[review] R.A.T. 3 Mad Catz

igortricolor

Fundador da Periféricos High End (PHE)
Registrado
Introdução
A Mad Catz é uma empresa Americana fundada em 1989, ela ficou bastante conhecida pelos seus joysticks para jogos de luta, onde facilmente em campeonatos se encontra pessoas utilizando produtos da marca. Em 2010 a Cyborg anunciou o R.A.T.3 que seria o mouse de entrada da marca, e é desse mouse que falaremos nesse review. O mouse é encontrado na faixa de R$140-200 atualmente, mas antes era vendido a +R$300.
DSC_0814.jpg

Ergonomia e Construção Externa
O R.A.T.3 como ja dito, é o mouse de entrada da marca, sendo que ao contrario de seus irmãos mais "parrudos"(ou nem tanto, mas falaremos disso mais tarde), ele tem uma ergonomia fixa, ja nos modelos "superiores" tem a opção de movimentação de peças, podendo deixar o mouse maior, mais largo, mudar angulatura do apoio da palma e por ae vai, mas não é o caso desse mouse, ele tem suas partes fixas, porem se trata de um mouse relativamente pequeno e focado apenas para pegadas claw e finger, sendo praticamente impossível usar palm, mesmo para quem tem mão pequena(meu caso).
DSC_0812.jpg
A superfície do mouse é praticamente toda composta por plastico, sendo que nos locais onde a mão fica encaixada temos uma superfície vermelho glossy, enquanto que temos na parte inferior e alguns detalhes temos uma pintura de preto fosco, sendo que a pintura do mesmo parece ser de extrema qualidade, não dando nenhum indícios de defeitos ou coisa do gênero. Lembrando que o mouse ainda tem outras 3 cores para escolha, podendo mudar o acabamento.
DSC_0813.jpg
O cabo dele apresenta uma malha de proteção, aparentemente com uma boa resistência e uma espessura boa. A ponteira do mesmo é gold plated(Peronios love), apesar que isso não ajuda ou atrapalha em nada já que o que vale é os contatos.
DSC_0817.jpg
O mouse apresenta 4 botões extras(no caso um duplo) alem de seus botões principais, sendo eles configurados como padrão: (botão duplo, atrás do scroll) DPI+, DPI-, Voltar(lateral), Passar(lateral) e um ultimo botão ao lado do botão esquerdo principal, que serve para mudar o perfil.
Os botões laterais podem ser configurados para outra função no seu software. Todos botões são de facil acesso, com minha pegada(mistura de finger+palm) e minha mão de moça(wetto interfiling), sendo que nunca acabei esbarrando em nenhum botão, mas claro, isso pode variar de cada mão e pegada.


Construção Interna
O mouse internamente é composto pelos seguintes componentes:
-Botões principais: Lzhij verde (formato padrão, da para substituir com facilidade em caso de problema) - Ruim
-Botão do scroll: Micro switch(não é possível identificar a marca) - mediano
-DPI: Switches pequeno(primeira vez que vejo esse switch em mouse) - Aparentemente ruim.
-Profile: Igual ao de DPI
-botões laterais: Não foi possível identificar, mas devido ao tamanho da lateral, provavelmente igual aos dois acima.
-Sensor do mouse: Avago 3090
-Codificador do scroll: padrão, porem não foi possível identificar a marca - Qualidade?
-Cabo: Removível com conector padrão


Detalhe que no switch principal o mouse é soldado em apenas 2 pontos, sendo que o switch apresenta 3 pontos de solda, seria isso um corte de custos?(imagem pode ser vista no spoiler abaixo, sendo que é a ultima imagem)

Com isso da para se notar que a construção passa longe de ser algo bom, tendo apenas como destaque o sensor, mas de resto...
Fotos internas[fotos retiradas do site https://forum.lowyat.net/topic/3205557/all ]:
WP_20140425_15_51_15_Pro_zps6b04a403.jpg

WP_20140425_15_57_38_Pro_zpsf3b297da.jpg
WP_20140425_16_15_25_Pro_zps41c94b1c.jpg
WP_20140425_16_04_26_Pro_zps17c45abb.jpg
WP_20140425_16_24_40_Pro_zpsd903cb93.jpg

Software
O software da mad catz ocupa 98mb de espaço em disco e quando aberto utiliza 82mb, sendo um software ridiculamente ruim e de dificil utilização, provavelmente um dos piores software que ja usei.
Na sua tela principal temos um "merchan" da marca, sem nenhuma utilidade.
1.jpg
A segunda aba é referente a DPI do mouse, sendo que só se pode escolher 4 DPI diferente, 450, 900, 1800 e 3500.
2.jpg
Na terceira aba temos a programação de macros, porem é tudo muito confuso e complexo, ao menos eu fiquei completamente perdido nessa seção, alem de apresentar coisas inúteis como dar uma volta de 360 na imagem do mouse(porque diabos eu iria fazer isso com o mouse em mãos?) ao menos é possível carregar profiles baixados no site do fabricante ou de outros usuários, mas pela complexidade nem vontade da de mexer nisso, sinceramente, software ridiculamente ruim.
3.jpg
Na quarta aba temos links para baixar o software (super útil, deixa eu baixar o software do mouse no software do mouse) alem de link para baixar profiles e alguns outros links inúteis.
4.jpg

Diretamente ligado ao software ainda temos essa linda aba que fica ao lado da miniatura do software, ela super linda like a windows 95.
saitek.jpg

Sensor
Como ja dito na parte da construção, o mouse utiliza um sensor Avago 3090, que é um ótimo sensor para mouses de médio custo, porem de nada adianta um bom sensor se o mesmo não for bem implementado.
O primeiro teste trata-se da velocidade máxima que o mouse pode atingir tendo o suficiente(acima de 3,5m/s) já basta, porem o R.A.T.3 conseguiu atingir apenas 1,57m/s a 900DPI(na imagem mostra 1000, mas é porque o programa arredonda) já reprovando neste teste inicial. Fora o polling rate que não é constante e fica variando muito na faixa de 700-900.
enotus.jpg
O lift off do mouse em média é 2-2,5mm, nada muito alto mas não da para considerar baixo.

No teste de Jitter e Prediction o mouse não foi bem, apesar de não apresentar nenhum resultado muito ruim em nenhuma das faixas de DPI testadas(foram utilizadas as DPI's 450, 900, 1800) como pode ser visto nos testes dentro do spoiler, o mouse apresentou um pouco de prediction e uma quantidade razoável de jitter, e não foi testado em 3500DPI porque ele simplesmente não vai nessa faixa de DPI, sendo que as duas primeiras ficam em 450DPI.
450DPI:​
450dpi-paint.png


900DPI:​
900dpi-paint.png

1800DPI:​
1800dpi-paint.png



Agora partindo para o teste de aceleração, no teste ficou claro que o mouse apresenta aceleração negativa, porem talvez não seja aceleração, e sim pelo fato do mouse estar rápido o sensor falhar e parar de ler.
aceleraccedilatildeo.png

Já nos testes testes de Consistência de Rastreio o R.A.T.3 apresentou os seguintes resultados:
450DPI:
450dpi-concistencia.png

900DPI:
900dpi-concistencia.png
1800DPI:
1800dpi-concistencia.png




O mouse apresentou uma performance bem semelhante em todas faixas de DPI, sendo uma rastreio decente, porem ao atingir a velocidade máxima acabava dando essas perdas de rastreio.

Conclusão
O R.A.T.3 sem duvida nenhuma não foi uma mouse feito para durar, e muito menos para ser bom, longe disso, trata-se apenas de um mouse com um marketing super elevado, porem qualidade semelhante a de mouses da C3 tech, multilaser, entre outras marcas que vendem mouses de baixa qualidade.
E isso não é exclusivo desse mouse, outros mouses da Cyborg seguem esse mesmo "padrão de qualidade", podendo até ser pior ja que tirando os dois novos modelos(R.A.T.1 e R.A.T. Pro) todos outros tem sensor philips twin eye que são conhecidos pelos seus bugs de leitura e depois de 2 anos parar de funcionar, alem de também utilizam switches de marcas duvidosas. Apesar de que os novos mouses demonstrarem uma melhor qualidade, ainda estão em um preço ridículo.
Pontos positivos:
-Consistência de rastreio boa
-Acabamento externo de boa qualidade

Pontos negativos:
-Construção interna péssima
-Software ridiculamente ruim
-Velocidade máxima de rastreio super baixa
-jitter e lift off poderiam ser mais baixos
-Deveria custar nem R$50 pela qualidade que tem

Nota final: 2/10

diarreia.png

OBS: Todos testes foram realizados utilizando o mouse pad Zowie G-RF, junto com o windows 10, sensibilidade 6 e aprimorar precisão do ponteiro desativada.
 
Última edição:
aeuhaeuhaeuaeh selo diarreia. Na parte da aceleração, parece mesmo falha de rastreio. Já fiz testes parecidos com um mouse "gamer" com resultados semelhantes, só que piores. Interessante como a implementação faz mesmo diferença. Fiz testes com um Alcor, que usa o mesmo 3090, e a velocidade máxima de rastreio foi de 3,9 m/s @ 400 DPI, se não me engano.

Boa review, igor.
 
Ótima Review cara, parabéns! Sua didática é impressionante, com certeza vai me ajudou a entender muita coisa que eu tinha em duvida!

Possui algum review seu do G502?
 
aeuhaeuhaeuaeh selo diarreia. Na parte da aceleração, parece mesmo falha de rastreio. Já fiz testes parecidos com um mouse "gamer" com resultados semelhantes, só que piores. Interessante como a implementação faz mesmo diferença. Fiz testes com um Alcor, que usa o mesmo 3090, e a velocidade máxima de rastreio foi de 3,9 m/s @ 400 DPI, se não me engano.

Boa review, igor.

Realmente varia muito de mouse para mouse na questão de implementação, ja tive o Thermaltake Sapphira tambem que tinha tudo top, era para ser um dos melhores mouses disponíveis no mercado, só componentes bons, porem o rastreio do 3090 dele era muito ruim. A cooler master trabalhou bem com o 3090 nos três mouses que ela vendeu(alcor, recon e spawn), é um otimo sensor, que se bem implementado fica frente a frente com os sensores tops do mercado

Ótima Review cara, parabéns! Sua didática é impressionante, com certeza vai me ajudou a entender muita coisa que eu tinha em duvida!

Possui algum review seu do G502?

Muito obrigado pelos elogios, mas devo em grande parte a galera aqui da Adrena mesmo que me ensinou muito(principalmente o wetto).
Quanto ao G502 não tenho review dele e nunca tive o mesmo infelizmente, tenho review apenas do G402:
http://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/review-logitech-g402.591221/

Porem daqui um tempo o Wetto deve estar trazendo o review do G502.
 
Última edição:
Tenho um praticamente novo parado em casa, o jeito vai ser vender baratinho... para não sair tão no prejuízo assim.
 
Uma pena que na época que eu e minha mulher compramos nossos mouses nós mão olhamos reviews antes... acabamos pegando um R.A.T. 3 e um R.A.T 7... agora, apesar do review ruim em cima dele... eu achei ambos os mouses super confortáveis... e estão me atendendo... eu gostei do mouse em si.. aproveitando... é possível trocar os switchs dele para melhorar o mouse?
 
o mais engraçado é o preço absurdamente alto dessas porqueiras...
 
Uma pena que na época que eu e minha mulher compramos nossos mouses nós mão olhamos reviews antes... acabamos pegando um R.A.T. 3 e um R.A.T 7... agora, apesar do review ruim em cima dele... eu achei ambos os mouses super confortáveis... e estão me atendendo... eu gostei do mouse em si.. aproveitando... é possível trocar os switchs dele para melhorar o mouse?

Tem como trocar sim, apesar que a troca não melhoraria a performance dele(mudaria o feedback tatil levemente) mas melhoraria a durabilidade.

o mais engraçado é o preço absurdamente alto dessas porqueiras...

Custa caro por um simples motivo, tem gente que compra, eu não peguei ele por gostar foi só para fazer o review mesmo, ja que estava por R$140 na ***** na epoca.
 
Sou supeito falar...tenho um RAT 9, um RAT 7, um RAT 3 e um MMO 7(da pra ver que gosto do mouse rsrsrsrsrs), e sei exatamente os problemas de todos eles. De fato, o RAT 3 tem a pior construção de todos, mas o tracking dele no geral é bom. Os Twin Eyes são os mais problemáticos, só aceita pad branco sem textura (speed), com qql outro pad é uma tristeza (uso o RAT 9 no Goliathus, raramente da perca de tracking, mas acontece uma vez ou outra, já no pad branco liso é um tesão, funciona perfeitamente). O RAT 9 ja tenho a mais de 2 anos e ainda ta firme e forte, isso com uso bem dizer diário (alterno entre os outros preferidos da turma aqui), switchs OMRON, adoro a ergonomia (de todos alias, até mesmo do RAT3, que mesmo nao ajustavel é um tesãozinho na mão) e a conveniência do wireless. Mas pra competitivo uso um Ducky, não tem como arriscar falhas ou trocar o pad sempre que for jogar o BF maroto. Apesar de adorar o mouse (e ja esperando chegar meu RAT PRO X com o fuderoso PIXART, da amada Australia), concordo com as criticas qnto a qualidade desses caras. Os sensores funcionam, mas exigem pad proprio, o RAT 3 tem uma implementação mediocre e os switchs apesar de confortáveis são de baixissima qualidade (nem uso muito, mas se usasse com a frequencia que uso o 9 ja tinha IXPRUDIDO). Mas é aquela coisa, é gosto pessoal, eu sempre adorei o design e a modularidade deles, então me adapto as limitações dos mesmos, mas pro publico geral, que quer chegar, conectar, e ter uma experiência de qualidade sem sofrimento, não precisa nem passar perto deles. Se comprar, pode preparar a grana pro pad, e a paciência para com o software lixoso (concordo 100% com vc rsrsrsrsrs), mas sinceramente, com as opções que temos hj em dia e a variedade de bons mouses com bons sensores, só mesmo por preferencia pessoal. Mas é isso ai, concordo com o amigo em tudo, mas como falei, é uma questão de gosto !
 
Última edição:
Sou supeito falar...tenho um RAT 9, um RAT 7, um RAT 3 e um MMO 7

Isso é masoquismo :rip:

Sempre achei os periféricos da MadCatz bem longe das marcas tradicionais (Logitech, Microsoft, Steelseries, etc) no que tange qualidade e custo X benefício. Os produtos são na faixa de preço da Razer mas conseguem ter componentes de pior qualidade e acabamento inferior.
 
Isso é masoquismo :rip:

Sempre achei os periféricos da MadCatz bem longe das marcas tradicionais (Logitech, Microsoft, Steelseries, etc) no que tange qualidade e custo X benefício. Os produtos são na faixa de preço da Razer mas conseguem ter componentes de pior qualidade e acabamento inferior.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk bem isso. Mas é questão de gosto pessoal msm, apesar de eu saber o que é bom e conhecer bastante periféricos, ainda assim adoro meus "RATOS" kkkkkkkkkkkkkkkkkk
 
Bem interessante. Ganhei um RAT 3 Mad Catz e gostei bastante, principalmente a possibilidade de configurações dos botões e a possibilidade de criar perfis. Quando recebi o brinde foi logo pesquisar e vi que não era possível ajustar a placa traseira, mas pesquisando um pouco achei um vídeo onde o cara mostra como fazer o ajuste, porém achei trabalhoso pois esse ajuste não é feito sem o auxilio de ferramentas extras como no RAT 5 (a ferramenta de ajuste já vem com o mouse). É necessário remover a placa do lado direito (chave em L) e depois remover o parafuso da placa traseira (chave philips). No geral gostei, não sou gamer e nem usuário hight end, gosto de pesquisar sobre tecnologia.
 
Venho trazer a ótima notícia que essa marca ridícula noticiou que abriu falência esse ano :v AMEM!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo