[AJUDA] Recebi uma proposta estranha da ASUS referente ao monitor que está na garantia

Rdz

New Member
Registrado
Bom dia amigos! Há dois anos atrás eu comprei esse monitor pela Kabum, pagando um total de R$1,558 e fiquei bastante satisfeito com a compra

O monitor: https://www.kabum.com.br/produto/11...-hdmi-displayport-freesync-144hz-1ms-vg279q1r

Acontece que uns meses pra cá, ele começou a apresentar um problema referente a frequência dele, sempre que estava no 144hz, uma parte do monitor (na barra inferior) começava apresentar uma imagem trêmula e desfocada, que só resolvia quando eu descia a frequência do monitor pra numeros mais baixos, tipo 120hz ou 100hz. Com o tempo, essas frequências também começaram a apresentar o mesmo defeito e eu resolvi mandar para garantia.

Feito isso, ontem recebi um email da própria Asus informando que não foi possível fazer o reparo do meu aparelho e que por este motivo, estariam restituindo o valor pago em nota de R$1,558

Eu particularmente NUNCA vi e nem sabia que isso era uma opção de estar acontecendo, pensei que em último caso eles me dariam um produto com a qualidade idêntica ou superior se o problema não fosse resolvido.

Dei uma pesquisada agora por cima e não encontrei esse modelo em específico em lugar nenhum, o que me leva a pensar que talvez não fabriquem mais esse monitor e por isso ofertaram isso. Mas ao mesmo tempo, o preço desse monitor subiu desde que comprei e eu não acho que consigo achar um com as mesmas especificações/qualidade por esse preço que querem me restituir, me fazendo sentir lesado por após esses anos todos receber o reembolso de algo que estava dentro da garantia ofertada por eles mesmos.

Minha dúvida aqui é a seguinte, existe alguma coisa que eu possa fazer quanto a isso? Nesse valor que querem restituir, eu consigo encontrar algo de qualidade igual ou superior no mercado atualmente? Vocês já viram algo assim acontecer? Não estou muito inclinado a aceitar esse reembolso, realmente não vejo muitos motivos pra tal coisa.
 
De acordo com o CDC, o valor a ser ressarcido é o valor da nota corrigido pela inflação, cobre deles essa correção.
Teoricamente, a escolha de optar pelo ressarcimento ou substituição por outro produto similar é do consumidor, mas as empresas sempre enrolam quanto a isso, se não estiver com pressa para substituir o item, pode contestar isso com eles, porém a chance de necessitar acionar o procon/pequenas causas é considerável.
 
De acordo com o CDC, o valor a ser ressarcido é o valor da nota corrigido pela inflação, cobre deles essa correção.
Teoricamente, a escolha de optar pelo ressarcimento ou substituição por outro produto similar é do consumidor, mas as empresas sempre enrolam quanto a isso, se não estiver com pressa para substituir o item, pode contestar isso com eles, porém a chance de necessitar acionar o procon/pequenas causas é considerável.
obrigado pela observação, não sabia dessa questão do CDC! Vou enviar um email falando sobre isso em breve.
Eu até não tenho tanta pressa pra substituir o item, mas desanima só de pensar a enrolação que vai ser isso né...
 
O CDC diz que a opção é sua, mas esse dinheiro vc recebe corrigido, calcula aí com a data certinha q vc comprou (parece que o índice mais usado é o INPC). Pelo que tenho visto, o preço dos monitores têm abaixado bastante desde o último ano... é que o seu era IPS né, mas dá uma pesquisada aí por outros modelos, de repente você já faz um upgrade e acabe compensando mais pegar o dinheiro.
 
Minha dúvida aqui é a seguinte, existe alguma coisa que eu possa fazer quanto a isso? Nesse valor que querem restituir, eu consigo encontrar algo de qualidade igual ou superior no mercado atualmente? Vocês já viram algo assim acontecer? Não estou muito inclinado a aceitar esse reembolso, realmente não vejo muitos motivos pra tal coisa.
Não conheço o monitor em questão mas é meio que praxe da Asus (e outras marcas) ressarcir o valor da NF+correção, comigo aconteceu com uma GTX 1080 Ti Strix anos atrás e pra mim até valeu a pena pois foi bem mais do que paguei na placa usada na época, mas até isso acontecer tentaram me dar uma canseira por causa da NF em nome de outra pessoa e outras muletas.

Se quiser ir em frente e exigir um produto igual/melhor não vejo problema e acho que tá no seu direito, mas às vezes é melhor pegar a grana e sair atrás de outra coisa.
 
Bom dia amigos! Há dois anos atrás eu comprei esse monitor pela Kabum, pagando um total de R$1,558 e fiquei bastante satisfeito com a compra

O monitor: https://www.kabum.com.br/produto/11...-hdmi-displayport-freesync-144hz-1ms-vg279q1r

Acontece que uns meses pra cá, ele começou a apresentar um problema referente a frequência dele, sempre que estava no 144hz, uma parte do monitor (na barra inferior) começava apresentar uma imagem trêmula e desfocada, que só resolvia quando eu descia a frequência do monitor pra numeros mais baixos, tipo 120hz ou 100hz. Com o tempo, essas frequências também começaram a apresentar o mesmo defeito e eu resolvi mandar para garantia.

Feito isso, ontem recebi um email da própria Asus informando que não foi possível fazer o reparo do meu aparelho e que por este motivo, estariam restituindo o valor pago em nota de R$1,558

Eu particularmente NUNCA vi e nem sabia que isso era uma opção de estar acontecendo, pensei que em último caso eles me dariam um produto com a qualidade idêntica ou superior se o problema não fosse resolvido.

Dei uma pesquisada agora por cima e não encontrei esse modelo em específico em lugar nenhum, o que me leva a pensar que talvez não fabriquem mais esse monitor e por isso ofertaram isso. Mas ao mesmo tempo, o preço desse monitor subiu desde que comprei e eu não acho que consigo achar um com as mesmas especificações/qualidade por esse preço que querem me restituir, me fazendo sentir lesado por após esses anos todos receber o reembolso de algo que estava dentro da garantia ofertada por eles mesmos.

Minha dúvida aqui é a seguinte, existe alguma coisa que eu possa fazer quanto a isso? Nesse valor que querem restituir, eu consigo encontrar algo de qualidade igual ou superior no mercado atualmente? Vocês já viram algo assim acontecer? Não estou muito inclinado a aceitar esse reembolso, realmente não vejo muitos motivos pra tal coisa.
Bem, vou explicar seus direitos e você pode rebater isso com eles. Nos dois casos que ajudei amigos com a Asus, depois de muita conversa, eles aceitaram.

Vc deixa claro pra eles que de acordo com o CDC, não são eles que escolhem sobre restituição. Mas tão somente você. Eles só poderiam ofertar isso caso não tivessem nenhum monitor igual ou superior pra te entregar, o que sabemos que obviamente é impossível.

Diz que você não aceita a devolução do valor, ainda que haja correção monetária. E que você quer um novo monitor de igual ou superior qualidade. Finque o pé e deixe claro pra eles que quer resolver isto de boa fé e boa vontade, que não deseja judicializar a questão, porém caso seja necessário, o fará.

Seja duro, seja firme e não hesite.

E caso eles não se dobrem, cumpra: não aceite, procure um advogado e ajuíze uma ação gratuita no JEC. Em 6 meses você vai receber 2x~3x esse valor ai.

Só aceite a grana se vc acha que isso tudo é um aborrecimento. Mas seu direito é esse e já ajudei duas pessoas contra essa empresa de vagabundos da Asus. São uns vagabundos mesmo.
 
Se você precisar de advogado, acredito que o mesmo cobrará honorários, defensor público? Até eu que sou do ramo de informática advogo melhor que serventuários públicos.
Tente do jeito que você ache mais benéfico, porém tenha em mente que nem sempre acontece como queremos e as vezes mais vale um pássaro na mão que dois voando.
 
tenta usar o procon online (nem precisa mais ir presencialmente hoje em dia) antes de abrir uma acao no pequenas causas... se nem lá eles respeitarem a lei, qualquer modelo de peticao online é suficiente para o pequenas causas. Nao precisa envolver advogado....
 
Se você precisar de advogado, acredito que o mesmo cobrará honorários, defensor público? Até eu que sou do ramo de informática advogo melhor que serventuários públicos.
Tente do jeito que você ache mais benéfico, porém tenha em mente que nem sempre acontece como queremos e as vezes mais vale um pássaro na mão que dois voando.
Advogados costumam cobrar no máximo 30% do valor das causas. Lembrando que ele vai tirar no mínimo 2x o valor, mas tendendo pra 3x (todos que vi de pessoas próximas chegam a isso), vale muito a pena porque principalmente não há nenhuma possibilidade de ter dois pássaros voando.

Essas empresas já tem gente pronta pra acertar tudo durante o acordo. Até pq se não acertar no acordo, o juíz fica mais puto ainda e ai ferra de vez pra empresa. Isso falando de casos como esse.

Nao precisa envolver advogado....
Se engana completamente se acha que vai conseguir alguma coisa útil batendo na porta do JEC sem advogado para representar-te, dependendo unicamente daqueles mulambos preguiçosos que trabalham lá....

Minha mãe fez isso, mesmo eu dizendo pra ela, pela larga experiência que tenho, pra não fazer isso jamais, e perdeu uma causa que era pra ela tirar NO MÍNIMO uns 3000 reais. Mínimo.
 
Se engana completamente se acha que vai conseguir alguma coisa útil batendo na porta do JEC sem advogado para representar-te, dependendo unicamente daqueles mulambos preguiçosos que trabalham lá....

Minha mãe fez isso, mesmo eu dizendo pra ela, pela larga experiência que tenho, pra não fazer isso jamais, e perdeu uma causa que era pra ela tirar NO MÍNIMO uns 3000 reais. Mínimo.
A única vez que entrei no JEC, eu mesmo me representei e ganhei.
 
A única vez que entrei no JEC, eu mesmo me representei e ganhei.
Obviamente isso não é impossível. Eu mesmo também não preciso mais de representação quando julgo necessário, mas devido a orientações diversas que já tive.

Para a pessoa comum e ordinária, sem nenhuma experiência, pague os honorários pra não ter risco de fazer cagada.
 
Boa noite amigos, em primeiro lugar quero agradecer a todos que postaram respostas me ajudando aqui, serviu de muita informação e eu consegui já responder o email falando da correção de acordo com a inflação e também de estar querendo um produto de qualidade igual ou superior, agora é esperar eles responderem.

Vou atualizando aqui assim que tiver uma resposta.
 
Bom dia amigos! Há dois anos atrás eu comprei esse monitor pela Kabum, pagando um total de R$1,558 e fiquei bastante satisfeito com a compra

O monitor: https://www.kabum.com.br/produto/11...-hdmi-displayport-freesync-144hz-1ms-vg279q1r

Acontece que uns meses pra cá, ele começou a apresentar um problema referente a frequência dele, sempre que estava no 144hz, uma parte do monitor (na barra inferior) começava apresentar uma imagem trêmula e desfocada, que só resolvia quando eu descia a frequência do monitor pra numeros mais baixos, tipo 120hz ou 100hz. Com o tempo, essas frequências também começaram a apresentar o mesmo defeito e eu resolvi mandar para garantia.

Feito isso, ontem recebi um email da própria Asus informando que não foi possível fazer o reparo do meu aparelho e que por este motivo, estariam restituindo o valor pago em nota de R$1,558

Eu particularmente NUNCA vi e nem sabia que isso era uma opção de estar acontecendo, pensei que em último caso eles me dariam um produto com a qualidade idêntica ou superior se o problema não fosse resolvido.

Dei uma pesquisada agora por cima e não encontrei esse modelo em específico em lugar nenhum, o que me leva a pensar que talvez não fabriquem mais esse monitor e por isso ofertaram isso. Mas ao mesmo tempo, o preço desse monitor subiu desde que comprei e eu não acho que consigo achar um com as mesmas especificações/qualidade por esse preço que querem me restituir, me fazendo sentir lesado por após esses anos todos receber o reembolso de algo que estava dentro da garantia ofertada por eles mesmos.

Minha dúvida aqui é a seguinte, existe alguma coisa que eu possa fazer quanto a isso? Nesse valor que querem restituir, eu consigo encontrar algo de qualidade igual ou superior no mercado atualmente? Vocês já viram algo assim acontecer? Não estou muito inclinado a aceitar esse reembolso, realmente não vejo muitos motivos pra tal coisa.

Sim, não faz sentido, se vc optar pelo reembolso, mesmo corrigido, é pouco provável que consiga comprar outro monitor equivalente, é justamente por isso que o CDC deixa a decisão à sua escolha.

Você decide se quer receber o reembolso ou outro produto igual ou equivalente.

Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.
§ 1º Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:
I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;
II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;
III - o abatimento proporcional do preço.


Como a Asus comercializa diversos monitores no Brasil, não existe a possibilidade deles negarem a troca por outro produto de mesma espécie. Aliás, mesmo se não comercializassem, você também pode acionar a loja e o distribuidor, pois todos eles respondem solidariamente, ou seja, possuem a mesma responsabilidade para resolver seu problema.

Você não precisa sair no prejuízo para ter outro monitor equivalente ao seu que apresentou defeito. Seja firme e exija o cumprimento da lei.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo