• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Roteadores Asus - Firmware Oficial e Merlin

Agora eu não sei, eu não uso o fw da asus desde que comprei ele.
Acho que a Asus com fw original não deve ter SNMP.

o demo online não tem.
http://demoui.asus.com/Advanced_OperationMode_Content.asp

É que eu insteli o https://www.librenms.org/ para ficar monitorando o meu NAS(que estou vendendo link), e fui ativar no roteador tb para ficar monitorando ele, e deu esses erros.

Bom, eu desativei o SNMP no roteador e esta tudo ok.

Se vc não usa o firmware da asus desde que comprou ele, será então que não foi o merlin quem tirou essa opção do idioma?

Quanto a demo, é de outro roteador e é uma versão mais antiga, portanto poderia afetar a possibilidade de ter ou não essa funcionalidade rsrs. Será?
 
Se vc não usa o firmware da asus desde que comprou ele, será então que não foi o merlin quem tirou essa opção do idioma?

Quanto a demo, é de outro roteador e é uma versão mais antiga, portanto poderia afetar a possibilidade de ter ou não essa funcionalidade rsrs. Será?

Será que o Merlin ia mudar o código das primeiras configurações do roteador?
O foco dele é mais em implementar outras opções .

Pode até ser, mas para tirar a duvida teria que instalar o fw original e fazer reset para ver se dica em chinês.

Eu levei quase uma hora para deixar com as minhas configurações depois que dei reset.

Se alguém tiver este modelo e quiser fazer este teste, eu agradeço.

Sem tempo e saco para fazer nessa semana. risos.
 
@xShARkx achei, a caga*da é por parte da Asus mesmo, Merlin não mudou a linguagem.

https://www.snbforums.com/threads/b...ta-is-now-available.44438/page-13#post-380908
Asus enforces some languages for specific regions, presumably to limit grey market sales. I know for instance this used to be the case for JP (I removed that limitation a few years ago). There might be other regions being language-locked as well, or previously unlocked regions might possibly be locked down again with closed source dhanges.

O Merlin até iria mudar isso, mas agora é codigo fechado essa parte do fw.
 
Meu código de linguagem.

2_C5_A4_AB4-9_ED1-4_BE3-9486-098_BDA689_FC6.jpg

 
Merlin já respondeu.

13157172-3_A4_D-471_A-_B621-_D6_ED07_F8_EB0_C.jpg
 
Será que o Merlin ia mudar o código das primeiras configurações do roteador?
O foco dele é mais em implementar outras opções .

Pode até ser, mas para tirar a duvida teria que instalar o fw original e fazer reset para ver se dica em chinês.

Eu levei quase uma hora para deixar com as minhas configurações depois que dei reset.

Se alguém tiver este modelo e quiser fazer este teste, eu agradeço.

Sem tempo e saco para fazer nessa semana. risos.
 
@xShARkx achei, a caga*da é por parte da Asus mesmo, Merlin não mudou a linguagem.

https://www.snbforums.com/threads/b...ta-is-now-available.44438/page-13#post-380908


O Merlin até iria mudar isso, mas agora é codigo fechado essa parte do fw.
 
Meu código de linguagem.

2_C5_A4_AB4-9_ED1-4_BE3-9486-098_BDA689_FC6.jpg



Complicado hein! Lendo o forum ai, parece que alguns dizem que a tendencia é a asus tornar mais e mais closed source o firmware dela.... Ai complica hein, ainda mais se eles decidirem de vez travar a parada da região e com isso impedindo de mudar a lingua para outra, além do chines!

"There might be other regions being language-locked as well, or previously unlocked regions might possibly be locked down again with closed source dhanges."

Ele disse aqui que "Podem existir outras regiões recebendo a trava de idioma também, ou regiões anteriormente destravadas, possivelmente sendo travadas novamente devido ao closed source"

Porém, ele não parece afirmar com 100% de certeza! Que esse é o caso! Não li aquele tópico todo, porém, alguém já questionou ele, se ele não pode dar uma olhada nisso?

E a parte do SNMP que você está tendo erros, pelo que eu vi, é experimental ainda! Pelo menos é baseado em um codigo experimental da asus rsrs

XwOdjto.png
 
Última edição:
@opolones obrigado por avisar... pena o meu ainda nem deu as caras no Brasil (pelo meno no rastreio), deve estar no limbo ainda kkkk

Só pra entender melhor, chegando meu roter e eu atualizando para a ultima versão do firmware, terei inicialmente somente o idioma em chines? (pela região que comprei)

É possível a mudança pela configuração?

Valeu!!!
 
@opolones obrigado por avisar... pena o meu ainda nem deu as caras no Brasil (pelo meno no rastreio), deve estar no limbo ainda kkkk

Só pra entender melhor, chegando meu roter e eu atualizando para a ultima versão do firmware, terei inicialmente somente o idioma em chines? (pela região que comprei)

É possível a mudança pela configuração?

Valeu!!!

Sim, basicamente, quanto tu resetar o roteador, ou a primeira vez que ligar ele, vai aparecer em chinês e na tela inicial de configuração não tem como mudar mais antes de fazer a primeira configuração! Portanto só depois, é que você consegue mudar! O que estamos discutindo aqui, é a possibilidade de que a asus finalmente travar isso e não permitir outra língua a não ser a chinesa de roteadores que vem da china rsrs! Porque eles já estão mudando essa questão do idioma, pois antes tinha como na tela inicial fazer a alteração de idioma antes de se fazer a primeira configuração...

Eles querem sabotar a vendas dos roteadores vindos da china porque são mais baratos, ai é muita gente comprando e importante, o que acaba prejudicando os revendedores dos países de cada um!
 
Complicado hein! Lendo o forum ai, parece que alguns dizem que a tendencia é a asus tornar mais e mais closed source o firmware dela.... Ai complica hein, ainda mais se eles decidirem de vez travar a parada da região e com isso impedindo de mudar a lingua para outra, além do chines!

"There might be other regions being language-locked as well, or previously unlocked regions might possibly be locked down again with closed source dhanges."

Ele disse aqui que "Podem existir outras regiões recebendo a trava de idioma também, ou regiões anteriormente destravadas, possivelmente sendo travadas novamente devido ao closed source"

Porém, ele não parece afirmar com 100% de certeza! Que esse é o caso! Não li aquele tópico todo, porém, alguém já questionou ele, se ele não pode dar uma olhada nisso?

E a parte do SNMP que você está tendo erros, pelo que eu vi, é experimental ainda! Pelo menos é baseado em um codigo experimental da asus rsrs

XwOdjto.png

SNMP esta bem zuado mesmo, ja desativei.

Faz tempinho que a Asus vem cada vez mais fechando o seu codigo fonte, o Merlin mesmo ja falou que não sabe ao certo o futuro do firmware dele, por causa dessa nova política da Asus.

De qualquer jeito, os roteadores da Asus tem um ótimo hardware e um bom firmware.
Se um dia o fw do Merlin tiver que ser parado por causa da Asus ou por ele mesmo(ele é o único desenvolvedor do fw dele), a gente vai ter que manter fw antigo ou perder as opções dele e migrar para o fw estoque.

Essa trava de início por região é chata mesmo, mas acredito que no firmware em si ainda vai deixar escolher o idoma, ja que inúmeros roteadores tem pelo menos o inglês como base.

O meu roteador quando veio ele tinha todos os idiomas para selecionar na primeira instalação.


@opolones obrigado por avisar... pena o meu ainda nem deu as caras no Brasil (pelo meno no rastreio), deve estar no limbo ainda kkkk

Só pra entender melhor, chegando meu roter e eu atualizando para a ultima versão do firmware, terei inicialmente somente o idioma em chines? (pela região que comprei)

É possível a mudança pela configuração?

Valeu!!!

Quando chegar, acredito que terá ainda o idioma para escolher na configuração inicial, depois quê você fazer a configuração inicial, ele vai lembrar o idioma que escolher.

Depois pode fazer o update do fw que ele ainda vai manter o idioma escolhido.
Acredito que só vire chinês se zerar o roteador, como eu fiz.

Se virar chinês, depois de passar a configuração inicial vc escolhe o idioma que quiser, o susto é só no começo.
 
Será que se usar o aplicativo para smartphone da Asus, o asus icloud, não de para fazer a configuração inicial em inglês?
 
Errei o nome, é asus router app.

https://www.asus.com/asus-router-app/
 
Sim, basicamente, quanto tu resetar o roteador, ou a primeira vez que ligar ele, vai aparecer em chinês e na tela inicial de configuração não tem como mudar mais antes de fazer a primeira configuração! Portanto só depois, é que você consegue mudar! O que estamos discutindo aqui, é a possibilidade de que a asus finalmente travar isso e não permitir outra língua a não ser a chinesa de roteadores que vem da china rsrs! Porque eles já estão mudando essa questão do idioma, pois antes tinha como na tela inicial fazer a alteração de idioma antes de se fazer a primeira configuração...

Eles querem sabotar a vendas dos roteadores vindos da china porque são mais baratos, ai é muita gente comprando e importante, o que acaba prejudicando os revendedores dos países de cada um!

Entendo, pois é, se esse é o começo, a partir de agora precisamos ficar espertos quanto as novas atualizações, downgrade é fácil de fazer em router asus?


SNMP esta bem zuado mesmo, ja desativei.

Faz tempinho que a Asus vem cada vez mais fechando o seu codigo fonte, o Merlin mesmo ja falou que não sabe ao certo o futuro do firmware dele, por causa dessa nova política da Asus.

De qualquer jeito, os roteadores da Asus tem um ótimo hardware e um bom firmware.
Se um dia o fw do Merlin tiver que ser parado por causa da Asus ou por ele mesmo(ele é o único desenvolvedor do fw dele), a gente vai ter que manter fw antigo ou perder as opções dele e migrar para o fw estoque.

Essa trava de início por região é chata mesmo, mas acredito que no firmware em si ainda vai deixar escolher o idoma, ja que inúmeros roteadores tem pelo menos o inglês como base.

O meu roteador quando veio ele tinha todos os idiomas para selecionar na primeira instalação.




Quando chegar, acredito que terá ainda o idioma para escolher na configuração inicial, depois quê você fazer a configuração inicial, ele vai lembrar o idioma que escolher.

Depois pode fazer o update do fw que ele ainda vai manter o idioma escolhido.
Acredito que só vire chinês se zerar o roteador, como eu fiz.

Se virar chinês, depois de passar a configuração inicial vc escolhe o idioma que quiser, o susto é só no começo.

Legal, já sei o que fazer caso precise zerar o roteador...
Tenho certo receio em atualizar firmware, pois transformei meu Archer C9 em peso de papel por 2 meses, tive que estudar esse tempo de morte dele para ver como revive-lo, tive que comprar uma interface usb x seria , soldar uns pinos na placa do roter para rodar o software com o firmware padrão, meu roter é V2, só achei coisas de V1, demorei 1 mês para descobrir que um dos fios da interface era trocado da versão 1 para a versão 2 (meu caso), mas consegui reviver ele, porém com firmware da versão 1...
 
Eu acho que nunca a Asus vai travar em um único idioma o firmware dela, a muitos anos o sistema tem inúmeros idiomas no painel principal, o maximo que ela pode fazer é na configuração inicial, como ela fez com os roteadores da china, mas como eu disse, acredito que pelo app mobile isso se resolva fácil.

Peço o favor para os colegas que forem receber esse roteadores em breve, fazer o update de firmware e depois resetar para padrões de fábrica e ver se pelo app mobile ta para configurar de boa.


Saiu beta novo, pensando em atualizar aqui. :thinking:

384.4 (xx-xxx-2018)
- NEW: Merged with GPL 384_20379 (with some binary components
from 382_50010 and 384_20308 depending on models)
- NEW: Added support for the RT-AC5300.
- NEW: Added support for the RT-AC87U.
- NEW: Added IPSEC support to the RT-AC86U.
- CHANGED: Tightened security around some config files.
- CHANGED: Allow guest networks settings for AP isolation
and SSID broadcast to be set separately from
their parent interface (John Bacho)
- CHANGED: Samba protocol support can now be set to
SMBv1, SMBv2, or SMBv1 + SMBv2 (the new default).
This will result in a performance drop on all
models but the RT-AC86U, but will be more secure.
Ideally, people should change it to SMBv2 only,
and then reboot all their client devices to start
using only the new protocol.
- FIXED: Resetting an OpenVPN client to default settings
might revert back after a reboot.
- FIXED: log flood from lldpd about "unable to send packet
on real device" (moved to debug level)
- REMOVED: Telnet server. Please use SSH for console-based
management.
- REMOVED: Disabled SNMP support on the RT-AC86U (incompatible)


@xShARkx veja ai a última linha, foi removido o SNMP.
 
Eu acho que nunca a Asus vai travar em um único idioma o firmware dela, a muitos anos o sistema tem inúmeros idiomas no painel principal, o maximo que ela pode fazer é na configuração inicial, como ela fez com os roteadores da china, mas como eu disse, acredito que pelo app mobile isso se resolva fácil.

Peço o favor para os colegas que forem receber esse roteadores em breve, fazer o update de firmware e depois resetar para padrões de fábrica e ver se pelo app mobile ta para configurar de boa.


Saiu beta novo, pensando em atualizar aqui. :thinking:

384.4 (xx-xxx-2018)
- NEW: Merged with GPL 384_20379 (with some binary components
from 382_50010 and 384_20308 depending on models)
- NEW: Added support for the RT-AC5300.
- NEW: Added support for the RT-AC87U.
- NEW: Added IPSEC support to the RT-AC86U.
- CHANGED: Tightened security around some config files.
- CHANGED: Allow guest networks settings for AP isolation
and SSID broadcast to be set separately from
their parent interface (John Bacho)
- CHANGED: Samba protocol support can now be set to
SMBv1, SMBv2, or SMBv1 + SMBv2 (the new default).
This will result in a performance drop on all
models but the RT-AC86U, but will be more secure.
Ideally, people should change it to SMBv2 only,
and then reboot all their client devices to start
using only the new protocol.
- FIXED: Resetting an OpenVPN client to default settings
might revert back after a reboot.
- FIXED: log flood from lldpd about "unable to send packet
on real device" (moved to debug level)
- REMOVED: Telnet server. Please use SSH for console-based
management.
- REMOVED: Disabled SNMP support on the RT-AC86U (incompatible)


@xShARkx veja ai a última linha, foi removido o SNMP.

Sim, verdade rsrsr
 
Instalei o beta 384.4_beta1 no ac86u e não esta funcionando a VPN por IPSEC, ele tenta conectar e não consegue.
De qualquer jeito, openvpn continua firme e forte.
 
Peguei no frete switzerland com rastreio! O br-express estava dando muito caro na minha opinião! Ainda mais porque eu estava pegando com seguro!

Alguma notícia de seu roteador? chegou no Brasil já?

Aqui nem apareceu ainda no rastreio dos correios, ultimo registro que teve foi a saída da suíça para brasil em 11/01/18.... Tá foda essa demora...
 
Alguma notícia de seu roteador? chegou no Brasil já?

Aqui nem apareceu ainda no rastreio dos correios, ultimo registro que teve foi a saída da suíça para brasil em 11/01/18.... Tá foda essa demora...

Aqui não deu entrada no br ainda, porém, já foi direcionado para cá e isso foi em um dia apenas nesse frete via switzerland, foi mais rápido para direcionar para ca do que o br express... Ou seja, no mesmo dia que os dados deram entrada no rastrei la na china e depois na suiça, o pacote já tinha dado entrada no correio br também e já tinha sido direcionado para cá.

ZzRPCFC.png

CRfrQqp.png
 
Aqui não deu entrada no br ainda, porém, já foi direcionado para cá e isso foi em um dia apenas nesse frete via switzerland, foi mais rápido para direcionar para ca do que o br express... Ou seja, no mesmo dia que os dados deram entrada no rastrei la na china e depois na suiça, o pacote já tinha dado entrada no correio br também e já tinha sido direcionado para cá.

ZzRPCFC.png

CRfrQqp.png

Só porque falei, o muambator acabou de me notificar que foi recebido no Brasil (CUritiba), agora é torcer pra ser liberado sem café...
 
Então, hoje atualizaram meu status, será que me livrei do café do temer?

Router.png


Tentei acessar o MINHAS IMPORTAÇÕES é da mensagem de erro o fiadamãe... não consigo verificar.
 
Então, hoje atualizaram meu status, será que me livrei do café do temer?

Router.png


Tentei acessar o MINHAS IMPORTAÇÕES é da mensagem de erro o fiadamãe... não consigo verificar.

olha no ambiente minhas importações, senão apareceu nada lá, mesmo com você pesquisando pelo código de rastreio do item, então não, não foi taxado!
 
olha no ambiente minhas importações, senão apareceu nada lá, mesmo com você pesquisando pelo código de rastreio do item, então não, não foi taxado!

Deu bão, não tem nada lá no minha importações, agora é espera chegar, puta ansiedade ...
 
Por curiosidade, este firmware do Merlin aumenta o limite de HD suportado pelas portas USB nos roteadores ASUS para além de 4TB?
 

Não sei se o @opolones volta para responder isso rsrs, porque ele tomou ban por 1 semana por flood\spam acredito eu rsrs, agora a conta dele já está liberado, porém, não sei se ele volta rsrs

de qualquer forma, nas features do merlin diz isso
  • Improved compatibility with 3TB+ and Advanced Format HDDs
Não especifica nada se tem suporte para hd`s maiores do que o firmware stock da asus.
 
@xShARkx , @victorforti

Putz, tomei ban por flood, pelo menos agora eu sei que não posso interagir muito aqui no forum.
Tava a doa uma tarde e resolvi sair interagindo com tudo que é topico e deu nisso, senão me engano foi umas 37 respostas. Kkkk

Vida continua.

Preciso testar novamente o ipsec aqui no ac86u para ver se funciona com o ultimo beta, pois não estava funcionando com o beta 1.

Peço aos que receberem o roteador, reportar se com com o ultimo fw oficial da Asus e depois de um reset fica em chinês e se é possível usar o app mobile para configurar em ingles ou português.

Combinado?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo