• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[REVIEW] Teclado Corsair Raptor K30 (membrana)

Sparcow

know-it-all Member
Registrado
Fala galera, tudo tranquilo? Recentemente adquiri o teclado em questão e resolvi fazer um review do mesmo aqui pra galera.

Gostaria de começar esse review deixando claro que eu não tenho 1% do conhecimento sobre periféricos que o @wetto possui, fui inspirado pelos excelentes reviews dele e como verifique que ele não possui (ao menos por enquanto) uma avaliação deste teclado, vou tentar fazer o meu melhor.

Antes de tudo, minha ideia inicial era a de pular a parte de unboxing, até mesmo por que acredito que 99% dos teclados do mundo vêm do mesmo jeito, numa caixa sem muitas firulas, alguns manuais, talvez um CD e tudo dentro de uns sacos plásticos. Entretanto vou perder uns minutinhos para falar da caixa do Corsair K30. A minha primeira surpresa com esse teclado foi justamente com a caixa, pois vendo fotos de anúncios e vídeos de unboxing e reviews eu esperava receber do correio esta caixa aqui:
ch-9000043-na3_1.jpg


Porém recebi uma caixa diferente, esta aqui:
2ym7s6u.jpg


Como podem reparar, elas são bem diferentes. O nome “Raptor” desaparece (não há qualquer menção ao mesmo em qualquer parte da caixa ou manual, apenas aparece na etiqueta da parte de baixo do teclado), a logo da Corsair tradicional dá lugar à nova logo Corsair Gaming e o design geral é mais minimalista. Entretanto é possível reparar que há vários erros de tradução, o idioma português aparece em algumas partes, outras não. Por exemplo, na parte frontal não há qualquer frase em português:
2w6xut4.jpg


Já em uma das laterais há português, mas com erros/falhas de tradução (título em espanhol, texto em português):
zkhe1u.jpg


Mas o que importa mesmo é esse adesivinho na lateral:
2e165cl.jpg


E como podemos verificar na foto do teclado abaixo, ele É, de fato, um ABNT2, algo que pesou muito na minha escolha por este modelo.
2mhsva1.jpg


Design e construção

O Corsair Raptor K30 é um teclado gamer de membrana retroiluminado. O design geral é bastante sóbrio e sem “firulas” ou "extravagâncias" que vemos em muitos teclados gamer econômicos. O teclado é feito 100% de plástico. A parte superior é num tom de cinza metálico fosco, mas sem apresentar qualquer efeito de textura para tentar parecer alumínio ou aço escovado. O plástico da carcaça é de boa qualidade, o teclado apresenta um peso razoável e mesmo forçando, não há qualquer indício de torção/flexão. As teclas WASD e direcionais são pintadas no mesmo tom metálico da parte superior do teclado. As teclas seguem o estilo “flutuante”, que a essa altura é praticamente uma marca registrada dos teclados Corsair.
27yu98n.jpg


O cabo USB não possui qualquer malha trançada, é de plástico/borracha, porém é grosso (mais grosso que o cabo do meu mouse Logitech G302), o que acaba causando um forte efeito de “memória”, ou seja, ao dobrar o cabo ele tende a manter a forma. Sinceramente não me incomodo com isso, pois, via de regra, o teclado não precisa da liberdade de movimentação que um mouse requer por exemplo. O conector em si é vermelho (puxando para um tom bordô), possui um desenho de teclado (para facilitar a identificação atrás do PC) e não é “banhado a ouro” (coisa que pouco importa, sinceramente).
34xidl3.jpg


O cabo é fixo no teclado e não há qualquer outra conexão, seja USB ou de áudio no teclado.
14b7p5y.jpg


O K30 apresenta na sua extremidade esquerda, 6 teclas macro, que podem ser programadas em três perfis diferentes acionados pelas teclas M1, M2 e M3, localizadas na parte superior esquerda, nos dando um total de 18 macros. Junto a elas encontra-se a tecla MR, para gravar macros durante o jogo (sem precisar sair e recorrer ao software) e mais à direita a tecla de bloqueio da tecla Windows (que alguns fabricantes chamam de game mode).
2quni12.jpg


Já na porção superior direita temos a tecla para ajuste da intensidade da iluminação e as teclas de controles multimídia dedicadas, particularmente gosto disso pois facilita a operação com uma mão, não requerendo malabarismos para pressionar uma tecla Fn juntamente com outra para realizar determinada função (geralmente as teclas F6 a F12).
120mcyg.jpg


A parte inferior trás os pequenos insertos de borracha antiderrapante e os pezinhos de plástico comuns a todo Corsair, sem emborrachamento. Na superfície que eu uso o teclado, não tive problemas com deslizamentos.
jg4pwm.jpg

rtf33r.jpg

29dwvfr.jpg


Em minha opinião, o maior defeito da construção/design desse teclado é ele não vir com apoio de pulso.

Iluminação

Como já dito e visualizado em algumas das fotos anteriores, o K30 possui retroiluminação. A única cor disponível é a vermelha, sendo que as teclas redondas superiores possuem retroiluminação branca. Não há qualquer tipo de vazamento de luz por entre as teclas, sendo assim, somente os caracteres brilham e nada mais.
rrk0sj.jpg


Isso se deve ao fato de que todas as keycaps são fixadas em um encaixe individual, que se projeta para cima, parecendo um pequeno “vulcão” brilhando vermelho, mas que acabam isolando a luz, impedindo que ela “vaze” para as bordas da keycap e para o backplate do teclado:
xmpls6.jpg


A intensidade é, na minha opinião, no máximo razoável, para não dizer fraca. Ela pode ser ajustada em quatro níveis (desligado, 33%, 66% e 100%), sendo que, em minha opinião, só o 100% presta. Esse esquema dos “vulcões” para cada keycap faz com que apenas os raios luminosos que vêm de baixo cheguem a iluminar a keycap, como consequência, ao se olhar para o teclado em ângulo (e não diretamente acima dele) a intensidade da iluminação diminui, e em várias teclas a iluminação pode apresentar falhas, como pode-se ver na foto abaixo do Caps Lock:
29bzuiq.jpg


Isto não significa que a iluminação não presta, afinal, é totalmente possível visualizar as teclas no escuro (é pra isso que serve a iluminação a princípio, não?) e mesmo com a luz acesa as teclas brilham em vermelho, mas com certeza não é aquele teclado “abajur” que brilha forte e chega a iluminar objetos próximos. Pelo menos a distribuição da luz pelo teclado é bem uniforme, não há regiões sombreadas e a intensidade luminosa das teclas é bem constante, não há teclas brilhando demais, nem de menos (desconsiderando as teclas com defeito na iluminação total dos seus caracteres, claro). O lado bom é que com certeza não há risco do brilho do teclado incomodar à noite, porém o botão de controle de intensidade poderia se resumir a um “On/Off”, pois os níveis intermediários são fracos demais. Afora isso, apenas vale frisar que a logo da Corsair não é iluminada (na linha da Corsair poucos teclados possuem a logo brilhante aliás).
2ch9xte.jpg


Keycaps

Aqui infelizmente me falta conhecimento e experiência para avaliar com maior precisão, o que posso deixar registrado é que as keycaps são feitas em plástico transparente e apresentam pintura fosca vazada para permitir a saída de luz. A tinta preta é BEM fosca e é agradável ao toque, dando impressão de uma superfície quase "aveludada". Algo que achei interessante, parece que a parte superior das teclas recebeu algum tipo de pigmento acinzentado de leve que permite que o teclado seja plenamente usável quando apagado (em alguns teclados retroiluminados os caracteres “somem” com a iluminação apagada). Deixo abaixo duas fotos para ilustrar essa parte.
1z33tht.jpg


Teclado apagado: plenamente utilizável em ambiente iluminado, sem caracteres "desaparecendo":
29cuww9.jpg


Software

Tenho pouca experiência com softwares de teclados, o que posso falar do caso do Corsair é que ele é bastante simples, sem muitos recursos, basicamente serve para programar as macros (e de maneira não muito intuitiva), armazenar perfis e ajustar a iluminação. Achei ele pouco prático/intuitivo, precisando descobrir algumas funções e comandos por conta própria na base da “tentativa e erro”. Deixo abaixo os prints das três telas disponíveis.
Atribuição de macros:
1hdo1s.png


Gerenciamento de perfis:
i4qqvd.png


Opções de iluminação, fraquíssimo de recursos, mesmo com a barra deslizante só é possível ficar nas três intensidades (33%, 66% e 100%), o efeito único disponível é o de pulsar que pode ser mantido permanente ou apenas para quando o teclado ficar ocioso. A parte das teclas ali do lado esquerdo é só pra encher linguiça, uma vez que as teclas não são iluminadas individualmente, não permitindo qualquer customização nesse sentido.
2zfk9si.png


É gamer mesmo?


Com certeza! O anti-ghosting nele é muito bom e abrange muitas teclas. Não fiquei tirando prints de inúmeras combinações (até mesmo por que eu não consegui apertar tantas teclas e a tecla Print Screen ao mesmo tempo), mas deixo claro que todas as combinações mais usuais em jogos são possíveis, consegui registrar ao mesmo tempo as teclas Q, W, E, R, T, A, S, D, F, Z, X, C, V, Ctrl, Shift e Espaço. Também consegui acionar TODA a linha QUERTY (onde muitos teclados gamer de membrana mesmo com anti-ghosting acabam tendo problemas com as teclas T, Y ou O), essa sim consegui tirar print (na verdade foi até a tecla [, mas aí não conseguia tirar print por falta de dedos e a tecla Print Screen não funcionava, já que o anti-ghosting não é 100%):
20zqs2a.png


Enfim, com certeza não é um teclado de membrana comum com LEDs e macros para se chamar de gamer, o teclado possui sim uma matriz anti-ghosting e a mesma funciona muito bem.

Componentes internos


Essa parte POR ENQUANTO ficarei devendo. Ainda estou criando coragem para desmontar o teclado novo sem ter qualquer experiência com isso, mas pretendo desmontar e remontar umas cobaias em breve e logo pretendo adicionar essa parte ao review.


Conclusão

Aos meus destreinados olhos o teclado Corsair Raptor K30 pareceu um excelente teclado gamer de membrana. Ele aparenta ter uma construção sólida e tirando a parte da iluminação fraca tudo me pareceu muito bem planejado e construído. O anti-ghosting é eficiente e as teclas multimídia dedicadas são um ótimo recurso para se ter. As teclas de macro estão bem acessíveis e o teclado em si é bem confortável para digitar. O valor médio deste teclado é de R$ 230,00 a R$ 260,00, o que considero já num certo limite que se pode pagar por um teclado de membrana. Ao menos estamos diante de um teclado de membrana muito bom.

Pontos positivos:

- Layout ABNT2.

- Construção sólida.

- Anti-ghosting eficiente.

- 6 teclas macro e 3 perfis diferentes, totalizando 18 macros.

- Gravação de macros a qualquer momento sem depender unicamente do software.

- Teclas multimídia dedicadas.

Pontos negativos:

- Iluminação poderia ser melhor/mais intensa.

- Software merecia mais atenção, pouco intuitivo, nada user-friendly.

- Pelo preço, poderia vir com apoio de pulso.

- Diversos erros de tradução na embalagem (e já visto no software de outros modelos da Corsair) dão impressão de amadorismo/baixa qualidade.

---------------------------------------
EU, particularmente, estou bem satisfeito com o teclado. Se fosse dar uma nota? Entre os teclados de membrana com certeza um 8.5/10 (talvez 9/10?), para fechar o 10/10 faltou, em minha opinião, apoio de pulso, software melhor e mais intensidade na iluminação ou quem sabe opção de troca de cores.
 
Tenho um K50 há pouco mais de 1 ano.

Fortemente, não recomendo.

- Apoio de pulso fica marcado com o tempo e é muito difícil de limpar
- Algumas teclas estão difíceis de serem pressionadas, típico problema de teclado com membrana vagbundo
- Algum tempo atrás quase perdi o teclado, que do nada, deu pau no firmware, ficava piscando os leds NUN/CAPS/SCROLL sem parar e a ilumiinação/software não funcionavam mais. Depois de muito fuçar achei um tutorial grindo de um problema parecido com o K70 e com a ajuda de um note com windows XP consegui atualizar o firmware dele.

Ou seja, complicado esses problemas pra um teclado de 400 e poucos reais, q foi o q paguei na época. Me decepcionei bem com a Corsair depois q comprei esse teclado.
 
Tenho um K50 há pouco mais de 1 ano.

Fortemente, não recomendo.

- Apoio de pulso fica marcado com o tempo e é muito difícil de limpar
- Algumas teclas estão difíceis de serem pressionadas, típico problema de teclado com membrana vagbundo
- Algum tempo atrás quase perdi o teclado, que do nada, deu pau no firmware, ficava piscando os leds NUN/CAPS/SCROLL sem parar e a ilumiinação/software não funcionavam mais. Depois de muito fuçar achei um tutorial grindo de um problema parecido com o K70 e com a ajuda de um note com windows XP consegui atualizar o firmware dele.

Ou seja, complicado esses problemas pra um teclado de 400 e poucos reais, q foi o q paguei na época. Me decepcionei bem com a Corsair depois q comprei esse teclado.

Por isso considero a faixa dos 250 o limite pra se pagar num teclado de membrana, 400 reais eu vou num mecânico toda vida!
 
Gostaria de deixar uma duvida que na minha opinião enriqueceria a análise a tornando mais completa:
As teclas WASD e as SETAS são de boa qualidade, ou vc acredita que com o tempo elas vão se desgastando fazendo com que depois de muito tempo de uso elas "apaguem" sua tinta cinza?
(tenho um teclado com bordas cinza e depois de um tempo o usando essas bordas vieram a perder a cor ficando pretas, seria frustrante para mim pagar R$250 ne um teclado que suas principais teclas de uso serão a que mais corre risco de desgaste em perda de cor)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo