• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Review GeForce GTX 680 x GTX 480 (Kepler x Fermi)

SHAFT

Adrena Old School
Registrado
TOPO-REVIEW-GXT-680.jpg


Finalmente. Depois de esperar algumas semanas pela GTX 680, consegui comprar a minha da EVGA e um ter um tempo dedicado para fazer uma pequena review com essa maravilhosa placa.

O objetivo dessa review é basicamente complementar o que já vimos em outras reviews, mas de uma maneira diferente, comparando com a arquitetura Fermi que saiu a 2 anos atras e que agora está sendo substituída pela Kepler. Para isso vou utilizar a GTX 480 (GF100), que foi a primeira GPU Fermi TOP a sair no mercado com seus 480SPs, cuja performance é simular de uma GXT570.

Assim podemos comparar a evolução da arquitetura da NVIDIA nesse intervalo de tempo e demonstrar para os usuários a performance ganha.

Antes de vermos os testes é interessante eu destacar 2 PONTOS CHAVES que a GTX 680 oferece diante da GTX 480 e também para outras placas.
TEMPERATURA, NÍVEL de RUÍDO.

NV_GPU_Boost.jpg
NV_Adaptive_VSync.jpg


NVIDIA GPU Boost é realmente uma feature interessante e que faz diferencial para uma performance mais estável dentro dos jogos. Aliado ao NVIDIA Adaptive Vertical Sync, a GTX 680 consegue operar com suavidade nos jogos e com temperaturas baixas e ainda melhor, com nível de ruído baixinho!

Quando se fala da temperatura da GTX680, é meio complicado. Porque? Pois o profile da GTX 680 foi feito para trabalhar na temperatura em torno dos 75- 79c com a fan em baixa rotação. Se a NVIDIA escolheu dessa forma é porque provavelmente é uma temperatura segura da GPU operar. Se vocês acham que é devido ao ruído, estão enganado.

gtx680_temp_01.png


A imagem acima demonstra a GTX 680 rodando Battlefield 3, com o profile padrão do fan. A temperatura é muito boa e nível de ruido é muito baixo.

gtx680_temp_02.png


Agora reparem na imagem acima, também rodando Battlefield 3, a fan da GTX 680 foi ajustada para 65% manualmente e a temperatura da placa desceu quase 10c!
E o GRANDE DETALHE, é que a FAN em 65% apresenta um nível de ruido muito bom!!!! Mesmo durante a jogatina, será impossível escutar! Se a pessoa estiver com fone, então nem se fala!

gtx680_temp_03.png


Com overclock em 1300/7000mhz, o cenário já é um pouco mais complicado. Pois para manter a GTX 680 abaixo dos 70c e garantir que os clocks fiquem sempre em 1300mhz foi preciso elevar a rotação do fan em 70~80% (dependendo da temperatura ambiente no meu caso). Ainda assim, a fan da GTX 680 em 80% consegue ter um nível de ruido "similar" a de uma HD6990/GTX590.

Lembrando a todos, que esses testes acima NÃO foi utilizado vsync ou Adaptive Vertical Sync. Quando essas opções são usadas, a temperatura e as fans baixam bastante pois vão variar de acordo com as necessidades de desempenho nos jogos que para GTX 680 na grande maioria não é alta.

gtx680_gtx480.png


Agora vamos a parte mais interessante que todos querem saber, DESEMPENHO! :megusta:

Bem pessoal, para fazer um comparativo interessante entre essas placas usei uma seleção de 9 jogos que por suas qualidade gráficas, APIs, features e estilos diferentes em jogos achei interessante de ser testado e comparado. Existe ainda a possibilidade de eu adicionar mais 2 jogos, mas farei isso depois pois o tempo está sendo curto.

Então vamos a configuração utilizada para realizar os testes:

Intel Core i7 2600K @ 4Ghz
2x 4Gb 1333Mhz Kingstone
Asus P67 Sabertooth
EVGA GeForce GTX 680 (Drive 301.24 beta)
ZOTAC GeForce GTX 480 (Drive 301.10)

SSD 60gb Vertex 2
Fonte Corsair AX850
Monitor LG W2363D

Só lembrando aos senhores que os clocks da GTX 680 em overclock é de:
1300Mhz - Core clock
7000Mhz - Memórias


Grafico-testes-review-GTX-68011.jpg


Como podemos ver nos testes acima a GTX 680 em stock é em média 50% superior a uma GTX 480, mas com overclock ela é em média uns 70% superior! Com casos que ela consegue ser até 100%!

Tendo uma performance desse nível, consumindo muito menos energia, esquentando bem menos em idle/load e tendo níveis de ruído bem mais baixos que a GTX 480, posso afirmar que a GTX 680 foi um avanço em tanto por parte da NVIDIA entre as gerações Fermi e Kepler nesses 2 anos. Fora as features como GPU Boost, NVIDIA Surround, mais poder em tessellation e em PhysX, que fazem dessa placa um upgrade muito bem vindo.

É isso ai! Espero que tenham gostado ;-)


obs.: Agradecimento especial a WAZ Store Hardware e a Natália Castro pela placa e a por toda atenção e atendimento excepcional! Parabéns!
 
Última edição:
Excelente Shaft...
Estava sentindo falta dos seus reviews...
Realmente essa geração da Nvidia está excelente no meu ponto de vista...
ainda não pus a mão em uma - mas em breve chega uma criança dessas para mim e farei um review comparando a com a 7970
 
Parabéns pelo tópico man, bom comparar desse jeito e ter uma noção. Mas n entendi uma coisa, isso é o óbvio certo? Uma geração para outra ter esse avanço/diferença e tals? Pois seria um absurdo uma placa tão cara, ser por ex apenas 30% melhor q duas gerações atrás!

To dizendo isso pq por ex no meu caso, peguei uma gtx480 a 5 meses atrás na Kabum por R$ 700,00 nova, zero, então acaba até perdendo um pouco em reais, pois posso dizer então q vc está comparando uma placa de 700 com uma placa de 1900. Se a gtx 680 custasse digamos 1500 (aqui no BR) aí poderíamos dizer q realmente é uma excelente placa. Eu particularmente n concordo comparar desse jeito, tendo em vista q n são todos usuários q tem condições de comprar uma placa de quase 2000 reais.

Volto pro meu caso q tive um investimento de 1400 reais e peguei um sli de gtx480 e rodo td quase no talo com 120fps cravados (as vezes caindo pra 90/100 quando o jogo é mt pesado). Mesmo com as desvantagens de consumo/fonte poderosa (mitos da conta de luz, q de fato n existe, só no papel, ou no caso do fórum na tela), bug no sli e refrigeração (pq n são todos gabinetes q aguentam um sli) creio ser mais vantajoso adquirir duas vgas, pois assim o usuário mais leigo e com menos grana como eu, compra a segunda dps de um tempo e possui o mesmo ou até então melhor desempenho de uma placa nova de 1900 reais. É uma discussão q vai longe, mas enfim, ambas tem sua vantagem e desvantagem....
 
Excelente review, realmente foi um bom avanço em todos aspectos.
 
Excelente Shaft...
Estava sentindo falta dos seus reviews...
Realmente essa geração da Nvidia está excelente no meu ponto de vista...
ainda não pus a mão em uma - mas em breve chega uma criança dessas para mim e farei um review comparando a com a 7970

Agradecido pelo elogio nobre Anderson ;)

Ficarei na espera desse seu comparativo!

Parabéns pelo tópico man, bom comparar desse jeito e ter uma noção. Mas n entendi uma coisa, isso é o óbvio certo? Uma geração para outra ter esse avanço/diferença e tals? Pois seria um absurdo uma placa tão cara, ser por ex apenas 30% melhor q duas gerações atrás!

To dizendo isso pq por ex no meu caso, peguei uma gtx480 a 5 meses atrás na Kabum por R$ 700,00 nova, zero, então acaba até perdendo um pouco em reais, pois posso dizer então q vc está comparando uma placa de 700 com uma placa de 1900. Se a gtx 680 custasse digamos 1500 (aqui no BR) aí poderíamos dizer q realmente é uma excelente placa. Eu particularmente n concordo comparar desse jeito, tendo em vista q n são todos usuários q tem condições de comprar uma placa de quase 2000 reais.

Volto pro meu caso q tive um investimento de 1400 reais e peguei um sli de gtx480 e rodo td quase no talo com 120fps cravados (as vezes caindo pra 90/100 quando o jogo é mt pesado). Mesmo com as desvantagens de consumo/fonte poderosa (mitos da conta de luz, q de fato n existe, só no papel, ou no caso do fórum na tela), bug no sli e refrigeração (pq n são todos gabinetes q aguentam um sli) creio ser mais vantajoso adquirir duas vgas, pois assim o usuário mais leigo e com menos grana como eu, compra a segunda dps de um tempo e possui o mesmo ou até então melhor desempenho de uma placa nova de 1900 reais. É uma discussão q vai longe, mas enfim, ambas tem sua vantagem e desvantagem....

Agradecido caro curox ;)

A melhoria entre arquiteturas é óbvia, sempre foi. Porém eu questiono esses 30%, que no meu ver chega a ser 50% na grande maioria dos casos. A diferença de preço é justa? Claro que não, na verdade nunca foi quando se sai do segmento médio.

Sim eu também tinha um SLi de GTX 480 e no meu caso saiu por R$ 1500 na sua época, por R$ 700 uma placa nova realmente foi bom para quem conseguiu, sendo que na maioria das lojas a placa custa R$1000. De qualquer maneira, GTX 680 não é referencia de CxB realmente, mas seu custo a mais pode ser considerável bom nos aspectos de: Temperatura, nível de ruído, consumo absurdamente menor, features e por ai vai.

Acho que futuramente a arquitetura Kepler vai tirar mais proveito e provavelmente teremos essa % entre as placas sendo ainda maior. Mas isso eu só acredito quando os jogos tiverem melhor proveito do DX11 e tessellation.

Excelente review, realmente foi um bom avanço em todos aspectos.

Agradecido camarada Kyle!


[]'s4all
 
Agradecido caro curox ;)

A melhoria entre arquiteturas é óbvia, sempre foi. Porém eu questiono esses 30%, que no meu ver chega a ser 50% na grande maioria dos casos. A diferença de preço é justa? Claro que não, na verdade nunca foi quando se sai do segmento médio.

Sim eu também tinha um SLi de GTX 480 e no meu caso saiu por R$ 1500 na sua época, por R$ 700 uma placa nova realmente foi bom para quem conseguiu, sendo que na maioria das lojas a placa custa R$1000. De qualquer maneira, GTX 680 não é referencia de CxB realmente, mas seu custo a mais pode ser considerável bom nos aspectos de: Temperatura, nível de ruído, consumo absurdamente menor, features e por ai vai.

Acho que futuramente a arquitetura Kepler vai tirar mais proveito e provavelmente teremos essa % entre as placas sendo ainda maior. Mas isso eu só acredito quando os jogos tiverem melhor proveito do DX11 e tessellation.

[]'s4all

Eu até cogitaria sair do SLI pra pegar uma gtx 670 e futuramente outra. O problema como sempre são os preços. To de olho nas AMD's tb, q dizem por ai "escalonar" melhor o CF... Enfim é mt informação hehehehhe. Dá um nó na cabeça as vezes :(, isso q é dose.
 
Não acho que valha à pena gastar rios numa placa top como a GTX-680 e ver ela engasgando ainda pra rodar Metro no talo e "quase" sofrendo pra BF3.... pra mim seria frustrante

nessas condições prefiro ir guardando a grana e ficar com minha GTX-570 que ainda se garante nos jogos de forma boa/razoável...

essas gtx/hd's atuais são placas de transição

na verdade a next gen propriamente dita virá com a próxima série (GTX700 e HD8000)

a própria Nivdia tá seguerando a sua placa top que provavelmente só virá no segundo semestre ou lá pro final do ano

lembrando que os consoles novos virão no fim de 2013 ou só em 2014

imagina comprar uma VGAS agora e os consoles novos chegarem quebrando as pernas...

é melhor esperar, até pq nem tem jogo que nos mostre tecnologias de outro mundo

e se é pra engsagar, melhor ficar com minha 570 mesmp, que faz isso muito bem hehe
 
Última edição:
caraca topico do shaft fazia tempo, parabens veio ficou muito top o review mesmo :fuckyeah:

sem palavras essa 680, tecnicamente eh uma placa perfeita ou quase

se eu tivesse soh uma 480 eu tentava trocar, mas como to de SLI vo aguardar mais um tempo, no meu caso ainda nao eh hora de trocar.

mas quem vai pegar uma vga nova hoje recomendo total!
 
Wow, NightRiderX! :cuti:
Valeu pelo elogio eu camarada!!!


Eu até ficaria com a GTX 480, mas sei lá...cansei de ver ela aqui :yellowface: e depois que perdi meu SLI :feelbad: ....a vontade só ficou maior para ter uma GTX 680.


E realmente, quem tem SLI ou qualquer placa da geração anterior não precisa correr para trocar. Isso vai do bolso, hobby e entusiamos de cada um com as placas novas.
Eu curto sempre novas arquitetura, não é a toa que a geração GTX 500 passou batido aqui e a GTX 700 também vai. Mas quando sair o maxwell....:damn:
 
Não acho que valha à pena gastar rios numa placa top como a GTX-680 e ver ela engasgando ainda pra rodar Metro no talo e "quase" sofrendo pra BF3.... pra mim seria frustrante

nessas condições prefiro ir guardando a grana e ficar com minha GTX-570 que ainda se garante nos jogos de forma boa/razoável...

essas gtx/hd's atuais são placas de transição

na verdade a next gen propriamente dita virá com a próxima série (GTX700 e HD8000)

a própria Nivdia tá seguerando a sua placa top que provavelmente só virá no segundo semestre ou lá pro final do ano

lembrando que os consoles novos virão no fim de 2013 ou só em 2014

imagina comprar uma VGAS agora e os consoles novos chegarem quebrando as pernas...

é melhor esperar, até pq nem tem jogo que nos mostre tecnologias de outro mundo

e se é pra engsagar, melhor ficar com minha 570 mesmp, que faz isso muito bem hehe

concordo totalmente com vc... placa muito cara para ainda engasgar em certos jogos e engasga feio... coisa de menos de 30 fps mínimos...
 
Excelente review muito detalhado e bem feito parabéns. :awesome:
 
Excelente tópico! A Nvidia mandou muito bem com essa Kepler, um avanço e tanto em relação as Fermi.
 
Então o SLI de GTX480 é mais barato e mais forte, Curox devolve.... rs.

Abraços
 
Então o SLI de GTX480 é mais barato e mais forte, Curox devolve.... rs.

Abraços

O problema é pagar uma fonte q aguente o SLI de GTX480.

Mto bom e bonito o review! Eu tava esperando um assim :joia:
Pra ficar melhor, só adicionando um gráfico da GTX480 em over mesmo :vish:
 
Então o SLI de GTX480 é mais barato e mais forte, Curox devolve.... rs.

Abraços

Td tem os 2 lados... Tem a galera q defende single e a galera q defende sli... Devolvo nada, quem sabe daqui a uns 3-6 meses eu venda o sli pra pegar um sli mais atual, td vai depender primeiramente dos preços q essa budega vai chegar aqui e tb do meu bolso >(
 
O problema é pagar uma fonte q aguente o SLI de GTX480.

Mto bom e bonito o review! Eu tava esperando um assim :joia:
Pra ficar melhor, só adicionando um gráfico da GTX480 em over mesmo :vish:

Uma boa fonte de 750w dá contra tranquilo!

--

Eu estou de olho é na GTX 670. :fuckyeah:
 
Uma boa fonte de 750w dá contra tranquilo!

--

Eu estou de olho é na GTX 670. :fuckyeah:

Acho q não... eu vi no Guru3D O Sli de GTX480 chupando uns 720w, agora imagina com o over no meu CPU!

Eu to esperando é baixar o preço, essas vgas tão absurdamente caras. Eu queria uma 7950/70 ou GTX670/680, mas não vou gastar mais de R$600 num up de vga (já vendendo a minha por R$600). Pra ganhar 50% nos fps não é bom negócio gastar 100% do valor da atual, na minha opinião e condição pobrística :haha:
 
Acho q não... eu vi no Guru3D O Sli de GTX480 chupando uns 720w, agora imagina com o over no meu CPU!

Eu to esperando é baixar o preço, essas vgas tão absurdamente caras. Eu queria uma 7950/70 ou GTX670/680, mas não vou gastar mais de R$600 num up de vga (já vendendo a minha por R$600). Pra ganhar 50% nos fps não é bom negócio gastar 100% do valor da atual, na minha opinião e condição pobrística :haha:

Bom, então uma fonte de 850w para dar margem à over mais extravagante. Mas sem abusos uma fonte de 750w daria sim, fiz um cálculo pelo site eXtreme Power Supply Calculator nas seguintes condições:

Core i7 2600k @ 4.5 Ghz 1.33v
2 módulos de memória DDR3
SLI de GTX 480
2 HDs
1 SSD
5 coolers de 120mm Led

Deu:
Minimum PSU Wattage: 654 W
Recommended PSU Wattage: 704 W

Sobre o UP no momento estamos no mesmo barco... Vontade é grande mas a grana é curta! :awesome:
Será que a GTX 670 chega custando uns R$ 1.300,00 por aqui?
 
Bom, então uma fonte de 850w para dar margem à over mais extravagante. Mas sem abusos uma fonte de 750w daria sim, fiz um cálculo pelo site eXtreme Power Supply Calculator nas seguintes condições:

Core i7 2600k @ 4.5 Ghz 1.33v
2 módulos de memória DDR3
SLI de GTX 480
2 HDs
1 SSD
5 coolers de 120mm Led

Deu:
Minimum PSU Wattage: 654 W
Recommended PSU Wattage: 704 W

Sobre o UP no momento estamos no mesmo barco... Vontade é grande mas a grana é curta! :awesome:
Será que a GTX 670 chega custando uns R$ 1.300,00 por aqui?

Ah sim, mas eu tenho um Phenom II X6 a 4.1ghz, oq muda bastante esse cálculo aí :p

Tá US$400 mais ou menos, então eu chuto R$1350 depois q estabilizar o preço de lançamento q é abusivo.
 
Sobre o UP no momento estamos no mesmo barco... Vontade é grande mas a grana é curta! :awesome:
Será que a GTX 670 chega custando uns R$ 1.300,00 por aqui?

Isso deve ser quase impossível. Com a gtx 670 a esse preço, quem pagaria os R$2000,00 pela 680 que esses mercenários andam cobrando por aqui.:megusta:
 
Isso deve ser quase impossível. Com a gtx 670 a esse preço, quem pagaria os R$2000,00 pela 680 que esses mercenários andam cobrando por aqui.:megusta:

Nem tinha visto q tava tudo isso! Eu trabalhei em loja e o cálculo é 3,5x o valor em US$. Então US$400 seria uns 1350 mesmo, mas parece q o black dolar agora é R$5. É muita ganância! E depois nego fala de proteger mercado nacional.
É o q eu digo sempre: Eu quero q me protejam do mercado nacional!
 
Ah sim, mas eu tenho um Phenom II X6 a 4.1ghz, oq muda bastante esse cálculo aí :p

Tá US$400 mais ou menos, então eu chuto R$1350 depois q estabilizar o preço de lançamento q é abusivo.

É mesmo, não levei isso em consideração no cálculo.

Brasil é piada mesmo.

Isso deve ser quase impossível. Com a gtx 670 a esse preço, quem pagaria os R$2000,00 pela 680 que esses mercenários andam cobrando por aqui.:megusta:

O mínimo que vi na GTX 680 foi R$ 1.850,00! :lol2:
 
Po show de bola o review, mas por enquanto to satisfeito com o Cross de 5870, e nem tenho tido tanto tempo pra jogar rsrs.
Mas pra quem tá pensando em UP levar uma vale muito a pena...
 
Show de bola a review!
A Gtx 680 é fascinante, mas vou continuar com a minha 570 ou vou fazer sli.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo