ROG STRIX-GTX1080TI 11G OC + KRAKEN NZXT X41

Lucas Espindola

New Member
Registrado
Olá pessoal tudo bem?

preciso de uma ajuda, tenho uma Strix 1080ti 11g oc e ela tem uma boa temperatura, normalmente ela não passa de 72ºc em full load, porém meu gabinete é um NZXT H440 e quando a placa está executando em full load percebo que a temperatura do gabinete aumenta demais e chega a esquentar o acrílico lateral do gabinete, isso se deve ao fato do dissipador da VGA distribuir um pouco do ar quente dentro do gabinete, embora as fans stock do h440 serem boas a lateral sempre esquenta.

Após uma breve pesquisa comprei um NZXT X41 e um adaptador Kraken G12 e eles estão a caminho. Adquiri estas peças pensando em melhorar essa dissipação do ar quente o que ajudaria na temperatura ambiente do gabinete, porém comecei a me preocupar pelo fato do G12 não ter dissipador nos VRM's apenas uma fan soprando diretamente.

Essa 1080ti tem uma carenagem que pressiona as fitas thermal pad nas memórias, mas nos vrms não tem nada.

O que vocês acham dessa situação, compensa instalar o G12 e o X41 nessa VGA, não há risco de danificar os outros componentes? estou um pouco arrependido da compra mas qualquer coisa posso remanejar o X41 para o processador (Intel i7 7740x) já que o watercooler seidon 240m dele está no final de sua vida útil.

Aguardo Opiniões, estou muito inseguro quanto a essa troca de refrigeração da placa. Não gosto de ficar mexendo muito porque ela me custou um rim (rsss) e eu não tenho garantia (moro da divisa com o PY)

Outro fato que tem incomodado é a backplate dela, que também esquenta, estranhei porque eu tinha uma Zotac Gtx 970 Amp! Extreme Core Edition e a backplate não esquentava ou eu nunca percebi.

vlw pessoal
 
Última edição:
Essa temperatura em full está dentro do normal, acho que não valeria apena se preocupar.

Já tentou retirar as plaquinhas traseiras dos slots pci e os suportes de HD que ficaram sem uso?
Creio que isso ajude um pouco mais na ventilação e ajude o ar quente da placa de vídeo sair.

Se não me engano eles usam parafusos de dedo, fáceis de serem removidos.
Só guarde bem essas peças para um dia precisar ou quiser passar o gabinete para frente.
 
De acordo com os testes deste vídeo, a temperatura dos componentes caiu com o kraken G12. Ele fez o teste com uma EVGA que tem sensores extras nesses componentes. Acredito que com o dissipador original, o fluxo de ar para os componentes fica obstruído e o fan do kraken G12 que fica diretamente acima e sem obstruções acaba funcionando melhor.

De todo modo, se não passava de de 72ºC e o problema era somente os demais componentes do PC aquecendo, acho que seria mais eficiente e barato colocar 5 fans de 140mm com alto fluxo de ar no gabinete.

 
tenho a mesma placa que você com temp ambiente de 33 graus, a minha em full load nao passa dos 64 65 graus, como o amigo disse acima creio que um gabinete com um bom fluxo de ar já melhore muito o problema, aqui eu tenho um project 7 com fans corsair ML pro e to bem satisfeito com as minhas temp.
 
De acordo com os testes deste vídeo, a temperatura dos componentes caiu com o kraken G12. Ele fez o teste com uma EVGA que tem sensores extras nesses componentes. Acredito que com o dissipador original, o fluxo de ar para os componentes fica obstruído e o fan do kraken G12 que fica diretamente acima e sem obstruções acaba funcionando melhor.

De todo modo, se não passava de de 72ºC e o problema era somente os demais componentes do PC aquecendo, acho que seria mais eficiente e barato colocar 5 fans de 140mm com alto fluxo de ar no gabinete.



Olá DP Sousa obrigado pelo retorno, vi o vídeo que mencionou e achei muito interessante essa vga ela lembra muito a minha. Vou analisar a situação porque de qualquer forma já comprei o NZXT X41 e se não for usar na VGA posso remanejar para o meu I7 7740X, agradeço sua ajuda e foi muito esclarecedor, principalmente em saber que não precisa obrigatoriamente adicionar os dissipadores vrm para ter uma boa refrigeração, pois o fan do G12 da conta do recado. obrigado pela ajuda.

tenho a mesma placa que você com temp ambiente de 33 graus, a minha em full load nao passa dos 64 65 graus, como o amigo disse acima creio que um gabinete com um bom fluxo de ar já melhore muito o problema, aqui eu tenho um project 7 com fans corsair ML pro e to bem satisfeito com as minhas temp.

Wolfs é uma ótima sugestão também, se eu não for utilizar G12 + x41 na VGA vou adquirir novas fans. Atualmente removi todas as gavetas do h440 mas a vga é muito grande, ela praticamente divide o gabinete em dois na horizontal, se for ocorrer essa situação de comprar fans talvez eu volte pro meu gabinete antigo NZXT phanton 630 fulltower que tinha um ótimo fluxo de ar, só faltava um cover pra fonte e cabos. obrigado pela ajuda!
 
Só mais uma dica, não vai valer pra você porque já tá comprado, mas vale pra outros que lerem o tópico: quando for escolher o watercooler pra usar com o Kraken G10 ou G12 pra resfriar GPU é sempre bom escolher o mais barato, porque as GPU são muito mais fáceis de resfriar do que CPU. Atualmente a opção mais barata é o Corsair H55 (229,00 na Pichau), que tem boa garantia e embora seja fraco pra CPU é mais que suficiente pra GPU.
 
Só mais uma dica, não vai valer pra você porque já tá comprado, mas vale pra outros que lerem o tópico: quando for escolher o watercooler pra usar com o Kraken G10 ou G12 pra resfriar GPU é sempre bom escolher o mais barato, porque as GPU são muito mais fáceis de resfriar do que CPU. Atualmente a opção mais barata é o Corsair H55 (229,00 na Pichau), que tem boa garantia e embora seja fraco pra CPU é mais que suficiente pra GPU.

Olá DPSouza, aproveitando sua resposta, você sabe se o X41 aguenta um I7 7740x, atualmente tenho um seidon 240m e ele ta meio zuado, porcas expanadas, barulho estranho na bomba, vida útil acabando....

o que me diz? tava pensando em jogar o x41 nesse processador
 
Sinceramente, não sei... O Hardware Canucks tem um review do X41 que tem o Seidon 240 na comparação. A julgar pelo teste deles, o X41 deve ter um desempenho levemente pior que o Seidon, mas se colocar 2 fans em push/pull, o desempenho fica idêntico.

http://www.hardwarecanucks.com/foru...aken-x61-x41-liquid-cpu-coolers-review-7.html

Mas como o seu Seidon já tá apresentando problemas, pode ser que o desempenho também já tenha degradado e o X41 talvez já deve se sair melhor mesmo com um só fan.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo