• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[RESOLVIDO] Clonagem de HD com o RedHat instalado com o Ghost

Stinger

Hungry Member
Registrado
Bom dia galera

Seguinte, será que alguém pode me dar umas dicas: Eu tenho um servidor linux que está instalado RedHat 9 com squid, mailscanner e fetchmail rodando. Uso esse servidor para controloe de internet, email e arquivos com o smb. Acontece que na quarta feira esse server parou, fui lá verificar e a luz do HD ficava acesa direto. Daí desliguei ele e liguei denovo. O sistema não iniciou mais e dizia umas msg em inglês que havia arquivos corrompidos (inodes corrupted). Passei uma ferramenta fsck e aparentemente tudo voltou a funcionar normalmente, mas ele corrigiu bastante coisa corrompida.
Na verdade tem 2 hds de 40GB nesse server, o debaixo é de backup e o de cima funciona o sistema instalado e os arquivos de emails. O HD de cima está com um barulho estranho (ruído muito alto). Eu estou pensando em aproveitar que está funcionando agora e substituir esse HD por um novo, mas só encontrei de 80G e tem que ser IDE. To pensando em clonar ele com o Ghost. Alguém sabe se o sistema de clonagem pelo Ghost funciona bem no linux? Tipo o sistema de arquivos e talz. É que preciso trocar esse HD e não tenho como reinstalar todo o sistema do zero, pois tem muita coisa e minha intensão era clonar mesmo. Já fiz em máquinas com Windows e sempre funcionou, mas queria a opinião de alguem que já fez em Linux, e ver se deu tudo certo.

Obrigado a todos que me responderem.
 
Clona pelo Acronis Disk Director...ao menos me parece mais confiável...mas teste bem antes de mandar embora o original.

(o ADD , entre outras ferramentas e testes, vem no Hirens)
 
Clona pelo Acronis Disk Director...ao menos me parece mais confiável...mas teste bem antes de mandar embora o original.

(o ADD , entre outras ferramentas e testes, vem no Hirens)

Ei chernob. Vc já fez alguma clonagem do tipo em linux? Será que dá pra confiar em clonar e ficar funcionando idêntico. Eu tenho esse CD do Hirens mais atualizado que vc disse, e por isso tava pensando em usar o Ghost, mas lá tem o Acronis tb. Vou ver se consigo clonar pelo Acronis, ... ele é fácil de utilizar? É via DOS né?
 
De linux nunca, mas de windows, aqui no trabalho, faço direto. O acronis é bem tranquilo, só precisa de um inglês básico.
Selecione o modo manual, aí ele pede pra selecionar o hd velho primeiro, depois o novo. Pergunta se quer apagar as particoes no hd novo (caso tenha). Se não tiver, ele pergunta se deseja destruir os dados do velho e se a cópia vai ser proporcional ou "como é". (Não lembro se pergunta sobre destruir dados ou sobre ser proporcional antes) ...ai mostra como vai ficar a clonagem e deopis vc manda ele fazê-la...é bem intuitivo
 
Dá pra clonar com o dd. Já testei e funcionou, mas não foi com RH e nem tinha arquivos importantes...:) Teste bem antes de mandar o HD antigo pela janela...

http://www.guiadohardware.net/artigos/clonar-ghost/

Blackbrain, bem interessante esse artigo. Estou dando uma estudada aqui. Obrigado

Ei chernob. Vc já fez alguma clonagem do tipo em linux? Será que dá pra confiar em clonar e ficar funcionando idêntico. Eu tenho esse CD do Hirens mais atualizado que vc disse, e por isso tava pensando em usar o Ghost, mas lá tem o Acronis tb. Vou ver se consigo clonar pelo Acronis, ... ele é fácil de utilizar? É via DOS né?

chernob, obrigado pela dica. Na verdade eu vou fazer essa clonagem na segunda feira depois do expediente, pois o hd que eu encomendei o cara só consegue na segunda. Tomara que de tudo certo, senão nem sei aonde enfiar a cabeça se algo der errado. terça feira que vem eu posto os resultados. Abraços
 
Pois é galera, ontem a noite conforme eu havia falado, fiz a clonagem. Mas infelizmente não obtive sucesso. Fiz a clonagem primeiro pelo Acronis, no disco do Hirens, clonou certinho aparentemente, mas na hora de colocar na máquina linux o hd novo clonado, ele simplesmente não dá boot. Fiz a clonagem com o Ghost e também a mesma coisa. Só se talvez eu fiz algo errado, mas aparentemente fiz tudo normal, pois pelo que parece não tem muito segredo. Ainda bem que o hd velho sobrou e ainda posso utilizar o sistema. Vou ver se consigo pela dica do blackbrain em clonar pelo Linux, naquele artigo que me passou. Provavelmente agora só farei a nova experiência no sábado de manhã. Abraços a todos
 
Acho que você tem que passar pelo acronis e ativar o boot, arrumar o mbr,,,ou simplesmente passar o recovery do RH

nao testei tb, como disse
 
O clone feito pelo ghost funciona, o que acontece é que como a clonagem é feita para um HD novo com tamanho e características diferentes, o setor de boot com o Grub ou lilo não atualiza as informações.

Normalmente eu faço assim, faço o clone com o Ghost para o HD novo, coloco na maquina para rodar, e dou boot usando o supergrub ou pelo proprio cd da distribuição que tenha opções para restaurar o Boot, normalmente o RH tem...

Depois de conseguir bootar o sistema eu uso o comando grub install (no caso de utilizar o grub), para recuperar o boot com as características corretas do novo HD.

Link para o cd de recuperação do boot:
http://www.supergrubdisk.org/index.php
 
O clone feito pelo ghost funciona, o que acontece é que como a clonagem é feita para um HD novo com tamanho e características diferentes, o setor de boot com o Grub ou lilo não atualiza as informações.

Normalmente eu faço assim, faço o clone com o Ghost para o HD novo, coloco na maquina para rodar, e dou boot usando o supergrub ou pelo proprio cd da distribuição que tenha opções para restaurar o Boot, normalmente o RH tem...

Depois de conseguir bootar o sistema eu uso o comando grub install (no caso de utilizar o grub), para recuperar o boot com as características corretas do novo HD.

Link para o cd de recuperação do boot:
http://www.supergrubdisk.org/index.php

jrstravino, desculpa minha ignorância, mas vc ou alguém poderia me dizer como eu faço esse processo passo a passo, ou se tiver um tutorial explicando como eu recupero a mbr atravez desse cd de recuperação. É q nao tenho muita experiência em Linux, e como se trata de um server, tenho medo de danificar o único HD velho que ainda funciona. Precisava clonar logo de uma vez, antes que esse hd vai pro caixão... vlw aí
 
+1. Já clonei um HD com dd, funciona.

E se eu clonar pelo DD, mesmo o HD original sendo de 40g e o novo de destino sendo de 80, ele faz a clonagem identica e atualiza as informações de boot???
 
E se eu clonar pelo DD, mesmo o HD original sendo de 40g e o novo de destino sendo de 80, ele faz a clonagem identica e atualiza as informações de boot???

Acho que não...faz o que o jrstravino disse que deve funcionar...

Primeiro tenta dar boot no HD novo com o Super Grub, depois é só reinstalar o Grub...
 
o que é dd?

ou boota o hd pelo dvd do RH

Pelo que o pessoal ta falando aí, o DD é o programa de clonagem que já vem embutido no linux e é usado em linha de comando.

Pessoal, aproveitando o tópico, alguem sabe se é possível eu usar o DD para jogar a imagem do meu HD com defeito para uma pasta de rede? Tipo eu tenho um servidor rodando 2003 server, daí eu jogava a imagem do meu hd do RedHat direto pra uma pasta nesse outro servidor para um arquivo de imagem. Depois eu tentava fazer o processo inverso com mais calma, pois as minhas tentativas de clonagem aqui não estão dando certo e fica dificil eu ficar toda hora desligando o server linux pra testar a clonagem. Se eu tivesse uma imagem do HD em outro micro seria mais fácil pra testar. Alguém sabe a sintacxe??
 
Galera SUCESSO. CONSEGUI!!!

Depois de muitas tentativas e fracassos, finalmente consegui clonar esse HD idoso. O que estava acontecendo é o seguinte: O HD com ruídos que logo ia pro saco era de 40G IDE e o novo era de 80G IDE. Eu fazia as clonagens, fiz varias por vários softwares (Ghost, Acronis, HDClone, etc). O processo sempre ia até o final, demorava e tudo e aparentemente clonava, mas na maldita hora de dar o boot, nada de ele iniciar. Dei uma lida em outras matérias e alguns falavam que a clonagem fica perfeita com HDs de capacidades iguais. Já se a clonagem fosse feita de um HD menor (tipo 40G) para um maior (80G), ele até clonava, mas se perdia na hora de copiar a MBR (partição de boot), trilha zero, algo assim. e a única forma é até como nosso amigo chernob falou: Teria que iniciar o hd clonado com o disco do grub e refazer a tabela do boot. Mas como eu na verdade não tinha a mínima idéia de como fazer isso, deixei quieto. Consegui um HD semi-novo de 40G da Maxtor. Ontem de tarde liguei os dois HDs de 40 na máquina e bootei com o disco do Hirens. ROdei o Acronis e fiz a clonagem. Por incrível que pareça, demorou mais do que as clonagens com os HDs de 80. Demorou, demorou, esperei e no final, tirei o HD velho e deixei só o novo. Resultado: As linhas de [OK] do meu Red Hat começaram a aparecer e logo veio a tela de login. :wave: Galera, sinceramente, em algumas horas pensei que tudo estava perdido. Aparentemente estou testando agora e está tudo ok, funcionando com o outro HD. A clonagem foi feita com o Acronis.

Muito obrigado a todos vocês
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo