• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Raspberry Pi - [TÓPICO DEDICADO]

Comprei um banana pi para usar exclusivamente como NAS, ele chegou, instalei o sistema OpenMediaVault fornecido pelo site SimpleNAS http://simplenas.com/download/banana-pi-m1 , e estou apaixonado pelo sistema...com 199 reais (preço pago pelo banana pi) + 10 reais de um case, posso ter um NAS foda, com FTP Server, DLNA e porta gigabit, e com possibilidade de upgrade para fazer Raid com um adaptador desses https://pt.aliexpress.com/item/Adap...32686477160.html?spm=2114.42010208.4.2.jNHbM9 .
Meu objetivo inicial era montar um servidorzinho de arquivos como teste na filial da minha empresa que estou abrindo, adorei todas as possibilidades de uso que estou comprando mais 3, um para usar em casa e mais 2 para a matriz e filial..
Ah, esqueci de comentar tambem que o mesmo possui plugins do Transmission e SickRage e CouchPotato, para fazer download de Torrents de Series, filmes, e colocar arquivos na fila de download sem precisar deixar o PC ligado (atualmente uso o Raspberry com Kodi para faze-lo em casa)
Agora acho q vou dar um up no meu media center, do RPI para uma solução com porta gigabit..

tutorial em que me baseei pra configurar o NAS: http://en.jose-crispim.pt/artigos/armazenamento/armaz_art/06_openmediavault.html
o paia do banana pi é o sata ser sata 2 e não sata 3, o banana pi 2 não tem sata :(
 
o paia do banana pi é o sata ser sata 2 e não sata 3, o banana pi 2 não tem sata :(

Não tem problema, a diferença entre os dois padrões é basicamente velocidade, o ncq também está presente no sata 2, acho isso até mais importante que a velocidade maior do sata 3, outra questão é que mesmo usando o "hub" sata o acesso ainda é limitado pelas conexões de rede.
 
lattepanda tem usb 3.0 mas não tem gigabit, tá difícil viu
 
Não tem problema, a diferença entre os dois padrões é basicamente velocidade, o ncq também está presente no sata 2, acho isso até mais importante que a velocidade maior do sata 3, outra questão é que mesmo usando o "hub" sata o acesso ainda é limitado pelas conexões de rede.

mas eu refiro ao caso dele de servidor! a porta gigabit é ótima mas o hd não
 
A limitação teórica do USB 2.0 é 480Mbps que são 60MB/s (Megabytes por segundo), o USB 3.0 tem limitação teórica de 4.8Gbps que equivalem a 625MB/s. Uma porta gigabit teria uma velocidade maior (se pensar em substituir o sata pelo usb 3.0)
 
lattepanda tem usb 3.0 mas não tem gigabit, tá difícil viu
 


mas eu refiro ao caso dele de servidor! a porta gigabit é ótima mas o hd não

Sata 2 ou Sata3, no caso dele ambos os padrões vão ficar limitados pela taxa de acesso da rede, mesmo em Sata2 o gargalo ai é a rede gigabit (não passa dos ~115MB/s no melhor dos casos).

A LP também não é a melhor opção, mesmo que tivesse gigabit, apesar da USB 3.0, existem soluções melhores, mesmo na mesma arquitetura a Udoo x86 tem tudo pra ser uma solução melhor do que a LP
 
Sata 2 ou Sata3, no caso dele ambos os padrões vão ficar limitados pela taxa de acesso da rede, mesmo em Sata2 o gargalo ai é a rede gigabit (não passa dos ~115MB/s no melhor dos casos).

A LP também não é a melhor opção, mesmo que tivesse gigabit, apesar da USB 3.0, existem soluções melhores, mesmo na mesma arquitetura a Udoo x86 tem tudo pra ser uma solução melhor do que a LP
Gostei do Udoo X86, ainda está em pre venda.

Só falta um dele com usb type c
 
Última edição:
Arrumei um cartão microsd com meu pai da sandisk, para instalar retroPIE (distribuição debian com emu station instalado e outros varios emuladores)
carto-de-memoria-micro-sd-sandisk-32gb-adaptador-lacrado-402911-MLB20670163770_042016-O__86788_zoom.jpg


Fui instalar o retropie e ele não funcionou nem em um 2 modelo B nem em um Modelo A. Fui no Reditt e me falaram para usar o SanDisk Ultra.
Não sei se daria erro com outros sistemas do rPI, mas não aconselho esse cartão ai não. Vou comprar um SanDisk Ultra de 16GB e depois ver se consigo por outro sistema nesse daí...
 
Arrumei um cartão microsd com meu pai da sandisk, para instalar retroPIE (distribuição debian com emu station instalado e outros varios emuladores)
carto-de-memoria-micro-sd-sandisk-32gb-adaptador-lacrado-402911-MLB20670163770_042016-O__86788_zoom.jpg


Fui instalar o retropie e ele não funcionou nem em um 2 modelo B nem em um Modelo A. Fui no Reditt e me falaram para usar o SanDisk Ultra.
Não sei se daria erro com outros sistemas do rPI, mas não aconselho esse cartão ai não. Vou comprar um SanDisk Ultra de 16GB e depois ver se consigo por outro sistema nesse daí...

Sim... Existem algumas incompatibilidades referentes a alguns sd cards.
Passei por isso no Odroid também, apesar de usar eMMC
 
Arrumei um cartão microsd com meu pai da sandisk, para instalar retroPIE (distribuição debian com emu station instalado e outros varios emuladores)
carto-de-memoria-micro-sd-sandisk-32gb-adaptador-lacrado-402911-MLB20670163770_042016-O__86788_zoom.jpg


Fui instalar o retropie e ele não funcionou nem em um 2 modelo B nem em um Modelo A. Fui no Reditt e me falaram para usar o SanDisk Ultra.
Não sei se daria erro com outros sistemas do rPI, mas não aconselho esse cartão ai não. Vou comprar um SanDisk Ultra de 16GB e depois ver se consigo por outro sistema nesse daí...
Eu rodei retropi sem problema nenhum emj um cartão desses, so q o meu era de 16gb
 
o paia do banana pi é o sata ser sata 2 e não sata 3, o banana pi 2 não tem sata :(
no caso eu não pretendo usar SSD, então a velocidade de HD comum Sata 1, 2 e 3 não vai ter diferença significativa.....
 
Fala galerinha, beleza?!

Então... Alguém sabe um jeito de instalar o Netflix no Ubuntu? Ou então, instalar o Silverlight da M$?
Caso não dê pra instalar Netflix no Ubuntu, só vou conseguir visualizar via navegador, mas preciso do Silverlight pra executar os vídeos. kkk
 
Fala galerinha, beleza?!

Então... Alguém sabe um jeito de instalar o Netflix no Ubuntu? Ou então, instalar o Silverlight da M$?
Caso não dê pra instalar Netflix no Ubuntu, só vou conseguir visualizar via navegador, mas preciso do Silverlight pra executar os vídeos. kkk
Silverlight é um software proprietario da microsoft, portanto n tem versao para linux, tem uma versao alternativa chamada pipelight q roda em navegadores no linux.

http://interessespessoais.com/sistemasoperativos/ativar-silverlight-no-ubuntu-e-linux-mint/
 
Eu rodei retropi sem problema nenhum emj um cartão desses, so q o meu era de 16gb
 

no caso eu não pretendo usar SSD, então a velocidade de HD comum Sata 1, 2 e 3 não vai ter diferença significativa.....
Fala ai cara, comprei um SanDisk Ultra como falei e funcionou que foi uma beleza, como meu pai tinha me arrumado esse sandisk classe 4 de 32GB devolvi e peguei um de 16, e no meu rpi 2 model b não pegou, vou testar no 1 model a (Lembrando que to usando o RetroPie como sistema), nunca mais compro o sandisk normal , acho que aqui no Rio custa uns 18 reais um de 16 gb ou 20 reais, eu paguei 25 no Ultra e tenho um Samsung Pro de 32 que uso no meu tablet também muito bom.
Meu pai tava com 3 desses Sandisk Classe 4, minha prima que deu pra ele, acredito que corromperam as fotos da camera profissa dela (provavelmente pela baixa velocidade de gravação e leitura). hahaaha ela ficou puta e deu pra ele 3 (8,16 e 32 Gb).
Só falo uma coisa não comprem mais classe 4, esse Sandisk Ultra é muito bom, usei o win32BLABLABLA pra gravar a iso e foi bem mais rápido.

Pra quem quer mais coisa, tem como por o Rpi pra bootar pela usb também, tem gente usando ssd pela própia usb e fica mais rápido que qualquer cartão.
 
Fala ai cara, comprei um SanDisk Ultra como falei e funcionou que foi uma beleza, como meu pai tinha me arrumado esse sandisk classe 4 de 32GB devolvi e peguei um de 16, e no meu rpi 2 model b não pegou, vou testar no 1 model a (Lembrando que to usando o RetroPie como sistema), nunca mais compro o sandisk normal , acho que aqui no Rio custa uns 18 reais um de 16 gb ou 20 reais, eu paguei 25 no Ultra e tenho um Samsung Pro de 32 que uso no meu tablet também muito bom.
Meu pai tava com 3 desses Sandisk Classe 4, minha prima que deu pra ele, acredito que corromperam as fotos da camera profissa dela (provavelmente pela baixa velocidade de gravação e leitura). hahaaha ela ficou puta e deu pra ele 3 (8,16 e 32 Gb).
Só falo uma coisa não comprem mais classe 4, esse Sandisk Ultra é muito bom, usei o win32BLABLABLA pra gravar a iso e foi bem mais rápido.

Pra quem quer mais coisa, tem como por o Rpi pra bootar pela usb também, tem gente usando ssd pela própia usb e fica mais rápido que qualquer cartão.

Eu uso o meu pela usb, o cartão sd é um bem vagabundo que só tá com o script de boot inicial
 
Galera existe alguma forma de ligar o Dualshock 3 no pi?
Sim, no retropi mais recente ele funciona por padrao por USB e se voce tiver um dongle Bluetooth voce consegue usar ele sem fio apos configurar pela primeira vez por USB
 
Fala ai cara, comprei um SanDisk Ultra como falei e funcionou que foi uma beleza, como meu pai tinha me arrumado esse sandisk classe 4 de 32GB devolvi e peguei um de 16, e no meu rpi 2 model b não pegou, vou testar no 1 model a (Lembrando que to usando o RetroPie como sistema), nunca mais compro o sandisk normal , acho que aqui no Rio custa uns 18 reais um de 16 gb ou 20 reais, eu paguei 25 no Ultra e tenho um Samsung Pro de 32 que uso no meu tablet também muito bom.
Meu pai tava com 3 desses Sandisk Classe 4, minha prima que deu pra ele, acredito que corromperam as fotos da camera profissa dela (provavelmente pela baixa velocidade de gravação e leitura). hahaaha ela ficou puta e deu pra ele 3 (8,16 e 32 Gb).
Só falo uma coisa não comprem mais classe 4, esse Sandisk Ultra é muito bom, usei o win32BLABLABLA pra gravar a iso e foi bem mais rápido.

Pra quem quer mais coisa, tem como por o Rpi pra bootar pela usb também, tem gente usando ssd pela própia usb e fica mais rápido que qualquer cartão.
As vezes é cartao de memoria pirata...oq mais se acha é cartao de memoria e pendrive da kingston e sandisk pirata a venda...
 
Sim, no retropi mais recente ele funciona por padrao por USB e se voce tiver um dongle Bluetooth voce consegue usar ele sem fio apos configurar pela primeira vez por USB
 

As vezes é cartao de memoria pirata...oq mais se acha é cartao de memoria e pendrive da kingston e sandisk pirata a venda...

Classe 4 é lerdão mesmo, e isso mesmo vários modelos originais, é lerdo para armazenamento, imagine para disco de sistema.
 
eu
Sim, no retropi mais recente ele funciona por padrao por USB e se voce tiver um dongle Bluetooth voce consegue usar ele sem fio apos configurar pela primeira vez por USB
 

As vezes é cartao de memoria pirata...oq mais se acha é cartao de memoria e pendrive da kingston e sandisk pirata a venda...
pode ser, eu tinha um sony 16gb Classe 4 só que eu quebrei ele no meio, meti super bonder vai que ela conduz e os trilhos ainda funcionam =P, mas deu em nada ahahaha
Eu uso o meu pela usb, o cartão sd é um bem vagabundo que só tá com o script de boot inicial
Eu to usando Retropie, e to com uma case de psone espaço falta aqui pra tudo, mal da as coisas quanto mais outro pendrive (só daria aqueles fit mesmo), mas como o sistema já ta todo config para o sd deixei assim.
Se eu fizer uma outra "edição" numa carcaça maior iria colocar hd de notebook (problema maior seria a força, tentaria pegar da fonte que uso pra iniciar o pi(de psp) ).
 
eu

pode ser, eu tinha um sony 16gb Classe 4 só que eu quebrei ele no meio, meti super bonder vai que ela conduz e os trilhos ainda funcionam =P, mas deu em nada ahahaha

Eu to usando Retropie, e to com uma case de psone espaço falta aqui pra tudo, mal da as coisas quanto mais outro pendrive (só daria aqueles fit mesmo), mas como o sistema já ta todo config para o sd deixei assim.
Se eu fizer uma outra "edição" numa carcaça maior iria colocar hd de notebook (problema maior seria a força, tentaria pegar da fonte que uso pra iniciar o pi(de psp) ).

Poxa, tem como mostrar o esquema de usar a fonte do PSP no PI? Como você fez e tal..
 
Poxa, tem como mostrar o esquema de usar a fonte do PSP no PI? Como você fez e tal..
Esquema ? tem nenhum eu desoldei o conector amarelinho de uma placa de playstation 1 baby, depois liguei ela ground e vcc em um conector usb femea, ai ligo a usb no arduino e como a afotne do psp conecta no psone foi de boa. Você pode tentar comprar o conector de fonte que caiba nele (não sei numeração exata). A noite eu posto uma foto.
 
Depois de ler todo o tópico, acho que levei um banho de água gelada. Minha idéia era um raspberry pi 3, que seria ligado em uma TV. Nele seria uma central de emulador (retropie), mais uma central de downloads torrent (com o raspbian?) e o Kodi rodando vídeos em 720p no máximo. Compraria um extensor USB com fonte própria e ligaria um HD externo de 2tb pros downloads, filmes, músicas, roms...

Impossível né? Sonhei alto? :bua:
 
Depois de ler todo o tópico, acho que levei um banho de água gelada. Minha idéia era um raspberry pi 3, que seria ligado em uma TV. Nele seria uma central de emulador (retropie), mais uma central de downloads torrent (com o raspbian?) e o Kodi rodando vídeos em 720p no máximo. Compraria um extensor USB com fonte própria e ligaria um HD externo de 2tb pros downloads, filmes, músicas, roms...

Impossível né? Sonhei alto? :bua:

Acredito que dê sim, instalando o retropie sobre o raspbian padrão, da uma olhada https://github.com/retropie/retropie-setup/wiki/manual-installation
 
Acredito que dê sim, instalando o retropie sobre o raspbian padrão, da uma olhada https://github.com/retropie/retropie-setup/wiki/manual-installation
Depois de ler todo o tópico, acho que levei um banho de água gelada. Minha idéia era um raspberry pi 3, que seria ligado em uma TV. Nele seria uma central de emulador (retropie), mais uma central de downloads torrent (com o raspbian?) e o Kodi rodando vídeos em 720p no máximo. Compraria um extensor USB com fonte própria e ligaria um HD externo de 2tb pros downloads, filmes, músicas, roms...

Impossível né? Sonhei alto? :bua:

Tu pode fazer um DualBoot de OpenElec com RetroPie para atuar como NAS e downloader e reprodutor via KODI, e so alterna o boot para retropie quando for jogar..

Eu particularmente faria 2 sistemas, senao 3..
Iria de Odroid C2 com OpenElec para reproduzir midia, ja q ele tem suporte para ate 4k e HEVC, e central de torrent com transmission, sickrage e couch potato
Um banana Pi rodando emuladores usando o sistema Lakka
particularmente tiraria a função de central de torrent e passaria para um NAS com Openmediavault em um BananaPi.
Mas o custo sera bem maior tambem né..

Usei por um bom tempo o sistema em um Rpi2 com Dualboot, funcionava, mas se fizesse algum update bugava mta coisa..agora to indo para sistemas individuais...
Vou usar RetroPie no meu Rpi2
Vou comprar um Odroid C2 para reprodutor de midia
e um banana pi com openmediavault como NAS e central de download de torrent...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo