Rede Wireless - Mesh: Vale a pena o investimento?

Gui_D

Member
Registrado
Boa noite!

Hoje no meu set-up, possuo um roteador Airport Extreme, conectado via um Powerline até outro roteador, um Airport Express. Pois somente o meu Extreme nao cobria toda a área do meu apto.

Como tenho esse set-up faz mais de 6 anos, estou pensando em trocá-lo, e estou considerando a compra de um daqueles kits de wifi mesh, com 3 roteadores.
A minha dúvida é, realmente vale a pena esse investimento?

E estou em dúvida entre o TP-Link Deco M5 e o Google Wifi. Em relação a custo beneficio, e principalmente performance (pois quero ter sinal full no meu apto inteiro sem essas gambiarras de powerline e tal.. hahaha), qual dos dois é melhor?

E como funciona a rede 2,4 e 5ghz no mesh? Eles são uma única?

Obrigado desde já!!
 
Boa noite!

Hoje no meu set-up, possuo um roteador Airport Extreme, conectado via um Powerline até outro roteador, um Airport Express. Pois somente o meu Extreme nao cobria toda a área do meu apto.

Como tenho esse set-up faz mais de 6 anos, estou pensando em trocá-lo, e estou considerando a compra de um daqueles kits de wifi mesh, com 3 roteadores.
A minha dúvida é, realmente vale a pena esse investimento?

E estou em dúvida entre o TP-Link Deco M5 e o Google Wifi. Em relação a custo beneficio, e principalmente performance (pois quero ter sinal full no meu apto inteiro sem essas gambiarras de powerline e tal.. hahaha), qual dos dois é melhor?

E como funciona a rede 2,4 e 5ghz no mesh? Eles são uma única?

Obrigado desde já!!

Me diga uma coisa, existe a necessidade de um upgrade? Caso sim, tens que ver a metragem do seu AP, quantidade de paredes etc.

Abs
 
Me diga uma coisa, existe a necessidade de um upgrade? Caso sim, tens que ver a metragem do seu AP, quantidade de paredes etc.

Abs
Então, o meu setup hj de vez em quando cai a conexao e tal... coisa que nao acontecia antes. entao creio que sim!

E puts, o modem fica mto mal posicionado no apto, tem 180m2, porém o modem fica no segundo quarto depois da sala!!
 
Então, o meu setup hj de vez em quando cai a conexao e tal... coisa que nao acontecia antes. entao creio que sim!

E puts, o modem fica mto mal posicionado no apto, tem 180m2, porém o modem fica no segundo quarto depois da sala!!

Mas a conexão cai somente por causa do roteador, ou tens percebido uma queda de qualidade no serviço da ISP? Te pergunto isso pq várias vezes tive problema parecido, que no fim resolvia com a troca de modem da ISP.
 
Mas a conexão cai somente por causa do roteador, ou tens percebido uma queda de qualidade no serviço da ISP? Te pergunto isso pq várias vezes tive problema parecido, que no fim resolvia com a troca de modem da ISP.
Sinceramente não sei, mas como tenho um pc conectado via cabo direto no modem, e nele nao sofro nenhum tipo de queda ou problema, creio que seja mesmo no roteador... por isso meu interesse nessa nova tecnologia de mesh..
 
Sinceramente não sei, mas como tenho um pc conectado via cabo direto no modem, e nele nao sofro nenhum tipo de queda ou problema, creio que seja mesmo no roteador... por isso meu interesse nessa nova tecnologia de mesh..


Tenho este modelo, que é inferior ao TP Link e o Google, e mesmo assim, minha conexão fibra 50 Mbps, tenho sinal full em toda a casa. olha que eu moro em sobrado 3 pavimentos, só de não ter o aborrecimento de ficar mudando de rede ou cair conexão enquanto estou na sala e vou pro quarto, já valeu cada centavo.
 
https://www.cissamagazine.com.br/roteador-tenda-ac-1200-mesh-mw3-branco
Tenho este modelo, que é inferior ao TP Link e o Google, e mesmo assim, minha conexão fibra 50 Mbps, tenho sinal full em toda a casa. olha que eu moro em sobrado 3 pavimentos, só de não ter o aborrecimento de ficar mudando de rede ou cair conexão enquanto estou na sala e vou pro quarto, já valeu cada centavo.


https://www.cissamagazine.com.br/roteador-tenda-ac-1200-mesh-mw3-branco

20181024-154434.jpg




20181024-154509.jpg





20181024-160229.jpg
 
Boa noite!

Hoje no meu set-up, possuo um roteador Airport Extreme, conectado via um Powerline até outro roteador, um Airport Express. Pois somente o meu Extreme nao cobria toda a área do meu apto.

Como tenho esse set-up faz mais de 6 anos, estou pensando em trocá-lo, e estou considerando a compra de um daqueles kits de wifi mesh, com 3 roteadores.
A minha dúvida é, realmente vale a pena esse investimento?

E estou em dúvida entre o TP-Link Deco M5 e o Google Wifi. Em relação a custo beneficio, e principalmente performance (pois quero ter sinal full no meu apto inteiro sem essas gambiarras de powerline e tal.. hahaha), qual dos dois é melhor?

E como funciona a rede 2,4 e 5ghz no mesh? Eles são uma única?

Obrigado desde já!!

Cara de uma olhada no Amplifi Instant, essa empresa é conhecida por favor os melhores sistemas wifi que existe.
No caso, você poderia importar via redirecionar.

https://amplifi.com/instant/

7c4a27afcf8e7568642c2f330f63898b.jpg
 
Tenho este modelo, que é inferior ao TP Link e o Google, e mesmo assim, minha conexão fibra 50 Mbps, tenho sinal full em toda a casa. olha que eu moro em sobrado 3 pavimentos, só de não ter o aborrecimento de ficar mudando de rede ou cair conexão enquanto estou na sala e vou pro quarto, já valeu cada centavo.
 
https://www.cissamagazine.com.br/roteador-tenda-ac-1200-mesh-mw3-branco

Pode falar mais sobre esse kit da tenda? Estive vendo sobre ele mas não tem muitas informações.
O sinal 5ghz é nos 3 roteadores? Como é feita a instalação dele? Vou precisar ainda de um roteador "normal" para usar outros equipamentos por cabo, certo?

Obrigado!
 
Boa noite!

Hoje no meu set-up, possuo um roteador Airport Extreme, conectado via um Powerline até outro roteador, um Airport Express. Pois somente o meu Extreme nao cobria toda a área do meu apto.

Como tenho esse set-up faz mais de 6 anos, estou pensando em trocá-lo, e estou considerando a compra de um daqueles kits de wifi mesh, com 3 roteadores.
A minha dúvida é, realmente vale a pena esse investimento?

E estou em dúvida entre o TP-Link Deco M5 e o Google Wifi. Em relação a custo beneficio, e principalmente performance (pois quero ter sinal full no meu apto inteiro sem essas gambiarras de powerline e tal.. hahaha), qual dos dois é melhor?

E como funciona a rede 2,4 e 5ghz no mesh? Eles são uma única?

Obrigado desde já!!

tenho o google wifi.... A experiência as vezes é boa, as vezes frustante...

Só usando um roteador, ele perde feio de sinal/alcance contra um tp-link meu archer C4. Feio mesmo. Não conseguia entregar sinal a poucos metros de distância por causa de uma parede e meia.... Outra coisa também é que ele faz o gerenciamento da frequencia wifi usada (2,4 ou 5Ghz), não deixa você setar. Ele aprende sozinho qual frequencia, mas as vezes se embanana e insisti em usar a 2,4ghz notadamente pior. E outra, a comunicação entre os pontos (mesh) também é meio sofrível. Meu apto tem 110mts e tenho 3 pontos espalhados. Os pontos não conseguem não conseguem sinal excelente, e olha que falo em metros. Parece que o google wifi tem muita deficiência em lidar com paredes de tijolos, sei lá.

Enfim, só vou manter o sistema por que comprei para um apto novo, mas lá vou cabear a ligação entre os pontos, por que não dá pra confiar na comunicação sem fio entre eles. Não entrega a banda toda em todos os lugares.
 
Eu uso repetidores , notebooks e dektops não tenho problemas, e celulares eu uso um APP que faz o "mesh" via software se chama best WIFI
 
Pode falar mais sobre esse kit da tenda? Estive vendo sobre ele mas não tem muitas informações.
O sinal 5ghz é nos 3 roteadores? Como é feita a instalação dele? Vou precisar ainda de um roteador "normal" para usar outros equipamentos por cabo, certo?

Obrigado!

1. 5 Ghz em todos os roteadores

2. Instalação feita via aplicativo de celular ( Android ou iOS )

3. Não precisa de roteador normal, na ultima foto estava na tela de configuração de um TP Link, mas depois que fui seguindo o passo a passo do aplicativo nem precisava de roteador antigo pra configurar esse Tenda.

Vídeo explicativo de como instalar e opinião de uso =




Este modelo , Tenda MW6 tem conexão Gigabit, ou seja, se sua conexão for acima de 100 Mbps, tem que comprar este daqui, que é bem mais caro ( mas se importar no Aliexpress não fica tão caro e quase ninguém a taxado por importar roteador além da taxa de 15 reais dos Correios )
Se importar vai custar uns 750 reais com frete. No Brasil ele custa acima de 1000 reais...

China
https://pt.aliexpress.com/store/pro...l?spm=a2g03.12010613.8148356.9.3c2d7538q1onNe

Brasil...
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1137077415-roteador-tenda-mw6-wi-fi-mesh-kit-com-3-_JM


 
Comprei o Tenda MW3 estou apenas esperando chegar, estava esperando achar o Deco m5 por 700 novamente, mas pelo que vi não vai acontecer. Pelo que andei lendo sobre o mw3 vai me atender bem.

Achei o M5 por 740 no marketplace da B2W sendo vendido por uma loja Maxximus que não achei ser muito confiável. Será que da pra confiar?
 
Acho que compensa mais comprar 2 unifi AP AC lite do que isso daí...
 
Acho que compensa mais comprar 2 unifi AP AC lite do que isso daí...
Eu acho que o que conta a favor das redes Mesh é o fato de não precisar criar 2 redes distintas, e a comutação automática... isso me motivou também na hora da compra.
 
Eu acho que o que conta a favor das redes Mesh é o fato de não precisar criar 2 redes distintas, e a comutação automática... isso me motivou também na hora da compra.
Eu tenho 2 AP aqui em casa, mesma rede, mesmo nome, mesma senha. Velocidade máxima da minha conexão na casa inteira... E gastei apenas 300 reais (não são unifi ap ac)
 
Eu tenho 2 AP aqui em casa, mesma rede, mesmo nome, mesma senha. Velocidade máxima da minha conexão na casa inteira... E gastei apenas 300 reais (não são unifi ap ac)
Mesmo que pareça, não é a mesma coisa, mesh é a evolução da rede wifi, o que prejudica, é o preço absurdo ainda de alguns produtos.
 
Eu acho que o que conta a favor das redes Mesh é o fato de não precisar criar 2 redes distintas, e a comutação automática... isso me motivou também na hora da compra.

Eu tenho 2 AP aqui em casa, mesma rede, mesmo nome, mesma senha. Velocidade máxima da minha conexão na casa inteira... E gastei apenas 300 reais (não são unifi ap ac)
o bom e velho roaming.
 
Acabei de ler sobre o "Zero Hand-Off Roaming", parece ser bom mesmo, mas não sei se é o mesmo que o padrão IEEE802.11v / r faz nos routers MESH.

Tem o Beamforming tb nos routers Mesh que so esta em routers um pouco mais caros.
 
Comprei o Tenda MW3 estou apenas esperando chegar, estava esperando achar o Deco m5 por 700 novamente, mas pelo que vi não vai acontecer. Pelo que andei lendo sobre o mw3 vai me atender bem.

Achei o M5 por 740 no marketplace da B2W sendo vendido por uma loja Maxximus que não achei ser muito confiável. Será que da pra confiar?
Rede gigabit é um requisito básico, mesmo que agora você não tenha uma conexão com a internet acima dos 100Mbps, eventualmente você irá ter e isso implicará em outra troca de equipamentos.

Sem duvida o Deco M5 seria uma opção melhor, o concorrente em preços/features dele seria o MW6 e não o MW3.

Dependendo do tamanho da área a ser coberta sem duvida um único Unifi bem posicionado funcionará igual ou até melhor que 3 equipamentos Mesh, além de provavelmente ser mais barato.
 
Eu estava pensando em cancelar a compra do MW3 e pegar o deco m5, porém a loja me preocupa. Estou com medo de ter dor de cabeça.
 
Eu estava pensando em cancelar a compra do MW3 e pegar o deco m5, porém a loja me preocupa. Estou com medo de ter dor de cabeça.
Não encontrei nenhum M5 abaixo dos 1000 reais mas apenas verifique se é o kit (3 unidades) ou apenas 1.

Se é vendido por intermédio da B2W creio que vc esteja amparado por ela (7 dias para devolução, garantia na TP-Link Brasil, etc.)
 
Não encontrei nenhum M5 abaixo dos 1000 reais mas apenas verifique se é o kit (3 unidades) ou apenas 1.

Se é vendido por intermédio da B2W creio que vc esteja amparado por ela (7 dias para devolução, garantia na TP-Link Brasil, etc.)
Essa loja esta anunciando aleatoriamente... não sei o motivo, deve ser trambique, o nome é Maxximus, e pelo que vi na descrição eles não deixam bem claro que é o Pack, mas as outras lojas que estão vendendo o mesmo produto estão com os valores normais, acima de 1000, pode ser que a loja em questão esteja oferecendo apenas uma unidade na "safadeza".

Sei lá, tenho receio, a imagem de anuncio contém 3.
 
Essa loja esta anunciando aleatoriamente... não sei o motivo, deve ser trambique, o nome é Maxximus, e pelo que vi na descrição eles não deixam bem claro que é o Pack, mas as outras lojas que estão vendendo o mesmo produto estão com os valores normais, acima de 1000, pode ser que a loja em questão esteja oferecendo apenas uma unidade na "safadeza".

Sei lá, tenho receio, a imagem de anuncio contém 3.
Eu joguei "deco m5" no Google e não apareceu nada abaixo de 1k, inclusive em lojas que vendem na B2W e afins, mas pode haver outro motivo.

Não há nenhum problema em você colar o link da loja/anuncio aqui, assim podemos olhar e te ajudar melhor.
 
Eu joguei "deco m5" no Google e não apareceu nada abaixo de 1k, inclusive em lojas que vendem na B2W e afins, mas pode haver outro motivo.

Não há nenhum problema em você colar o link da loja/anuncio aqui, assim podemos olhar e te ajudar melhor.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo