Review A8-3510MX vs A4-3305M - Samsung 305E4A-BD2

gf.ricardo

Hungry Member
Registrado
AMD A8-3510MX vs A4-3305M - Notebook Samsung 305E4A-BD2

notebook-samsung-amd-1.jpg


Especificações originais do 305E4A-BD2


Processador: A4-3305M 1.9/2.5ghz - 1MB de cache (TDP: 35W)
Placa de vídeo: AMD Radeon HD 6480G
Memória RAM: 2gb DDR3 1333MHz
Disco Rígido: 500gb Sata 5400 RPM
Conexões: 1 HDMI, 3 USB 2.0, 1 RJ 45, 1 VGA, fone de ouvido, microfone, bluetooth 3.0 e leitor de cartões de memória
Rede: 10/100/1000
Rede sem fio: 802.11 b/g/n
Tela: 14″ LED (1366 x 768) Anti-reflexiva
Bateria: 6 células (6,6h de autonomia)
Dimensões: 2,99cm de altura, 33,11cm de largura e 23cm de espessura
Sistema Operacional: Windows 7 Home Basic 64 bits​
Especificações atuais do meu 305E4A-BD2


Processador: A8-3510MX 1.8/2.5ghz - 4MB de cache (TDP: 45W)
Placa de vídeo: AMD Radeon HD 6620G
Memória RAM: 4gb DDR3 1333MHz (Dual Channel)
Disco Rígido: 500gb Sata 5400 RPM
Conexões: 1 HDMI, 3 USB 2.0, 1 RJ 45, 1 VGA, fone de ouvido, microfone, bluetooth 3.0 e leitor de cartões de memória
Rede: 10/100/1000
Rede sem fio: 802.11 b/g/n
Tela: 14″ LED (1366 x 768) Anti-reflexiva
Bateria: 6 células (6,6h de autonomia)
Dimensões: 2,99cm de altura, 33,11cm de largura e 23cm de espessura
Sistema Operacional: Windows 8 Professional 64 bits





Recentemente fiz a troca do processador (e processador gráfico também, pois vem junto) do meu Samsung 305E4A-BD2. Então preparei esse review para ajudar quem também pretende trocar de processador AMD e assim ter uma ideia da performance de cada um. Comprei dos EUA pelo eBay no dia 27/10 e chegou dia 03/12. Caso eu tenha ajudado ou se gostou do review, agradeceria se qualificassem o post :). Enfim, aí vai este pequeno review que eu fiz.




Configurações dos Testes

Sistema 1

Processador: A4-3305M 1.9/2.5ghz - 1MB de cache
Placa de vídeo: AMD Radeon HD 6480G
Memória RAM: 4gb DDR3 1333MHz (Dual Channel)
Disco Rígido: 500gb Sata 5400 RPM
Sistema Operacional: Windows 8 Professional 64 bits​
Sistema 2

Processador: A8-3510MX 1.8/2.5ghz - 4MB de cache
Placa de vídeo: AMD Radeon HD 6620G
Memória RAM: 4gb DDR3 1333MHz (Dual Channel)
Disco Rígido: 500gb Sata 5400 RPM
Sistema Operacional: Windows 8 Professional 64 bits​







Resultados dos Testes

Slide1.jpg
Slide2.jpg
Slide3.jpg
Slide4.jpg
Slide5.jpg
Slide6-1.jpg
Slide7.jpg
Slide8.jpg
Slide9.jpg
Slide10.jpg
Slide11.jpg
Slide12.jpg
Slide13.jpg
Slide14-2.jpg



Classificação do Sistema 2 (A8-3510MX / HD6620G) no Windows 8 Pro 64 bits:
notawindows.jpg




Algumas conclusões
Como era de se esperar, a performance do CPU praticamente dobrou em alguns testes. Já o ganho no processamento gráfico, segundo o 3DMark 11, foi de 46%.
O A8-3510MX foi feito para notebooks acima de 15.6", provavelmente devido à melhor dissipação de calor. Mesmo assim, parece ter servido para este notebook de apenas 14", muito embora as temperaturas algumas vezes chegassem nos 80ºC em outras aplicações. A pasta térmica utilizada é uma Artic Cooling MX-4, uma das melhores do mercado. Para diminuir a temperatura em cerca de 5ºC (em full), bastou abaixar o vcore em 0.1v por meio do programa K10STAT.
Talvez modelos mais fortes do A8 não gostem muito dos notes de 14".
O gráfico da temperatura é sem essa diminuição do vcore.
No GTV IV, deu para perceber que a CPU é o que mais está "gargalando" o sistema. No gráfico de "outros jogos", mesmo aumentando bastante as configurações que exigem GPU, os FPS continuaram praticamente os mesmos das configurações mínimas.
É isso, agradeço a leitura e espero ter sido útil! Posteriormente estarei editando o tópico para sempre melhorar o review!

Dica importante para usuários de Radeon de notebook:
No Windows 8 (provavelmente nos outros também) mesmo no perfil de Alto Desempenho do Windows, a GPU não utiliza seu clock máximo. Para faze-la funcionar com todo seu potencial você precisa ir nas "Opções de Energia" > "Alterar Configurações do Plano" > "Alterar configurações de energia avançadas" > "Configurações de energia da placa gráfica ATI" > "Configurações do ATI PowerPlay" > Coloque tudo em "Maximizar Desempenho". Depois que fiz isso no A4, quase dobrei meus FPS.


Correções:
1 - O Assassins Creed foi testado em configurações médias e não mínimas - Corrigido.
 
Última edição:
Bem legal o review, antes de comprar no lg n450 eu procurei mto esse notebook para comprar, porem tava em falta na maioria das lojas e as que tinha tava quase 1.100. O desempenho ficou mto melhor mesmo. Pena que para jogos ainda está fraco.

Quanto ficou o tempo de duração da bateria após o upgrade?
 
Bem legal o review, antes de comprar no lg n450 eu procurei mto esse notebook para comprar, porem tava em falta na maioria das lojas e as que tinha tava quase 1.100. O desempenho ficou mto melhor mesmo. Pena que para jogos ainda está fraco.

Quanto ficou o tempo de duração da bateria após o upgrade?

A bateria depende muito do perfil de energia e uso do processador. Eu fiz um perfil para 800MHz~1400MHz e GPU com metade do clock para poupar energia. E outro 1.8GHz~1.8GHz e GPU clock máximo. No primeiro, o Windows mostra cerca de 4h agora escrevendo no fórum com brilho de tela máximo. E no segundo, com full stress do aida aparece cerca de 1:20. Obrigado!
 
Última edição:
Ótimo review! Eu tenho o modelo BD1 desse note (a6-3420m + 6520g) e estou só esperando chegar a RAM nova pra fazer dual channel.
Estava pensando em trocar a APU ano que vem, mas não achava ninguém com esse note "modificado".
Quanto a diferença de desempenho nos jogos, achei um pouco abaixo do que eu esperava, por se tratar de um salto da 6480g pra 6620g... :okay:

Seria possível você fazer alguns testes com overclock? Notei que alguns jogos que tenho (rage e nfs-hp, por exemplo) ficam melhores quando passo de 1,5 pra 2,1GHz (turbo boost desativado).
 
Belo review qualificado, tenho um a6-3420m ,, eu não achei as config da ati nas opções de energia... tb não instalei nenhum driver.. vc instalou driver de video? outro q to precisando para o win 8 é o do touch pad. vlww
 
Seria possível você fazer alguns testes com overclock? Notei que alguns jogos que tenho (rage e nfs-hp, por exemplo) ficam melhores quando passo de 1,5 pra 2,1GHz (turbo boost desativado).

Acho que só se abaixar mais ainda a voltagem, porque já está quase no limite a temperatura. Vou tentar aqui e qualquer coisa eu atualizo os gráficos com mais essa configuração.

Belo review qualificado, tenho um a6-3420m ,, eu não achei as config da ati nas opções de energia... tb não instalei nenhum driver.. vc instalou driver de video? outro q to precisando para o win 8 é o do touch pad. vlww

Deve precisar instalar o driver de vídeo. Mas vc está usando com os drivers do windows? Não tá meio lento não? Uso o Catalyst 12.10 aqui.
Esse negócio de touchpad é uma dor de cabeça mesmo. O seu notebook é samsung? O oficial que ela oferece é uma porcaria. Estou usando o Elantech 11.6.2.1, foi o único que ficou razoavelmente bom aqui, depois dos devidos ajustes.



Mudando de assunto, alguém sabe como tira essa borda das tabelas? :p Eu coloco borda = 0 mas ainda continua...
 
Última edição:
Cara, parabéns pelo seu review. Está muito bom mesmo.
Em alguns jogos, como o Dirt Showdown a melhor foi de 50% nos fps.
Você usou alguma base refrigerada no note ?
Comprou o A8 pelo EBay e pagou quanto ? passou lisinho, sem impostos ?
 
Cara, parabéns pelo seu review. Está muito bom mesmo.
Em alguns jogos, como o Dirt Showdown a melhor foi de 50% nos fps.
Você usou alguma base refrigerada no note ?
Comprou o A8 pelo EBay e pagou quanto ? passou lisinho, sem impostos ?

Não, sem nenhuma daquelas bases, foi direto na mesa.
O A8 paguei R$149 no total, já com frete e taxa de cartão. No eBay custava $60. Passou liso liso rsrs
Obrigado!
 
Última edição:
O meu é um A6-3400m, e gostaria de trocar pra um A8-MX, pra poder utilizar memórias que rodam a 1600. Mas como comprei o note no começo do ano e consegui com garantia estendida, vou aguardar terminar pra poder trocar o processador.
 
Cara muito obrigado por ter me avisado e EXCELENTE REVIEW na boa. É incrível a melhora da performace, mas eu nunca achei esses por 60 dólares kkkk, vo juntar uma graninha no natal e vou comprar =D! Mto bom trabalho, qq coisa que prescisar estamos ai. Abraço
 
O meu é um A6-3400m, e gostaria de trocar pra um A8-MX, pra poder utilizar memórias que rodam a 1600. Mas como comprei o note no começo do ano e consegui com garantia estendida, vou aguardar terminar pra poder trocar o processador.

Aqui não tinha lacre algum para chegar até o processador :happy:

Cara muito obrigado por ter me avisado e EXCELENTE REVIEW na boa. É incrível a melhora da performace, mas eu nunca achei esses por 60 dólares kkkk, vo juntar uma graninha no natal e vou comprar =D! Mto bom trabalho, qq coisa que prescisar estamos ai. Abraço

No momento, o vendedor de quem comprei tem o 3500M por $42 nesse LINK. Tem 300mhz a menos que o 3510MX. Vc tbm pode perguntar para ele se tem o 3510MX, mesmo não estando anunciado, quem sabe né!
E tem outro vendedor que tem o 3510MX igual o meu por $65 nesse outro LINK, porém o frete dele está muito caro. Talvez se conversar com ele seja possível enviar por First Class (como o meu).
 
Mas o que me desanima no 3500M é que a memoria que pretendo trocar só roda até 1066, já os com final MX roda em 1600... Mas eu queria Realmente um 3550MX, já que acho que é o melhor disponivel e nunca irão criar outro com a mesma arquitetura, 300 mhz e uma diferença, quando faço overclock aqui de uuns 300 mhz muda o notebookzim rapaz hahahha
 
Mas o que me desanima no 3500M é que a memoria que pretendo trocar só roda até 1066, já os com final MX roda em 1600... Mas eu queria Realmente um 3550MX, já que acho que é o melhor disponivel e nunca irão criar outro com a mesma arquitetura, 300 mhz e uma diferença, quando faço overclock aqui de uuns 300 mhz muda o notebookzim rapaz hahahha

Os com final só M vão até 1333MHz a memória. 3550mx é o melhor mesmo, eu também estava procurando ele quando iniciei minha pesquisa, mas até hoje não achei um com preço razoável.
 
Deve precisar instalar o driver de vídeo. Mas vc está usando com os drivers do windows? Não tá meio lento não? Uso o Catalyst 12.10 aqui.
Esse negócio de touchpad é uma dor de cabeça mesmo. O seu notebook é samsung? O oficial que ela oferece é uma porcaria. Estou usando o Elantech 11.6.2.1, foi o único que ficou razoavelmente bom aqui, depois dos devidos ajustes.

ta com os drivers padrão do windows ,, lembro q no windows beta o desempenho era melhor no win 8 do q no win7, vou baixar o catalyst vlw
 
Olá amigo, parabens pelo excelente tópico!
Desculpe usar este espaço para isso, mas eu tenho uma dúvida, se vc puder me ajudar: eu to pensando em comprar esse note e fazer upgrade só na memória RAM, meu objetivo principal seria para baixar e assistir filmes e séries em HD e talvez full HD ligados num projetor que estou negociando. NADA DE JOGOS.
Minha duvida é porque meu netbookzinho atom já roda legal filmes resolução padrão e rmvb, porem videos com maior resolução ele fica engasgando e dessincronizando o audio/video, então o uso ppal seria esse mesmo. Será que este conjunto processador/placa de vídeo (o original A4-3305M) daria conta de rodar esses vídeos HD sem ficar engasgando??
Grato pela atenção.
 
Recentemente comprei um Notebook do mesmo do seu, e gostaria de saber se eu perco a garantia caso coloque +2GB de RAM, futuramente pretendo fazer um upgrade no meu Notebook (A8 3510MX + 4GB RAM CORSAIR VENGEANCE DUAL CHANEL), Queria saber se você já fez o overclock do processador A4 3305M para 2.5Ghz se fez, tem como me passar as configurações por favor?
Isso vai me servir enquanto por enquanto que não posso comprar o processador + a RAM.:okay:
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo