• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Review - Experiencia, dicas etc - MacBook Pro

Fabiano

aka MACker
Registrado
Depois de algum tempo percebi que ultimamente muita gente tem se interessado na transição para o mundo Apple, e isso me motivou a criar um tópico aqui nesta seção. É uma éspecie de review, com algumas dicas, mais precisamente a minha experiência até aqui em 4 meses de convivencia com meu MacBook Pro. Espero que ajude muita gente a conhecer mais um pouco sobre os Macs, e seu apaixonante universo, assim como tirar dúvidas.

Eu estarei escrevendo este tópico em partes, e mais tarde colocarei mais algumas fotos. Por hora, me perdoem a péssima qualidade das fotos... foram tiradas com um celular, infelismente estou sem a câmera aqui.

Parte 1 - Hardware.




Pra começar, vamos às especificações:

MacBook Pro 15.4 (ultima revisão, 4.1 "Penryn", Multitouch)
Processador Intel Core 2 Duo 2.4 GHz, 3MB Cache L2 (codenome Penryn)
Memória de 2GB DDR2 667 Mhz 2x 1GB. (Substituí por 2 pentes de 2GB, totalizando 4GB de memória)
HD de 200GB, 5400RPM.
Super Drive 8x slot-loading
Chip Gráfico dedicado Nvidia Geforce 8600 GT, 256 MB de memória GDDR3.
Tela de 15.4, 1440x900 pixels, acabamento Matte (anti-reflexivo)
AirPort Extreme (Wi-fi) 802.11a/b/g/n
Bluetooth 2.1 + EDR
câmera iSight
Rede Gigabit 10/100/1000 Base T
Audio com Entrada/Saída Digital ótico
2 portas USB 2.0
1 Firewire 400
1 Firewire 800
1 entrada Express Card 34
Teclado com luz de fundo (backlight)


A Primeira coisa que chama atenção em todo mac é a embalagem. não vou entrar em detalhes, mas devo dizer que desembalá-lo já é uma prévia de tudo de agradável que te espera, desde que vc se decidiu por um Mac :)

O Design

Ah o Alumínio... Acho que não existe por ai um material mais da hora pra se fazer um notebook do que alumínio! realmente é muito fod*. Nisso a Apple caprichou mesmo. o acabamento é impecável. Não menos impressionante é a espessura que ele tem para a configuração que apresenta. Quem precisa de um Macbook Air? O Pro já é fino o bastante pra mim. :evil: E é muito leve tambem, com seus 2,4 Kg. Meu ultimo notebook de 15' pesava mais de 3 quilos e já estava me deixando corcunda... :ras:

Bateria

A Apple tem uma preocupação enorme com a duração da bateria, e com o Macbook Pro não é diferente. Na minh experiência, a bateria durou até 4 horas, navegando na internet com wireless a toda. A Apple reinvindica até 5 horas; mas como é de praxe o fabricante gosta de exagerar esses números um pouco. pra um notebook com tela de 15.4 e uma Geforce 8600, tá ótimo.


Tela

são 15.4", com uma resolução de 1440x900 e uma qualidade incrível de imagem. Até agora o melhor display que já pude ver na vida. A maioria dos notebooks de 15 que vejo por aí tem resolução menor. A iluminação por LEDs é simplesmente fantástica, bem melhor e bem mais brilhante do que o velho sistema tradicional com lâmpadas. É parte do segredo por trás da maior sobre-vida da bateria: o sistema com iluminação por LED requer bem menos energia, enquanto propicia uma luminosidade até 2x maior e mais uniforme. Eis mais uma coisa que me impressionou (e pode se preparar, a lista continua!). Pra vocês terem uma idéia do poder desses LEDs, bom... Antigamente eu me pegava constantemente tentando aumentar o brilho no meu antigo Compaq (que aliás tem um display terrível), e tristemente constatava que ele já estava no máximo! hahaha... agora com o Macbook, eu costumo usar o ajuste do brilho... na metade! isso mesmo. realmente é muito forte. Em ambientes com pouca iluminação, apenas 1/4 da potencia da iluminação é suficiente pra enxergar tudo confortavelmente. O ajuste máximo só se faz necessário em ambientes extremamente iluminados. Pra quem não sabe, quanto menos luz ambiente, menos iluminação da tela é necessária, e quanto mais luz ambiente, maior precisa ser a potência da luz de fundo pra compensar a luminosidade do ambiente. Mas fique tranquilo, pois você nem mesmo vai precisar se preocupar com esses ajustes enquanto muda de uma sala pra outra, porque o MacBook Pro possui sensores que ajustam automaticamente a luminosidade da tela e do teclado. Sim, o teclado também tem luz de fundo. E devo dizer que é uma das coisas mais úteis que um notebook pode ter. Outros fabricantes deveriam adotar essa idéia.




Detalhe do teclado luminoso.

Uma última observação sobre a Tela. Ao comprar seu MacBook Pro, você pode escolher entre 2 acabamentos:

- Glossy (ou brilhoso, tambem conhecido por outros nomes como TrueBrite, BrightView, etc), se tornou comum entre notebooks Widescreen;

- Matte (Fosco, Anti-reflexo). Eu pessoalmente prefiro fosco pois não reflete a luz ambiente. Pode ser usado em praticamente qualquer ambiente

Voltando ao Design...

Já mencionei o acabamento matador de Aluminio? :D Vamos combinar, Aluminio rox. Porém devo mencionar algo importante. Uma das qualidades pela qual o alumínio é conhecido é a sua alta condutividade térmica. Para um Laptop feito em grande parte desse material, isso é ótimo pra saúde dos componentes internos, já que todo o chassi age como um grande dissipador. Sem falar que é um material extremamente reciclável. O ambiente agradece! :) Entretanto é digamos, prejudicial pra sua saúde, mais precisamente sua pele! :evil: Isso porque o Macbook Pro esquenta bastante. Nem pense em jogar Call o Duty 4 enquanto apoia o bendito no seu colo, sob o risco iminente de obter sérias queimaduras! Estou falando sério. Neste ponto o Macbook pro deixa um pouco a desejar. Apesar de ser bem inovador e discreto, o sistema de resfriamento deste laptop poderia ser mais eficiente. Porém isto não significa que o Macbook Pro esquenta mais que outros notebooks. A diferença é que neste caso vc sente mais este calor. O que acontece é que, como já citei, o seu corpo de alumínio transmite todo o calor interno diretamente pro seu exterior. Notebooks convencionais, feitos de plástico, tendem a reter o calor lá dentro, já que este material é um péssimo condutor de calor.

Agora vou falar um pouco sobre detalhes. Tem coisas que você olha e te fazem pensar... "cara, os engenheiros da Apple devem ser mesmo muito bitolados pra pensar em certos detalhes que pra muitos passariam desapercebidos!" Desde o pequeno botão com Leds pra checar a carga da bateria, passando pelo luxuoso Slot de entrada de DVD, até o interessante conector magnético da fonte de alimentação. Aliás a própria fonte de alimentação em si é uma peça bem interesante tambem. Tudo é feito pensando em impressionar.

Conectividade

Nesse aspecto mais uma vez a Apple não mediu esforços. Pra começar, estão presentes 2 portas USB 2.0. Para os profissionais de video, temos a veloz Firewire 400 e a ainda mais veloz Firewire 800, caso a primeira não forneça velocidade suficiente; :D Já os profissionais de audio têm à sua disposição poderosas entrada e saída de audio óticas e digitais. Soma se a tudo isso um slot para cartões Express Card 34, e saida de video DVI Dual-Link com suporte a Video analógico também (adaptador incluso), e S-Video ou Componente (vendido a parte).

Em se tratando de redes, o MacBook Pro está muito bem servido, com uma porta Gigabit (RJ45), e conexão Wi-Fi que suporta o padrão 802.11n. Nos meus testes a qualidade do sinal wireless superou todas as minhas expectativas (e dos administradores de rede também, hehehe). Aconteceu inclusive uma cena bem curiosa, no meu trabalho. Ao pedir ajuda ao administrador da rede local pra me conectar na rede wireless, ele ficou impressionando ao constatar que eu estava conectado a uma rede que ele nunca tinha conseguido achar com outro notebook, no lugar onde eu estava. o AP estava em outro bloco a muitos metros de distância e atrás de várias paredes. :whistle:




No detalhe, a localização da antena Wi-fi, engenhosamente escondida sob uma capa de borracha, bem no meio da junta entre o display e o corpo.

Isto conclui a primeira parte da minha "pequena review" :D

na segunda parte eu vou falar um pouco sobre o sistema operacional. Mais uma vez, me desculpem pela péssima qualidade das fotos. Postarei mais fotos e bem melhores assim que estiver com a câmera.
 
Parabéns ae pelo review cara, achei muito bom.
Para pessoas como eu, que estão pensando em comprar um Macbook em breve e aguardam ansiosamente pelo lançamento da nova linha que deve chegar em outubro, qualquer informação de qualidade é válida!
Abs
 
na segunda parte eu vou falar um pouco sobre o sistema operacional. Mais uma vez, me desculpem pela péssima qualidade das fotos. Postarei mais fotos e bem melhores assim que estiver com a câmera.
Já que pediu desculpas, então tudo bem, eu te perdôo :lol:

Realmente as telas LEDLCD são muito boas, de acordo com a Dell, elas gastam até 43% menos energia que as convencionais. Por enquanto esse é um item que deve ser levado em consideração, até porque, na dell por exemplo, trocar por tela LEDLCD costuma encarecer em uns 150$, mas em 2010 mais ou menos, todos os notebooks já devem vir com tela LEDLCD :yes:
 
ficou show cara..

e as fotos estão boas até

:)

ruim que depois de ver o review, da vontade de sair e pegar um macbook pro

heheheh

(mesmo sem nem ter dinheiro pra pagar)

=D
 
E ae MACker, parabéns pelo review, foram dicas excelentes, e agora depois de ver o note assim descarado uhauahuha, acabei voltando a pensar seriamente no Macbook Pro. Vou aguardar até dezembro pra ver se vai sair os novos, e ja nao vejo a hora de por a mao no meu!! O negocio é chique mesmo hein! A Apple ta de parabéns!.

Dexa eu tirar uma duvida, vc disse q ele esquenta bem, bom eu tenho um Pavilion 17" que é um verdadeiro forno, nas epocas de calor na cidade fica impossivel ficar mais que 2hrs nele, onde se apoia o braco esquerdo do lado do touch pad chega a incomodar o calor excessivo. No Macbook esse calor transmitido vai para os punhos tb, ou fica somente na carcaça debaixo do note?

E é verdade que o SO dele nao precisa de Anti-virus?? Eu vo usar o note pra acessar contas em bancos entao queria optar por algo 100% confiavel e seguro.
 
E ae MACker, parabéns pelo review, foram dicas excelentes, e agora depois de ver o note assim descarado uhauahuha, acabei voltando a pensar seriamente no Macbook Pro. Vou aguardar até dezembro pra ver se vai sair os novos, e ja nao vejo a hora de por a mao no meu!! O negocio é chique mesmo hein! A Apple ta de parabéns!.

Dexa eu tirar uma duvida, vc disse q ele esquenta bem, bom eu tenho um Pavilion 17" que é um verdadeiro forno, nas epocas de calor na cidade fica impossivel ficar mais que 2hrs nele, onde se apoia o braco esquerdo do lado do touch pad chega a incomodar o calor excessivo. No Macbook esse calor transmitido vai para os punhos tb, ou fica somente na carcaça debaixo do note?

E é verdade que o SO dele nao precisa de Anti-virus?? Eu vo usar o note pra acessar contas em bancos entao queria optar por algo 100% confiavel e seguro.

No Macbook pro as saidas de ar ficam na parte de trás, então pra começar ele não fica soprando ar quente no seu braço como em muitos notebooks da HP.

Creio que com o Macbook Pro vc não vai ter esse mesmo problema. Ele esquenta muito, mas na parte de baixo. Na parte de cima, ele não esquenta, com excessão da pequena parte acima do teclado. Eu passo longas horas encima dele sem problema nenhum, e olha que aqui é bem quente.

Quanto ao SO, é verdade, não é necessário antivirus. Eu nunca usei. É claro que não é um sistema 100% invulnerável, até existem softwares antivirus pra Mac. Mas as chances reais de vc pegar algum virus específico pra Mac são pequenas, e menos ainda que esse virus realmente consiga causar algum dano significativo. Mas pra navegar em bancos eu diria que é o sistema mais seguro que existe, principalemente os bancos brasileiros. No Brasil ninguem perderia tempo tentando fazer algum trojan pra Mac que consiga capturar senhas de bancos.

Eu estou preparando a segunda parte da review, aonde eu vou entrar em mais detalhes sobre o Sistema Operacional e os Aplicativos pra Mac.
 
Ok, estamos aguardando a 2 parte..........
 
opa! Tô louco pra me informar a respeito da compatibilidade dos programas de windows no MAC. Parabéns pela Review!

Abraço!
 
Por curiosidade, pagou quanto?

Se você citou, não reparei:huh:

Paguei R$5.300, já com os 4GB de memória e o Apple Remote (que agora é vendido separado :fist:). Foi trazido direto dos EUA.

Pessoal, O restante da review ainda vai sair, desculpem pela demora... mas é pq tá meio corrido o meu tempo aqui... Pretendo terminar tudo até este fim de semana, sem falta. AInda vai ter uma terceira parte com dicas de programas e algumas coisas legais que vc pode fazer com o Mac :)

Obrigado pelos comentários!
 
Show de bola, a um tempo estou juntando dinheiro para pegar um Macbook pro...
esse modelo novo o top ta de $2.499,00 dolares ^^
o com processador de 2.8ghz ta 2.799,00 :)
Vou ter que vender meu rin pra comprar mais vou** kkk
tenho que esperar o dolar dar uma aliviada ...

tipo, alguem conheçe algum site seguro para se comprar ?(já levei um "senhor calote" na net)
o site oficial da apple faz entrega no brasil ?

:)
 
eii amigo,o seu macbook esquenta demais??
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo