• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[Review] Fonte Corsair AX1200 Professional Series Gold

gnidaol

know-it-all Member
Registrado
Review Fonte Corsair AX 1200 Professional Series – Gnidaol (Iuri)

A Corsair vem se destacando nos últimos anos também por suas fontes de altíssima qualidade. Sempre muito confiáveis, com altíssima eficiência quando comparadas com as concorrentes, não poderíamos esperar algo diferente com o lançamento de sua linha profissional de fontes.
Tive a honra de poder trabalhar com uma fonte dessas e não poderia deixar de compartilhar minhas impressões e é claro, mostrar um pouco do que esse “monstro” é capaz de fazer.

Vamos começar com as especificações:
Garantia - Sete Anos
Dimensões - 150mm (comprimento) x 86mm (altura) x 200mm (largura)
Potência - 1200 Watts
80 Plus - Gold
Conectores ATX - 1
Conectores EPS - 2
Conectores PCI-E - 6
Conectores MOLEX - 12
Conectores SATA - 16
Conectores Floppy - 2
Tempo médio entre falhas - 100.000 horas

etiqueta.JPG


ruido.JPG


Eficiencia.JPG


Fotos
A caixa:
_DSC5092.JPG

_DSC5093.JPG

_DSC5095.JPG

_DSC5099.JPG

_DSC5102.JPG


A caixa interna:
_DSC5103.JPG


A necessaire com os cabos modulares:
_DSC5104.JPG

_DSC5105.JPG



Os cabos:
_DSC5107.JPG

Uma noção do tamanho dos cabos:
_DSC5114.JPG



A fonte:
_DSC5118.JPG

_DSC5120.JPG

_DSC5123.JPG

_DSC5126.JPG

_DSC5128.JPG

_DSC5129.JPG

_DSC5131.JPG

_DSC5135.JPG



Características da série profissional gold de fontes:

Sistema completamente modular de cabos:
Todos os cabos são desacopláveis. Durante a instalação isto te dá flexibilidade para usar apenas os cabos realmente necessários para o sistema, permitindo uma montagem mais limpa com o melhor fluxo do ar dentro do gabinete.

Eficiência inacreditável:
Com 90% de eficiência à 50% da capacidade de carga, as fontes da série profissional da Corsair trabalham silenciosamente, gerando o mínimo de calor, economizando energia mês após mês com o seu uso.

Características da AX1200:
- Suporte aos padrões mais recentes ATX12V v2.31 e EPS 2.92 e retrocompatível com sistemas ATX12V 2,2 e ATX12V 2.01.
- Ventoinha ultra silenciosa de 14cm com rolamento de esferas duplas provendo um excelente fluxo de ar com um excepcionalmente baixo nível de ruído, graças a variação da velocidade de rotação de acordo com a temperatura de trabalho.
- Certificação 80 Plus Gold garante pelo menos 90% de eficiência utilizando 50% da potência máxima.
- Entrada universal de corrente alternada variando entre 90V até 264V, nada mais de chave seletora de tenção.
- Linha simples de +12V dedicada oferece máxima compatibilidade com os componentes mais recentes.
- Capacitores japoneses de alta qualidade garantem confiabilidade sem perda de desempenho.
- Projeto de cabos chatos reduzindo o atrito com o ar, maximizando o fluxo de ar através do gabinete.
- Sete anos de garantia e acesso vitalício ao lendário suporte técnico e serviço de suporte ao cliente da Corsair.
- Certificados de segurança: UL, CUL, CE, CB, FCC Class B, TÜV, CCC, C-tick.

Impressões e Experiências Pessoais:
Muitos podem falar que uma fonte desse porte é desperdício, mas trabalhando com ela se percebe detalhes que passam despercebidos quando se trabalha com fontes mais simples. Uma fonte desse porte traz de fato economia. Não se precisa pesquisar muito para se descobrir que apesar da certificação garantir 90%, a eficiência dessa fonte é superior a isso na maioria dos cenários. Sobre a potência máxima, já trabalhei a 1400W sem problemas (sistema em Overclock com Crossfire de HD6990) e mesmo trabalhando em sobrepotência ela oferece eficiência próxima aos 90%. Outro detalhe importante que se passa é o calor e o ruído, a fonte trabalha a frio, ela é muito silenciosa, pode trabalhar tranquilamente por horas que não vai atrapalhar na refrigeração interna do gabinete e nem ter ruído perceptível frente às demais ventoinhas do sistema.
O cabeamento modular é de alta qualidade, todos os cabos tem um comprimento excelente para alcançar tudo o que precisa dentro do gabinete e sem deixar aquela sobra de cabo que atrapalham esteticamente e também atrapalham o fluxo de ar.
Diferentemente de outras fontes top do mercado, a AX1200 não deixou detalhes como furação para o uso da fonte em diversos tipos de gabinete, seja com sua ventoinha pra fora, tanto como pra dentro do gabinete. Também não deixou o interruptor de energia para trás, algo que surpreendentemente algumas fontes de mais de 1000W estão deixando de trazer.

Algumas curiosidades sobre as proteções da fonte:
O fato de esta fonte suportar tensões próximas a 90V e superiores a 264V garante que o sistema não irá desligar ou apresentar qualquer alteração de funcionamento durante os chamados picos de energia tão comuns em nossa rede energética. A fonte também armazena uma quantidade de energia suficiente pra na maioria dos casos suportar até mesmo pequeníssimas quedas de energia, muitas vezes até a lâmpada do quarto piscou, mas o computador conseguiu ficar ligado sem problemas.
Não tive coragem para testar, mas em vários lugares o sistema de proteção a curtos circuitos foi posto a prova e como esperado a fonte apenas se deligou ao detectar o curto não colocando em risco o computador, mantendo o precioso hardware seguro mesmo em severas condições. A fonte pode ser religada normalmente quando o curto circuito é interrompido.

Teste de temperatura:
Que a fonte é parruda e silenciosa não se pode contestar, mas para nos certificarmos que ela realmente não vai gerar calor significativo para o sistema, fiz um ensaio de calor do ar quente da exaustão da fonte em algumas faixas contínuas de carga de trabalho.
O teste foi iniciado a uma temperatura ambiente de 23ºC com uma umidade relativa do ar de 61%.

Foto em condições pouco antes do início dos testes:
_DSC5141.JPG


Para conduzir o teste, peguei emprestado de outra fonte mais um cabo EPS e então liguei 3 máquinas na fonte, utilizando outras fontes apenas para o conector ATX em duas delas. De processador foram 3 I7 2600k, um a 5200mhz, um a 4800mhz e um a 4600mhz. De placa de vídeo foi uma edição especial da GTX 480 e da 9600GSO.

Foto do sistema:
_DSC5136.JPG

_DSC5139.JPG


O teste consistia em manter certos níveis de carga por certo tempo e analisar a variação da temperatura do ar saindo da fonte com o tempo.

Medições:
Grafico_Txt.png


Assim que foi ligada, a diferença entre a temperatura ambiente e do ar saindo da fonte era apenas de 1ºC. A carga girava em torno dos 250W.
Com o aumento da carga para 350W em média (picos de 400W) a temperatura subiu para 29,75ºC enquanto graças as três máquinas ligadas a temperatura ambiente subiu para 26ºC e a umidade relativa do ar caiu para 53%.
A próxima faixa de teste foi com média de 520W, a temperatura subiu para 30,75ºC e a ambiente não se alterou mais.
As próximas faixas de teste foram 600W, 700W e 800W. A temperatura pouco se alterou, o pico foi em 33,75ºC, sem muito ruído e principalmente, poucos graus acima da temperatura ambiente.

Gravei um pequeno making of do registro das medições feitas no teste. No início mostro o sistema e depois apenas recortes de momentos em diferentes faixas de cargas, não é todo mundo que se interessará, mas deixo para quem tiver curiosidade.
[video=youtube;JfS_gMQwLlU]http://www.youtube.com/watch?v=JfS_gMQwLlU[/video]

Comentários finais:
Fonte para quem quer o melhor e principalmente para quem quer proteger seu equipamento da oscilante rede energética brasileira. Dispensa o uso de estabilizadores uma vez que faz todo o trabalho de ajustar diversas condições de trabalho em tempo real garantindo o funcionamento do sistema.
Aguenta qualquer hardware do mercado, mesmo em overclock, essa fonte garante e faz mais do que promete, ainda te dando um desconto graças a alta eficiência evitando desperdício de energia.
A estrutura completamente modular dos cabos é uma mão na roda na hora de organizar o gabinete e seus cabos chatos podem ser acomodados de maneira excelente sem acúmulos e sem sobras.
Silenciosa e comprovadamente fria, forte e confiável, pode ser membro de uma série cara de fontes, mas as fontes profissionais da Corsair (série AX) são o tipo de investimento onde daqui a dois ou três anos quando se trocar o computador a fonte vai continuar sendo a mesma, os demais componentes mudam mas a fonte, garantida por 7 anos, continuará compatível e atendendo as necessidades dos entusiastas, dos overclockers e certamente do usuário padrão que não quiser se preocupar em perder nada quando aquele raio cair perto de casa.
Encerro o review com uma analogia: se o computador fosse um carro, essa fonte seria aquela gasolina premium de alta octanagem pronta pra levar o motor ao desempenho máximo poluindo o mínimo. Pensando bem, não deveríamos arriscar os nossos motores com gasolina “batizada”, não é mesmo? Principalmente quando só precisamos abastecer o carro uma única vez (quando a fonte é boa e durável).
 
Última edição:
Muito bom o review gnidaol.... tenho ela e segura qualquer 3Way com folga ainda ;)
 
Já usei em todas as condições mais severas e considero a melhor.
Qualidade, confiança, acabamento e diria até preço (comparando da mesma faixa).
Melhor que pode ter o suporte da Corsair.
 
bela review parabéns.
me deixou ate com vontade de abri uma que tenho aqui, q se encontra lacrada, pq vendi a um colega. vou ligar pra ele e pedi pra abrir pra bater umas fotos dela....pelo visto é lindona.
PS: cabei de falar com cara e ele autorizou eu abri...\o/
vou fazer um pequeno book com a menina huiahiauhai
^^
 
Última edição:
Eu tava com vc quando essa bichinha segurou 1350W tirados da tomada e não dava seqer oscilação (benchmarks pesadíssimos)...
E olha que usamos Sandy Bridge com 2 GTX 580....
Com Gulftown (quando usamos), não utilizamos o Kill a Watt, mas com certeza tirava uns 150 W a mais (o SB usa 1.65 e o 990X quase 2V....fora o TDP de cada um...rsrsrs)

Ótimo review como sempre

Abraxxxxxx
 
Obrigado povo!
Quem usa sabe como essa fonte é, muito difícil querer outra depois dela.
Como o Rbuass disse, estávamos juntos fazendo overclock extremo quando passamos dos 1350W, essa fonte tem sido usada em todos os recordes nacionais de overclock. É a fonte dos campeões.
 
Parabéns pelo review! Essa fonte é realmente animal! :thumbs_up
 
Muto bacana o review, bem feito e detalhado!

Sempre tive uma apreciação pela AX1200, minha próxima fonte com certeza! ;D
 
Obrigado povo!
Quem usa sabe como essa fonte é, muito difícil querer outra depois dela.
Como o Rbuass disse, estávamos juntos fazendo overclock extremo quando passamos dos 1350W, essa fonte tem sido usada em todos os recordes nacionais de overclock. É a fonte dos campeões.

1350W não é mole não heinnn..... forte a danada ;)
 
Era a minha escolha essa criança, mas após comprada e não entregue em tempo hábil tive que cancelar e riscar a loja da minha lista de confiáveis.
Quem sabe na próxima config, pra segurar um Tri SLI de GTX 580 como o do Cata!
 
Essa AX1200 para overclock não tem melhor, o que torna tão especial é a qualidade da Corsair junto com toda potencia em uma única linha 12v apenas, isso é maravilhoso para overclock.

Talvez alguns possam perguntar: Mas porque única linha 12v é bom para overclock.

Bom uma GTX 580 altamente Modificada para overclock extremo operando na casa dos 1500 MHz deve consumir em torno de 500 a 600w, não sei o valor exato do consumo, mas gira em torno dessa faixa, e muitas das GTX 580 top para overclock como no caso da MSI Lightning GTX 580 tem apenas 2 conectores de 8 pinos PCIe, devido isso temos alguns problemas quando as VGAs overclockadas ao seu limite, pois o consumo é muito alto, e algumas fontes tem sua saída 12v dividia em varias linhas, então algumas fontes possui um limite de 25A – 30A por linha 12v, ai se vc tem uma VGA overclockada ao limite puxando isso de apenas 2 cabos PCIe pode enfrentar queda no desempenho dentre outros problemas.

E hoje já temos os Sandy Bridge E Series, cujo consumo é altamente elevado, e algumas placa Mãe tem apenas 1 conector de 8 pinos e 1 conector de 4 pinos para o CPU, e outras placas mãe tem apenas 1 conector de 8 pinos, e estava vendo o consumo dessas crianças e não está nada bom, vendo em um site de review a 4ghz consumindo 300W e a 4,8 ghz consumindo 440w rodando prime 95(Não sei se mediram apenas dos cabos do CPU, ou mediram da tomada, mas isso rodando apenas primei 95).


Consumo de CPU não seria um motivo tão preocupante, seria mais na parte de VGAs, por isso é uma boa pedida essa AX 1200, não se arrependerá, vale a pena pagar mais por mais qualidade e mais por potencia.

Parabéns pelo review vc sempre trás bons reviews, só faltou uma coisa ver quanto de carga essa fonte aguenta, isso serviria para provar que é uma fonte apropriada para overclock assim como rbuass já disse acima que chegou a 1350w, mas precisaria ver mais Watts, rssrsrrss, com todas as proteções que tem nessa fonte, causar problemas ao sistema acredito que não vai.
 
Há...o Iuri nem tinha como colocar mais potência...
Ai galera sei q ñ tem mto haver com o tópico oq vou postar, mas preciso de ajuda urgente e ninguem melhor q o ronaldo ou quem faz parte do rbuass para me matar a dúvida, É o seguinte pessoal, tenho uma 9600gt aki parada e anunciei ela no Ml para poder fazer um up no pc, então um comprador me ofereceu a troca de um quad core na minha 9600gt mas ele quer q eu envie 1°,como garantia ele me passou o seu cnpj e o seu telefone e tbm me disse q faz parte do Rbuass (grupo de overclocks) gostaria q vcs me confirmacem isso por precaução minha pois ñ quero ser enrolado né,rss o nome dele é "Udsonfernando" e esse é seu msn udsonfernando@yahoo.com.br e me disse q faz parte de todos os Foruns,alguem poderia me confirmar isso para q eu possa negociar tranquilamente com ele?Abraços...

 
Excelente review, parabéns pela iniciativa. Sempre considerei a Corsair como uma das melhores fontes do mercado, e seu detalhado review veio a comprovar o meu pensamento!
 
Parabéns pelo excelente review. Essa nova linha da corsair é sonho de consumo mesmo, no pc da minha irmã tem uma VX 450W, ta aqui em casa desde 2007 e funcionando tranquilamente sem ruidos sem nada de anormal até hoje, corsair é garantia de produtos excelentes. Fontes que recomendo, são da Corsair, OCZ e Antec, tenho boas experiências com a OCZ também. :yellowface: Vide assinatura
 
Parabens pelo review! Muito bom!! Nem cogitei outro modelo de fonte quando fiz o upgrade no micro em setembro. Como estava nos EUA, comprei por $270 e tá aguentando o SLI da 590GTX numa boa!
 
Parabens pelo Review

Aparenta ser uma fonte otima
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo