RESET BIOS GIGABYTE

Cosha

Member
Registrado
Bom dia pessoal!

Então, estava procurando uma forma de adicionar mais memória pra VRAM(são 2 gb dedicados padrão) e achei um vídeo d'uma pessoa com a mesma placa mãe que a minha(que conseguia manusear a VRAM), porém com a BIOS numa versão bem anterior à minha. Então sem maldade alguma eu fui "desatualizar" ela pelo próprio site da gigabyte (baixando a versão anterior e atualizando na bios por pendrive), e aí que nasceu o problema.

Ao desatualizar a BIOS o meu computador não dá mais vídeo ao ligar, e nenhum periférico liga. Provavelmente algum componente não está sendo reconhecido (tentei trocar a memória, mas a que eu tinha era ddr2, entaão nem encaixou).

Acho que uma das soluções seria pegar emprestado uma memória que aceite e atualize a BIOS novamente, porém eu não tenho acesso a isso.

Como procuro deixá-la no modo de fábrica, procurei alguns métodos e nenhum deu certo(por enquanto eu fiz a remoção da bateria por 5 minutos e recolocação, e fiz contato do CLR-CMOS com uma chave fenda por uns 20 segundos). Se algum dos dois for realmente eficaz, me avise pra que eu faça novamente e novamente.

To desesperado :( desculpe escrever tanto

Componentes:

Ryzen 5 3400g
Placa Mãe Gigabyte a320m s2h
1x 8GB RAM Gloway 2666Hz
Fonte Nidus 500W
SSD 240GB KingSpec
 
Na verdade não, não sabia que poderia causar esse tipo de incompatibilidade, pra mim a BIOS era algo separado do sistema em si. Fiz o downgrade da versão f51 pra f23, não consegui achar algum lugar que diz sobre compatibilidade das versões
 
No site do fabricante tem essa lista:


Lá o 3400G é listado como tendo suporte a partir da versão F40. Você fez para uma versão anterior à requerida e perdeu o suporte. Vai precisar de um processador que funcione nessa versão de BIOS para fazer o upgrade.

Outro dois detalhes: a plataforma AM4 tem um subsistema chamado AGESA que opera paralelamente a BIOS. Normalmente um update de BIOS inclui atualizações para ambos. Algumas versões de AGESA limitam a viabilidade de downgrade ou requerem uma versão mínima de BIOS para fazer outras atualizações; e algumas placas antigas tem um chip de BIOS de tamanho pequeno, forçando os fabricantes a tirarem suporte a alguns processadores ou opções de BIOS em versões mais atuais.

No seu caso em específico o site menciona que você precisa atualizar para a versão F32 antes de ir pra F40 ou superior. Sempre leia as informações do site do fabricante e certifique-se de usar os arquivos corretos.
 
Você sabe dizer em relação à memória se há alguma incompatibilidade? Se for só o processador, vou tentar trocar pelo do meu PC antigo(um core 2 duo)
 
Não é possível usar um processador de um socket diferente. Os mesmos sequer são mecanicamente compatíveis: o C2D é LGA, sem pinos, enquanto o AM4 é PGA, com pinos.

Sugiro que você leia bastante antes de mexer em coisas avançadas como um update de BIOS ou procure um técnico de sua confiança. Todo hardware tem uma certa tolerância a falhas cometidas pelo usuário, um descuido pode causar dano físico ou irreparável ao mesmo.
 
Entendi! Sou bastante leigo, não imaginava que poderia acarretar em danos maiores desse tipo.
Muito obrigado pela ajuda, qualquer coisa entro em contato por aqui de novo :)
 
Aliás, a solução deu certo. A Versão da F40 veio pra enquadrar a 3° geração dos Ryzen's, então coloquei a mobo num setup de um amigo com um ryzen 3 2200g, atualizei e voltei pro meu pc e pronto, funcionou! Muito obrigado
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo