[Review] Scanner Automotivo OBD2 ELM327 + Aplicativo Torque Pro

Fabio_85

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Fala galera!

Hoje venho falar de duas coisas bem interessante pra vocês que curtem aplicativos, dispositivos bluetooth e carros.

Dias atrás comprei o Scanner Automotivo OBD2 ELM327 no Mercado Livre. Esse scanner, aliado com o aplicativo Torque Pro (Android apenas), transfere uma série de informações do seu carro para o seu celular. Isso mesmo!

Além daquelas dados do seu PC de bordo do carro já conhecidos, conseguimos saber também diversas informações a mais que antes jamais saberíamos. Apenas um mecânico conseguiria ter acesso, mas para isso você teria que levar o seu carro numa oficina.

Essa peça deve ser acoplada num plugue geralmente encontrado dentro da caixa de fusíveis do seu carro. As informações da ECU serão transferidas por aí.

Existe um passo antes de começarmos a usar o scanner, mas a configuração demandaria um texto maior ainda e como há um guia explicando como fazer isso dentro da caixa do aparelho, vou pular essa parte. Já adianto que não é nada muito difícil.

Enfim, na foto abaixo podemos ver o aparelho. Ele é bem pequeno e tem apenas uma forma de encaixe. Também possui alguns leds. Notei um vermelho (bluetooth) e um verde que fica piscando durante o funcionamento. Acredito piscar informando a leitura ou transferência dos dados.

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Com o Scanner pareado com o seu celular, está na hora de partirmos para o aplicativo e fazermos a configuração inicial. Nessa parte, vamos fazer a criação do Perfil. Basicamente vamos informar ao Torque os dados do seu carro. Devemos criar um nome (eu coloquei o modelo do meu carro), a motorização, peso, capacidade do tanque. Nem preciso dizer o quanto essas informações são importantes, certo? Tente informar o máximo de dados para que o aplicativo funcione da forma mais fiel.

7rHs2GQl.png


Com o Perfil configurado, caímos nessa tela. É a tela inicial do aplicativo, na qual escolhemos para onde vamos. Se queremos entrar na leitura em tempo real dos dados, acessar o mapa, fazer um scanner da injeção em busca de erros (fantástico isso), testes e algumas coisas menos relevantes a mais que não couberam na foto. Não tive tempo ainda de testar tudo. A ansiedade em fazer o review foi maior.

Nessa mesma tela, se apertamos o botão de Menu do celular, podemos fazer uma série de configuração de funcionamento do Torque. Preferências Gerais, Temas, Pluguins (muito interessante), Gravação e Envio dos dados e mais uma série de coisa. Acho que não preciso entrar em detalhe sobre cada um deles porque ficaria algo muito grande.


o1OjcJ7l.png


Vamos ao que interessa? queremos saber logo como o carro se comporta. Queremos saber o consumo médio, instantâneo e mais um moooonte de coisa legal. Agora é a hora que começamos a adicionar os manômetros na tela do celular. Para fazer isso, basta pressionar o dedo na tela e clicar em Adicionar Manômetros.
A próxima tela nos mostra todos os disponíveis. Tem de vários formatos e tipos e aí vai do seu gosto. Eu preferi os redondos e digitais pelo fato de achar que fica mais fácil a leitura.

r3WA9P5l.png


A quantidade de telas que você pode colocar é enorme. Eu tenho 6 telas preenchidas com manômetros do meu interesse. Isso é bem legal. Lembre-se que quanto mais você adiciona, mais pesadinho o aplicativo fica. Tenho um S3 rodando uma ROM Cyanogen Mod e notei um pequeno lag pêlo alto número de informação que eu quero que mostre.


Enfim, nas fotos abaixo podemos ver os manômetros que eu coloquei. O mais legal disso é que temos diversos temas disponíveis, basta baixar depois. Eu coloquei esse tema meio vermelho/âmbar para combinar com o painel do meu carro. Vou trocar depois porque cansa a vista.
Note que eles estão zerados porque eu tirei as prints com o carro desligado.
É legal lembrar também que é tudo customizável. Tamanho, nome, escala, etc.
Exemplo: ao adicionar o manômetro de velocidade, o nome padrão escrito no meio é de GPS Speed. Em um clique você consegue mudar o nome. No caso eu coloquei VELOCIDADE. Mudei também a escala de 0 até 160km/h. O padrão veio de 0 até 170km/h. Lembre-se novamente, é tudo customizável. Você move os manômetros para onde quer, qual tamanho quer, o nome dele e a escala numéria dentro dele. É sensacional!
Existe uma forma também de zerar os manômetros da mesma forma que zeramos alguns dados do pc de bordo do carro no caso de querermos uma medição durante uma viagem em específico.

EdlFCull.png


z3lAUivl.png


nPC2Wabl.png


Agora a cereja do bolo é um Plugin. No Market eu baixei um que se chama Advanced EX Renault. Basicamente é um plugin específico para Renault que vai informar algumas coisas a mais através da leitura da central, mas que não estão presentes na versão standard do aplicativo. A que eu mais gostei sem dúvida, mas que o gênio aqui ainda não testou, foi a leitura do Hodômetro Total do carro através da ECU. Isso é excelente pra você descobrir se a quilometragem total foi adulterada ou não. Eu descobri essa função no momento que escrevo esse texto e estou muito ansioso para fazer a verificação no meu carro.
Esse plugin também me informa a posição da TBI (Corpo de Borboleta) e também o MAF (mistura ar combutível). Sensacional, não?

Gn2cJXOl.png


Quatro manômetros referente aos quatro cilindros. Ainda não descobri o que ele informa, mas vou fazer os testes essa semana.

5RorYWrl.png


Finalizando, pra quem gosta de fuçar nos seus carros e ter uma ideia do funcionamento dele, acho que vale e muito a pena adquirir o scanner e o aplicativo. Procure também se não existe o plugin para a montadora do seu carro. Isso vai completar mais ainda o seu aplicativo.

Vamos aos prós e contras que notei até agora:

Prós:
  • O Scanner (modelo mini) é barato e discreto. Custa em torno de R$ 60,00 no Mercado Livre. Tem no Ali Express também por um preço mais em conta.
  • O aplicativo Torque Pro custa míseros R$ 11,00. Pelo tanto que é útil acho que o valor é ridiculamente barato.
  • O aplicativo é absurdamente customizável. Você pode deixar ele exatamente do seu gosto através da configuração, download de pluguins, temas.
  • O idioma base é inglês, mas tem uma tradução para português de alguns termos.
  • Informa muito mais detalhes do que aqueles conhecidos do computador de bordo da grande parte dos carros.
Contras:
  • A aplicativo precisa do Bluetooth ligado e do GPS ao mesmo tempo. Logo, temos um alto consumo de bateria. Recomendo usar o app sempre com um carregador automotivo por perto pra você não ver sua bateria sendo drenada na mesma forma que um motor V8 consome gasolina.
  • O idioma principal é o inglês, mas temos a tradução para o português que ainda não está em 100%. Muita coisa está em inglês, então só dando um Google para saber o que aquele manômetro que você quer adicionar vai te informar.
  • Nem todos os manômetros vão funcionar no seu carro e alguns só baixando o plugin específico da montadora. Torça para alguém ter disponibilizado na loja de apps.
  • IMPORTANTE: Alguns dados serão confiáveis apenas se você usar o aplicativo SEMPRE que andar com o carro. Ex: nível de combustível no tanque, litros gastos e mais alguns outros. Basta pensar logicamente que alguns dados dependem da informação contínua. Se você andar um dia de carro sem ligar o app algumas medições vão para o brejo. Aquelas que são instantâneas não há o menor problema.
No mais é isso, galera. Espero que tenham gostado!

Até mais e um abraço!
 
Fala galera!

Hoje venho falar de duas coisas bem interessante pra vocês que curtem aplicativos, dispositivos bluetooth e carros.

Dias atrás comprei o Scanner Automotivo OBD2 ELM327 no Mercado Livre. Esse scanner, aliado com o aplicativo Torque Pro (Android apenas), transfere uma série de informações do seu carro para o seu celular. Isso mesmo!

Além daquelas dados do seu PC de bordo do carro já conhecidos, conseguimos saber também diversas informações a mais que antes jamais saberíamos. Apenas um mecânico conseguiria ter acesso, mas para isso você teria que levar o seu carro numa oficina.

Essa peça deve ser acoplada num plugue geralmente encontrado dentro da caixa de fusíveis do seu carro. As informações da ECU serão transferidas por aí.

Existe um passo antes de começarmos a usar o scanner, mas a configuração demandaria um texto maior ainda e como há um guia explicando como fazer isso dentro da caixa do aparelho, vou pular essa parte. Já adianto que não é nada muito difícil.

Enfim, na foto abaixo podemos ver o aparelho. Ele é bem pequeno e tem apenas uma forma de encaixe. Também possui alguns leds. Notei um vermelho (bluetooth) e um verde que fica piscando durante o funcionamento. Acredito piscar informando a leitura ou transferência dos dados.

http://mlb-s2-p.mlstatic.com/scanne...etooth-mini-18756-MLB20161005658_092014-O.jpg

Com o Scanner pareado com o seu celular, está na hora de partirmos para o aplicativo e fazermos a configuração inicial. Nessa parte, vamos fazer a criação do Perfil. Basicamente vamos informar ao Torque os dados do seu carro. Devemos criar um nome (eu coloquei o modelo do meu carro), a motorização, peso, capacidade do tanque. Nem preciso dizer o quanto essas informações são importantes, certo? Tente informar o máximo de dados para que o aplicativo funcione da forma mais fiel.

http://i.imgur.com/7rHs2GQl.png

Com o Perfil configurado, caímos nessa tela. É a tela inicial do aplicativo, na qual escolhemos para onde vamos. Se queremos entrar na leitura em tempo real dos dados, acessar o mapa, fazer um scanner da injeção em busca de erros (fantástico isso), testes e algumas coisas menos relevantes a mais que não couberam na foto. Não tive tempo ainda de testar tudo. A ansiedade em fazer o review foi maior.

Nessa mesma tela, se apertamos o botão de Menu do celular, podemos fazer uma série de configuração de funcionamento do Torque. Preferências Gerais, Temas, Pluguins (muito interessante), Gravação e Envio dos dados e mais uma série de coisa. Acho que não preciso entrar em detalhe sobre cada um deles porque ficaria algo muito grande.


http://i.imgur.com/o1OjcJ7l.png

Vamos ao que interessa? queremos saber logo como o carro se comporta. Queremos saber o consumo médio, instantâneo e mais um moooonte de coisa legal. Agora é a hora que começamos a adicionar os manômetros na tela do celular. Para fazer isso, basta pressionar o dedo na tela e clicar em Adicionar Manômetros.
A próxima tela nos mostra todos os disponíveis. Tem de vários formatos e tipos e aí vai do seu gosto. Eu preferi os redondos e digitais pelo fato de achar que fica mais fácil a leitura.

http://i.imgur.com/r3WA9P5l.png

A quantidade de telas que você pode colocar é enorme. Eu tenho 6 telas preenchidas com manômetros do meu interesse. Isso é bem legal. Lembre-se que quanto mais você adiciona, mais pesadinho o aplicativo fica. Tenho um S3 rodando uma ROM Cyanogen Mod e notei um pequeno lag pêlo alto número de informação que eu quero que mostre.


Enfim, nas fotos abaixo podemos ver os manômetros que eu coloquei. O mais legal disso é que temos diversos temas disponíveis, basta baixar depois. Eu coloquei esse tema meio vermelho/âmbar para combinar com o painel do meu carro. Vou trocar depois porque cansa a vista.
Note que eles estão zerados porque eu tirei as prints com o carro desligado.
É legal lembrar também que é tudo customizável. Tamanho, nome, escala, etc.
Exemplo: ao adicionar o manômetro de velocidade, o nome padrão escrito no meio é de GPS Speed. Em um clique você consegue mudar o nome. No caso eu coloquei VELOCIDADE. Mudei também a escala de 0 até 160km/h. O padrão veio de 0 até 170km/h. Lembre-se novamente, é tudo customizável. Você move os manômetros para onde quer, qual tamanho quer, o nome dele e a escala numéria dentro dele. É sensacional!
Existe uma forma também de zerar os manômetros da mesma forma que zeramos alguns dados do pc de bordo do carro no caso de querermos uma medição durante uma viagem em específico.

http://i.imgur.com/EdlFCull.png

http://i.imgur.com/z3lAUivl.png

http://i.imgur.com/nPC2Wabl.png

Agora a cereja do bolo é um Plugin. No Market eu baixei um que se chama Advanced EX Renault. Basicamente é um plugin específico para Renault que vai informar algumas coisas a mais através da leitura da central, mas que não estão presentes na versão standard do aplicativo. A que eu mais gostei sem dúvida, mas que o gênio aqui ainda não testou, foi a leitura do Hodômetro Total do carro através da ECU. Isso é excelente pra você descobrir se a quilometragem total foi adulterada ou não. Eu descobri essa função no momento que escrevo esse texto e estou muito ansioso para fazer a verificação no meu carro.
Esse plugin também me informa a posição da TBI (Corpo de Borboleta) e também o MAF (mistura ar combutível). Sensacional, não?

http://i.imgur.com/Gn2cJXOl.png

Quatro manômetros referente aos quatro cilindros. Ainda não descobri o que ele informa, mas vou fazer os testes essa semana.

http://i.imgur.com/5RorYWrl.png

Finalizando, pra quem gosta de fuçar nos seus carros e ter uma ideia do funcionamento dele, acho que vale e muito a pena adquirir o scanner e o aplicativo. Procure também se não existe o plugin para a montadora do seu carro. Isso vai completar mais ainda o seu aplicativo.

Vamos aos prós e contras que notei até agora:

Prós:
  • O Scanner (modelo mini) é barato e discreto. Custa em torno de R$ 60,00 no Mercado Livre. Tem no Ali Express também por um preço mais em conta.
  • O aplicativo Torque Pro custa míseros R$ 11,00. Pelo tanto que é útil acho que o valor é ridiculamente barato.
  • O aplicativo é absurdamente customizável. Você pode deixar ele exatamente do seu gosto através da configuração, download de pluguins, temas.
  • O idioma base é inglês, mas tem uma tradução para português de alguns termos.
  • Informa muito mais detalhes do que aqueles conhecidos do computador de bordo da grande parte dos carros.
Contras:
  • A aplicativo precisa do Bluetooth ligado e do GPS ao mesmo tempo. Logo, temos um alto consumo de bateria. Recomendo usar o app sempre com um carregador automotivo por perto pra você não ver sua bateria sendo drenada na mesma forma que um motor V8 consome gasolina.
  • O idioma principal é o inglês, mas temos a tradução para o português que ainda não está em 100%. Muita coisa está em inglês, então só dando um Google para saber o que aquele manômetro que você quer adicionar vai te informar.
  • Nem todos os manômetros vão funcionar no seu carro e alguns só baixando o plugin específico da montadora. Torça para alguém ter disponibilizado na loja de apps.
  • IMPORTANTE: Alguns dados serão confiáveis apenas se você usar o aplicativo SEMPRE que andar com o carro. Ex: nível de combustível no tanque, litros gastos e mais alguns outros. Basta pensar logicamente que alguns dados dependem da informação contínua. Se você andar um dia de carro sem ligar o app algumas medições vão para o brejo. Aquelas que são instantâneas não há o menor problema.
No mais é isso, galera. Espero que tenham gostado!

Até mais e um abraço!
Desculpe por desenterrar o tópico, mas tenho uma dúvida sobre o produto.
Tô pensando em comprar um modelo parecido de aparelho, só que é a versão que conectamos no PC. Coincidentemente também tenho o mesmo modelo de carro (Megane 1.6 que usam o motor k4m), através desse aparelho conseguimos apenas fazer a leitura dos dados da ecu, ou podemos edita-los e até mesmo resetar?
 
Desculpe por desenterrar o tópico, mas tenho uma dúvida sobre o produto.
Tô pensando em comprar um modelo parecido de aparelho, só que é a versão que conectamos no PC. Coincidentemente também tenho o mesmo modelo de carro (Megane 1.6 que usam o motor k4m), através desse aparelho conseguimos apenas fazer a leitura dos dados da ecu, ou podemos edita-los e até mesmo resetar?

Cara, até onde eu sei esse conjunto é apenas um brinquedinho e bem simples. Da pra ler os parâmetros e também apagar erros da injeção.

Tem um scanner próprio pra Renault que vende no ML, mas pelo fato de ser mais profissional, ele é mais caro.

Me fugiu o nome agora.
 
Cara, até onde eu sei esse conjunto é apenas um brinquedinho e bem simples. Da pra ler os parâmetros e também apagar erros da injeção.

Tem um scanner próprio pra Renault que vende no ML, mas pelo fato de ser mais profissional, ele é mais caro.

Me fugiu o nome agora.
Vou comprar mais pela curiosidade mesmo, e pra aprender pelo menos o básico, pois nesse meio o que mais tem é picareta e qualquer aprendizado já ajuda a diminuir os calotes :haha:
O meu tá com um problema na primeira partida do dia, geralmente fica rateando até a hora que esquenta mesmo abastecido com gasolina, mas isso é assunto pra outro tópico.
Assim que eu tiver ele em mãos (vai demorar pois vou comprar no Ali) posto mais informações por aqui.
 
Vou comprar mais pela curiosidade mesmo, e pra aprender pelo menos o básico, pois nesse meio o que mais tem é picareta e qualquer aprendizado já ajuda a diminuir os calotes :haha:
O meu tá com um problema na primeira partida do dia, geralmente fica rateando até a hora que esquenta mesmo abastecido com gasolina, mas isso é assunto pra outro tópico.
Assim que eu tiver ele em mãos (vai demorar pois vou comprar no Ali) posto mais informações por aqui.
uso todos os dias muito bom pra monitorar!
 
Comprei este produto mas não consigo conectar com meu Marea 1.8 16v. Ele vem com um CD com o ScanMaster-ELM e o Torque pro. Aparentemente o Scanmaster dá erro de protocolo e não conecta na ECU. O log acusa ELM327 v2.1. O Torque dá o mesmo erro ( não conecta com a ECU ). Fiquei com medo ao ler este tópico: http://incardoc.com/forum/default.aspx?g=posts&m=1370#post1370 ( post #24 ) e este vídeo ( que no meu caso dá "PROTOCOL UNKNOWN" na resposta quando conecta com a ECU e não mostra nada sobre o carro.

O MAC Address deste aparelho ( e do meu ) é
88 18 56 68 98 EB

Alguém sabe alguma coisa sobre isso?
 
Icemagno, pode ser por causa da versão da firmware, no meu carro por exemplo só funciona se for a V 1.5 o meu obd é igual o da foto do tópico. Comprei um do mesmo pra um amigo, vei a versão 2.1 testei no meu e não funcionou, abraços
 
Uso mas não todos os dias, é mais para monitorar as temperaturas mesmo :D
 
Olá, Fabio!

Agora é a minha vez de ressuscitar o tópico kkkk

Cara, gostaria de saber se tu conseguiu ler a informação do odômetro real do carro.

:)
 
Opa, boa noite a todos do grupo! Eu tenho iPhone. Pelo que entendi não existe o aplicativo pro para o iPhone? Possuo um Honda civic 2016 alguém sabe de algum aplicativo para tal? Ou plug In? Com este acessório podemos mexer na configuração do veículo?
 
Opa, boa noite a todos do grupo! Eu tenho iPhone. Pelo que entendi não existe o aplicativo pro para o iPhone? Possuo um Honda civic 2016 alguém sabe de algum aplicativo para tal? Ou plug In? Com este acessório podemos mexer na configuração do veículo?

No iPhone você tem que usar o adaptador ELM Wi-fi. Com o modelo Bluetooth não irá funcionar.
Quanto ao App, eu uso o DashCommand.
 
Boa tarde, estou querendo comprar um Scanner Automotivo Obd2 Wifi para Iphone, mas me surgiu a duvida, qual a diferença entre a versão 1.5 e a versão 2.1? Estou querendo usar no Golf 2010, Stilo 2003, Uno 2012 e Agile 2011, ira funcionar nesses carros. Obrigado.
 
Fala galera!

Hoje venho falar de duas coisas bem interessante pra vocês que curtem aplicativos, dispositivos bluetooth e carros.

Dias atrás comprei o Scanner Automotivo OBD2 ELM327 no Mercado Livre. Esse scanner, aliado com o aplicativo Torque Pro (Android apenas), transfere uma série de informações do seu carro para o seu celular. Isso mesmo!

Além daquelas dados do seu PC de bordo do carro já conhecidos, conseguimos saber também diversas informações a mais que antes jamais saberíamos. Apenas um mecânico conseguiria ter acesso, mas para isso você teria que levar o seu carro numa oficina.

Essa peça deve ser acoplada num plugue geralmente encontrado dentro da caixa de fusíveis do seu carro. As informações da ECU serão transferidas por aí.

Existe um passo antes de começarmos a usar o scanner, mas a configuração demandaria um texto maior ainda e como há um guia explicando como fazer isso dentro da caixa do aparelho, vou pular essa parte. Já adianto que não é nada muito difícil.

Enfim, na foto abaixo podemos ver o aparelho. Ele é bem pequeno e tem apenas uma forma de encaixe. Também possui alguns leds. Notei um vermelho (bluetooth) e um verde que fica piscando durante o funcionamento. Acredito piscar informando a leitura ou transferência dos dados.

scanner-diagnostico-automotivo-elm327-obd2-bluetooth-mini-18756-MLB20161005658_092014-O.jpg


Com o Scanner pareado com o seu celular, está na hora de partirmos para o aplicativo e fazermos a configuração inicial. Nessa parte, vamos fazer a criação do Perfil. Basicamente vamos informar ao Torque os dados do seu carro. Devemos criar um nome (eu coloquei o modelo do meu carro), a motorização, peso, capacidade do tanque. Nem preciso dizer o quanto essas informações são importantes, certo? Tente informar o máximo de dados para que o aplicativo funcione da forma mais fiel.

7rHs2GQl.png


Com o Perfil configurado, caímos nessa tela. É a tela inicial do aplicativo, na qual escolhemos para onde vamos. Se queremos entrar na leitura em tempo real dos dados, acessar o mapa, fazer um scanner da injeção em busca de erros (fantástico isso), testes e algumas coisas menos relevantes a mais que não couberam na foto. Não tive tempo ainda de testar tudo. A ansiedade em fazer o review foi maior.

Nessa mesma tela, se apertamos o botão de Menu do celular, podemos fazer uma série de configuração de funcionamento do Torque. Preferências Gerais, Temas, Pluguins (muito interessante), Gravação e Envio dos dados e mais uma série de coisa. Acho que não preciso entrar em detalhe sobre cada um deles porque ficaria algo muito grande.


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Vamos ao que interessa? queremos saber logo como o carro se comporta. Queremos saber o consumo médio, instantâneo e mais um moooonte de coisa legal. Agora é a hora que começamos a adicionar os manômetros na tela do celular. Para fazer isso, basta pressionar o dedo na tela e clicar em Adicionar Manômetros.
A próxima tela nos mostra todos os disponíveis. Tem de vários formatos e tipos e aí vai do seu gosto. Eu preferi os redondos e digitais pelo fato de achar que fica mais fácil a leitura.

r3WA9P5l.png


A quantidade de telas que você pode colocar é enorme. Eu tenho 6 telas preenchidas com manômetros do meu interesse. Isso é bem legal. Lembre-se que quanto mais você adiciona, mais pesadinho o aplicativo fica. Tenho um S3 rodando uma ROM Cyanogen Mod e notei um pequeno lag pêlo alto número de informação que eu quero que mostre.


Enfim, nas fotos abaixo podemos ver os manômetros que eu coloquei. O mais legal disso é que temos diversos temas disponíveis, basta baixar depois. Eu coloquei esse tema meio vermelho/âmbar para combinar com o painel do meu carro. Vou trocar depois porque cansa a vista.
Note que eles estão zerados porque eu tirei as prints com o carro desligado.
É legal lembrar também que é tudo customizável. Tamanho, nome, escala, etc.
Exemplo: ao adicionar o manômetro de velocidade, o nome padrão escrito no meio é de GPS Speed. Em um clique você consegue mudar o nome. No caso eu coloquei VELOCIDADE. Mudei também a escala de 0 até 160km/h. O padrão veio de 0 até 170km/h. Lembre-se novamente, é tudo customizável. Você move os manômetros para onde quer, qual tamanho quer, o nome dele e a escala numéria dentro dele. É sensacional!
Existe uma forma também de zerar os manômetros da mesma forma que zeramos alguns dados do pc de bordo do carro no caso de querermos uma medição durante uma viagem em específico.

EdlFCull.png


z3lAUivl.png


nPC2Wabl.png


Agora a cereja do bolo é um Plugin. No Market eu baixei um que se chama Advanced EX Renault. Basicamente é um plugin específico para Renault que vai informar algumas coisas a mais através da leitura da central, mas que não estão presentes na versão standard do aplicativo. A que eu mais gostei sem dúvida, mas que o gênio aqui ainda não testou, foi a leitura do Hodômetro Total do carro através da ECU. Isso é excelente pra você descobrir se a quilometragem total foi adulterada ou não. Eu descobri essa função no momento que escrevo esse texto e estou muito ansioso para fazer a verificação no meu carro.
Esse plugin também me informa a posição da TBI (Corpo de Borboleta) e também o MAF (mistura ar combutível). Sensacional, não?

Gn2cJXOl.png


Quatro manômetros referente aos quatro cilindros. Ainda não descobri o que ele informa, mas vou fazer os testes essa semana.

5RorYWrl.png


Finalizando, pra quem gosta de fuçar nos seus carros e ter uma ideia do funcionamento dele, acho que vale e muito a pena adquirir o scanner e o aplicativo. Procure também se não existe o plugin para a montadora do seu carro. Isso vai completar mais ainda o seu aplicativo.

Vamos aos prós e contras que notei até agora:

Prós:
  • O Scanner (modelo mini) é barato e discreto. Custa em torno de R$ 60,00 no Mercado Livre. Tem no Ali Express também por um preço mais em conta.
  • O aplicativo Torque Pro custa míseros R$ 11,00. Pelo tanto que é útil acho que o valor é ridiculamente barato.
  • O aplicativo é absurdamente customizável. Você pode deixar ele exatamente do seu gosto através da configuração, download de pluguins, temas.
  • O idioma base é inglês, mas tem uma tradução para português de alguns termos.
  • Informa muito mais detalhes do que aqueles conhecidos do computador de bordo da grande parte dos carros.
Contras:
  • A aplicativo precisa do Bluetooth ligado e do GPS ao mesmo tempo. Logo, temos um alto consumo de bateria. Recomendo usar o app sempre com um carregador automotivo por perto pra você não ver sua bateria sendo drenada na mesma forma que um motor V8 consome gasolina.
  • O idioma principal é o inglês, mas temos a tradução para o português que ainda não está em 100%. Muita coisa está em inglês, então só dando um Google para saber o que aquele manômetro que você quer adicionar vai te informar.
  • Nem todos os manômetros vão funcionar no seu carro e alguns só baixando o plugin específico da montadora. Torça para alguém ter disponibilizado na loja de apps.
  • IMPORTANTE: Alguns dados serão confiáveis apenas se você usar o aplicativo SEMPRE que andar com o carro. Ex: nível de combustível no tanque, litros gastos e mais alguns outros. Basta pensar logicamente que alguns dados dependem da informação contínua. Se você andar um dia de carro sem ligar o app algumas medições vão para o brejo. Aquelas que são instantâneas não há o menor problema.
No mais é isso, galera. Espero que tenham gostado!

Até mais e um abraço!
 
Olá amigos!! Alguém sabe qual (is) aplicativo possibilita a leitura da >> km real << gravada no módulo?
Grande abraço
 
Fala galera!

Hoje venho falar de duas coisas bem interessante pra vocês que curtem aplicativos, dispositivos bluetooth e carros.

Dias atrás comprei o Scanner Automotivo OBD2 ELM327 no Mercado Livre. Esse scanner, aliado com o aplicativo Torque Pro (Android apenas), transfere uma série de informações do seu carro para o seu celular. Isso mesmo!

Além daquelas dados do seu PC de bordo do carro já conhecidos, conseguimos saber também diversas informações a mais que antes jamais saberíamos. Apenas um mecânico conseguiria ter acesso, mas para isso você teria que levar o seu carro numa oficina.

Essa peça deve ser acoplada num plugue geralmente encontrado dentro da caixa de fusíveis do seu carro. As informações da ECU serão transferidas por aí.

Existe um passo antes de começarmos a usar o scanner, mas a configuração demandaria um texto maior ainda e como há um guia explicando como fazer isso dentro da caixa do aparelho, vou pular essa parte. Já adianto que não é nada muito difícil.

Enfim, na foto abaixo podemos ver o aparelho. Ele é bem pequeno e tem apenas uma forma de encaixe. Também possui alguns leds. Notei um vermelho (bluetooth) e um verde que fica piscando durante o funcionamento. Acredito piscar informando a leitura ou transferência dos dados.

scanner-diagnostico-automotivo-elm327-obd2-bluetooth-mini-18756-MLB20161005658_092014-O.jpg


Com o Scanner pareado com o seu celular, está na hora de partirmos para o aplicativo e fazermos a configuração inicial. Nessa parte, vamos fazer a criação do Perfil. Basicamente vamos informar ao Torque os dados do seu carro. Devemos criar um nome (eu coloquei o modelo do meu carro), a motorização, peso, capacidade do tanque. Nem preciso dizer o quanto essas informações são importantes, certo? Tente informar o máximo de dados para que o aplicativo funcione da forma mais fiel.

7rHs2GQl.png


Com o Perfil configurado, caímos nessa tela. É a tela inicial do aplicativo, na qual escolhemos para onde vamos. Se queremos entrar na leitura em tempo real dos dados, acessar o mapa, fazer um scanner da injeção em busca de erros (fantástico isso), testes e algumas coisas menos relevantes a mais que não couberam na foto. Não tive tempo ainda de testar tudo. A ansiedade em fazer o review foi maior.

Nessa mesma tela, se apertamos o botão de Menu do celular, podemos fazer uma série de configuração de funcionamento do Torque. Preferências Gerais, Temas, Pluguins (muito interessante), Gravação e Envio dos dados e mais uma série de coisa. Acho que não preciso entrar em detalhe sobre cada um deles porque ficaria algo muito grande.


o1OjcJ7l.png


Vamos ao que interessa? queremos saber logo como o carro se comporta. Queremos saber o consumo médio, instantâneo e mais um moooonte de coisa legal. Agora é a hora que começamos a adicionar os manômetros na tela do celular. Para fazer isso, basta pressionar o dedo na tela e clicar em Adicionar Manômetros.
A próxima tela nos mostra todos os disponíveis. Tem de vários formatos e tipos e aí vai do seu gosto. Eu preferi os redondos e digitais pelo fato de achar que fica mais fácil a leitura.

r3WA9P5l.png


A quantidade de telas que você pode colocar é enorme. Eu tenho 6 telas preenchidas com manômetros do meu interesse. Isso é bem legal. Lembre-se que quanto mais você adiciona, mais pesadinho o aplicativo fica. Tenho um S3 rodando uma ROM Cyanogen Mod e notei um pequeno lag pêlo alto número de informação que eu quero que mostre.


Enfim, nas fotos abaixo podemos ver os manômetros que eu coloquei. O mais legal disso é que temos diversos temas disponíveis, basta baixar depois. Eu coloquei esse tema meio vermelho/âmbar para combinar com o painel do meu carro. Vou trocar depois porque cansa a vista.
Note que eles estão zerados porque eu tirei as prints com o carro desligado.
É legal lembrar também que é tudo customizável. Tamanho, nome, escala, etc.
Exemplo: ao adicionar o manômetro de velocidade, o nome padrão escrito no meio é de GPS Speed. Em um clique você consegue mudar o nome. No caso eu coloquei VELOCIDADE. Mudei também a escala de 0 até 160km/h. O padrão veio de 0 até 170km/h. Lembre-se novamente, é tudo customizável. Você move os manômetros para onde quer, qual tamanho quer, o nome dele e a escala numéria dentro dele. É sensacional!
Existe uma forma também de zerar os manômetros da mesma forma que zeramos alguns dados do pc de bordo do carro no caso de querermos uma medição durante uma viagem em específico.

EdlFCull.png


z3lAUivl.png


nPC2Wabl.png


Agora a cereja do bolo é um Plugin. No Market eu baixei um que se chama Advanced EX Renault. Basicamente é um plugin específico para Renault que vai informar algumas coisas a mais através da leitura da central, mas que não estão presentes na versão standard do aplicativo. A que eu mais gostei sem dúvida, mas que o gênio aqui ainda não testou, foi a leitura do Hodômetro Total do carro através da ECU. Isso é excelente pra você descobrir se a quilometragem total foi adulterada ou não. Eu descobri essa função no momento que escrevo esse texto e estou muito ansioso para fazer a verificação no meu carro.
Esse plugin também me informa a posição da TBI (Corpo de Borboleta) e também o MAF (mistura ar combutível). Sensacional, não?

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Quatro manômetros referente aos quatro cilindros. Ainda não descobri o que ele informa, mas vou fazer os testes essa semana.

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Finalizando, pra quem gosta de fuçar nos seus carros e ter uma ideia do funcionamento dele, acho que vale e muito a pena adquirir o scanner e o aplicativo. Procure também se não existe o plugin para a montadora do seu carro. Isso vai completar mais ainda o seu aplicativo.

Vamos aos prós e contras que notei até agora:

Prós:
  • O Scanner (modelo mini) é barato e discreto. Custa em torno de R$ 60,00 no Mercado Livre. Tem no Ali Express também por um preço mais em conta.
  • O aplicativo Torque Pro custa míseros R$ 11,00. Pelo tanto que é útil acho que o valor é ridiculamente barato.
  • O aplicativo é absurdamente customizável. Você pode deixar ele exatamente do seu gosto através da configuração, download de pluguins, temas.
  • O idioma base é inglês, mas tem uma tradução para português de alguns termos.
  • Informa muito mais detalhes do que aqueles conhecidos do computador de bordo da grande parte dos carros.
Contras:
  • A aplicativo precisa do Bluetooth ligado e do GPS ao mesmo tempo. Logo, temos um alto consumo de bateria. Recomendo usar o app sempre com um carregador automotivo por perto pra você não ver sua bateria sendo drenada na mesma forma que um motor V8 consome gasolina.
  • O idioma principal é o inglês, mas temos a tradução para o português que ainda não está em 100%. Muita coisa está em inglês, então só dando um Google para saber o que aquele manômetro que você quer adicionar vai te informar.
  • Nem todos os manômetros vão funcionar no seu carro e alguns só baixando o plugin específico da montadora. Torça para alguém ter disponibilizado na loja de apps.
  • IMPORTANTE: Alguns dados serão confiáveis apenas se você usar o aplicativo SEMPRE que andar com o carro. Ex: nível de combustível no tanque, litros gastos e mais alguns outros. Basta pensar logicamente que alguns dados dependem da informação contínua. Se você andar um dia de carro sem ligar o app algumas medições vão para o brejo. Aquelas que são instantâneas não há o menor problema.
No mais é isso, galera. Espero que tenham gostado!

Até mais e um abraço!
 
Senhor Fabio_85,
o sensor MAF, mede a massa de ar, traduzindo p/ vc , o MAF mede a quantidade de ar ou se preferir o volume de ar que está passando naquele momento no corpo do sensor.
Pra isso o sensor mede a temperatura do ar admitido que está passando e cruza essa informação com a pressão do ar . Então ocorre uma variação da tensão(Volts) que é interpretada pelo módulo seguindo os parâmetros do fabricante do veículo. Então com mais outros dados de outros sensores, o módulo determina o tempo de injeção{quantas vezes a válvula de injeção(bicos) ou qual bico, deve abrir e fechar em função do PMS(ponto morto superior), esse tempo é medido em milissegundos.}
Dá um toque aí, cara, se achar que eu posso esclarecer alguma informação técnica.
 
Galera,

tenho um Agile LT 2010, rodo muito e tenho que ficar sempre ligado na mecânica do carro, meu mecânico e amigo, usa e me recomendou o ODB2 ELM327 V.1.5, no ali vc acha ele baratinho, mas todos que eu vi são com a ultima versão: 2.1, encontrei alguns com a versão 1.5, mas são bem mais caros.

Qual comprar ? 2.1 (R$15) ou 1.5 (R$26) ?
 
Galera,

tenho um Agile LT 2010, rodo muito e tenho que ficar sempre ligado na mecânica do carro, meu mecânico e amigo, usa e me recomendou o ODB2 ELM327 V.1.5, no ali vc acha ele baratinho, mas todos que eu vi são com a ultima versão: 2.1, encontrei alguns com a versão 1.5, mas são bem mais caros.

Qual comprar ? 2.1 (R$15) ou 1.5 (R$26) ?


A versao 1.5 diz ler mais protocolos. O meu chegou a tarde , comprei via ML e pra minha surpresa nao funciona . Não le a ECU nem a pau :bua::fuu: 60 reais jogados no lixo :vader::mesa:
 
Pessoal, alguém sabe como monitorar o torque do carro no aplicativo Torque pro? Eu sei que tem a opção de verificar a potência nas rodas, más no caso, ainda nao achei onde se verifica o torque.
 

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