenciosos, feitos para armazenamento mesmo.

Sem estarem com sistema rodando, o acesso aos arquivos neles contido é instantâneo e quase não geram calor no case.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo