• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Redes de Computadores - [ Tutorial ]

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Leitura excelente para quem quer aprender um pouco de redes de computadores... com a leitura completa do tópico, e um pouco de pesquisa, pode-se tranquilo abrir uma empresa de consultoria para instalação de redes residenciais....

Abs.
 
muito util belo tutorial!
 
com montar uma VPN...alguem tem alguma informacao ou ate mesmo um tutorial?
 
tpw.. alguem sabe se tem como eu limitar a banda entre (exemplo) 4 pcs..
do tipo que se tiverem 2 em uso fique 50% do total pra cada..
e se tiverem 4... 25% do total pra cada..

Pode responder por PM ou aqui mesmo, obrigado :)
 
Redes /100/1000

Estou montando uma rede com o servidor /100 e quero colocar um setor isolado a /1000, mas a rede local para esse setor continua sendo /100 mesmo com um switch e cabos gigabite, estou ligando os telefones no mesmo swith,isso traria algum problema...
 
Pow Muito Joia, vai ajudar bastante gente parabens aew, pelo conhecimento, e é sempre bom ter pessoas que se importao com as outras
 
Ótimo Tópico

Ae pessoal este tópico ta muito bom, todos os conceitos bem explicados. Passando por aqui gostaria de pedir uma ajuda a vcs, se fosse possível, estou terminando o curso de Engenharia da computação e gostaria de fazer minha monografia sobre redes, mas ainda não achei tema nenhum, ou temas muito elaborados que iriam me comprometer além do necessário, se alguém aqui da comunidade tiver algum tema sobre redes para me sugerir eu agradeceria, quero me desculpar por utilizar este espaço para pedir este auxílio, mas é que não encontrei nenhum tópico nesse sentido, ou por falha minha ou por descuido na hora de procurar! desde já agradeço!

vlw
 
Ae pessoal este tópico ta muito bom, todos os conceitos bem explicados. Passando por aqui gostaria de pedir uma ajuda a vcs, se fosse possível, estou terminando o curso de Engenharia da computação e gostaria de fazer minha monografia sobre redes, mas ainda não achei tema nenhum, ou temas muito elaborados que iriam me comprometer além do necessário, se alguém aqui da comunidade tiver algum tema sobre redes para me sugerir eu agradeceria, quero me desculpar por utilizar este espaço para pedir este auxílio, mas é que não encontrei nenhum tópico nesse sentido, ou por falha minha ou por descuido na hora de procurar! desde já agradeço!

vlw

Tente focar em apenas um conteúdo, não em toda rede.
Tipo, pegue por exemplo wireless, mas wireless na minha opnião não tem muito de onde se partir o conteúdo geral, intaum foque apenas na rede via cabo óptico mesmo.
 
Dúvida pc do hub wireless sem conecção

Galera seguinte: Tenho um D-link DIR 300 ligado para mandar sinal wireless para os notebooks da empresa... e um modem da velox com internet de 1mb... ai liguei o modem no d-link e tenho 2 pcs para puxar essa internet... em um deles consegui normalmente... mas no outro não consegui a conecção....

alguma solução?.. deu pra enteder o que eu quis dizer?..

quem puder ajudar agradeço..

valeu
 
Galera seguinte: Tenho um D-link DIR 300 ligado para mandar sinal wireless para os notebooks da empresa... e um modem da velox com internet de 1mb... ai liguei o modem no d-link e tenho 2 pcs para puxar essa internet... em um deles consegui normalmente... mas no outro não consegui a conecção....

alguma solução?.. deu pra enteder o que eu quis dizer?..

quem puder ajudar agradeço..

valeu

1 PC fico sem net? PC ou note?
se for note, testa a placa wireless dela em outro lugar, em um local aonde ja esteje tudo configurado.
 
1 PC fico sem net? PC ou note?
se for note, testa a placa wireless dela em outro lugar, em um local aonde ja esteje tudo configurado.

Não note não... tenho uns 3 ou 4 notebooks ligado via wireless e estão funcionando normalmente...

O que não consegui foi a conecção de um pc que fica ligado via rede... não consegui chegar com a conecção do HUB Wireless até ele.... lá não consigo conecção..
 
Não note não... tenho uns 3 ou 4 notebooks ligado via wireless e estão funcionando normalmente...

O que não consegui foi a conecção de um pc que fica ligado via rede... não consegui chegar com a conecção do HUB Wireless até ele.... lá não consigo conecção..

está usando dsns? ou está atomatico?
se estiver coloque dns
tipo na sequencia
exemplo:
200.252.204.3 PC1
200.252.204.4 PC2
200.252.204.5 PC3
 
queda conexão velox - d-link dir-300

Problema: queda de conexão

--------------------------------------------------------------------------------

Seguinte galera: Tenho uma acesso a velox ligado no D-Link Dir-300, uso a wireless em alguns notebooks e tenho 2 pcs de mesa ligados na USB do DIR-300... E ai percebi que começou a cair a conexão do roteador. E então não sei o motivo.

Ela esta funcionando, passa um tempo, dia, horas e do nada ela cai a conexão...

alguém tem uma sugestão pra acabar com essas quedas de conexão?



agradeço
 
Problema: queda de conexão

--------------------------------------------------------------------------------

Seguinte galera: Tenho uma acesso a velox ligado no D-Link Dir-300, uso a wireless em alguns notebooks e tenho 2 pcs de mesa ligados na USB do DIR-300... E ai percebi que começou a cair a conexão do roteador. E então não sei o motivo.

Ela esta funcionando, passa um tempo, dia, horas e do nada ela cai a conexão...

alguém tem uma sugestão pra acabar com essas quedas de conexão?



agradeço

D-link é tristi, não suporta muitas conecxões, portanto não force ele! Se no caso não for o excesso de conecxões, veja se o local aonde ele se encontra está ficando está muito quente.
O ultimo caso, troque de modem
 
só acompanhando!!!
 
Curso

Estou procurando um curso bom para redes
adm de redes
em curitiba
alguem pode me informar

agradeço pela atenção
 
PLC (Power Line Communications)

PLC (Power Line Communications) ou mais conhescida como Banda Larga via Energia Elétrica.

PLC (Power Line Communications) é a tecnologia que utiliza uma das redes mais utilizadas em todo o mundo: a rede de energia elétrica. A idéia desta tecnologia não é nova. Ela consiste em transmitir dados e voz em banda larga pela rede de energia elétrica. Como utiliza uma infra-estrutura já disponível, não necessita de obras em uma edificação para ser implantada.

A PLC trabalha na camada 2 do modelo ISO/OSI, ou seja, na camada de enlace. Sendo assim, pode ser agregada a uma rede TCP/IP (camada 3) já existente, além de poder trabalhar em conjunto com outras tecnologias de camada 2.

f00153195001.jpg



Histórico da tecnologia PLC

Sistemas de Powerline Carrier, chamados também de OPLAT (Ondas Portadoras em Linhas de Alta Tensão), têm sido utilizados pelas empresas de energia elétrica desde a década de 1920. Esses sistemas foram e ainda são utilizados para telemetria, controle remoto e comunicações de voz. Os equipamentos são muito robustos e normalmente tem uma vida útil superior a trinta anos. Somente recentemente, com o avanço de instalação de fibras ópticas e barateamento de sistemas de telecomunicações, diversas empresas de energia elétrica decidiram abandonar o Carrier. Como resposta, os fabricantes estão deixando de produzir estes equipamentos por falta de demanda.

Algumas poucas aplicações de banda estreita em residências e sistemas de segurança e automação predial utilizam ainda sistemas de Powerline Carrier de banda estreita, baixa velocidade e com modulação analógica.

Powerline Communications

Em 1991, o Dr. Paul Brown da Norweb Communications (Norweb é a empresa de Energia Elétrica da cidade de Manchester, Inglaterra) iniciou testes com comunicação digital de alta velocidade utilizando linhas de energia. Entre 1995 e 1997, ficou demonstrado que era possível resolver os problemas de ruído e interferências e que a transmissão de dados de alta velocidade poderia ser viável.

Em outubro de 1997, a Nortel e Norweb anunciaram que os problemas associados ao ruído e interferência das linhas de energia estavam solucionados. Dois meses depois, foi anunciado pelas mesmas empresas o primeiro teste de acesso Internet, realizado numa escola de Manchester. Com isso, foi lançada uma nova idéia para negócios de telecomunicações que a Nortel/Norweb chamaram de Digital Powerline.

Em março de 1998, a Nortel e a Norweb criaram uma nova empresa intitulada de NOR.WEB DPL com o propósito de desenvolver e comercializar Digital PowerLine (DPL).

Todas as empresas elétricas do mundo estavam pensando em se tornar provedores de serviços de telecomunicações, utilizando seus ativos de distribuição. Devemos lembrar que o setor de telecomunicações estava passando por um crescimento explosivo no mundo (celular e Internet), e, particularmente no Brasil, estava em curso a maior privatização de empresas de telecomunicações.

O acompanhamento dos desenvolvimentos e progressos da tecnologia Powerline era feito na época, no Brasil, pelo Subcomitê de Comunicações do GCOI, e a APTEL, que foi criada em abril de 1999, realizou o seu primeiro Seminário em setembro de 1999, com o tema: Tecnologia Powerline Communications (PLC).

Vale também lembrar que na Europa em 1997 foi criado o PLC Fórum e, em 1998, a UTC lançou nos USA o Power Line Telecommunications Forum (PLTF).

Atualmente, temos diversos produtos comerciais com tecnologia Powerline Communications e o próprio FCC (Federal Communications Commission) fez diversas declarações sobre a viabilidade desta tecnologia.

esquemaplcgr.jpg


Vantagens do uso da PLC

Uma das grandes vantagens do uso da PLC é que, por utilizar a rede de energia elétrica, qualquer “ponto de energia” pode se tornar um ponto de rede, ou seja, só é preciso plugar o equipamento de conectividade (que normalmente é um modem) na tomada, e pode-se utilizar a rede de dados. Além disso, a tecnologia suporta altas taxas de transmissão, podendo chegar a até 200Mbps em faixas freqüência de 1,7Mhz a 30Mhz.

Desvantagens do uso da PLC

Uma das grandes desvantagens do uso da PLC (ou BPL), é que qualquer “ponto de energia” pode se tornar um ponto de interferência, ou seja, todos os outros equipamentos que utilizam radiofreqüência, como receptores de rádio, telefones sem fio, alguns tipos de interfone e, dependendo da situação, até televisores, podem sofrer interferência. A tecnologia usa a faixa de freqüências de 1,7MHz a 30MHz, com espalhamento de harmônicos até freqüências mais altas. Outra desvantagem é o facto de ser half-duplex sem esquecer que é um sistema de banda partilhada. Estas duas características fazem com que o débito seja reduzido em comparação com outras tecnologias. Em alguns países, existem movimentos contra a sua instalação

Equipamentos

img47502a67.png


Os principais equipamentos presentes em redes PLC são:
Modem (PNT): Usado para a recepção e transmissão dos dados, o modem é instalado em um host (estação de trabalho, servidor, etc.) que é ligado à tomada de energia. Ele realiza a comunicação com o Demodulador Repetidor (PNR).

Demodulador Repetidor (PNR): Esse equipamento provê acesso direto do usuário do sistema InDoor para o sistema Outdoor. Cada residência tem um, e este se comunica com o Concentrador Mestre (PNU).

Concentrador Mestre (PNU): Controla o sistema Outdoor e interconecta uma Célula de Energia (Power Cell) à rede do backbone. Geralmente esta localizada no transformador. Deste ponto em diante a comunicação pode ser feita pela operadora de telecomunicações.

Multiplexação e Modulação

A tecnologia PLC utiliza a técnica de modulação de sinais OFDM (Orthogonal Frequency Division Multiplexing), pode utilizar as modulações por QAM (Quadrature Amplitude Modulation) e PSK (Phase Shift Modulation).

Interferência do PLC na rede elétrica

A PLC não interfere em nenhum eletrodoméstico, pois as freqüências utilizadas por ela não são usadas por nenhum eletrodoméstico, podendo conviver sem problemas com os outros equipamentos. No entanto, parte da banda de rádio de onda média - 1,7 a 3 MHz - e toda a onda curta - 3 a 30 MHz - ficam completamente prejudicadas e inutilizáveis. Outros equipamentos podem causar interferências em uma rede PLC, como motores de escova e os dimmers de luz. Entre os motores domésticos, destacam-se os secadores de cabelos, aspiradores e as furadeiras elétricas. Além desses, chuveiros elétricos também podem interferir no PLC.

Outro ponto importante da PLC é a conexão com equipamentos bloqueadores de freqüência (filtros de linha) e os equipamentos isoladores (estabilizadores) ou que sejam alimentados por fontes chaveadas (no-breaks): os equipamentos PLC não podem ser ligados nestes.

No caso dos no-breaks, a saída da rede elétrica é isolada, e nos filtros de linha as altas freqüências são bloqueadas, o que impossibilita o funcionamento da rede.

A interferência da PLC ocorre na faixa de 1,6 a 30 MHz, principalmente nos equipamentos de comunicação das forças armadas e no controle de tráfego aéreo. O fato é que estudos devem ser feitos para que exista uma recomendação para o uso da PLC em locais próximo a aeroportos, unidades militares, portos, etc. O uso irregular da PLC pode trazer sérios problemas para o serviço móvel aeronáutico e controle de tráfego aéreo que usam a faixa de HF para estabelecer seus enlaces de comunicações.

Segurança

Toda comunicação do PLC é criptografada. Alguns protocolos como o HomePlug 1.0 utilizam criptografia DES de 56 bits. Os dados estão sempre em rede local porque esta tecnologia não ultrapassa a caixa elétrica da casa. Contém de fato muito mais segurança do que o Wi-Fi, que pode ser visível pelos vizinhos e que necessita uma identificação por usuário e senha.

Fonte


Primeiras instalações(TESTE):

Instalação do Equipamento Master (Head End Router) em um Poste, logo abaixo do Transformador de rebaixamento.
instalacaomaster.jpg


Esse aparalho, que creio ser o primeiro MODEM/ROUTER na seqüência da infra estrutura no prédio, recebe o sinal da rede elétrica e o transmite para um SWITCH
plc001.jpg


O mesmo aparelho, em uma tomada mais ampla:
plc002.jpg


Esse é o SWITCH, que recebe o sinal e o transmite para o quadro de força:
plc003.jpg


Esses dois conectores servem para medir o consumo de energia elétrica, com isso, além de fornecer o sinal de internet, a operadora de energia pode fazer a leitura automática, dispensando a necessidade daquela pessoa que faz a leitura todos os meses.
plc004.jpg


Download via conexão PLC de 7.5 MBit/s:
41799205.gif


Link estável, velocidade estabilizada logo no início do Download, pequenas
variações momentâneas (±0,05%) em decorrência de alterações de
modulação no sistema elétrico

Review de um modem PLC (em INGLÊS)
 
PLC (Power Line Communications)

Como funciona:
(passo a passo)


As unidades consumidoras (residências, comércios e outros estabelecimentos), são conectadas à rede elétrica e agrupadas em unidades transformadoras.

Cada transformador recebe um conjunto de consumidores que, para efeito do Projeto PLC na Iguaçu Energia, denominamos Célula PLC.

O desenho abaixo ilustra uma instalação típica PLC:

casa01.gif


Em cada Célula PLC é instalado um equipamento do tipo Master chamado Head End Router ou Roteador Injetor de Sinais (01), que tem por finalidade controlar os acessos e prioridades para os usuário daquela Célula, bem como ele é responsável por "Gerar" e "Injetar" naquela parte da rede elétrica o sinal PLC, modulando dados voz e imagens que estão sendo recebidos através de uma rede denominada Backbone (Rede de acesso e interligação).

Este sinal, injetado na rede elétrica, segue para todas as direções daquela Célula.

Em casos onde os locais de instalação (onde estarão os Modems PLC), sejam muito distantes do ponto de injeção (do Head End Router), poderá ser necessário a instalação de um equipamento denominado Home Gateway ou Repetidor (02), para reforçar o sinal e redistribuí-lo, ou mesmo para o aumento do número de usuários servidos naquela Célula PLC.

Em regra geral o sinal "Injetado" pelo Head End Router (01), já pode ser utilizado diretamente pelos consumidores a partir de sua instalação, desde que os Modems PLC esteja previamente habilitados e configurados no Head End Router (01).

Pequenas adequações poderão ainda ser necessárias tendo em vista a possibilidade de que alguns equipamentos elétricos ou eletrônicos possam causar interferências na rede elétrica (ruídos). Nestes casos poderão ser necessárias aplicações de filtros para bloquear estas interferências e impedir sua propagação para a rede elétrica.

O equipamento CPE ou Modem PLC (03), é então conectado a uma tomada comum de energia elétrica que além da função de alimentá-lo, também capta os sinais modulados pelo Head End Router (01), ou pelo Home Gateway (02), injetados na rede elétrica e os converte em sinais de rede de dados (padrão Ethernet - Protocolo TCP-IP).

cidade.gif


O desenho acima e seu quadro de descrições ilustra as interconexões entre Provedores Acesso à Internet (01), e a rede de Telefonia convencional (02). O Centro de Gerência da rede PLC (03), além de administrar os Clientes PLC e a própria Rede de Acesso e Interligação (Backbone), também pode prover a conexão da rede a diversos outros serviços como Video e Música sob Demandada (Stream de Video e Audio), TV por Assinatura, Sistemas de Segurança, de Telemetria e etc.

Ainda com relação à rede de acesso (Backbone), este poderá ser criado com o uso de várias tecnologias, inclusive tecnologias híbridas (mistas), sendo a Fibra Otica uma das mais utilizadas e de mais alta performance, porém não limitando somente a esta. Links de Rádio do tipo Spread Spectrum também podem ser utilizados, além de que, a próxima geração PLC envolverá também a criação de Backbones em linhas de Média Tensão (MT), com capacidade de transmissão de até 200 MBit/s por Link.

O desenho abaixo mostra uma rede de acesso em PLC integrada tanto em Média como em Baixa Tensão (MT/BT), sendo que uma destas Células PLC está utilizando um link de Rádio (Spread Spectrum) para interconecta-la ao Backbone primário.

cidade02.gif


O desenho abaixo descreve o PLC como base para a criação de uma rede de acesso chamada "Acesso de Última Milha":

rede.gif


-----------------------------------------------------------------------

Perguntas Freqüentes:

A velocidade do PLC é maior que em outras tecnologias como o ADSL?
Sim, a tecnologia PLC atualmente tem velocidades que chegam a até 45 Mbit/s.
Esta velocidade é compartilhada por todos os consumidores ligados ao transformador. Por exemplo: Se a unidade transformadora onde o PLC estiver instalado alimentar 45 consumidores com acesso PLC; A capacidade do Head End Router for de 45 Mbit/s; Nenhuma banda de acesso for garantida para os usuários e, na pior situação, quando todos os 45 usuários estiverem fazendo um download simultâneo (uma situação muito difícil de ocorrer), mesmo assim, a taxa de transferência para cada um dos assinantes será de 1 Mbit/s, velocidade esta ainda muito superior aos modelos atuais de acesso via ADSL.


Quando falta luz o PLC funciona?
Sim. O PLC continuará funcionando desde que esta falta de energia não seja por interrupção de cabos de energia. Para que isso ocorra será necessária uma instalação específica com a utilização de um “No-Break” para alimentar o Modem PLC e os demais equipamentos (microcomputador ou TV).

Poderão ocorrer choques nos equipamentos PLC?
Não. O “Modem PLC” é protegido contra surtos de energia, possui isolamento e sistema de aterramento adequados que evitam choques, além de funcionar também como um filtro de linha para conectar os demais equipamentos que serão utilizados com o PLC e que possam gerar ruídos na rede.

É preciso fazer alteração nas instalações elétricas ou no computador? Será necessário um aparelho telefônico especial para uso com o PLC?
Não. O PLC funciona simplismente por conectar um Model PLC a uma tomada de energia convencional. Poderão ocorrer variações de velocidade caso as condições da fiação elétrica sejam muito precárias ou haja algum equipamento que propague muito ruído pela rede de energia elétrica. Nestes casos, poderão ser necessárias algumas adequaçoes nas instalações elétricas ou mesmo nestes equipamentos através da instalação de filtros.
Quanto ao computador, o Modem PLC é um equipamento externo, de dimensões pequenas (similar a um rádio-relogio), e somente necessita que o computador possua uma placa de rede instalada ou uma porta do tipo USB.
Para o uso em telefonia, qualquer aparelho telefônico convensional (desde que possua discagem em modo Tom), poderá ser utilizado.

Existe alguma dependência entre meu telefone atual e o uso do PLC?
Não. O PLC acessa a Internet através da rede elétrica sendo completamente independente da linha telefônica convencional.
Observações: A ANATEL ja está estudando acordos entre operadoras telefônicas e empresas fornecedoras de energia sobre isso.

Qual o objetivo do PLC?
O PLC tem como objetivo utilizar a Rede de Distribuição de Energia que alcança praticamente todos os lugares (excelente capilaridade), como meio de transporte para os sinais de telecomunicações e assim transmitir voz, dados e imagem

-----------------------------------------------------------------------

Serviços

Serviços e benefícios trazidos pela tecnologia PLC.Os serviços podem ser implementados a partir de exploração em conjunto com empresas de Telecomunicações, Redes de Televisão, Video-Locadoras, Rádios, Empresas de Segurança e Automação e pela própria Concessionária de Energia Elétrica.

O mais importante já estará disponibilizado ao Consumidor; O meio de acesso

servicos.gif


----------------------------------------------------------------------

Sinal

Como trafega o Sinal do PLC pela Rede Elétrica?

A tecnologia que a Iguaçu Energia está testando é baseada em equipamentos que utilizam o Chipset DS2 (Diseño de Sistemas de Silício, S.A.)

Este Chipset é um dos mais avançados do mundo tecnologicamente e utiliza como princípio de funcionamento uma modulação chamada OFDM (Orthogonal Frequency Division Multiplexing).

Este tipo de modulação é muito utilizado também em outros sistemas de comunicação já consolidados como ADSL, VDSL, DAB e DVB.

Assim, a modulação em OFDM garante a estas tecnologias, altas taxas de transmissão, excelente performance e confiabilidade.

O grande diferencial do uso da modulação em OFDM na tecnologia PLC está na forma como é controlada esta modulação pelo Chipset DS2, que em tempo real, monitora as freqüências em utilização alternando o carregamento dos sinais em transmissão de acordo com a presença de ruídos nas mesmas.

Maiores informações sobre os princípios e fundamentos da modulação em OFDM, podem ser encontradas através do Mini-Aplicativo reproduzido abaixo da The University of Edinburgh produzido por Andrew C. McCormick.

Os equipamentos utilizados neste projeto foram fornecidos pela empresa EBA PLC Corp. e, por utilizarem o padrão de modulação baseado em OFDM através do Chipset DS2, possuem como principais características uma alta taxa de transmissão de dados (atualmente até 45 Mbit/s), e modulação em até 1280 portadoras diferentes simultaneamente.

Conforme dissemos anteriormente, este padrão de modulação garante uma melhor adequação à rede elétrica pois de acordo com o nível de ruído e freqüência em que estes ruídos se encontram, estes equipamentos alternam o carregamento dos dados automaticamente entre estas várias portadoras, garantindo assim estabilidade de comunicação mesmo sob condições de rede desfavoráveis.

No desenho abaixo, está um exemplo de como a modulação em OFDM pode se adequar às diversas condições da rede em tempo real.

sinal02.gif


Conforme o ruído se propaga por diversas freqüências (SNR - Signal-to-Noise Ratio), os sinais são carregados e transmitidos (Modulados), em várias freqüências simultâneas, e em níveis de carregamento diferentes, aproveitando desta forma a melhor condição possível do Link escolhido.


Fonte
 
vale dizer que o PLC pode ser usado em redes indoor tb, no lugar de cabos par trançado ou wifi
aqui um link com varios aparelhos no mercado: http://www.newegg.com/Store/SubCategory.aspx?SubCategory=294&name=Powerline-Networking

existem adaptadores que recebem pela rede eletrica e transmitem na sala por wifi tb(ou o contrario tb), como esse (alem de portas RJ45)
206500177.jpg

http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16833181077
LAN Port:
4 x 10/100 Mbps Fast Ethernet port
1 x 200 Mbps HomePlug AV
1 x 108 Mbps Super G wireless

WAN Port
1 X 10/100 Mbps Fast Ethernet or 1 X 200 Mbps HomePlug AV
 
fumacinha to com um problema e queria saber o que pode ser quando eu vou compratilhar o meu hd com o note ele não apareçe na rede queria saber se tem como vc me ajudar..
desde ja agradeço ai
 
Pessoal estou com uma dúvida...Possuo um cliente que divide internet com 10 casas através de cabo e wireless, a rede possui:eek: modem dlink500b --->Roteador wireless encore engwi-sg---->HUb...Ele tinha medo de algum vizinho bagunçar a rede colocando mais pcs e habilitou a opção de liberar somente acesso com os MAC listados no roteador...Ele está querendo investir nessa rede sem precisar colocar um pc servidor...pois ele irá aumentar a conexão de 2mb para 4mb ou 6mb...
1º-Outro roteador com mais opções de gerenciamento mais avançadas(existe um q mostre o tráfego de cada máquina através de seu MAC ou seu ip,um gerenciamento de velocidade por máquina...etc)existe roteador bem completo assim?eu vi esse aki : http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-98754171-access-point-bridge-router-super-ap-power-gts-250-mw-54-mbps-_JM
Será q é bom?Tem outro melhor q esse?
Ou então qual vcs me sugerem?
Alguma Opinião pra melhorar a estrutura dessa rede também será bem aceita...Agradeço..
 
Pessoal estou com uma dúvida...Possuo um cliente que divide internet com 10 casas através de cabo e wireless, a rede possui:eek: modem dlink500b --->Roteador wireless encore engwi-sg---->HUb...Ele tinha medo de algum vizinho bagunçar a rede colocando mais pcs e habilitou a opção de liberar somente acesso com os MAC listados no roteador...Ele está querendo investir nessa rede sem precisar colocar um pc servidor...pois ele irá aumentar a conexão de 2mb para 4mb ou 6mb...
1º-Outro roteador com mais opções de gerenciamento mais avançadas(existe um q mostre o tráfego de cada máquina através de seu MAC ou seu ip,um gerenciamento de velocidade por máquina...etc)existe roteador bem completo assim?eu vi esse aki : http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-98754171-access-point-bridge-router-super-ap-power-gts-250-mw-54-mbps-_JM
Será q é bom?Tem outro melhor q esse?
Ou então qual vcs me sugerem?
Alguma Opinião pra melhorar a estrutura dessa rede também será bem aceita...Agradeço..

Tudo depende como está configurado tudo, se estiver tudo automatico é facil qualquer um entrar na rede. Mas se estiver com DNS, é muito facil ter controle. Basta observar pelas luzes ou softwares. Trocar de senha todo mês é excencial nesse caso, recomendo que troque 1 vez por mês no minimo.
Eu tambem estou entrando nesse ramo de dividir internet com vizinhos.. estou com apenas um por em quanto.. mas se o outro vizinho quizer jogar o sinal, quem perde é ele mesmo, mas da pra ter controle sim. No meu caso o modem e roteador fica do meu lado, fico de olho sempre.

Grato. Espero ter entendido.
 
Tudo depende como está configurado tudo, se estiver tudo automatico é facil qualquer um entrar na rede. Mas se estiver com DNS, é muito facil ter controle. Basta observar pelas luzes ou softwares. Trocar de senha todo mês é excencial nesse caso, recomendo que troque 1 vez por mês no minimo.
Eu tambem estou entrando nesse ramo de dividir internet com vizinhos.. estou com apenas um por em quanto.. mas se o outro vizinho quizer jogar o sinal, quem perde é ele mesmo, mas da pra ter controle sim. No meu caso o modem e roteador fica do meu lado, fico de olho sempre.

Grato. Espero ter entendido.

Ah vlw, é um ramo bom pelo jeito...daki uns dias vc fica usando net de graça(os vizinhos pagam)...Sim, cara pra olhar pelas luzes é fogo( é pq tem 2 swiths na casa do povo ainda...aí ele não tem um controle espeçífico de quem é q tá sugando entende...Ele não queria limitar a banda, queria fazr uma análise antes do uso do pessoal pra depois estudar essa questão da divisão...Atualmente está configurada a rede assim: sinal do modem vai pro roteador wireless, onde estão listados os MACS que podem ter acesso a rede:eek:s IPs estão todos automáticos...
 
Ah vlw, é um ramo bom pelo jeito...daki uns dias vc fica usando net de graça(os vizinhos pagam)...Sim, cara pra olhar pelas luzes é fogo( é pq tem 2 swiths na casa do povo ainda...aí ele não tem um controle espeçífico de quem é q tá sugando entende...Ele não queria limitar a banda, queria fazr uma análise antes do uso do pessoal pra depois estudar essa questão da divisão...Atualmente está configurada a rede assim: sinal do modem vai pro roteador wireless, onde estão listados os MACS que podem ter acesso a rede:eek:s IPs estão todos automáticos...

Só te avisando, hoje em dia não adianta muita coisa senhas em rede wireless, o negocio é trabalhar com DNS, fica um sistema mais controlado, só sabe o dono da rede. Com o linux é muito facil burla um sistema com senha wireless.
Mas no seu caso axo que só com um mini servidor mesmo, controlando as conecxões.
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo