• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[DÚVIDA] Relação da frequência das memórias com a temperatura do processador

Nivio

know-it-all Member
Registrado
Olá pessoal, tenho uma dúvida que pode ser boba, mas eu gostaria de entender se isso tem nexo.

No meu PC, eu noto que quando faço overclock nas memórias, a temperatura do CPU sobe. Alguém já reparou nisso, existe coerência ou estou ficando maluco?? rsrs...

Meu setup é um 7700K + Asus Z170 AR + 2x8gb Corsair 2400mhz

OBS: O BCLK não foi alterado. A frequência do processador não muda, permanece igual.
 
Última edição:
sobe de quanto? notou se o uso de cpu muda? A meu ver, isso não faz sentido ja que a frequencia nada mais é que a velocidade que a memoria se comunica com o processador e isso não interfere no processador em si
 
sobe de quanto? notou se o uso de cpu muda? A meu ver, isso não faz sentido ja que a frequencia nada mais é que a velocidade que a memoria se comunica com o processador e isso não interfere no processador em si

Notei que uns 5/7graus..
Pois é, também estou achando estranho, mas não reparei sobre o uso.
Até pensei ser algo com o controlador de memórias que é integrado ao processador, mas eu não lembro do meu antigo i5 ter esse "problema".
 
É um bom aumento, acredito que seja relacionado ao uso e/ou ao clock do processador. Faz um teste no cinebench com as duas frequencias e ve se essa diferença de temp ocorre
 
Acontece o mesmo comigo. Em games meu PC estava atingindo 75°C, e eu encucado com o cooler, que realmente não é top. Pesquisei e encontrei em um site gringo falando sobre esse lance da controladora de memoria integrada. Desativei o XMP deixando essa memoria em 2133 Mhz, e agora a CPU não chega a 65°C, no mesmo game e mesma utilização da CPU.
O desempenho continua o mesmo, e a CPU mais fria. Dinheiro jogado fora essas memorias mais rapidas overclocadas.
 
Acontece o mesmo comigo. Em games meu PC estava atingindo 75°C, e eu encucado com o cooler, que realmente não é top. Pesquisei e encontrei em um site gringo falando sobre esse lance da controladora de memoria integrada. Desativei o XMP deixando essa memoria em 2133 Mhz, e agora a CPU não chega a 65°C, no mesmo game e mesma utilização da CPU.
O desempenho continua o mesmo, e a CPU mais fria. Dinheiro jogado fora essas memorias mais rapidas overclocadas.

Você quer dizer que em 3000mhz o cpu esquentava mais e agora com 2133 mhz não tanto? De fato pode fazer sentido ja que o controlador é integrado, mas o uso de cpu permaneceu o mesmo?
 
"Nivio"
Vai na bios/conf. avançadas do proc. e altera o Vcore para 1.164.

Vc deixou o Vcore no "auto", qdo vc dá overclock da Mem Ram/Processador/P. Vídeo a placa mãe alterar o Vcore para cima, próximo ao limite do processador, o que acaba elevando a temperatura do processador.

Qto maior o Vcore, maior a temperatura. Com essa alteração, vc vai estabilizar o Vcore.

Isso não danifica o Processador.
 
"Nivio"
Vai na bios/conf. avançadas do proc. e altera o Vcore para 1.164.

Vc deixou o Vcore no "auto", qdo vc dá overclock da Mem Ram/Processador/P. Vídeo a placa mãe alterar o Vcore para cima, próximo ao limite do processador, o que acaba elevando a temperatura do processador.

Qto maior o Vcore, maior a temperatura. Com essa alteração, vc vai estabilizar o Vcore.

Isso não danifica o Processador.

Pior que não cara...
A as voltagens eu uso em manual.

Essa voltagem 1.164 no processador não estabiliza ele. No caso, estou usando em 4.7ghz em 1.245 de vcore com o loadline calibration no talo.
Games que tem uma demanda de CPU gigante com o BF1, dá tela azul com vcore tão baixo.
 
Jogo BF1 em "Ultra", em 4.5 de frequência de processamento e Vcore 1.140.
Acredito eu que, cada placa mãe responda de maneira diferente.
Essa semana no Dirty Rally cheguei a 171 FPS com uma Evga GTX 1080.

Qual GPU vc tá usando?
 
Última edição:
Jogo BF1 em "Ultra", em 4.5 de frequência de processamento e Vcore 1.40.
Acredito eu que, cada placa mãe responda de maneira diferente.
Essa semana no Dirty Rally cheguei a 171 FPS com uma Evga GTX 1080.

Qual GPU vc tá usando?

Como assim? 4.5ghz com de 1.4vcore é muito! As temps ficam muito altas.
Eu uso uma 1060 6gb.

Mas como eu havia colocado quando abri o tópico, a frequência da CPU eu não altero, mas quando eu faço overclock nas memórias, a temperatura do CPU sobe.
 
Última edição:
O problema é ativar XMP, usar perfil de over automático das mobos, e até mesmo deixar tudo em default - as voltagens são exageradas pelos fabricantes.
Ajustem tudo manualmente, se voce tem memoria 3200 não tem porque usar a 2400.
Ajuste manualmente vcore, timings das memos, voltagem das memos, etc.
Um exemplo no meu caso tenho 6700k, se eu deixar o processador a 4.0 com vcore default a mobo joga o vcore automatico a 1.35v.
Ajustando manualmente, uso o clock de 4.2 com vcore 1.18. Isso já mantém o processador a no maximo 54º jogando. Se estivesse com o vcore defualt com certeza estaria 10º acima ou mais.
 
Como assim? 4.5ghz com de 1.4vcore é muito! As temps ficam muito altas.
Eu uso uma 1060 6gb.

Mas como eu havia colocado quando abri o tópico, a frequência da CPU eu não altero, mas quando eu faço overclock nas memórias, a temperatura do CPU sobe.


Opa, erro de digitação.
Proc. i7-7700k em 4.5Ghz com VCORE 1.140.
No meu caso a temperatura fica em 77ºC, devido eu estar usando gabinete MINI-ITX (EVGA Hadron).
 
Normal, desde os nehalem
Antigamente overclock na memória/plataforma estressava diretamente o northbridge, hoje a carga deste stress recaí sobre a CPU já que o controlador de memória está incluso no pacote do mesmo.

É o que imagino.
No meu antigo Lynnfield, não notei que acontecia isso. Até um colega comentou que no 4790K dele, ele não viu isso. Por isso achei estranho.
 
Opa, erro de digitação.
Proc. i7-7700k em 4.5Ghz com VCORE 1.140.
No meu caso a temperatura fica em 77ºC, devido eu estar usando gabinete MINI-ITX (EVGA Hadron).

Uhm... Interessante, vou testar.

Aqui em casa com o 7700K@4.7ghz, jogando BF1 ele fica entre 65°e 70° com um H45.
 
 
Você quer dizer que em 3000mhz o cpu esquentava mais e agora com 2133 mhz não tanto? De fato pode fazer sentido ja que o controlador é integrado, mas o uso de cpu permaneceu o mesmo?

Exatamente, demorei para responder pois fiz varios testes em dias diferentes, e o uso da CPU ficou o mesmo, não importando a frequencia das memorias.

Obs.: Fiz testes no "olhometro", pois não conheço aplicativo que faça esse monitoramente e salve um log. Se souber de algum agradeço.
 
Última edição:
 


Exatamente, demorei para responder pois fiz varios testes em dias diferentes, e o uso da CPU ficou o mesmo, não importando a frequencia das memorias.

Obs.: Fiz testes no "olhometro", pois não conheço aplicativo que faça esse monitoramente e salve um log. Se souber de algum agradeço.

não sei se faz log, mas o hwmonitor é um bom software pra vc notar o uso/ temperatura do cpu
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo