Review Avell G1545 Iron V4: i7, 64gb ram, 1,5TB SSD, GTX 1060 (Win 10 + Ubuntu, Hackintosh fail)

Pardall

know-it-all Member
Registrado
Sou fundador (e atual lead developer) de uma startup de inteligência artificial, e até então estava trabalhando e sofrendo com um MacBook Pro de 2014 (i5, 8GB, 256GB SSD, Intel Iris). (PS: por que escrevi sobre o que faço? Pois se você for programador/sysadmin/ou simplesmente busca um notebook para trabalho, vai se identificar com meu review).

Produzi MUITO nesse MacBook (10-16h de trabalho TODOS os dias do ano, de domingo a domingo, desde o dia que comprei ele). Porém, nos últimos 2-3 meses começou a incomodar bastante a falta de Ram e de espaço em disco, travamentos constantes, etc. Além disso, estamos próximos do lançamento, e pretendo rodar algumas VMs Linux, para monitoramento dos nossos servidores.

Requisitos para um novo computador
  • Deve ser notebook, pela mobilidade
  • i7
  • 32GB ram
  • 1TB SSD
  • Suporte de 2 a 3 monitores externos (+ tela do notebook)
  • 4 USB
  • Tamanho da tela do notebook indiferente
  • GPU: indiferente
  • Ter um peso razoável pra ficar carregando pra cima e pra baixo (quanto mais leve, melhor)
Opções Consideradas
  • MacbookPro MLH42BZ/A, R$ 24.099,00 (porém, tem apenas 16GB de Ram, mas aceitável para OS X)
  • Dell Alienware: R$ 18.000
  • Avell: variável, dezenas de opções
Optei pela Avell pelas infinidades de opções de configuração e por ter todos os itens que precisava e mais um pouco, por menos da metade do MacBook e proporcionalmente 1/3 mais barato que o Dell.

Especificação Escolhida
  • Avell Titanium G1545 Iron V4 https://avell.com.br/titanium-g1545-iron-v4
  • i7-770HQ Kaby Lake, 7ª geração
  • 64 GB Ram
  • SSD 960GB SATAe m.2
  • SSD 480GB SATA 3
  • GTX 1060 6GB
  • 15", G-SYNC
  • 3 USB 3, 2 USB C, 2 mini display port, 1 HDMI, suporte a 4 telas
  • R$ 10.500~ com SEDEX.
  • O notebook é, mas não é meu, pois comprei pela empresa. Serei o único usuário, mas não é meu no final das contas, podendo repassar para algum colaborador caso necessário.
Review
  • O notebook em si é bastante bonito e robusto.

  • Performance animal nas ferramentas que uso no dia a dia, como era de se esperar. Resultados maravilhosos nos benchmarks (veja abaixo).

  • Suporte a 3 monitores + tela do notebook. A princípio estou só em 3 (1 em mini display port usando o adaptador do MacBook, 1 HDMI e a tela do notebook).

  • Estou com dual boot de Windows 10 e Ubuntu. O boot no Windows 10 é muito rápido! No Ubuntu 2x mais rápido!

  • A bateria não dura nem 1:30h, e uma carga completa pode levar ate 5h (porém, eu uso apenas ligado na energia).

  • Os alto falantes são MUITO bons, e conforme descritos no anúncio.

  • Tentei instalar macOS Sierra, tornando o notebook um Hackintosh, mas após 4h de tentativas de variações de configurações do Unibeast (https://www.tonymacx86.com/), não consegui rodar o macOS. Acredito que há incompatibilidade com o Kaby Lake + GTX 1060 no Sierra.

  • Comprei 2 adaptadores USB-C -> USB 3 no Mercado Livre.

  • Comprei um adaptador Mini-Display Port -> HDMI no ML.

  • Não será usado para jogos (apesar de eu ter quase 1.3k jogos na Steam, mas faz tempo que não jogo, library montada com compras impulsivas :(, é uma GTX 1060 praticamente inútil). Mas, então não foi desperdício pegar uma GTX 1060? Na verdade só peguei porque a combinação de especificações que eu queria sempre me direcionava a esse modelo com a GTX 1060, senão eu teria pego com qualquer outra VGA.
  • Não relacionado ao Avell, mas agora tenho que me acostumar com Windows ou Ubuntu. Afinal, desde 2009 trabalhava apenas no OS X. Acredito que na minha assinatura aqui do fórum ainda fale do meu desktop, mas nele eu rodava um Hackintosh com OS X Mavericks, e entrava no Windows 10 só pra jogar, não pra trabalhar.
Coisas que Incomodam
  • Logo após ter comprado e pago, chegou email com o lançamento do mesmo modelo mas 1,8kg e mais fino (g1540 lite) https://avell.com.br/titanium-g1540-lite - sacanagem!

  • O SSD SATAe é um pouco mais lento que o SATA 3, o que não faz sentido, sendo que na própria página do notebook a Avell destaca o SATAe como mais rápido, etc. O valor é o mesmo do SATA 3, mas se soubesse, eu teria pego tudo SATA 3. E só depois de comprar, por email, me avisaram que "os SATAe que vendemos tem a mesma velocidade do SATA 3".

  • Os coolers ficam em modo "turbina" praticamente 100% do tempo, mesmo com CPU em Idle / 0%. Primeira vez que vejo isso, já que tanto Macbook quanto meus outros computadores Desktop só ficam em total aceleração em atividades intensivas. Eu não sou um cara de hardware, então não tenho certeza se isso é ruim / normal.

  • A fonte + o notebook tem em torno de 3,5 kg.

  • A fonte é quase do tamanho de um tijolo.
Conclusão
Pode ser muito cedo (chegou aqui há 5 dias apenas), mas por enquanto, eu recomendo! E já estou considerando não comprar MacBooks para a equipe, mas sim, Avells! Ainda mais que gostei do atendimento deles (vendedor Fagundes), e o balanço preço + produto = sem comparação.

Benchmarks
rkn1nHv.png

owp4kq2.png

QYeWdw6.png

BwmPjLE.png
PfHYNAP.png


H9SVC0w.png

AbDeLoh.png


Fotos
cnZgaRg.png

5vLKgc4.png

YJCtryq.png

noeODXR.png

UQdJ6WO.png

DE90klo.png

7EG1M4q.png



Dica em relação a monitor externo em notebook + GPU Nvidia:

Toda vez que atualizar o driver da GPU, mudar isso aqui para Completo. Isso quase me deixou louco, até descobrir a combinação de termos de busca para chegar ao resultado (a imagem fica lavada sem isso).

tEHBYOj.png
 
Última edição:
Sou fundador (e atual lead developer) de uma startup de inteligência artificial, e até então estava trabalhando e sofrendo com um MacBook Pro de 2014 (i5, 8GB, 256GB SSD, Intel Iris). (PS: por que escrevi sobre o que faço? Pois se você for programador/sysadmin/ou simplesmente busca um notebook para trabalho, vai se identificar com meu review).

Produzi MUITO nesse MacBook (10-16h de trabalho TODOS os dias do ano, de domingo a domingo, desde o dia que comprei ele). Porém, nos últimos 2-3 meses começou a incomodar bastante a falta de Ram e de espaço em disco, travamentos constantes, etc. Além disso, estamos próximos do lançamento, e pretendo rodar algumas VMs Linux, para monitoramento dos nossos servidores.

Requisitos para um novo computador
  • Deve ser notebook, pela mobilidade
  • i7
  • 32GB ram
  • 1TB SSD
  • Suporte de 2 a 3 monitores externos (+ tela do notebook)
  • 4 USB
  • Tamanho da tela do notebook indiferente
  • GPU: indiferente
  • Ter um peso razoável pra ficar carregando pra cima e pra baixo (quanto mais leve, melhor)
Opções Consideradas
  • MacbookPro MLH42BZ/A, R$ 24.099,00 (porém, tem apenas 16GB de Ram, mas aceitável para OS X)
  • Dell Alienware: R$ 18.000
  • Avell: variável, dezenas de opções
Optei pela Avell pelas infinidades de opções de configuração e por ter todos os itens que precisava e mais um pouco, por menos da metade do MacBook e proporcionalmente 1/3 mais barato que o Dell.

Especificação Escolhida
  • Avell Titanium G1545 Iron V4 https://avell.com.br/titanium-g1545-iron-v4
  • i7-770HQ Kaby Lake, 7ª geração
  • 64 GB Ram
  • SSD 960GB SATAe m.2
  • SSD 480GB SATA 3
  • GTX 1060 6GB
  • 15", G-SYNC
  • 3 USB 3, 2 USB C, 2 mini display port, 1 HDMI, suporte a 4 telas
  • R$ 10.500~ com SEDEX.
  • O notebook é, mas não é meu, pois comprei pela empresa. Serei o único usuário, mas não é meu no final das contas, podendo repassar para algum colaborador caso necessário.
Review
  • O notebook em si é bastante bonito e robusto.

  • Performance animal nas ferramentas que uso no dia a dia, como era de se esperar. Resultados maravilhosos nos benchmarks (veja abaixo).

  • Suporte a 3 monitores + tela do notebook. A princípio estou só em 3 (1 em mini display port usando o adaptador do MacBook, 1 HDMI e a tela do notebook).

  • Estou com dual boot de Windows 10 e Ubuntu. O boot no Windows 10 é muito rápido! No Ubuntu 2x mais rápido!

  • A bateria não dura nem 1:30h, e uma carga completa pode levar ate 5h (porém, eu uso apenas ligado na energia).

  • Os alto falantes são MUITO bons, e conforme descritos no anúncio.

  • Tentei instalar macOS Sierra, tornando o notebook um Hackintosh, mas após 4h de tentativas de variações de configurações do Unibeast (https://www.tonymacx86.com/), não consegui rodar o macOS. Acredito que há incompatibilidade com o Kaby Lake + GTX 1060 no Sierra.

  • Comprei 2 adaptadores USB-C -> USB 3 no Mercado Livre.

  • Comprei um adaptador Mini-Display Port -> HDMI no ML.

  • Não será usado para jogos (apesar de eu ter quase 1.3k jogos na Steam, mas faz tempo que não jogo, library montada com compras impulsivas :(, é uma GTX 1060 praticamente inútil). Mas, então não foi desperdício pegar uma GTX 1060? Na verdade só peguei porque a combinação de especificações que eu queria sempre me direcionava a esse modelo com a GTX 1060, senão eu teria pego com qualquer outra VGA.
  • Não relacionado ao Avell, mas agora tenho que me acostumar com Windows ou Ubuntu. Afinal, desde 2009 trabalhava apenas no OS X. Acredito que na minha assinatura aqui do fórum ainda fale do meu desktop, mas nele eu rodava um Hackintosh com OS X Mavericks, e entrava no Windows 10 só pra jogar, não pra trabalhar.
Coisas que Incomodam
  • Logo após ter comprado e pago, chegou email com o lançamento do mesmo modelo mas 1,8kg e mais fino (g1540 lite) https://avell.com.br/titanium-g1540-lite - sacanagem!

  • O SSD SATAe é um pouco mais lento que o SATA 3, o que não faz sentido, sendo que na própria página do notebook a Avell destaca o SATAe como mais rápido, etc. O valor é o mesmo do SATA 3, mas se soubesse, eu teria pego tudo SATA 3. E só depois de comprar, por email, me avisaram que "os SATAe que vendemos tem a mesma velocidade do SATA 3".

  • Os coolers ficam em modo "turbina" praticamente 100% do tempo, mesmo com CPU em Idle / 0%. Primeira vez que vejo isso, já que tanto Macbook quanto meus outros computadores Desktop só ficam em total aceleração em atividades intensivas. Eu não sou um cara de hardware, então não tenho certeza se isso é ruim / normal.

  • A fonte + o notebook tem em torno de 3,5 kg.

  • A fonte é quase do tamanho de um tijolo.
Conclusão
Pode ser muito cedo (chegou aqui há 5 dias apenas), mas por enquanto, eu recomendo! E já estou considerando não comprar MacBooks para a equipe, mas sim, Avells! Ainda mais que gostei do atendimento deles (vendedor Fagundes), e o balanço preço + produto = sem comparação.

Benchmarks
rkn1nHv.png

owp4kq2.png

QYeWdw6.png

BwmPjLE.png
PfHYNAP.png


H9SVC0w.png

AbDeLoh.png


Fotos
cnZgaRg.png

5vLKgc4.png

YJCtryq.png

noeODXR.png

UQdJ6WO.png

DE90klo.png

7EG1M4q.png



Dica em relação a monitor externo em notebook + GPU Nvidia:

Toda vez que atualizar o driver da GPU, mudar isso aqui para Completo. Isso quase me deixou louco, até descobrir a combinação de termos de busca para chegar ao resultado (a imagem fica lavada sem isso).

tEHBYOj.png
Maquiavelli, achei bem legal a sua review, mas você comentou umas coisas que me deixaram em dúvida:

A) Por que o monitor com G-sync se a máquina não seria usada para jogar? Existe alguma outra utilidade prática pra essa tecnologia da N-Vidia?

B) Até o presente momento a máquina tem se comportado da maneira esperada? Houve algum arrependimento pela compra?
 
A) Por que o monitor com G-sync se a máquina não seria usada para jogar? Existe alguma outra utilidade prática pra essa tecnologia da N-Vidia?
O G-Sync vem por padrão nesse modelo. Para mim faz menos diferença ainda porque só uso com monitor externo. Mas, não paguei extra pelo G-Sync (já que veio junto, listei no review).

B) Até o presente momento a máquina tem se comportado da maneira esperada? Houve algum arrependimento pela compra?
Tudo como esperado sim, nenhuma anormalidade e nem abaixo do que eu imaginava!

A única coisa que continua a incomodar é o cooler quase 100% do tempo em força total, barulho bem chato, mesmo em baixa temperatura, o que é irritante e preocupante, mas a princípio isso não está afetando em nada.
 
Agora que já estou com o Avell há vários dias e com usos variados, quero voltar atrás em relação ao que falei dos alto falantes no review original: eles são na verdade bastante baixos. Comparativamente, os alto falantes do meu Macbook, mas incrivelmente de um Asus de R$ 2.200 que tenho aqui, são muito mais eficazes e nítidos que esses do Avell.
 
Logo após ter comprado e pago, chegou email com o lançamento do mesmo modelo mas 1,8kg e mais fino (g1540 lite) https://avell.com.br/titanium-g1540-lite - sacanagem!

Pois é, eu sou um dos que adquiriu o Lite. E poucos dias depois saiu uma versão melhorada dele também. Triste. hahaha

Cara, você conseguiu fazer o Hackintosh no seu avell no final das contas? Também tentei umas 4 variações de USB mas nenhum deles sequer é reconhecido no boot do notebook.

:(

Abraço!
 
UPDATE 5 anos depois: Hoje em dia estou usando outro Desktop, mas o laptop ainda está INTEIRO, os discos em 100%, etc. Incrível a resiliência.
E eu sou hermitão, eu uso desde 2017 mais 8h por dia todo santo dia. Deixo muitas vezes ligado vários dias seguidos como servidor, etc. É o melhor PC e laptop que já tive.

Pois é, eu sou um dos que adquiriu o Lite. E poucos dias depois saiu uma versão melhorada dele também. Triste. hahaha

Cara, você conseguiu fazer o Hackintosh no seu avell no final das contas? Também tentei umas 4 variações de USB mas nenhum deles sequer é reconhecido no boot do notebook.


Abraço!

Foi mal, na época não via sua mensagem, mas no final das contas nunca consegui montar Hackintosh com ele não.
 
Apenas contribuindo ao tópico, tenho um B154 já com seus 8 anos de idade (i5 3a gen, 8gb de RAM, GT650m) que tá firme e operante até hoje. Claro, a bateria já não segura carga há muito tempo e uma das dobradiças quebrou, mas fora isso, plenamente funcional, principalmente depois que coloquei um SSD no lugar do HD. Ainda hoje me surpreendo em como a tela dele é boa, melhor do que a do Dell G3 3590 da minha esposa por exemplo, que tem 6 anos a menos de idade.

Vou substituir ele por um Dell G15 por conta do trabalho, hoje uso o note da empresa e me incomoda ter que ligar o outro e ficar acessando remoto para as minhas coisas pessoais, então vou pegar um novo pra usar pra trabalhar também e ficar com 1 só. Espero durar tanto quanto esse Avell.
 
Eu tenho um G1555-FOX a uns 5 anos, unico problema que tive foi com a pintura de algumas teclas que sairam, pedi a avell e eles me mandaram teclas novas imediatamente.
Inclusive também tive que pedir o parafusinho que segura o SSD e também me enviaram prontamente.
Suporte da Avell sempre foi top.
Pedi um passo a passo para como desmontar e limpar internamente, me mandaram um arquivo com fotos do passo a passo.
 
Boa tarde! @Pardall obrigado pelo post. Tenho um Avell G155 Iron V4 e é excelente. Avell é bom demais pela qualidade e custo benefício (não é barato, mas fornece igual ou até melhor do que as gringas por um preço um pouco menor) e o pós venda é animal. Eu tenho uma dúvida em relação à dica que você deu no final "Dica em relação a monitor externo em notebook + GPU Nvidia:" por que pelo menos para mim a imagem não está abrindo. Se puder esclarecer agradeço!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo