[Review] - X1950 XTX & 8800 GTX - em 2009

The Godfather

know-it-all Member
Registrado
Apresentação


Olá pessoal, estou com as duas placas paradas aqui então resolvi fazer alguns testes e lhes mostrar como estas placas já com um bom tempo de vída, lidam com jogos atuais em alta qualidade.

Lhes mostrarei como elas estão em 2009.

Primeiramente adianto que pela falta de tempo irei postanto pouco a pouco os testes conforme for fazendo-os.

Ja compilei uma tabela com os jogos e os níveis de qualidade que serão testados e irei preenchendo gradativamente com os resultados. A tabela facilita muito na hora de assimilar os resultados, ao invéz de SS com fraps ligado, que acaba sendo além de pesado, confuso. Gráficos ficarão de fora por enquanto pela falta de tempo hábil.



As Placas




X1950 XTX
miniXTX.png

A X1950XTX representou o ápice do R580, sendo a placa máxima equipada com o entitulado chip R580+, derivado do R580 presente na sua antecessora X1900XTX.

A principal diferença como sabem é a presença de memória GDDR4 de 0,9ns, estas, operando a 2GHz o que permite uma considerável elevação de clock.

A placa lançada em agosto de 2006, foi a resposta para a então placa topo de linha da nVidia - GeForce 7950GX2 - , esta por sua vez, em alguns testes ganhava e em outros perdia para a nova concorrente, na época era difícil dizer qual era melhor.

Mantendo a tecnologia superior a concorrente na época, a X1950XTX foi uma placa memorável, mas não um salto, sendo apenas uma X1900XTX equipada com memórias GDDR4.

A placa fechou a geração 2006 da ATI e foi a última da era directx 9, iniciado em 2002 com a Radeon 9700 PRO.




8800 GTX
miniGTX.png


Talvez um dos lançamentos mais aguardados da história das placas de vídeo, a 8800GTX deu o ar da graça em novembro de 2006, revolucionando o mercado.

A sucessora do G71, não só superou a placa da geração anterior em uma, mais em duas vezes em muitos testes da época.

Com uma arquitetura nova e revolucionaria, a placa certamente será lembrada por muitos anos. Sua arquitetura conseguiu ser ainda mais brilhante que o R580, possuindo um equilibrio fantástico que da frutos até os dias atuais, sendo uma placa linearmente inferior as atuais GT200, ao contrário das revisões G92 e G94 que em alta qualidade simplesmente desabam.

Só experimentando uma 8800 GTX e Ultra para saber como é equilibrada a placa, além disso com o advento do aguardado directx 10 e com a ajuda da sua eficiente equipe de marketing, a nvidia conquistou muitas vendas com sua nova geração.

A placa reinou absoluta por meses, em nenhum teste a então placa máxima da concorrente conseguia alcança-la, até o lançamento da 8800 Ultra em maio de 2007 que superou a irmã mais velha. Logo em seguinda veio a HD2900XT, que ainda não foi o suficiente para ultrapassar a concorrente mesmo após meses de espera.

O vivo, recurso muito presente nas gerações anteriores, ja não estava mais presente nas placas atuais, sendo a X1950XTX a últma equipada em série com o recurso que agora dava lugar a outros como o HDMI nativo e recursos de decodificação de vídeo ainda mais aprimorados.

Ambas as pl\cas apesar de próximas na linha do tempo, representam duas gerações diferentes, uma como o supra sumo do directx 9 e a outra como um projeto praticamente perfeito e equilibrado.




Fotos


08012009194copy.jpg



02032009327copy.jpg





Testes



O nível de qualidade foi definido tento em mente o mínimo de interferencia do cpu, mantendo-se a jogabilidade, então as resoluções usadas serão 1680x1050 e 1920x1200 com e sem Anti Aliasing com 4 amostras. Resolução menores foram descartadas, além de estarem desaparecendo gradativamente, nalguns testes a possibilidade de interferencia do cpu no desempenho das placas é maior.

Todos os jogos foram testados em configuração de qualidede máxima permitida, exceto o GRID que foi selecionado a opção "high" no menu inicial de graficos.

Todos os testes serão realizados com as placas em stock. Mas futuramente haverão testes com elas em overclock

Foi usado o windows XP SP3 provido dos drivers mais atuais para as duas placas, o Catalyst 9.2 e o Forceware 182.06.

Todos os jogos providos com as últimas atualizações e patchs assim como os benchmarks sintéticos.




Especificações das placas de vídeo testadas


tabelacopy.png





Configuração usada o teste:



* Processador: Core 2 Quad Q6600 @ 3,2GHz
* Placa Mãe: ECS P45T-A
* Memórias: 2x 2GB DDR2 @ 900MHz
* HD: Seagate 250GB SATA 3G
* Fonte: Satellite SL 8600 600w
* Placas de vídeo: PowerColor Radeon X1950XTX & MSI GeForce 8800GTX OC




Resultados




tabelafinal2-2.png

* Não foi possível executar o Assassin's Creed em 1920x1200 com 4xAA na X1950XTX
* Over realizado nas placas foi de 635 GPU / 1568 Shaders / 2120 Mem na 8800GTX e 700 GPU / 2200 Mem na X1950XTX
 
Bela iniciativa, pode servir de comparativo pra muita gente que tem duvidas sobre essas excelentes placas que hoje já são quase vovós no ramo, mas que da muito caldo pro feijão ainda, batendo muita solução mid atual.
 
Bela iniciativa!!! Tô no aguardo pra ver o restante das tabelas preenchido! :yes:
 
Gostei da iniciativa também...aguardando os resultados.
 
muito show mesmo ! no aguardo do resultados !
 
Q legal!
Olha, uso Nvidia mas sempre achei as placas da ATI mto mais bonitas! Essa X1950 XTX é linda!
Voltando ao teste, a 88GTX ainda da um bom caldo pelo visto hein! Até a X1950 moderando na resolução deve segurar bem os games.
Parabens pela iniciativa! ;)
 
Muito linda a X1950XTX, foi uma das placas mais lindas ja feitas, um dia ainda vou ter uma hehehehehehe.
 
Boa iniciativa cara, muito boa mesmo.

Não sei já teve a idéia ou se tem como fazer, mas já pensou em adicionar alguma placa atual? Apenas pra título de comparação.

Tenho uma 88Ultra e digo: jogo tudo que gosto (COD4/5, GRID, CoH) e que quero sempre com todas as configurações no máximo e na máxima resolução do meu monitor (1680x1050) e não troco por outra tão cedo.

Mais uma vez, boa cara.

[]'s

FUI
 
eu tenho vários resultados de vgas que passaram por aqui, 4870X2, 8800GTS G80, G92, 9800GTX, etc... mas são com drivers e configurações diferentes, por isso deixei só essas.

Mas se alguem tiver um quad a 3,2 e usar os mesmos drivers, pode me mandar que eu adiciono ao comparativo sem problemas.

abraços

Pow... boa heim...

Se tivesse uma atual, eu ajudava

Portanto: galera ajudem ai ;)

[]'s

FUI
 
boa , e ainda tem gente que acha que as "vóvós" nao tem folego para rodar os games, como disseram a XTX maneirando na resolução segura numa boa, e ainda e bom ver que o g80 continua imortal :lol:
 
poutz, 88GTX, pra mi, ainda é sonho de consumo, com certeza.
uma placa fortíssima em altas resoluções, com AA, AF e tudo, só peca por ser esquentadinha, em 90nm...

se eu tivesse o dinheiro, comprava uma sem exitar!
bate ainda em muita placa nova, 9800GT, HD4830 e outras.
 
Bate mesmo, ja até falei aqui tempos atraz, quando tinha uma 4850, ela fazia menos que essa 8800GTX, semanas depois tive oportunidade de pegar uma 9800GTX, testei por 1 dia só, mas também no geral rende menos.

A XTX como falaram é uma boa placa ainda hoje, problema maior é o consumo alto, além de esquentar bem. A parte boa é o vivo de qualidade muito boa, melhor que algumas placas de captura mais simples.
 
eu acredito que a gtx e a ultra redem bem ( ate hoje) por dois motivos, os 24 rops e seus 384 bits que fazem a diferença qdo se aumenta a resolução e os filtros, eu nao tenho problema algum em rodar qualquer game em full hd com filtros ativos o "problema" do g80 que incomoda um pouco e pq ele e meio esquentadinho :lol:, nada que um malory nao resolva :lol:, otimo topico !!!
 
exatamente, 24 rops e 384bits, isso e os outros atributos deixava minha antiga ultra ligeiramente atraz da 260 192, fiquei impressionado quando peguei a 260, imaginava uma grande diferença, e na verdade foi bem pequena. O modelo que usava era da MSI com 630 de core em stock, usava no dia-a-dia em 675 e memórias a 2,3. Talvez o modelo XXX que tinha 675 de core, @ 715 ja dava pra pegar a 260.
 
Caraca, X1K mandando bem pacas!

Metade ou mais do desempenho dessa 8800GTX!!

Show os testes... servem pra mostrar que a serie X1K ainda nao esta morta não.
 
exatamente, 24 rops e 384bits, isso e os outros atributos deixava minha antiga ultra ligeiramente atraz da 260 192, fiquei impressionado quando peguei a 260, imaginava uma grande diferença, e na verdade foi bem pequena. O modelo que usava era da MSI com 630 de core em stock, usava no dia-a-dia em 675 e memórias a 2,3. Talvez o modelo XXX que tinha 675 de core, @ 715 ja dava pra pegar a 260.

Tens ainda os dados do teste com a 260? Quais jogos usou? Fiquei curioso agora... ehehehe
Se eu tiver um dos jogos em casa, eu testo para comparar.
[]'s

FUI
 
Tens ainda os dados do teste com a 260? Quais jogos usou? Fiquei curioso agora... ehehehe
Se eu tiver um dos jogos em casa, eu testo para comparar.
[]'s

FUI


na época foi no olhometro mesmo, a sensação de estabilidade era proxima em ambas, mas cheguei a fazer alguns poucos testes extremos.

no grid, pista de san francisco com 16x QCSAA em 1680x1050 com a ultra a 675 no core e 2,3 ghz nas memórias, rodando o fraps por 1 minuto, conseguia 38,1 FPS de média.

o mesmo teste com a 260 em stock conseguia 40,3 FPS de média.

No crysis 1.21 usando gpu benchmark em dx9 high @ 1920x1200 com 4xAA na ultra conseguia 34,9 FPS de média, ja na 260 stock fazia 38,5.

Os testes eram feitos usando o Q6600 a 3 GHz, se tiver esses aí, e puder, poste o desempenho das suas ultras

abraços
 
show heinnnn, elas se sairam muito bem nos testes, isso prova que as versões mais antiginhas dão muito caldo ainda ;D
 
Pode deixar que eu postarei ou mandarei para ti qdo chegar em casa, nao tive tempo de desfrutar do SLi de ultra, que redem muito mesmo, vi o "pode" desse sli no COD4 e no crysis , nao tive tempo de testar mais ate pq tive que viajar e tambem tenho que trocar de gabinete ( o meu virou um forno) , mas te adianto que rende muito esse sli sendo empurrado pelo core i7
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo