Review: Monitor Dell U2312HM

fbonewvirus

Hungry Member
Registrado
Boa tarde a todos, segue um mini review do Dell u2312hm:

Primeiras impressões:

Vamos falar primeiramente pelo atendimento Dell que é excepcional, visto a quantidade de picaretas e empresas não idôneas existentes no mercado,
primeiramente eu estava em dúvida entre o monitor em questão e o S2440l, conversei com a atendente mariana pelo Dell chat, é notório que os consultores possuem pelo menos o mínimo de preparo além de serem muito bem educados, informei ao atendente a minha dúvida e ele me disse os pontos positivos e negativos de cada produto, acabei optando pelo U2312HM pela qualidade do painel, que atenderia minhas necessidades, porém estou de olho para comprar o S2440l pois segundo o TfT central, possui um dos mais elevados níveis de contraste do mercado http://www.tftcentral.co.uk/reviews/dell_s2440l.htm como se trata de uma variante do painél va, além dos níveis de preto que são próximos ao de uma boa tv de Led se não forem melhores, a desvantagem desse monitor é o seu brilho excessivo, glossy, e a falta de ajustes além da conectividade que não é tão completa, ouvi falar que em breve a Dell lançará um monitor painel VA de 27 polegadas, ai sim será uma ótima escolha.

Comprei o monitor dia 15 de setembro, efetuei o pagamento por boleto, custou 858,15 com frete (absurdo de caro) e 3 anos de garantia + suporte avançado, pouco depois da concretização da compra pelo site, a Dell enviou me um email contendo as informações com a conversa entre o atendente e eu, e informou o prazo de entrega 30 dias, chegou ontem, bom se tratando de um produto importado visto as burocracias alfandegárias é compreensível a demora. Mais uma vez nota 10 pelo atendimento da Dell.

Geral:

O produto vem muito bem condicionado na caixa, o cabo de força vem separado http://imageshack.us/photo/my-images/833/gqhv.jpg/. Mesmo o cabo de energia vem bem embalado com espumas http://imageshack.us/photo/my-images/10/dnm1.jpg/

Monitor muito bem construído, ajustes ergonômicos como rotação da tela, regulagem de altura são muito eficientes, além do monitor ser muito bonito, design sóbrio sem frescuras etc,
http://imageshack.us/photo/my-images/266/5ykt.jpg/, muito fácil de montar.

A tela vem com um saco anti estático e um protetor para a tela http://img27.imageshack.us/img27/8374/kzyb.jpg.

Conexões: 1 Dvi-D, 1 VGA, 1 Display Port E 4 Usb que são muito úteis, infelizmente o monitor não possui HDMI.
http://img12.imageshack.us/img12/6964/9h8g.jpg

Uma visão do mesmo montado:

http://img593.imageshack.us/img593/483/oj8j.jpg

E o Dell ao lado do meu antigo Genérico Philips de 22 polegadas,

http://img10.imageshack.us/img10/4504/7oep.jpg.

Qualidade de Imagem:

Quando você liga o monitor pela primeira vez, não percebe nada de especial, as cores parecem as de um monitor TN, porém basta usar um pouco que percebemos que os detalhes das imagens, o nível de preto estão em outro nível de qualidade, algo que um monitor TN dificilmente irá conseguir.

O monitor possui um controle muito intuitivo de presets, sendo Standard, Multimedia, Movie, Game, Text e Custom, você pode configurar suas próprias definições e salvar até duas teclas para carregar os perfis.

Homogeneidade da tela é um fator a ser observado, nada de Bleeding, mesmo no ambiente escuro, o brilho da tela é algo bem interessante, por se tratar de um monitor IPS, o mesmo possui um brilho alto 300, eu utilizei o preset custom do Site tftcentral.com Brightness 31 e Contrast 75, com estas configurações os níveis de preto ficaram muito bons, sem prejudicar a nitidez das images, esta configuração se mostrou melhor que os modos game e Movie, porém quando estes modos estão setados, o Dynamic Contrast entra em cena e regula o Backlight para realçar os níveis de preto de acordo com a cena, embora pelo que eu percebi, as configurações que eu atribuí proporcionaram um nível de detalhe muito superior a estes modos, graças ao TFT Central.

Conclusão:

Prós

Excelente custo benefício,

Qualidade de imagem, fidelidade de cores insuperável pela categoria,

Excelentes ajustes ergonômicos.

Excelência no atendimento oferecido pela Dell.


Contras


Não possui HDMI,

Frete muito caro mais de 100 reais.


E isso espero ter ajudado quem deseja comprar este monitor. Abraços.
 
Parabéns pelo review, ótima aquisição.
 
> Excelente custo benefício,

Não por esse preço que a Dell está cobrando, antes você encontrava um U2311H por R$600-700.
 
Voce ja chegou testar em jogos como FIFA ou COD se apresenta problemas de ghosting?
[h=3][/h]
 
> Excelente custo benefício,

Não por esse preço que a Dell está cobrando, antes você encontrava um U2311H por R$600-700.
Porém o U2311h estava indisponível no site da dell, com certeza era um excelente custo benefício, porém utilizava backlight CCFL, alguns usuários notaram um grande Bleeding, além do input lag ser muito alto 10ms, um amigo tem um desses e é notório o arrasto nas imagens algo semelhante acontecia com o meu "genérico" Philips, porém tirando esse frete da Dell com preço estratosférico, estou muito feliz com a compra.
 
Voce ja chegou testar em jogos como FIFA ou COD se apresenta problemas de ghosting?
Testei com o Battlefield 3, e Far Cry 3 além do Point blank, não notei nenhum ghosting, lógico que nunca será como um bom TN 120hz, porém pela qualidade de imagem apresentada, estou muito satisfeito, segundo testes velocidade da tela Grey to Grey encontrada foi 8,2 ms algo que para um Ips é muito bom.http://www.youtube.com/watch?v=UbSpyb0rjXE.
 
@fbonewvirus:

> porém utilizava backlight CCFL

O que não necessariamente indica melhor nem pior qualidade de cores, só maior consumo de energia.

> alguns usuários notaram um grande Bleeding

Infelizmente o U2312HM não é isento desse problema.

> além do input lag ser muito alto 10ms,

Concordo que nesse quesito o U2312HM é fantástico, mas 10ms é longe de ser alto, ainda mais sendo um valor real (suponho que você esteja mencionando o teste do TFTCentral). Tenho um U2211H que é mais lento que o U2311H e embora não inexistente, o ghosting é muito, muito longe de incômodo.
 
Por esse valor não era melhor esticar um pouco o orcamento5 e ter pego o S2440L que tem Hdmi e 6ms de tempo de resposta?
 
@fbonewvirus:

> porém utilizava backlight CCFL

O que não necessariamente indica melhor nem pior qualidade de cores, só maior consumo de energia.

> alguns usuários notaram um grande Bleeding

Infelizmente o U2312HM não é isento desse problema.

> além do input lag ser muito alto 10ms,

Concordo que nesse quesito o U2312HM é fantástico, mas 10ms é longe de ser alto, ainda mais sendo um valor real (suponho que você esteja mencionando o teste do TFTCentral). Tenho um U2211H que é mais lento que o U2311H e embora não inexistente, o ghosting é muito, muito longe de incômodo.
aquele u2211h que eu postei no fórum uol o precinho que estava no boadica? lembro que compramos juntos até... depois na mesma loja achei o u2312hm por 425 reais e comprei tb... porém apresentou problema depois de 1 ano de uso pois o overdrive parou de funcionar... no começo funcionava somente via dvi-d e depois nem nele funcionava mais... mas o u2211h ainda está firme e forte... aliás o u2211h tem cores melhores que o u2312hm comparando-os na dvi-d... na displayport não liguei o u2211h ainda pra ver mas o u2312hm melhora bem...
 
Por esse valor não era melhor esticar um pouco o orcamento5 e ter pego o S2440L que tem Hdmi e 6ms de tempo de resposta?
Como eu comentei no começo do Review, escolhi o U2312hm pelos ajustes de ergonomia além da fidelidade de cores apresentada pelo painel ips, visto que isso é o mais importante para mim no momento, para os usos com o photoshop estou muito satisfeito, já testei alguns trabalhos feitos no padrão CYMK e a precisão é incomparavelmente superior ao meu antigo monitor TN, o S2440l é um excelente monitor, o problema é o seu painél que parece um espelho, literalmente, o glossy é muito maior que o Apple Cinema Display, algo inaceitável para o uso no cotidiano, para o uso em games, o S2440l é insuperável nessa categoria de preço.
 
aquele u2211h que eu postei no fórum uol o precinho que estava no boadica? lembro que compramos juntos até... depois na mesma loja achei o u2312hm por 425 reais e comprei tb... porém apresentou problema depois de 1 ano de uso pois o overdrive parou de funcionar... no começo funcionava somente via dvi-d e depois nem nele funcionava mais... mas o u2211h ainda está firme e forte... aliás o u2211h tem cores melhores que o u2312hm comparando-os na dvi-d... na displayport não liguei o u2211h ainda pra ver mas o u2312hm melhora bem...

Esse mesmo, melhor compra que fiz em muito tempo, felizmente o meu está absolutamente perfeito até agora.
 
Em breve farei o review do S2440l, assim que chegar quero comprovar se a qualidade de imagem realmente faz jus aos reviews gringos, que os painéis VA possuem o melhor contraste isso já sabemos.
 
Eu queria comprar esse monitor, pois é o eIPS 23" mais rápido do mercado nacional, porém a única coisa que falo é: Não estamos mais em 2010 pra pagar R$8xx em monitor 23" FullHD....
 
Eu queria comprar esse monitor, pois é o eIPS 23" mais rápido do mercado nacional, porém a única coisa que falo é: Não estamos mais em 2010 pra pagar R$8xx em monitor 23" FullHD....
Bem vindo ao brasil isso mesmo brasil com letra minúscula, um país onde existe um gap tecnológico enorme em que somos obrigados a pagar uma quantia grande de dinheiro se quisermos produtos com qualidade, ou podemos escolher as Casas Bahia.
 
Comprei um monitor desse faz uns 3 meses, paguei R$751,00 com 5 anos de garantia, achei o preço bom para o que monitor oferece, só não gostei mesmo foi do ghost no FIFA, importei um cabo DP para ver se melhora algo sei la, tirando isso só alegria.

Parabéns pelo review.
 
Bem vindo ao brasil isso mesmo brasil com letra minúscula, um país onde existe um gap tecnológico enorme em que somos obrigados a pagar uma quantia grande de dinheiro se quisermos produtos com qualidade, ou podemos escolher as Casas Bahia.
Nesse mesmo braZil, em 2011 e aqui mesmo no Adrenaline, o pessoal pagava R$700 ( ou menos) no Dell U2311H que é igual ou melhor que o u2312hm.
Sim, tem o lance do dólar e tal, mas quando simulei a compra no site da Dell acho que estava em R$2,12 ou algo assim, ou seja, não era pra ter toda essa diferença, ainda mais que nesses 2~3 anos o preço desse monitor caiu lá fora!
O engraçado é que ao mesmo tempo que o preço dos monitores Dell subiram, ngm mais discute "manhas" pra conseguir desconto pelo televendas (era o que mais tinha no tópico do u2311H) e se vc pesquisar em fóruns de fotografia, nego já tá colocando os ultrasharp low-end no pedestal, já vi tópico onde a galera insistia em recomendar pagar o dobro no U2312Hm em relação a um LG 23" IPS similar só pq "Dell é Dell e é mto melhor" ( era pra tratar imagens, o tempo de resposta ñ interessa!)
Detalhe que enquanto o u2312HM já tá virando "monitor profissional" aqui no Brasil, lá fora continua como sendo um modelo "consumer" barato onde o pessoal compra uns 3 pra eyefinity pra ficar jogando no PC...

Então não sei se é problema do "Brasil pq é Brasil" ou o consumidor que tá fazendo besteira novamente (assim como fez em 2010 com os monitores e hje com os notebooks), o fato é que o primeiro passo pra ferrar com o mercado é colocar o produto no pedestal e nunca questionar todo esse preço mto mais caro que a concorrência, a Apple no Brasil é a prova viva disso...
Aqui mesmo no Adrena, em 2011, a galera questionava e muito a superioridade desses paineis "eIPS capados" que eram utilizados no u2311H, cheio de problemas de uniformidade e "IPS glow", aliás tinha gente que falava que nem era tão melhor assim que um bom TN e que piorou bastante em relação aos antigos 2209WA.
Foi pelo excesso de relatos negativos e preço alto na época (R$700 enquanto o w2353v custava R$450) que não comprei..


Mas enfim, offtopic demais, no geral é sim um bom monitor mas eu acho que está "deslocado demais no tempo" a Dell pedir R$800+ em monitor 23" eIPS "consumer" quase em 2014, o U2412m é um pouco mais caro e faz mto mais sentido o valor cobrado tendo em vista que 1920x1200 16:10 pode sim ser considerado um recurso mais "premium" e que a concorrência não oferece...
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo