Perfeito, muito obrigado pela orientação!
Já falei com 3 atendentes diferentes. Na verdade, entrei em contato primeiramente para abaixar o preço do plano de R$150 para R$99, mas já havia percebido a redução na velocidade antes. Entrei no portal deles e vi que tinha a OS aberta lá em Novembro, e pedi para verificarem o lance da velocidade para mim. E, de fato, bate com a redução de velocidade nos speedtests que eu fiz e tenho no histórico. Eu até queria entrar em contato em dezembro para questionar essa diferença de velocidade, mas estava ocupado e acabei viajando.
Enfim:
O primeiro atendente que falei não quis reduzir o preço de 1 Gbps para R$99, e ainda disse que estava indisponível o plano na minha região.
O segundo disse que haviam reduzido para 600 Mbps (sem me avisar e sem meu consentimento) e que não havia mais disponibilidade para 1 Gbps, disse que a única coisa que poderia fazer era reduzir o preço para R$109 (preço do plano de 600 Mbps, segundo ele), e passou o meu caso para outra pessoa.
O terceiro entrou em contato comigo hoje, explicando que também não tem disponibilidade de 1 Gbps e ofereceu manter os "600Mbps" por R$89, além de atualizar a fatura atual para o preço de R$89 também. Eu perguntei novamente sobre a disponibilidade de 1Gbps, e ele disse que não era possível devido a "força maior".
O engraçado é que o meu plano no site ainda consta como 1Gbps, o upload inclusive continua em 500 Mbps, e eles já alteraram o valor.