Recomendem uma MOBO de até R$450,00

Sp3ctr0

Active Member
Registrado
http://produto.mercadolivre.com.br/...b85m-e-intel-lga1150-usb-30-b85-sata-6gbs-_JM

Há dois meses atrás havia uma ga z97 por 400 reais, agora está por 500... facepalm.
Se você quiser OC, então terá de pagar uns 500 reais, não tem o que fazer quanto a isso.
Só recomendo fugir dos modelos micro atx, e principalmente a asus brasil.

Ja tive essa mobo nacional, nao tem bip e nem led de sinalização que está alimentando...manual? nem existe. Asus brasil nunca mais
 
Asus Maximus Impact z87 mandou abraços.

Orçamento de até 450 reais...
Se for listar placas mais salgadas, ainda assim eu iria em modelos internacionais, pelo custo benefício.
Sim temos que apoiar o nosso país, produção interna e blablabla, mas a capacitação profissional ou mesmo a qualidade da infra estrutura não é equivalente, ou talvez eles paguem impostos demais ao país, seja como for, não recomendo, prefiro deixar claro que a falta de qualidade está indiretamente ligada a gestão política do país, assim como tais razões econômicas e sociais são fartos carregados por estes.

Na boa se algum economista te mandar investir na Petrobras ele é um **** ***, pagamos diversas tributações e não contamos com saúde, educação nem mesmo segurança pública, tanto para andar na rua quanto para gerir um negócio honesto, enquanto o senado possui um reajuste para 33,7k mensal, sendo que alguns cargos da faixa salarial de 27k estão recebendo sem exercer função!
Isso é o de menos, o pior é a arquitetura econômica gerada desde 2008 com a queda do banco wall street que estava segurando as pontas, que consequentemente gerou um "reajuste" cambial ineficiente, tanto é que obtivemos a resposta do dólar recentemente, sem contar nos focos e prioridades desordenadas... País sendo gerado pelo poder público? Are you fucking kidding me?

Anyways, sem desvirtuar mais o tópico, apenas volto a afirmar, fuja das marcas nacionais.
E na boa, investir em z87 é no mínimo... peculiar...
 
Orçamento de até 450 reais...
Se for listar placas mais salgadas, ainda assim eu iria em modelos internacionais, pelo custo benefício.
Sim temos que apoiar o nosso país, produção interna e blablabla, mas a capacitação profissional ou mesmo a qualidade da infra estrutura não é equivalente, ou talvez eles paguem impostos demais ao país, seja como for, não recomendo, prefiro deixar claro que a falta de qualidade está indiretamente ligada a gestão política do país, assim como tais razões econômicas e sociais são fartos carregados por estes.

Na boa se algum economista te mandar investir na Petrobras ele é um **** ***, pagamos diversas tributações e não contamos com saúde, educação nem mesmo segurança pública, tanto para andar na rua quanto para gerir um negócio honesto, enquanto o senado possui um reajuste para 33,7k mensal, sendo que alguns cargos da faixa salarial de 27k estão recebendo sem exercer função!
Isso é o de menos, o pior é a arquitetura econômica gerada desde 2008 com a queda do banco wall street que estava segurando as pontas, que consequentemente gerou um "reajuste" cambial ineficiente, tanto é que obtivemos a resposta do dólar recentemente, sem contar nos focos e prioridades desordenadas... País sendo gerado pelo poder público? Are you fucking kidding me?

Anyways, sem desvirtuar mais o tópico, apenas volto a afirmar, fuja das marcas nacionais.
E na boa, investir em z87 é no mínimo... peculiar...

Nada na mão do Estado deu certo, até no país mais desenvolvido!
Enfim, R$500 reais então, alguma sugestão?
 
Sim. Cômico o que aconteceu com a Rússia.
https://www.******************.com....PSgzUcwxQ9t3kg4GwCdCCqqy7UMmiOC8sDxoCWHPw_wcB
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-604293257-placa-me-asrock-z97-pro4-lga-1150-intel-z97-_JM
http://www.kabum.com.br/produto/59457/placa-mae-msi-p-intel-z97-g43-gaming-lga-1150-box/?tag=z97

O que eu recomendo é você pesquisar a tecnologia de cada uma, e averiguar o que será mais útil para você.
Se quer tecnologia M.2 ou não, se quer super sata ou não, material do produto, se pensas em fazer sli ou cross 3 way ou não, etc.
Até mesmo a questão estética que te agradar mais.
 
Sim. Cômico o que aconteceu com a Rússia.
https://www.******************.com....PSgzUcwxQ9t3kg4GwCdCCqqy7UMmiOC8sDxoCWHPw_wcB
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-604293257-placa-me-asrock-z97-pro4-lga-1150-intel-z97-_JM
http://www.kabum.com.br/produto/59457/placa-mae-msi-p-intel-z97-g43-gaming-lga-1150-box/?tag=z97

O que eu recomendo é você pesquisar a tecnologia de cada uma, e averiguar o que será mais útil para você.
Se quer tecnologia M.2 ou não, se quer super sata ou não, material do produto, se pensas em fazer sli ou cross 3 way ou não, etc.
Até mesmo a questão estética que te agradar mais.

Putin so fáz putinsse uhauha
Então, essa da msi ja to namorando faz um tempo, mas placa mãe gaming muda muito na performance do que uma clássica?
essa da gigabyte me atriu mais porque tem 4port usb 3.0, porém essas gaming já tem uma placa de rede e som onboard bem elogiada, mas não sei se na prática são tudo isso mesmo. No momento eu pagaria essa g43 gaming da MSI, já que é marca boa, vi uns unboxing e achei um produto relativamente decente, mesmo sendo caro, nos EUA não chega a 150 usd
 
Comprei uma msi gaming 7 a umas 2 semanas, ainda nem se quer instalei, estou esperando o gabinete chegar...
Comprei exatamente pela tecnologia genius 4, que é basicamente um plus para OC, que segundo reviews o programa é tão bom e eficiente, que mesmo usuários experientes para OC, não conseguiram aumentar muito a performance e qualidade, em relação ao pré estabelecido pelo programa, me soou bem atraente.
A qualidade é ótima, e a aparência é simplesmente tesão, uma bela obra de arte.

Em termos de performance bruto, acredito que não.
A diferença seria mais na confiabilidade da revisão do produto da empresa em particular, como também o material utilizado.
Mas o principal realmente será a tecnologia oferecida, que poderá atender seus requisitos ou não, no meu caso optei pela gaming 7 por ser interessante para mim, mas cada caso é um caso.

Quanto ao sistema sonoro, é uma coisa que tenho dúvidas, não posso te responder.
Algumas pessoas falam que existe diferença entre noite e dia entre uma placa off board, que uma onboard não chega nem próximo e está anos luz...
Outros falam que com um amplificador a qualidade poderá ser a mesma que uma offboard, o que é no mínimo estranho comparar uma entrada de 8 canais ou 10, apenas aplificando um sinal digital, mas vamos lá né...
Outros também falam que baixando software surround para headphones/headset a qualidade poderá ser tão boa quanto hometheaters...

As opiniões são muito diversas, eu não consegui chegar em um conseso lógico, opiniões muito voláteis e instáveis...
Lendo a tecnologia do sinal optíco e analógico ou 5.1/7.1 ou surround obviamente deveria ter uma diferença gigantesca, mas na prática... Como disse, existem comentários muito diversificados...

Ah nem compensa comparar com os preços estrangeiros, é dar soco em ponta de faca, as coisas aqui são ridículas... O irônico é que quem pagará mais alto, serão os que encaminharam o país para este trajeto, mas é tão burro que não enchega o que está fazendo e quer arrumar culpa em pessoas "ricas" ou "esnobes" em "injustiça social" na mídia, em extraterreste só apontar que existem desculpas.
Mas para fazer dívidas sem planejamento e depois entrar no SPC ou ficar totalmente endividado e necessitar fazer empréstimos, isso eles sabem fazer...
Nem preciso mencionar a qualidade do ensino nacional, no "progresso" industrial ou tecnológico, até mesmo crescimento ou economia, não preciso falar nos índices de roubos e assassinatos nem mesmo qualidade hospitalar médica nem nada disso, é perda de tempo, os brasileiros continuaram a fazer brasileirisse.
 
Última edição:
Eu iria na Asrock !
 
A galera tem que entender, que placas de entrada são placas de entrada. Nenhuma empresa vai ter um perfeito controle de qualidade, suporte pós venda e ótima garantia para um produto em que a margem de lucro dele é baixa e ele só lucra quando vende muitas peças. Ou a empresa so vende produtos premium como a Apple e seasonic ou ela fabrica diversos tipos de produto com qualidade variada.

Você pega e me fala que a Asus Brasil não presta, e cita as menores como placas ruins. Cara, não podemos generalizar, pra isso que servem os reviews. Não indico nenhum produto pela marca(Exceto seasonic) por causa que um produto da marca pode ser bom, mas todos os outros ruins assim como pode ser ao contrario, como a fabricante de PSU HEC que tem historico de fazer fontes de baixa qualidade mas fez um fonte de qualiadade razoavel que é a EVGA 500B e 600B.

Por fim, a primeira coisa que eu decidiria sobre as mobos são: Tecnologias que eu REALMENTE vou usar. Vai usar M.2 ? Com certeza não. Vai usar Overclock? Então o chipset vai ser H97 ou inferior. A segunda coisa que eu iria olhar era garantia/rma.
 
A galera tem que entender, que placas de entrada são placas de entrada. Nenhuma empresa vai ter um perfeito controle de qualidade, suporte pós venda e ótima garantia para um produto em que a margem de lucro dele é baixa e ele só lucra quando vende muitas peças. Ou a empresa so vende produtos premium como a Apple e seasonic ou ela fabrica diversos tipos de produto com qualidade variada.

Você pega e me fala que a Asus Brasil não presta, e cita as menores como placas ruins. Cara, não podemos generalizar, pra isso que servem os reviews. Não indico nenhum produto pela marca(Exceto seasonic) por causa que um produto da marca pode ser bom, mas todos os outros ruins assim como pode ser ao contrario, como a fabricante de PSU HEC que tem historico de fazer fontes de baixa qualidade mas fez um fonte de qualiadade razoavel que é a EVGA 500B e 600B.

Por fim, a primeira coisa que eu decidiria sobre as mobos são: Tecnologias que eu REALMENTE vou usar. Vai usar M.2 ? Com certeza não. Vai usar Overclock? Então o chipset vai ser H97 ou inferior. A segunda coisa que eu iria olhar era garantia/rma.

Concordo, estou errado em generalizar, e compreendo as dificuldades da nossa empresa, gostaria que as coisas fossem diferentes. Fico muito triste com o que está acontecendo com a Eletrobras, Petrobras e com nosso país, sério mesmo. Mas no caso da asus deluxe br, eu continuarei recomendando outras marcas.
 
Embora não seja uma h97, eu acho essa Msi abaixo uma placa bem legal.
http://www.kabum.com.br/produto/54197/placa-mae-msi-para-intel-inside-core-h97-gaming-3-box
Eu estou querendo montar um pc, mas estou vendo as coisas encarecerem bastante (processador, memória ram, etc.). E pelo que estão dizendo, a tendência é ficar mais caro nesse ano (dólar, aumento nos impostos em produtos importados, etc.). Algo que venho percebendo, é que está havendo falta de alguns produtos por aqui. Algumas vezes não encontro produtos nas lojas, as vezes o estoque demora para ser reposto. A dois anos atras não via isso acontecer com essa frequência.
 
Embora não seja uma h97, eu acho essa Msi abaixo uma placa bem legal.
http://www.kabum.com.br/produto/54197/placa-mae-msi-para-intel-inside-core-h97-gaming-3-box
Eu estou querendo montar um pc, mas estou vendo as coisas encarecerem bastante (processador, memória ram, etc.). E pelo que estão dizendo, a tendência é ficar mais caro nesse ano (dólar, aumento nos impostos em produtos importados, etc.). Algo que venho percebendo, é que está havendo falta de alguns produtos por aqui. Algumas vezes não encontro produtos nas lojas, as vezes o estoque demora para ser reposto. A dois anos atras não via isso acontecer com essa frequência.

Sim a tendência é piorar, estamos apenas vislumbrando a ponta do iceberg, mas o tamanho e o dano que irá causar, resta o futuro dizer. (suponho que em 2017 as coisas realmente fiquem ruins, assalto, desemprego, inflação, congelamento de dinheiro etc.)
Dilma fez uma reunião com o vice presidente dos EUA e também a China, pedindo conselhos econômicos, e mais uma vez oferecendo matéria prima a preços as preços ridículos. Afirmam rever os conceitos econômicos, como refazer a matemática de administração, também teoricamente irão investir 100 bilhões em educação (que sem dúvida é importante, mas no momento que estamos é simplesmente estúpido, mas deixa quieto.)
Enfim... Seja teatro ou não, o governo está tentando fazer algo, mas inevitavelmente o Brasil irá passar por turbulências pesadas...

Quanto a teu problema, sim o ideal é comprar tudo o quanto antes, não acho que o dólar irá aumentar tanto assim nos próximos 6 meses, mas é apenas especulação, porém os estoques que acabaram agora, estavam cotados em 2,2 do dólar ou menos, qualquer reabastecimento de estoque, virá com o reajuste atual.
 
Comprei a minha da assinatura há quase dois meses por R$400,00 + frete.
Extremamente satisfeito aqui.
 
Entendi, obrigado pelo conselho. Bom, infelizmente não tenho toda a grana pra comprar, e vai acabar demorando, mas fazer o que.

Tenho certeza, e acho que você também, que o Brasil está nessa situação devido a má gestão do governo do pt nesses últimos anos, e pela forma com que o estado funciona aqui (muitos impostos, ineficiência, corrupção, etc...). Não sei se iria melhorar com a eleição do Aécio, mas certeza mudaria a forma com que a economia seria tratada. Embora a Dilma venha tentando consertar as coisas (tomando até medidas impopulares, algo de que ela disse que Aécio faria), acho que o modo do pt de governar não traz muitos benefícios para economia e desenvolvimento tecnológico do país.
 
Última edição:
Entendi, obrigado pelo conselho. Bom, infelizmente não tenho toda a grana pra comprar, e vai acabar demorando, mas fazer o que.

Tenho certeza, e acho que você também, que o Brasil está nessa situação devido a má gestão do governo do pt nesses últimos anos, e pela forma com que o estado funciona aqui (muitos impostos, ineficiência, corrupção, etc...). Não sei se iria melhorar com a eleição do Aécio, mas certeza mudaria a forma com que a economia seria tratada. Embora a Dilma venha tentando consertar as coisas (tomando até medidas impopulares, algo de que ela disse que Aécio faria), acho que o modo do pt de governar não traz muitos benefícios para economia e desenvolvimento tecnológico do país.

Sim, a gestação é péssima.
A filosofia e arquitetura da economia brasileira parece um esboço feito por uma criança de 5 anos, deveríamos ter seguido o modelo americano. Temos a Argentina e Cuba, como também Rússia nós dando aulas diariamente que economia não é brincadeira, mas... O problema é que essas pessoas estão mais interessadas em ganhos pessoais do que o pró do Brasil em si.
Você pode ver essa última campanha da Dilma, nós estamos em crise econômica e financeira e ela investe a maior parte do dinheiro em educação? Óbvio que é importante, mas tudo tem momento e hora, e este é o momento para resgatar nossa força econômica para as temperes vindouras, de nada adiantará bons estudantes para se tornarem garis ou não terem oportunidades de emprego, isso se mudarem algo na educação, porque sou muito incrédulo quanto a isso. O que acontece é que Dilma está fazendo política, e nós precisamos de administradores não de políticos no momento.

Se colocássemos o país explicitamente nas mãos de economistas, a situação seria outra.

Quanto ao Áecio, tenho certeza que o Brasil iria melhorar sim, ele é um rapaz muito mais capacitado e com ideias mais realistas para a economia, um esquerdista com alguns fundamentos de direita.
O problema é que 4 anos não dá para fazer absolutamente nada, aprovações tem de ser feita pelo senado, existe a gestação pública, políticos e seu subordinados, que grande parte deles foram comprados pelo PT, os senadores por exemplo quase todos são petistas, e para mudar algo, ele primeira deveria ter de conquistar a lealdade do gabinete ou remover todos e nomear os seus próprios, e isso é extremamente trabalhoso, demorado e estressante... E só então ele poderia começar a governar e por suas ideias em prática...
E que mais uma vez, na situação que o Brasil está e o tempo que ele teria... Não daria para fazer muita coisa, porém acredito que ele pudesse alterar o rumo que estamos traçando, e melhorar o futuro para a gestação do próximo governo vindouro. O problema é que brasileiro faz ***** por 16 anos, e quer que a situação seja resolvida em 4, nem fodendo, não existem mágicas nem dragões ou unicórnios encantados, é tudo matemática e administração.

Quanto ao aumento do dólar, desconsidera o que eu disse acima, citei este prazo pois o Brasil está vendendo dólar, com afinco de segurar a moeda neste valor...
Porém com a nova negociação do Brasil com China, talvez a taxa de intercâmbio dispare ou quando o banco do EUA aumentar a taxa de juros, obviamente irá atrair investidores para lá...
Sem contar que nós estávamos necessitando do fluxo rápido para pagar nossas dívidas, com a queda da Petrobras que representava uns 13% do PIB, as coisas irão mudar bastante...
Inflação, juros e desvalorização da moeda... Mas o tempo que o dólar levará para voltar a subir, não sei.

Ah sim, quando for comprar, faz um bom planejamento com calma.
 
Última edição:
Sim, a gestação é péssima.
A filosofia e arquitetura da economia brasileira parece um esboço feito por uma criança de 5 anos, deveríamos ter seguido o modelo americano. Temos a Argentina e Cuba, como também Rússia nós dando aulas diariamente que economia não é brincadeira, mas... O problema é que essas pessoas estão mais interessadas em ganhos pessoais do que o pró do Brasil em si.
Você pode ver essa última campanha da Dilma, nós estamos em crise econômica e financeira e ela investe a maior parte do dinheiro em educação? Óbvio que é importante, mas tudo tem momento e hora, e este é o momento para resgatar nossa força econômica para as temperes vindouras, de nada adiantará bons estudantes para se tornarem garis ou não terem oportunidades de emprego, isso se mudarem algo na educação, porque sou muito incrédulo quanto a isso. O que acontece é que Dilma está fazendo política, e nós precisamos de administradores não de políticos no momento.

Se colocássemos o país explicitamente nas mãos de economistas, a situação seria outra.

Quanto ao Áecio, tenho certeza que o Brasil iria melhorar sim, ele é um rapaz muito mais capacitado e com ideias mais realistas para a economia, um esquerdista com alguns fundamentos de direita.
O problema é que 4 anos não dá para fazer absolutamente nada, aprovações tem de ser feita pelo senado, existe a gestação pública, políticos e seu subordinados, que grande parte deles foram comprados pelo PT, os senadores por exemplo quase todos são petistas, e para mudar algo, ele primeira deveria ter de conquistar a lealdade do gabinete ou remover todos e nomear os seus próprios, e isso é extremamente trabalhoso, demorado e estressante... E só então ele poderia começar a governar e por suas ideias em prática...
E que mais uma vez, na situação que o Brasil está e o tempo que ele teria... Não daria para fazer muita coisa, porém acredito que ele pudesse alterar o rumo que estamos traçando, e melhorar o futuro para a gestação do próximo governo vindouro. O problema é que brasileiro faz ***** por 16 anos, e quer que a situação seja resolvida em 4, nem fodendo, não existem mágicas nem dragões ou unicórnios encantados, é tudo matemática e administração.

Quanto ao aumento do dólar, desconsidera o que eu disse acima, citei este prazo pois o Brasil está vendendo dólar, com afinco de segurar a moeda neste valor...
Porém com a nova negociação do Brasil com China, talvez a taxa de intercâmbio dispare ou quando o banco do EUA aumentar a taxa de juros, obviamente irá atrair investidores para lá...
Sem contar que nós estávamos necessitando do fluxo rápido para pagar nossas dívidas, com a queda da Petrobras que representava uns 13% do PIB, as coisas irão mudar bastante...
Inflação, juros e desvalorização da moeda... Mas o tempo que o dólar levará para voltar a subir, não sei.

Ah sim, quando for comprar, faz um bom planejamento com calma.

Muito boa sua visão, percebe-se que você tem bom conhecimento de como funciona a política. Eu concordo com o que disse sobre o governo. Também vejo o Aécio como mais capacitado, e também entendo quando diz que 4 anos é pouco tempo pra fazer muita coisa.

O ruim é que aqui no brasil, grande parte do povo se deixa iludir por discurso populista, caem fácil em papo de luta de classes e vitimismo. O Aécio perdeu muitos votos por isso. O pt soube usar desse discurso, até mesmo o caluniaram. Mas de qualquer maneira agora é esperar pra ver se o povo acorda e as coisas melhorem.

Obrigado pelo conselhos. Vou pensar bem antes de comprar, também porque a um tempo atrás queria montar uma maquina com muitos recursos e bem cara, mas vi que maioria deles eu não iria usar. Então vou montar pc não muito top, economizando um pouco em placa mãe e processador (estava olhando o i5 4460 e uma H97, provavelmente a msi gaming 3) e aguardar o lançamento da gtx 960, se ela tiver bom desempenho é ela, senão pego uma gtx 970. Acho que já sendo o suficiente pra rodar bem os jogos por um tempo tá blz.
 
Muito boa sua visão, percebe-se que você tem bom conhecimento de como funciona a política. Eu concordo com o que disse sobre o governo. Também vejo o Aécio como mais capacitado, e também entendo quando diz que 4 anos é pouco tempo pra fazer muita coisa.

O ruim é que aqui no brasil, grande parte do povo se deixa iludir por discurso populista, caem fácil em papo de luta de classes e vitimismo. O Aécio perdeu muitos votos por isso. O pt soube usar desse discurso, até mesmo o caluniaram. Mas de qualquer maneira agora é esperar pra ver se o povo acorda e as coisas melhorem.

Obrigado pelo conselhos. Vou pensar bem antes de comprar, também porque a um tempo atrás queria montar uma maquina com muitos recursos e bem cara, mas vi que maioria deles eu não iria usar. Então vou montar pc não muito top, economizando um pouco em placa mãe e processador (estava olhando o i5 4460 e uma H97, provavelmente a msi gaming 3) e aguardar o lançamento da gtx 960, se ela tiver bom desempenho é ela, senão pego uma gtx 970. Acho que já sendo o suficiente pra rodar bem os jogos por um tempo tá blz.

Recomendo esperar pelo GM204, quando saírem a tendência é que as placas de vídeo AMD tenham uma queda de preço, o mesmo valeria para todas as gtx GM200.
Quanto ao desempenho da 960, parece atender muito bem o mercado, lembrando que vgas a menos que estejam sendo utilizadas em 4k ou com três monitores (que em ambos os casos, não dariam conta), nas demais situações, não irá utilizar o máximo da potência, é tanto que algumas placas de vídeo realmente antigas como gt 9800 ou hd 7970 dentre outras, ainda conseguem segurar os jogos atuais em gráficos médios ou mesmo altos em alguns casos...
Óbvio que o fps não cravara em 60, mas o ponto de conclusão é que a diferença entre uma r9 280x para uma gtx 980, será um ganho na maioria dos casos, inútil ou não utilizável. Logo eu recomendaria uma vga mais salgada, somente se tiver dinheiro para gastar, caso contrário pode-se economizar uns 400 - 600 reais nessa área.
Mas deixando claro que, para todos a placa de vídeo, é o componente principal, então independente de ser possível salvar dinheiro, o recomendado é comprar o melhor que seu bolso puder ofertar.

Uma curiosidade alheia... O Brasil que se proclama "democrata" se quer deu satisfação a França, sobre o ataque ocorrido na repartição de charges, Charlie Hebdo... Porém há a possibilidade de implementarem uma nova lei, sobre a "democratização da internet" em que basicamente todos os nossos direitos como internautas, onde nossos direitos de livre expressão, serão debatidos. Enquanto isto a previsão de reajuste de energia gira em torno de 8 - 30%, várias comunidades em SP não possuem água, enquanto carros e casas estão sendo destruídos pela chuva, seja pela água ou raios, até mesmo por árvores, que me pergunto por quê ainda não removeram-nas? Amo demais este país, não é atoa que fugirei na primeira oportunidade possível.

Outra curiosidade é que está repartição de jornal, vendia normalmente em torno de 1 milhão de cópias, devido aos últimos acontecimentos, publicou três milhões de cópias, sendo que em alguns locais, acabaram-se os estoques em menos de 10 minutos, a próxima remessa saíra com 5 milhões de cópias...
A França anunciou combate ao estado islâmico. Não sei o que é mais cômico, se os terroristas serem tão alienados ao ponto de não poder respeitar a cultura de outro país, sendo que estes INVADIRAM um país que se quer lhes dizem respeito, ou o fato de que tudo o que queriam fazer, em reprimir a democracia, na realidade intensificou o espírito democrático, como também está a lançar a Europa contra sua religião. Enfim...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo