• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[REVIEW] ATI RADEON HD5870 x HD5850

SHAFT

Adrena Old School
Registrado
reviewhd5800.jpg


Indo direto ao ponto, o foco da review é demostra o desempenho e comparar a performance da ATI HD5870 e HD5850 em termos de performance, diante dos melhores e mais pesados jogos que temos hoje para PC.
Para fazer a review eu escolhi as 2 placas mais desejadas do momento baseadas na nova serie, a HD5850 1Gb e a HD5870 1Gb.
Tendo em mente que a maior preocupações dos gamers é a questão do Custo x beneficio, então resolvi também fazer testes com a HD5850 com overclock e tirar aquela velha duvida, se a HD5850 com overclock chega na HD5870. Subindo os clocks da HD5850 para 1Ghz no Core Clock (725mhz padrão) notamos uma melhora incrível e resultados bastante animadores.

Para fazer os testes escolhi a resolução mais usada pelos gamers que é 1680x1050 com uso de filtros que vária de acordo do jogo como vocês irão ver.
Então, vamos aos testes?

configuraesdosistema.jpg


Sistema Operacional:Windows 7 x64
Drive ATI: Catalyst 9.10 - Oficial Windows 7

Processador: Intel Core i7 920 (com overclock para 4.2ghz)
Memórias: Patriot Viper 3x6gb 1600mhz cas 9:9:9:24
Placa Mãe: ASUS P6T Deluxe V2
Fonte: SevenTeam 850W V-Force ZAF
Placas de video: XFX ATI Radeon HD5850 1Gb
Sapphire ATI Radeon HD5870 1Gb
Monitor: LG 23" Full HD W2353V

------------------------------------------------------------------------

gamesebenchsusados.jpg


- 3D Mark Vantage
- Crysis 1.21
- Crysis WarHead 1.1
- Street Fighter 4 - Benchmark
- Resident Evil 5 - Benchmark
- FarCry 1.03
- Batman Arkham Asylum v1.1
- STALKER Clear Sky - Benchmark ("Day" Test)
- Call of Duty Morden Warfare 2 (fase Rio de Janeiro)
(Gravado via FRAPs)

------------------------------------------------------------------------

hd5870_5850.jpg




testesa.jpg



Bench_3dmarkvantage.JPG


Bench_Crysis_DX9_HIGH.jpg
Bench_Crysis_DX10_VH.JPG


Bench_CrysisWarhead_DX9_GAMER.jpg
Bench_CrysisWarhead_DX10_ENTHUSIAST.jpg


Bench_SF4_8xAA.jpg
Bench_RE5_DX10_4xAA_16xAF.jpg


Bench_FC2_DX10_4xAA_16xAF.jpg
Bench_BAA_8xAA_16xAF.jpg


Bench_STALKER_CS_DX10.jpg
Bench_CODMW2_8xAA_16xAF.jpg


crossfirexhd5870hd5850.jpg
cfxhd5870+5850.jpg


Bem pessoal, agora para testar como está o desempenho do CrossFireX entre as duas placas escolhi o Crysis e o 3DMark Vantage, não testeis os demais jogos por falta de tempo, por isso peço desculpas por dever outros testes.

Bench_CrysisWarhead_DX9_ENTHUSIAST_CFX.jpg
Bench_CrysisWarhead_DX10_ENTHUSIAST_CFX.jpg


Bench_3dmarkvantage_CFX.jpg



temperaturas.jpg


Os testes a seguir foram realizados com o FAN em AUTO, rodando teste do Crysis.
Temperaturas%20HD5800.jpg



concluso.jpg


Bem, depois de ver os testes a conclusão é clara, ambas as placas tem desempenho incríveis nos jogos! Mesmo com filtros altos de até 8xAA ambas placas rodam com desempenho de sobra e sem duvidas ainda devem rodar com desempenho agradevel em resoluções mais altas, como 1920x1200.
Com relação ao Overclock, podemos ver que a HD5850 de fato consegue chegar no mesmo nível de desempenho que a HD5870, porém tal stress na placa pode vir a diminuir a vida útil da placa ou até danificar seriamente, sendo assim pra quem quer mais desempenho com segurança a melhor escolha seria a HD5870.

Com relação ao CrossFireX (HD5870 + HD5850), os resultados são animadores no Crysis e no Vantage, diferente do CFX no inicio da HD4800, mostrando que a ATI está otima nos drives pra um começo de uma nova série. Mas acredito que ao decorrer do tempo melhores drives vão sair e melhorar ainda mais esse desempenho.

Sobre as temperaturas x ruido, posso afirmar ambas as placas são MUITO silênciosas e no modo AUTO a temperatura fica dentro do padrão para essas placas, mas quem quiser fazer ajuste personalizado, com um aumento de menos de 15% na rotação já é o bastante para baixar as temperatura em full load em mais de 10c. Sobre o WaterCooler na HD5870 aprasentou resultados incríveis como podemos ver (~35c full load), e que apesar do custo alto do block e do sistema em si, para quem quer uma solução de alta performance, sem ruido e já tem um sistema de WaterCooler, sem duvidas é a melhor escolha a ser feita.

Bem pessoal é isso ai, espero que tenham gostado da review e que isso ajude bastante nas escolhas de vocês e que isso acrescente mais ainda ao conhecimento de todos de como as placas das nova geração da ATI estão desempenhando nos jogos.

OBS. A review foi feita a um tempo jpa no meu site pessoal, por isso foi usado o drives 9.10, que é o que tinha de oficial na época, mas posso afirma pra vocês que o cenário comparativo entre as placas não vai mudar. Mas e nos testes em CROSSFIRE os resultados seriam melhores se eu tivesse usado o Cat 9.12, disso não tenho duvidas.
 
Última edição:
Muito bom o review, muito bom mesmo, eu tava pendendo pra HD5850, e agora que vou pro paraguai tô em duvida, vale a diferença entre elas (R$240,00)?
Eu acho que sim, mas com o review não consegui tirar minhas conclusões com toda certeza
 
Muito bom esse comparativo.
Fiquei surpreso com a HD5870 com WC, a temperatura não passa dos 34º, deve subir bem no over.
 
Pô, parabéns pelo review, muito bem feito:yes:
 
Belíssimo tópico!, parabéns pelo trabalho bem feito, HD5850 com esse over cavalar encostando e até passando em alguns jogos a HD5870,foi feito algum overvolt/BIOSMOD para chegar nesses clocks?, se por um acaso eu adquirir uma 5850, usar esses clocks que voce usou e as temps em full load estiver dentro dos padrões, mesmo assim eu estaria correndo risco de "perder" a VGA?

Falows!
 
Esse Over que tu fez, so consguisse por BiosMod, correto ?!
To com uma 5850, mas acho que ele rende mais. Não tenho certeza se é o Q6600 que ta segurando ela, ou se é pq não formatei o PC ainda.

Parabens pelo review.
 
Parabens mesmo pelo Review, Muito bom.
 
um belo review quero uma 5850
 
Belo trabalho, valeu pelo comparativo!

O que significa a barra laranja em alguns testes? Tipo, esse aqui:
Bench_CrysisWarhead_DX9_GAMER.jpg


A barra laranja é a média com AA 4x? Se for, então nesse teste a diferença entre AA 0x e AA 4x foi de 4 fps?

[]´s
 
Parabéns, muito bom.
Uma pergunta, qual o software que vcs usam para fazer estes gráficos?
 
Belo trabalho, valeu pelo comparativo!

O que significa a barra laranja em alguns testes? Tipo, esse aqui:
Bench_CrysisWarhead_DX9_GAMER.jpg


A barra laranja é a média com AA 4x? Se for, então nesse teste a diferença entre AA 0x e AA 4x foi de 4 fps?

[]´s

Não seria o minimo é o medio atingido?

Sobre o review, ficou realmente muito bom, entretanto devemos admitir que a ATI precisa de designers melhores para suas GPUs
 
Excelente review mestre SHAFT, ótimas vgas.

Parabéns nobre.
 
Tenho certeza que minha próxima placa será uma 5870.Belo teste,apesar que mesmo com over em alguns jogos a 5850 ainda apanhou feio da 5870,realmente um monstro de placa.
 
...

Diferenças de 15 a 40% dependendo do aplicativo (olhando FPS mínimos, que é o mais importante para evitar slowdowns). Parecida com a diferença da 8800 GTS para a GTX.

Uma bela diferença na minha opinião, o que não reduz o fato da 5850 ser uma baita placa e com bom potencial de OC.
 
Belíssimo review! Parabéns!
Mais vez mostrando o poder dessa nova série da ATI.
:yes:
 
Ótimo review
E dalhe 5870
 
No PY tá 780 pilas
:D
 
As placas cumprem o que prometem, estou muito satisfeito com o desempenho de minha HD5850, com um futuro Crossfire, trocarei elas só pela série HD7xxx.

Parabéns pelo review brother.
 
Show de bola, muito claro e objetivo. Meus parabéns!

As duas placas são excelentes, eu já me contentaria com a HD5850!
 
Obrigado pessoal!:wub: Ainda bem que gostaram e espero ter ajudado aos que estavam com dúvidas!

Belíssimo tópico!, parabéns pelo trabalho bem feito, HD5850 com esse over cavalar encostando e até passando em alguns jogos a HD5870,foi feito algum overvolt/BIOSMOD para chegar nesses clocks?, se por um acaso eu adquirir uma 5850, usar esses clocks que voce usou e as temps em full load estiver dentro dos padrões, mesmo assim eu estaria correndo risco de "perder" a VGA?

Falows!

A HD5870 está com clocks de Fabrica, já a HD5850 eu fiz mod na bios e OC apartir dela.
Perder a placa, bem isso depende, mas o fato é que diminui a vida util do chip, tanto pela voltagem como pela temperatura.

Belo trabalho, valeu pelo comparativo!

O que significa a barra laranja em alguns testes? Tipo, esse aqui:

A barra laranja é a média com AA 4x? Se for, então nesse teste a diferença entre AA 0x e AA 4x foi de 4 fps?

[]´s

Brigado Japa, sim o Laranja é o desempenho com 4xAA e o azul 0xAA.

Sim a diferença é muito pouca usado filtros, o que realmente supreende :)

Parabéns, muito bom.
Uma pergunta, qual o software que vcs usam para fazer estes gráficos?

Eu fiz o design dele no fireworks :)


Pessoal... não tive como fazer testes em jogos como Dirt 2 ou Stalker DX11 porque quando fiz os testes estava sem esses jogos, mas a gente vendo os resultados desses jogos podemos concluir parcialmente a diferença que iriamos ter no nesses e em outros jogos ;)
 
Tenho certeza que minha próxima placa será uma 5870.Belo teste,apesar que mesmo com over em alguns jogos a 5850 ainda apanhou feio da 5870,realmente um monstro de placa.

Perdeu feio e quais "alguns jogos" jovem? Só perdeu ali no crysis e warhead @ Dx9, vc joga em Dx9 um jogo que tem total suporte a uma api mais nova hj em dia? Eu não! E em todos os outros foram jogos foram no mínimo empate técnico!

@ Topic: Parabéns brother, BELÍSSIMO REVIEW!
 
Última edição:
Belo Review, estou super feliz com a minha VGA aqui, fiz bios mod nela também e uso com over diario de 950/1200, o desempenho/temperatura está excelente nos jogos =).
 
Po a 5850 @ 1000mhz fica monstruosa hein, fez algum Vmod nela ou é Voltage default
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo