[RELATO] Quer fazer pós/MBA? Fuja da XP Educação

Huondil

Embaixador do Mundo Cão
Registrado
Em 2022 entrei numa pós graduação lato sensu, no molde "MBA", na XP Educação.

A XP Educação nasceu da fusão do antigo IGTI (Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação) com a XPeed, empresa de cursos do grupo XP (de investimentos e tudo mais).

VtZTwuSZ7HoQ60eKc1xHma0SIoNcD7Zrgr9Ie7lahXT1vFdHoXy6NEoOP9lxvWWmHNFAHN6imfc=s900-c-k-c0x00ffffff-no-rj


O curso é Ciência de Dados para Mercado Financeiro. Tem um curso só de ciência de dados também, mas esse tem a "ênfase" na aplicação prática em MF. Segundo a XP, esse curso nasceu de uma pesquisa dentro da própria XP Investimentos de entender o que eles gostariam de ver na bagagem de conhecimento de candidatos a vagas lá.

Enfim, no papel é tudo lindo e maravilhoso... Afinal, chancela do grupo XP ali, que tem o Itaú por trás e tal. Então dinheiro supostamente não faltaria pra proporcionar uma boa estrutura.

Na prática, a conversa foi outra.
  • Plataforma medonha, navegação péssima;
  • Demora pra atualizar conteúdos na plataforma, as vezes ocasião de entregar atividades e tinha material faltando;
  • Serviço de suporte medonho, galera atende de má vontade;
  • Provas mal feitas, cobrança do conteúdo totalmente rasa;
  • Total desorganização, aulas encavaladas com entregas de atividade. Já teve ocasião do pessoal esperar na sala e ninguém aparecer, e a turma ficar totalmente sem resposta do que rolou.
  • Fora questão de que o "2º semestre" do curso era pra começar em uma data. E no dia que estava todo mundo esperando o início, avisaram que o curso seria adiado em 1 mês. A desculpa foi que estava tudo sendo reestruturado e melhorado pra que não se repetissem os erros da primeira parte. E adivinha? Ficou pior ainda.

Enfim ... Um show de horrores.

Os professores são a única parte boa do negócio, o curso até tem bons professores, então o conteúdo em si não foi ruim.

Porém de novo, o problema fica na organização da instituição, cada professor dava a aula do jeito que quisesse, então cada módulo ficava totalmente avulso dos outros e os conteúdos não se conversavam. A maioria dos professores parecem contratações temporárias, e parecem que eles entram bem de sobreaviso, então o negócio ficava totalmente corrido.

Portanto, a não ser que tu esteja atrás de um diploma específico que só a XPE pode oferecer ... Fuja.

Em questão de conteúdo, seu dinheiro pode ser muito melhor aproveitado em outros lugares. Udemy, Alura, 365datascience, Premium do Coursera.
 
Última edição:
E ai, como tá o desenrolar do curso?
Terminando agora, os caras continuam péssimos.

Nota do relatório final do Projeto (tipo TCC) era pra ter saído na semana passada, só saiu essa semana.

Aí essa semana tivemos a entrega do vídeo de "Pitch" do Projeto, que é a apresentação pra banca avaliadora.

No regulamento do negócio dizia que a banca seria o Orientador + Avaliador adicional escolhido pela XP. É de praxe que a banca seja composta de mais de uma pessoa pra que a avaliação fique mais "justa" né, aí a avaliação é feita em conjunto.

Chegou agora, falaram que seria só um Avaliador aleatório escolhido pela XP e o Orientador nem tá mais no jogo. Provavelmente vão colocar os estagiários pra avaliar e o resto da galera já saiu tudo de férias.

Conclusão, não pretendo mais pisar em outra pós kkk Pior que falando com o pessoal da turma, teve gente que já fez pós na FGV, nas PUCs, que tem "nome", e falaram que também era bem ruinzinho. Mas nada tão bizarro quanto foi na XPE.

A experiência em si só valeu pelos contatos feitos, conheci várias pessoas firmeza que podem ser parceiros de negócio ou colegas de trabalho no futuro.

Enfim, se for só pelo Certificado de Pós ... beleza. Tem gente que as vezes precisa pra participar de processos seletivos e tal. Mas se for pensando em conteúdo. O dinheiro será mais bem gasto em qualquer site de cursos.
 
Terminando agora, os caras continuam péssimos.

Nota do relatório final do Projeto (tipo TCC) era pra ter saído na semana passada, só saiu essa semana.

Aí essa semana tivemos a entrega do vídeo de "Pitch" do Projeto, que é a apresentação pra banca avaliadora.

No regulamento do negócio dizia que a banca seria o Orientador + Avaliador adicional escolhido pela XP. É de praxe que a banca seja composta de mais de uma pessoa pra que a avaliação fique mais "justa" né, aí a avaliação é feita em conjunto.

Chegou agora, falaram que seria só um Avaliador aleatório escolhido pela XP e o Orientador nem tá mais no jogo. Provavelmente vão colocar os estagiários pra avaliar e o resto da galera já saiu tudo de férias.

Conclusão, não pretendo mais pisar em outra pós kkk Pior que falando com o pessoal da turma, teve gente que já fez pós na FGV, nas PUCs, que tem "nome", e falaram que também era bem ruinzinho. Mas nada tão bizarro quanto foi na XPE.

A experiência em si só valeu pelos contatos feitos, conheci várias pessoas firmeza que podem ser parceiros de negócio ou colegas de trabalho no futuro.

Enfim, se for só pelo Certificado de Pós ... beleza. Tem gente que as vezes precisa pra participar de processos seletivos e tal. Mas se for pensando em conteúdo. O dinheiro será mais bem gasto em qualquer site de cursos.
ja ouvi gente q fez MBA da esalq-USP dizendo ser fraco também
 
MBA, a não ser que você realmente precise do "papel" (para pontuação em cargo público, aumento de salário em algumas empresas que tem esse incentivo, para concorrência ou exigência em alguma vaga etc) eu acho meio furada. Já fiz algumas, pois me enquadro em uma das categorias anteriores, e independente do lugar parece ser tudo a mesma coisa.... invariavelmente largado

Aí agora eu faço na mais simples e rápida possível quando preciso por algum motivo, nível fast food. Conhecimento por conhecimento muito melhor uma alura da vida, não tem nem comparação
 
Última edição:
Eu fiz um bootcamp quando era IGTI ainda, e achei bem bom pra proposta. Os professores eram top, conteúdo bom, acabei gostando bastante. Mas pelo que vi ao menos na época, as aulas do bootcamp eram as memas pra pós/MBA, acho que a diferença era provas ou projetos a mais, e ai realmente pro nível da coisa já se tornaria bem fraco, fora o custo.
 
Fiz pós-graduação na FGV entre 2020 e 2021 e TODOS da minha turma reclamavam da plataforma deles.

No geral, os professores e os conteúdos eram bons, os colegas de turma tbm, mas as avaliações das disciplinas eram simples e genéricas, do tipo "escreva uma resenha sobre um dos tópicos ministrados na disciplina X" e aqueles questionários óbvios ao longo das aulas na plataforma. Uma matéria ou outra envolvia um trabalho ou projeto um pouco mais elaborado.

O ponto alto dessa pós foi a última disciplina do curso. Criaram uma competição, na qual todos os alunos das pós-graduações (Liderança, Direito, Gestão de Projetos, etc) foram misturados e divididos em 7 equipes, cada uma representando uma empresa do ramo de aparelhos de ar condicionado, e durante um mês precisamos tomar decisões sobre investimentos, sustentabilidade, marketing, P&D, etc, com o objetivo de expandir a empresa e gerar lucro. Ao final do período foi realizado um workshop para interação da galera e divulgação dos ganhadores, e minha equipe acabou sendo a vencedora.

Um amigo fez MBA pela USP/EsalQ em pararelo comigo e nunca se queixou dos problemas que citei, inclusive ao final do MBA deles tem uma espécie de TCC, o que ajuda a reforçar o aprendizado.
 
O ponto alto dessa pós foi a última disciplina do curso. Criaram uma competição, na qual todos os alunos das pós-graduações (Liderança, Direito, Gestão de Projetos, etc) foram misturados e divididos em 7 equipes, cada uma representando uma empresa do ramo de aparelhos de ar condicionado, e durante um mês precisamos tomar decisões sobre investimentos, sustentabilidade, marketing, P&D, etc, com o objetivo de expandir a empresa e gerar lucro. Ao final do período foi realizado um workshop para interação da galera e divulgação dos ganhadores, e minha equipe acabou sendo a vencedora.
Isso é bacana, e é o tipo de atividade que se espera desses cursos voltados pra mercado/bisnes.

No meu curso ali a gente esperava que pelo menos o Projeto final fosse algo bem estruturado e mais complexo, tipo isso aí. Na linha de "Tudo até agora converge pra esse ponto onde vamos finalmente colocar a mão na massa".

Mas chegou lá, foi um "Ah, façam o que quiserem aí". Aí é aquilo, tem gente que se esforça bastante pra desenvolver algo avançado e pode aproveitar esse momento pra reforçar todos os conhecimentos e aprender muito mais, mas é algo completamente por conta de cada aluno né. E é algo que o cara poderia fazer em qualquer outro curso. Infelizmente o incentivo do curso em si para que a galera desenvolvesse projetos bacanas pra mercado foi zero.

Eu fiz um bootcamp quando era IGTI ainda, e achei bem bom pra proposta. Os professores eram top, conteúdo bom, acabei gostando bastante. Mas pelo que vi ao menos na época, as aulas do bootcamp eram as memas pra pós/MBA, acho que a diferença era provas ou projetos a mais, e ai realmente pro nível da coisa já se tornaria bem fraco, fora o custo.
Sim. Tinhamos notado isso, eles jogaram pro MBA bootcamps que eram da assinatura de R$ 50/mês. Aí inflam a carga horária até não poder mais, e no final colocam o Projeto Aplicado pra fechar as horas exigidas pra configurar a pós com um monte de aula nada a ver pra encher linguiça.

Tanto é que pra não ficar feio eles até tiraram os bootcamps do plano de assinatura depois pelo q parece.
 
MBA é bem fraco no Brasil, aqui as únicas pós que vc realmente aprende alguma coisa é mestrado e doutorado. O resto só serve para pegar o certificado.

Fiz pós-graduação na FGV entre 2020 e 2021 e TODOS da minha turma reclamavam da plataforma deles.

No geral, os professores e os conteúdos eram bons, os colegas de turma tbm, mas as avaliações das disciplinas eram simples e genéricas, do tipo "escreva uma resenha sobre um dos tópicos ministrados na disciplina X" e aqueles questionários óbvios ao longo das aulas na plataforma. Uma matéria ou outra envolvia um trabalho ou projeto um pouco mais elaborado.

O ponto alto dessa pós foi a última disciplina do curso. Criaram uma competição, na qual todos os alunos das pós-graduações (Liderança, Direito, Gestão de Projetos, etc) foram misturados e divididos em 7 equipes, cada uma representando uma empresa do ramo de aparelhos de ar condicionado, e durante um mês precisamos tomar decisões sobre investimentos, sustentabilidade, marketing, P&D, etc, com o objetivo de expandir a empresa e gerar lucro. Ao final do período foi realizado um workshop para interação da galera e divulgação dos ganhadores, e minha equipe acabou sendo a vencedora.

Um amigo fez MBA pela USP/EsalQ em pararelo comigo e nunca se queixou dos problemas que citei, inclusive ao final do MBA deles tem uma espécie de TCC, o que ajuda a reforçar o aprendizado.
Fez presencial ou online?
 
Minha especialização foi uma bosta, só abria os PDF para fazer as provas (ctrl f achava tudo).
Enfim, só fiz pra ter incentivo à qualificação no trabalho.

Agora farei um técnico em contabilidade na Ampli (muitas opiniões contrárias na interwebs, mas resolvi arriscar porque tava barato) também para aumentar remuneração.
Vamo vê..

Fábrica de diplomas tá a mil nesse país.
 
MBA é bem fraco no Brasil, aqui as únicas pós que vc realmente aprende alguma coisa é mestrado e doutorado. O resto só serve para pegar o certificado.


Fez presencial ou online?

Online, carga horária total de 432 horas/aula.
 
Minha especialização foi uma bosta, só abria os PDF para fazer as provas (ctrl f achava tudo).
Enfim, só fiz pra ter incentivo à qualificação no trabalho.

Agora farei um técnico em contabilidade na Ampli (muitas opiniões contrárias na interwebs, mas resolvi arriscar porque tava barato) também para aumentar remuneração.
Vamo vê..

Fábrica de diplomas tá a mil nesse país.
Os cursos da tal Ampli são absurdamente baratos né, dá até medo kkk

Mas é aquela né ... há quem diga que hoje nem precisa mais de faculdade pra ganhar bem. Mas dependendo da área, a gente tem q correr atrás do papel mesmo, não tem mt jeito.
 
Isso é bacana, e é o tipo de atividade que se espera desses cursos voltados pra mercado/bisnes.

No meu curso ali a gente esperava que pelo menos o Projeto final fosse algo bem estruturado e mais complexo, tipo isso aí. Na linha de "Tudo até agora converge pra esse ponto onde vamos finalmente colocar a mão na massa".

Mas chegou lá, foi um "Ah, façam o que quiserem aí". Aí é aquilo, tem gente que se esforça bastante pra desenvolver algo avançado e pode aproveitar esse momento pra reforçar todos os conhecimentos e aprender muito mais, mas é algo completamente por conta de cada aluno né. E é algo que o cara poderia fazer em qualquer outro curso. Infelizmente o incentivo do curso em si para que a galera desenvolvesse projetos bacanas pra mercado foi zero.


Sim. Tinhamos notado isso, eles jogaram pro MBA bootcamps que eram da assinatura de R$ 50/mês. Aí inflam a carga horária até não poder mais, e no final colocam o Projeto Aplicado pra fechar as horas exigidas pra configurar a pós com um monte de aula nada a ver pra encher linguiça.

Tanto é que pra não ficar feio eles até tiraram os bootcamps do plano de assinatura depois pelo q parece.

Ao longo da minha pós tive disciplinas que julguei inúteis pra minha área, como metodologias ágeis por exemplo, mas na hora de tomar decisões durante a competição todos os conceitos que aprendemos no curso foram úteis.

O ponto alto dessa pós na FGV foi a competição final. Me senti na pele de um Diretor, tendo que analisar cenários e tomar decisões estratégicas. As reuniões semanais com o grupo foram muito proveitosas, as trocas eram boas e sempre dava pra aprender com pessoas de outras áreas.

Não fosse isso, eu não recomendaria o curso.
 
Vou iniciar na semana que vem um MBI em Hidrogênio Verde no Senai Cimatec. Vou atualizando a experiência, barato não foi.

Me desejem sorte.
 
Vou iniciar na semana que vem um MBI em Hidrogênio Verde no Senai Cimatec. Vou atualizando a experiência, barato não foi.

Me desejem sorte.
Boa sorte, migo, tomara que seja top :oremos:
 
Boa sorte, migo, tomara que seja top :oremos:
Estou investindo pesado em formação:

- curso de projetos solares avançados até 5MW e cabines primárias
- curso de créditos de carbono
- MBI em hidrogênio verde

20k moluscos só nessa brincadeira, 12/18 meses pra pagar. Mas espero ter atualizações importantes em breve no tópico das carreiras, tem coisa vindo :oremos:

Valeu pelos votos
 
Estou investindo pesado em formação:

- curso de projetos solares avançados até 5MW e cabines primárias
- curso de créditos de carbono
- MBI em hidrogênio verde

20k moluscos só nessa brincadeira, 12/18 meses pra pagar. Mas espero ter atualizações importantes em breve no tópico das carreiras, tem coisa vindo :oremos:

Valeu pelos votos
Top, eu trabalho no mercado financeiro e embora exista uma resistência do mercado "geral" em relação aos investimentos "ESG", com foco em sustentabilidade e tal, é algo que tem ganho cada vez mais força.

Um exemplo é a própria regulamentação dos fundos de investimento que está sendo renovada e agora passa a incluir créditos de carbono no rol de investimentos previstos dos fundos de investimento. Ainda falta incentivo das "autoridades" para que o mercado coloque mais grana nas empresas verdes, mas é um movimento que já está acontecendo e "é o futuro".
 
Top, eu trabalho no mercado financeiro e embora exista uma resistência do mercado "geral" em relação aos investimentos "ESG", com foco em sustentabilidade e tal, é algo que tem ganho cada vez mais força.

Um exemplo é a própria regulamentação dos fundos de investimento que está sendo renovada e agora passa a incluir créditos de carbono no rol de investimentos previstos dos fundos de investimento. Ainda falta incentivo das "autoridades" para que o mercado coloque mais grana nas empresas verdes, mas é um movimento que já está acontecendo e "é o futuro".
Então, isso que eu ia te falar. Até mesmo pra quem trabalha em áreas fora da biológica/engenharias tem muito espaço para créditos de carbono. O Brasil está criando um mercado regulado para compra e venda dos mesmos, de modo a não depender apenas de agências do exterior.

Por isso estou investindo na minha empresa, de modo que ela tenha um diferencial, solar tem aos montes por aí (é isso não é ruim se souber o que fazer).
 
Sempre tive um certo preconceito comMBA/Pós, pra mim sempre foram cursos muito rasos e simplistas, que na maioria das vezes não agregavam nada muito além do que uma pessoa mais "curiosa" iria descobrir por conta. Fiz uma pós EAD ridícula que sem dúvida eu poderia ser professor do bagulho, mas o MEC reconhece como "especialização".

Agora mestrado o negócio muda de figura.
 
Tem também a questão que Mestrado Strictu Sensu normalmente aborda questões muito acadêmicas. As Pós Lato Sensu costumam ser mais “práticas” e próximas de assuntos de trabalho.
 
Tem também a questão que Mestrado Strictu Sensu normalmente aborda questões muito acadêmicas. As Pós Lato Sensu costumam ser mais “práticas” e próximas de assuntos de trabalho.
Agora tem o tal do mestrado profissional, q em tese é para trazer mais prática ao mestrado.
 
Lixo, termino a minha esse semestre, dinheiro jogado fora.
Só vale pelo diploma mesmo.
Fez qual curso? Pensei em fazer gerenciamento de projetos
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Preço da usp eh bom, FGV eh sem condições custando 3x mais
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo