[DÚVIDA] RAM em Single Channel pode causar Stutters?

cara ja mudou os planos de energia da nvidia é no windows? aqui uma fez esqueci de por em desempenho max no painel da nvidia e dava dando umas travadinha.
 
cara ja mudou os planos de energia da nvidia é no windows? aqui uma fez esqueci de por em desempenho max no painel da nvidia e dava dando umas travadinha.
sim, eu já fiz tudo possível no windows/nvidia, questão agora é só hardware mesmo. Eu tenho quase certeza que deve ser o single channel, em games que tem benchmark embutido na primeira passada dos benchmarks dá pra ver os stutters durante, e as mínimas lá embaixo nos resultados, a partir da 2 passada fica fluido como deveria ser. Acho que na primeira passada a RAM está sendo alocada, e o que deve afetar isso é a bandwidth speed da memória que em single channel é metade do que se obtém em dual channel. Resumindo primeira passada RAM sendo alocada single channel com velocidade de banda baixa = stutters pra cacete, segunda passada RAM já está alocada stutter = não tem.
 
Rapaz... Assassin's Creed Origins rodando numa 960? Não me admira que tenha stutter. Setup desbalanceado.
 
Rapaz... Assassin's Creed Origins rodando numa 960? Não me admira que tenha stutter. Setup desbalanceado.
Se fosse só esse jogo tudo bem, mas acontece também em jogos leves, na verdade é muito aleatório os jogos que ta dando esse problema, GTA V e Watch dogs por exemplo não ocorre 1 única travada.
 
Se fosse só esse jogo tudo bem, mas acontece também em jogos leves, na verdade é muito aleatório os jogos que ta dando esse problema, GTA V e Watch dogs por exemplo não ocorre 1 única travada.
Curioso esse seu problema. Eu tentaria formatar o Windows, já que pode ser alguma configuração que foi mexida em atualizações.
 
Curioso esse seu problema. Eu tentaria formatar o Windows, já que pode ser alguma configuração que foi mexida em atualizações.
Já formatei diversas vezes e testei várias versões do windows 10, deve ser problema em conjunto pouca VRAM + single channel, talvez se tivesse GPU com mais VRAM não daria problema mesmo em single, ou com dual channel não daria problema mesmo com pouca vram. Afinal se extrapolar a VRAM por um mínimo de tempo possível vai swapar na RAM e ela ta rodando com banda lenta... IDK.
 
Galera, seguinte baixei o GPUZ aqui e nele ta falando que a GPU ta rodando gen 3.0 x8 (mesmo sobre stress) , e a placa de video tá no slot x16, será que a mobo tá com defeito? @sephirotic alguma idéia? será algo relacionado as novas APUs , porque elas só usam pcie x8 ?

(detalhe: estou com a bios f20 da GA ab350 gaming 3)
 
Última edição:
Bom tenho um Ryzen 1700 - RX 580 4GB - 8GB 2666 - SSD KINGSTON UV500 480GB e também sofro com microstuttering violentos. Estou profundamente enfurecido com isso, estou pensando colocar mais 1 pente de memoria ram, se não resolver troco minha plataforma para Intel.
 
Bom tenho um Ryzen 1700 - RX 580 4GB - 8GB 2666 - SSD KINGSTON UV500 480GB e também sofro com microstuttering violentos. Estou profundamente enfurecido com isso, estou pensando colocar mais 1 pente de memoria ram, se não resolver troco minha plataforma para Intel.

Amigo, eu tinha postado nesse tópico a um tempo atrás e nada resolvia.
Minha configuração é Ryzen 1500x, 2x8GB , RX580 4GB. Antes eu estava com 1x8GB de Ram e comprei mais uma para fazer dual channel que todo mundo falou aqui, e não mudou nada, continuou o mesmo problema.

Esse fim de semana resolvi fazer mais um teste, pois já estava de saco cheio e pensando em trocar o PC completo.

Bom, formatei, instalei o Windows 10 1809 (última versão), e não instalei mais nada. Os drivers da placa mãe que eu sempre pegava do fabricante e atualizava tudo, não fiz, deixei tudo jeito que o Windows fez sozinho. Até o driver da placa de vídeo eu deixei ele atualizar e instalar sozinho, ele instalou a versão 17.1.1 e eu deixei assim.
Instalei os dois jogos que eu mais uso (CSGO e Insurgency Sandstorn), e rodaram otimamente bem, sem nenhum stuttering.

Minha conclusão, algum conflito com os drivers da placa mãe (no meu caso uma Biostar B350ET2). É também voltei o setup para default, tirei um leve over que tinha nas memórias e no CPU, o plano de energia do Windows ficou em equilibrado, e está rodando muito melhor do que antes.
 
Amigo, eu tinha postado nesse tópico a um tempo atrás e nada resolvia.
Minha configuração é Ryzen 1500x, 2x8GB , RX580 4GB. Antes eu estava com 1x8GB de Ram e comprei mais uma para fazer dual channel que todo mundo falou aqui, e não mudou nada, continuou o mesmo problema.

Esse fim de semana resolvi fazer mais um teste, pois já estava de saco cheio e pensando em trocar o PC completo.

Bom, formatei, instalei o Windows 10 1809 (última versão), e não instalei mais nada. Os drivers da placa mãe que eu sempre pegava do fabricante e atualizava tudo, não fiz, deixei tudo jeito que o Windows fez sozinho. Até o driver da placa de vídeo eu deixei ele atualizar e instalar sozinho, ele instalou a versão 17.1.1 e eu deixei assim.
Instalei os dois jogos que eu mais uso (CSGO e Insurgency Sandstorn), e rodaram otimamente bem, sem nenhum stuttering.

Minha conclusão, algum conflito com os drivers da placa mãe (no meu caso uma Biostar B350ET2). É também voltei o setup para default, tirei um leve over que tinha nas memórias e no CPU, o plano de energia do Windows ficou em equilibrado, e está rodando muito melhor do que antes.
Eu vou seguir sua recomendação e tentar uma formatação com essa ultima versão do Windows, por incrível que pareça eu uso uma b350 da Biostar também.
 
Vou escrever minha experiência: usando um i3 6100 + RX 470 + 8GB em single Channel o GTA V por exemplo ficava com os fps oscilando entre 40-62 andando de carro pela cidade...depois que coloquei mais 8GB e ficou em dual Channel os dps se estabilizaram acima de 60 até 85 fps...raramente ocorre uma queda abaixo de 60 fps...no benckmark do jogo notei uma melhora de 10-15% de ganho nos fps minimos e máximos.

Em outros jogos mais leves com PES 2019 notei um uso menor da CPU também.

E olha que é Intel e como sabemos nos cpus Intel o dual Channel tem bem menos relevância que nos Ryzen...que se beneficiam muito do dual Channel e clocks elevado das memórias.

Na verdade eu pensava que o dual Channel continuava como na terceira e quarta geração dos Core i da Intel que não fazia diferença alguma, coisa de 2-3 fps em jogos com mais de 100 fps ...mas não...dá uma bela diferença principalmente na estabilidade dos fps...descobri porque um amigo meu pediu para colocar um Gammax 400 na CPU dele e aproveitei e testei as memórias.

Mas não descarte ser nas bloco no HD, assim como a fonte...
 
Vou contar minha experiência..
Tinha um i5 7400+1x8gb ddr4 2400, mudei pra um 2700x+b350 e continuei com os 8gb em single channel ainda por uns 6 meses.. No bf1 e no pubg eu sentia stutters demais, uso de gpu caindo etc, ficava bem chato jogar.. Mudei pra um kit 2x8 3200 e o stuttering sumiram.. isso pq na época eu só tinha uma 1060 6gb, se tivesse uma placa melhor ia sentir MUITO mais.. Na minha opinião single channel causa stuttering em jogos pesados/mal otimizados SIM, principalmente com os ryzen.
 
Galera, seguinte baixei o GPUZ aqui e nele ta falando que a GPU ta rodando gen 3.0 x8 (mesmo sobre stress) , e a placa de video tá no slot x16, será que a mobo tá com defeito? @sephirotic alguma idéia? será algo relacionado as novas APUs , porque elas só usam pcie x8 ?

(detalhe: estou com a bios f20 da GA ab350 gaming 3)

Teve um youtuber que fez teste de uma placa de vídeo e teve desempenho ruim. Daí notaram que no GPU-Z no vídeo a placa não subia o nível da PCI-E, e era questão apenas da placa estar mal encaixada. Se não for este o caso, e você tem de ver se não está compartilhando o PCI-E com outra placa. Se tiver outra placa conectada na placa mãe, mude-a de slot.
 
Na experiência que eu tive com o GTA 5, meu jogo quando tava no HD dava uns micro stutters, principalmente ao dirigir rápido pela cidade. Acredito que era o jogo tentando "ler" o cenário rapidamente. Isso sumiu quando coloquei o jogo no SSD. Ficou liso.

Agora, em relação à memória, não vou poder opinar, pois sempre rodei em dual channel meus 2 pentes de 4 gb. Nunca testei sem dual channel pra ver a diferença.
 
C
Amigo, eu tinha postado nesse tópico a um tempo atrás e nada resolvia.
Minha configuração é Ryzen 1500x, 2x8GB , RX580 4GB. Antes eu estava com 1x8GB de Ram e comprei mais uma para fazer dual channel que todo mundo falou aqui, e não mudou nada, continuou o mesmo problema.

Esse fim de semana resolvi fazer mais um teste, pois já estava de saco cheio e pensando em trocar o PC completo.

Bom, formatei, instalei o Windows 10 1809 (última versão), e não instalei mais nada. Os drivers da placa mãe que eu sempre pegava do fabricante e atualizava tudo, não fiz, deixei tudo jeito que o Windows fez sozinho. Até o driver da placa de vídeo eu deixei ele atualizar e instalar sozinho, ele instalou a versão 17.1.1 e eu deixei assim.
Instalei os dois jogos que eu mais uso (CSGO e Insurgency Sandstorn), e rodaram otimamente bem, sem nenhum stuttering.

Minha conclusão, algum conflito com os drivers da placa mãe (no meu caso uma Biostar B350ET2). É também voltei o setup para default, tirei um leve over que tinha nas memórias e no CPU, o plano de energia do Windows ficou em equilibrado, e está rodando muito melhor do que antes.
Irmão atualizei a versão do Windows (1809 - ultima versão) e até agora aparentemente não fui atingido por sttutterings.
 
recentemente eu adquiri um kit de um amigo meu que comprou o PC em janeiro:

Processador: Ryzen 5 3400g
Placa mãe: ASUS B450m gaming
Placa de cideo: RX 580 8GB AREZ (ASUS) (COMPREI ESTE MÊS)
Memória: Crucial Ballistix 2666MHz 8gb (Está em single)
HD: 1 TERA, sata mesmo sem ser SSD
Fonte: 550w Cooler Master

pois bem, comprei porque o meu foco é o CS GO, ultimamente abro o jogo normal, porém ele dá umas travadas chatas no início, imagino que é porque esteja carregando, até aí tudo bem, porém quando já se passaram uns 20 minutos ele dá uma dropada de fps como por exemplo de 250 pra 60 70 e uns 5 segundos volta de novo pra cima, é perceptível isso, e não é local do mapa ou o servidor mais cheio, sempre está ocorrendo isso em local que não era para correr, todos os driver estão atualizados inclusive o da placa de vídeo, Windows também sempre atualizado, já defini o cs go como alta prioridade, já desativei aplicativos em segundo plano, dvr, xbox, tudo o que pode imaginar.

Dúvidas:

1. Será que a placa de vídeo está com problema? no GTA 5 ela roda normal

2. Será que é o processador porque por ter uma APU integrada não esta dando o máximo, já falando que eu irei pegar o 1600AF

3. Pode ser a memória por estar single?

4. Será que é o HD?

Estou bem desanimado porque gastei muito nessa placa de vídeo e não estou conseguindo o total desempenho que eu queria e não sei se é por casa disso

Uma observação: também tentei o COD Warzone e também ocorre uma dropada de fps, porém acredito que seja normal porque o recomendado dele é 12gb de RAM e eu só tenho 8gb, porém do CS GO não esperava isso...
 
Muito provável que seja a memória, dual channel faz bastante diferença nos fps mínimos ( 1% e 0.1% low)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo