• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Resolução baixa x Placa de Video

CaniBala

know-it-all Member
Registrado
Boa noite galera, um amigo meu comprou um PC parecido com o da minha assinatura so que usando processador AMD, ate ai tudo bem,fui hoje na casa dele instalar alguns jogos so que tem um problema, o Monitor dele ainda não chegou, e enquanto isso ele esta usando um LCD de 16 normal de 1366x768, so que o desempenho em alguns jogos ficou abaixo notavelmente do meu PC isso ele rodando em resolução menor do que a que eu jogo, ai lembrei que usando resolução baixa o game exige mais do processador do que da VGA, e como o GTA IV ( game testado ) ja exige muito do processador o desempenho não ficou legal, a minha duvida é, em resolução baixa quem manda é o processador mesmo? E por que isso acontece?

Abraços
 
Não é que ele manda, mas ele é mais exigido, o gargalo fica MUITO mais evidente.

Quando se joga em FullHD a placa de vídeo é exigida muito mais, diminuindo o gargalo e de certa forma diminuindo a importância do processador no jogo.

Diga o processador exato dele e a VGA, isso pode ajudar.
 
Boa noite galera, um amigo meu comprou um PC parecido com o da minha assinatura so que usando processador AMD, ate ai tudo bem,fui hoje na casa dele instalar alguns jogos so que tem um problema, o Monitor dele ainda não chegou, e enquanto isso ele esta usando um LCD de 16 normal de 1366x768, so que o desempenho em alguns jogos ficou abaixo notavelmente do meu PC isso ele rodando em resolução menor do que a que eu jogo, ai lembrei que usando resolução baixa o game exige mais do processador do que da VGA, e como o GTA IV ( game testado ) ja exige muito do processador o desempenho não ficou legal, a minha duvida é, em resolução baixa quem manda é o processador mesmo? E por que isso acontece?

Abraços

Quando o pessoal fala que a CPU é mais exigida em baixa resolução, quer dizer que a VGA fica mais "solta" para alcançar um FPS maior (pois a GPU é menos exigida devido a baixa resolução), consequentimente, a CPU também precisa acompanhar a VGA que está fornecendo um maior valor de FPS.
Nunca que o desempenho irá piorar em resolução menores, pelo contrário, a taxa de frames tendem a subir ainda mais e o desempenho melhorar.
 
Mas eu não consigo entender essa logico, alguem consegue me explicar o por que em uma resolução full hd a vga que manda e em menor o processador que manda? Que mal tem na vga assumir nas resoluções tipo 1024x768? Segue a configuração

Phenom II X6 1090T @ 3.2 Ghz 6mb cache 6 Core
8GB Corsair Dominator
Radeon 6950 2GB
Monitor LG Flatron w1642c

O GTA IV por exemplo tem horas que pega 40 fps =T,
 
Quando o pessoal fala que a CPU é mais exigida em baixa resolução, quer dizer que a VGA fica mais "solta" para alcançar um FPS maior (pois a GPU é menos exigida devido a baixa resolução), consequentimente, a CPU também precisa acompanhar a VGA que está fornecendo um maior valor de FPS.
Nunca que o desempenho irá piorar em resolução menores, pelo contrário, a taxa de frames tendem a subir ainda mais e o desempenho melhorar.

Opa postei e não tinha visto seu comentario, pois é pela logico pensei isso mesmo, que a taxa de frames deveria aumentar, mas o desempenho da maquina dele não ficou bom no GTA IV por exemplo ( testei poucos games ), e ele tem uma configuração muito boa, então pensei que poderia ser por causa disso que ja tinha escutado sobre resoluções baixar em VGA tops!

Abraços
 
Opa postei e não tinha visto seu comentario, pois é pela logico pensei isso mesmo, que a taxa de frames deveria aumentar, mas o desempenho da maquina dele não ficou bom no GTA IV por exemplo ( testei poucos games ), e ele tem uma configuração muito boa, então pensei que poderia ser por causa disso que ja tinha escutado sobre resoluções baixar em VGA tops!

Abraços

As configuraçãos do GTAIV estão iguais nos dois pcs? Tirando a resolução, é claro!

E outra, o X6 perde pra muitos quads em jogos, pode ser isso.
 
é simples, em resolução alta o jogo é mais pesado para a VGA (o uso de recursos), enquanto que o peso para a CPU vai ser basicamente o mesmo (vários aspectos do jogo principalmente os de responsabilidade da CPU não são alterados), em resolução baixa é mais leve no uso da VGA, logo o framerate deveria ficar bem mais alto se ela estava limitando, e o que limitaria poderia seria a CPU...
não quer dizer que subindo a resolução o jogo vai rodar mais rápido, vai ficar igual ou pior nessas quedas, mas com qualidade gráfica melhor, usando melhor o que a VGA oferece.

GTA 4 é pesado mesmo, acho que é bem normal ficar visivelmente pior, PII @ 3.2ghz vs i7 @ 4.2ghz......
 
As configuraçãos do GTAIV estão iguais nos dois pcs? Tirando a resolução, é claro!

E outra, o X6 perde pra muitos quads em jogos, pode ser isso.

Na hora que fiz sim, so a resolução que mudava, mas sera que esse X6 com mais nucleo e mais clock perde para um i7 sem over? Achei os FPS muito baixo nessa configuração e resolução no GTA, sera que ta normal?
 
Na hora que fiz sim, so a resolução que mudava, mas sera que esse X6 com mais nucleo e mais clock perde para um i7 sem over? Achei os FPS muito baixo nessa configuração e resolução no GTA, sera que ta normal?

Normal isso, a arquitetura dos phenom II é ainda baseada nos antigos K8 só que com algumas melhorias. Por estarem já um pouco ultrapassados em relação aos core i7, o desempenho por clock é menor ao se comparar os dois processadores. Mas essa diferença vc consegue tirar com over não ficando devendo muito para os i7.
 
A CPU é exigida igual, só que em resoluções maiores a GPU é mais exigida e aparentemente se tem a impressão que ela assume mais o serviço. Este engano o pessoal comete pois quando em baixa resolução você aumenta o over percebe-se um ganho de FPS, pois ajuda mias a VGA e diminui um eventual gargalo. Já em altas resoluções o over não dá muito ganho pois a VGA já está perto do limite. O que deve estar acontecendo, principalmente no GTA, é que o processador está engasgando.
 
Tem algo errado, o GTAIV aqui com um Phenom II X4 945 + HD5870 não tem FPS tão baixos, porém jogo em FullHD.
 
No caso do gtaiv a demanda é enorme por conta da cpu, principalmente para personagens e prédios, até a distância de paisagem. Melhor mesmo delisgar algumas sombras, mas o ideal é baixar a resolução.
 
Eu fiz testes com GTA IV e com meu Q6600 a 3.2 eu tive resultados melhores em full hd do que em HD com uma GTX460. Em HD o gargalo é tão grande que o desempenho caiu, em Full hd, como não tem gargalo, a VGA trabalhou no máximo e o desempenho subiu.

Em jogos que CPU pesa muito, se houver gargalo existe sim, a possibilidade, e meu caso é um exemplo que em resolução menor a performance é pior. O fps avg em Hd ficou em 42 e em Full hd, 48.

No caso do gtaiv a demanda é enorme por conta da cpu, principalmente para personagens e prédios, até a distância de paisagem. Melhor mesmo delisgar algumas sombras, mas o ideal é baixar a resolução.

Não, justamente pq GTA Iv pesa muito no CPU não se deve abaixar resolução. Pode abaixar resolução apenas quem tiver um CPU muito forte, como um I5 2500K rodando a 4.2 GHZ. Nesse caso sim, abaixar a resolução vai ajudar. Mas se o CPU for mais fraco, como meu caso, abaixar a resolução leva a perda de performance.

Já em jogos como Crysis, Metro, entre outros, pesados na VGA, esses sim, vale a pena abaixar a resolução e ligar AA, a performance melhora. Pq eles são pesados na VGA.
 
Última edição:
O CPU é impossivel ser, a não ser que esteja com superaquecimento, eu rodo em 1920x1080 com taxa de 31-35 fps aki no meu AMD x2, o que eu acho é que pode ser problema de driver, vga ou CPU mas que o x6 1090t de gargalo isso eu garanto que NÃO
 
Tem algo errado, o GTAIV aqui com um Phenom II X4 945 + HD5870 não tem FPS tão baixos, porém jogo em FullHD.

Quantos FPS você pega ae? Amanhã vou levar meu PC e monitor na casa dele para verificar isso, pode ser ao fato do jogo esta desatualizado também, lembro que saiu umas atualizações que corrigiram bugs de desempenho e subiam bastante o FPS, vamos ver,
 
Quantos FPS você pega ae? Amanhã vou levar meu PC e monitor na casa dele para verificar isso, pode ser ao fato do jogo esta desatualizado também, lembro que saiu umas atualizações que corrigiram bugs de desempenho e subiam bastante o FPS, vamos ver,

Nossa, vc não fez as atualizações no PC de seu pai? Ta explicado, a diferença é bem grande.
 
Baixas resoluções podem criar o tão famoso gargalo no pipeline do processador, pois (hipoteticamente) a VGA é capaz de gerar mais quadros do que ele é capas de processar. Daí vem o nome gargalo, ele não tem capacidade de lidar com a quantidade de quadros que a VGA gera mais a carga normal do jogo, o pipeline é longo demais nesse caso. Aumentando a resolução, consequentemente a VGA vai gerar menos quadros, e assim o pipeline será menor, exigindo menos do processador para gerir toda a carga e provendo mais fluidez.

É diferente do CPU bound, que mesmo aumentando a resolução, não haverá ganho em performance, importante distinguir as duas situações.

GTA V é um benchmark tão bom quanto foi Crysis em sua época ...
 
Baixas resoluções podem criar o tão famoso gargalo no pipeline do processador, pois (hipoteticamente) a VGA é capaz de gerar mais quadros do que ele é capas de processar. Daí vem o nome gargalo, ele não tem capacidade de lidar com a quantidade de quadros que a VGA gera mais a carga normal do jogo, o pipeline é longo demais nesse caso. Aumentando a resolução, consequentemente a VGA vai gerar menos quadros, e assim o pipeline será menor, exigindo menos do processador para gerir toda a carga e provendo mais fluidez.

É diferente do CPU bound, que mesmo aumentando a resolução, não haverá ganho em performance, importante distinguir as duas situações.

GTA V é um benchmark tão bom quanto foi Crysis em sua época ...

sgs7fb4b471.jpg
 
Rapaz do céu, to vendo o pessoal só falar de hardware velho, o caboclin falando que a HD 6950 não tá dando conta do GTA e eu pensando "lógico, esse placa deve ter uns 5 anos" ai que fui ver a data original.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo