• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[Review] Core i5 650 - EVGA P55 FTW 200 - Corsair XMS3

nolonger

Hungry Member
Registrado
A pouco tempo comprei esse combo e farei alguns testes para demonstrar o desempenho.

Primeiramente, temos a placa mãe:
103.jpg

Memórias:
105.jpg

CPU:
091.jpg


Como podem ver as memórias rodam até 1600MHz 9-9-9-24 pela tabela XMP e a CPU 3.2GHz stock. Não tive limitações com essas memórias ao fazer overclock na CPU.

Para resfriar a CPU, temos a Tuniq Tower Extreme:
IMG_0025.jpg

Apesar de não ser o melhor cooler disponível no mercado não tive problemas com as temperaturas em overclock.

Relatarei um pouco minhas experiências com a plataforma. O cooler só foi instalado alguns dias depois do resto do sistema (tive que esperar chegar, comprei usado dos EUA).

A princípio rodei o sistema stock até a chegada da Tuniq Tower Extreme, portanto não tenho figuras do overclock possível com cooler stock. As temperaturas não passavam de 55ºC usando Prime95 no modo Small FFT's.

Assim que chegou o cooler, instalei-o e comecei a brincar com overclock. Vale notar que é extremamente complicado montar esse cooler na placa mãe. Os heatsinks dos reguladores de voltagem são bem altos e portanto tive muito pouco espaço para apertar os parafusos. Apesar disso, a instalação foi tranquila.

A princípio, essa plataforma nova foi confusa de fazer overclock. Comecei reduzindo o multiplicador da memória para 8x para não ter problemas de estabilidade. Em seguida, conforme recomendação de alguns usuários em outros fóruns, aumentei o CPU VTT para 1.25V e o CPU vCore também.

Para minha surpresa, o sistema não ligava. Após alguns testes, descobri que é preferível deixar o setting Bootup CPU vCore e Bootup CPU VTT em Auto e só mexer no Eventual CPU vCore/VTT. Após fazer essas alterações o sistema ligou normalmente. Agora que o sistema estava iniciando, comecei com o overclock. Subi rapidamente de 133MHz para 140, 150, 160MHz o BCLCK. Minha meta era 4GHz, então de 160MHz fui pra 167MHz que me daria 4010MHz usando o multiplicador de 24x (Turbo desligado).
Para minha surpresa o processador respondeu incrivelmente bem a esse pequeno aumento no vCore. Após alguns testes de estabilidade concluí que eram necessários 1.27V para atingir 4GHz. Nada mal.

Como conseguir 4GHz foi extremamente fácil, quis tentar ir além. Tomei um susto quando o sistema não entrava na BIOS de jeito nenhum com BLCLK 170MHz. Chutei que deveria ser um problema da BIOS. Atualizei para a BIOS A59 (mais recente) e continuei com testes. A partir daí encontrei mais alguns problemas. O CPU-Z reportava minhas memórias com timings 11-9-9-24 1T, mesmo eu colocando 9-9-9-24 1T na BIOS.

Acontece que a versão 1.53.1 do CPU-Z não reporta os timings certos para processadores Clarkdale. Após atualização para versão 1.54 os timings voltaram aos valores certos. Ainda não entendendo porque o sistema não entrava na BIOS, mesmo com 1.35V vCore/VTT, decidi tirar leituras precisas das tensões com um multímetro. Descobri que o vDimm estava ligeiramente abaixo do setado na BIOS (1.65V na BIOS, 1.63V no multímetro). Seguindo o vDrop, coloquei 1.67V e tentei boot novamente. Dessa vez, o sistema deu POST e cheguei ao Windows com BCLCK 170MHz. Executei alguns benchmarks curtos e depois procurei estabilidade. Foram necessários 1.32V para deixar o sistema estável a 4.2GHz (dessa vez usando Turbo mode). Consegui tirar até 4375MHz do processador com 1.32V estáveis o suficiente para alguns testes curtos, mas não mais que isso.

Executarei mais testes para tentar tirar um pouco mais do sistema. Colocarei abaixo alguns benchmarks que executei com o sistema em diferentes partes do processo de overclock. Preciso refazer todos os benchmarks 3D mais tarde pois estou em uma tela de 15" e portanto os resultados não seriam válidos.

Estou satisfeito com a performance das memórias e surpreso com a performance da CPU. Parece que o HT realmente faz diferença, pelo menos em benchmarks. Em relação às memórias consegui 1700MHz 9-9-9-24 1T por enquanto. Não fiz testes muito intensivos com elas, mas farei no futuro.

maxxmem2.png

wprime32m.png

wprime1024m.png

superpiscore.png

superpi32m.png

pifastscore.png

3dmark06.png


Caso queiram que eu poste algum benchmark específico, é só pedir. Estou usando uma GTX 260 como placa de vídeo no momento.
 
Última edição:
Curti os testes, realmente esse novos 32nm, sobem facil no Over heheheh!
 
Mais testes estão por vir. Minha meta é 4.5GHz nesse processador com cooler a ar.
 
Muito obrigado! Querem fazer algum pedido de benchmark? Tenho scores de 3DMark01/03/05 aqui também. Não quis postar pra deixar o tópico menor.
 
você poderia fazer review do gta 4?
 
Farei benchmark do GTA 4. Espero ter alguns números até terça-feira. Estou meio sem tempo por causa de provas, mas logo postarei com GTA IV e 3DMark06/05/03/01 atualizados. Além disso pretendo arrumar uma partição do HD com Windows XP 32-bit, Server 2008 e uma para o Windows 7 64, assim posso ter figuras melhores nos benchmarks.
 
mobo linda demais *-*
gostaria de ver gta 4 tbm =D
 
Excelentes resultados hein!

Fiquei com uma dúvida: entendi mal, ou vc disse que esse i5 tem HT?
 
Excelentes resultados hein!

Fiquei com uma dúvida: entendi mal, ou vc disse que esse i5 tem HT?

Esse Core i5 tem HT sim.

Update no 3DMark06, Superpi 1M, wPrime 32M e 1024M.
 
Editado por um moderador:
Bacana tu compartilhar o trabalho e o progresso dos seus testes. A placa-mãe é bonitona. Pode encaixar até 4 placas de vídeo nela?

Se tu tiver jogos posta screenshot do desempenho dessa brutalidade. :thumbs_up

Esse i5 650 tem 4 núcleos também? Qual a diferença para o "irmão mais velho" 750?
 
Bacana tu compartilhar o trabalho e o progresso dos seus testes. A placa-mãe é bonitona. Pode encaixar até 4 placas de vídeo nela?

Se tu tiver jogos posta screenshot do desempenho dessa brutalidade. :thumbs_up

Esse i5 650 tem 4 núcleos também? Qual a diferença para o "irmão mais velho" 750?

Não postei screenshot com FPS em jogos porque em geral não tem uma medida de desempenho muito constante.
O i5-650 tem 2 núcleos, mas com HT fica como 4 núcleos lógicos. A diferença é que o Core i5 750 possui 4 núcleos físicos e o Core i5 650 possui 4 núcleos lógicos. Além disso, o Core i5 650 é feito em 32nm e tem um IGP no die (que pode ser usado em placas mãe com chipset H55/57).

Quanto a placas de vídeo, é possível colocar 3 dual-slot com uma single slot ou 4 dual-slot.
 
Última edição:
Bacana tu compartilhar o trabalho e o progresso dos seus testes. A placa-mãe é bonitona. Pode encaixar até 4 placas de vídeo nela?

Se tu tiver jogos posta screenshot do desempenho dessa brutalidade. :thumbs_up

Esse i5 650 tem 4 núcleos também? Qual a diferença para o "irmão mais velho" 750?

a diferença e q o i5 650 tem 2 nucleos fisicos + 2 do HT ON e o i5 750 tem 4 nucleos fisicos e nao possui a tecnologia HT
 
Ah mas e no final das contas é a mesma coisa no desempenho tendo núcleos lógicos ou não? O HT supre essa teórica "falta" física?

Não precisa esquentar a cabeça em tirar foto com fps constante, posta aí pra a gente ter uma idéia de como ficou o teu sistema. :yes:
 
Seria bom que alguém com um Core i5 750 postasse benchmarks pra sabermos se supre ou não. Pelos meus resultados, dá pra ver que o HT ajuda um pouco, mas quanto ajuda depende do benchmark.

Já já posto FPS de L4D2, TF2 e Stalker: Shadow of Chernobyl.

l4d2.png

Resolução 1920x1080 (o Photobucket cropa as fotos) 16xAA 16xAF Tudo no máximo.

No TF2 não peguei foto, mas com o Benchmark do Fraps ficou em 114FPS average, mínimo 97. Estava jogando Arena com 12 jogadores. Novamente tudo no máximo, 16xAA 16xAF e resolução 1920x1080.

Stalker: Shadow of Chernobyl teve FPS de 104 em média. Mínimo foi 54. Tudo no máximo. Sem AA/AF porque o jogo não permite colocar.
 
Última edição:
Ótimos resultados!

PS: Essa MOBO é meu sonho de consumo!
 
Resultados com HD4890:
signature.img
 
Seria bom que alguém com um Core i5 750 postasse benchmarks pra sabermos se supre ou não. Pelos meus resultados, dá pra ver que o HT ajuda um pouco, mas quanto ajuda depende do benchmark.

Alguns testes do i5 750 @ 4.000

Super pi 1MB

i54000.jpg


wPrime 1.55

i54000.jpg


x264 benchmark

x264.jpg


Cine Bench R11.5

i54000.jpg
 
Última edição:
Parece que você esqueceu de ativar os 4 threads no wPrime. Vou rodar Cinebench 11.5 aqui e já posto resultados.
 
É, parece que o Core i5 750 é mais rápido sim em aplicativos que aceitam mais de um thread.
cinebench115.png


Com isso dá pra concluir que o Hyperthreading ajuda sim, mas não chega na performance de 4 threads verdadeiros. O ganho em desempenho é de aproximadamente 50% quando você muda para um quad core. Num mundo de scale perfeito, esse Core i5 ainda é 50% mais rápido que qualquer dual core. Como podem ver, em se tratando de aplicativos que usam um ou dois cores, os Core i5 com HT superam os quad-cores 45nm.
 
Última edição:
Desculpa a noobice, mas o que esse SuperPI faz ?

@topico - Ótimos os resltados no L4D, essa mobo é linda. :wub:
Parabéns pelo review, só merece uma VGA mais parruda.
 
Desculpa a noobice, mas o que esse SuperPI faz ?

@topico - Ótimos os resltados no L4D, essa mobo é linda. :wub:
Parabéns pelo review, só merece uma VGA mais parruda.

SuperPi é um benchmark muito utilizado para medir performance de processadores. Ele tem um scale excelente com frequência, quase linear, mas os resultados praticamente não mudam com mais núcleos.
 
É, parece que o Core i5 750 é mais rápido sim em aplicativos que aceitam mais de um thread.

Com isso dá pra concluir que o Hyperthreading ajuda sim, mas não chega na performance de 4 threads verdadeiros. O ganho em desempenho é de aproximadamente 50% quando você muda para um quad core. Num mundo de scale perfeito, esse Core i5 ainda é 50% mais rápido que qualquer dual core. Como podem ver, em se tratando de aplicativos que usam um ou dois cores, os Core i5 com HT superam os quad-cores 45nm.

Alem disso o i5 650 possui 4MB L3 contra 8MB L3 do i5 750, que ajuda bastante no desempenho final.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo