[TÓPICO DEDICADO] Roteadores Asus - Firmware Oficial e Merlin

Pessoal, páginas atrás já foi falado pra instalar o driver da ASUS em nós AiMesh, mantendo o Merlin no roteador principal. Pergunto: existe alguma contraindicação em usar o driver Merlin nos nós?
 
Novo firmware oficial para o AC86U:



alguem ja atualizou ? notou algo fora do normal ?
 
Alguem consegue me ajudar ? Consigo acessar tudo na minha rede interna e externa,menos o FTP ,apesar de já ter ativado acesso Wan tanto do roteador quanto do FTP ou não consigo acessar o FTP pela internet.
Pelo que vi tem que usar o esquema de redirecionamento de portas,mas quando eu uso as portas recomendadas (20,21) retorna a seguinte mensagem.

"Seu servidor FTP USB não está disponível devido a um conflito de porta entre o seu servidor FTP USB e o servidor FTP LAN. Se você quiser usar um servidor FTP USB servidor e FTP LAN ao mesmo tempo, você deve garantir que cada servidor tem uma porta externa única (a porta do servidor FTP USB padrão é 21). Por favor, altere a porta externa do seu servidor LAN FTP.
Encontre FAQs "

consigo acessar todos os outros serviços fora da minha rede,APP da asus,AiCloud,Download Master,AiDisk... o unico que não consigo é esse do FTP,e preciso justamente dele pra adicionar a minha biblioteca de filmes a uma Mi Box que está fora da minha rede.
Ela aceita FTP,SMB,UPnP,o unico que consigo adicionar fora da rede é o FTP,os outros dois só conseguiria caso estivesse na minha rede
 
Instalei o último Merlim e na rede 5GHz os aparelhos começaram a desconectar e reconectar depois de alguns segundos. Pior que eu não lembro firmware eu utilizava anteriormente. Vou tentar o último oficial para ver.
 
Instalei o último Merlim e na rede 5GHz os aparelhos começaram a desconectar e reconectar depois de alguns segundos. Pior que eu não lembro firmware eu utilizava anteriormente. Vou tentar o último oficial para ver.
Não esquece de sempre dar um factory reset ao fazer isso (oficial -> merlin e vice-versa) e nunca restaurar backup de configuração de uma versão para outra.

Quando tinha um AC66U tive alguns episódios desse tipo e quase condenei o equipamento por ignorar essas recomendações simples ao querer ganhar tempo na atualização/configuração.

Após ver que isso não era bobagem passei a adotar esse modus operandi até nas atualizações de firmware "iguais" (merlin -> merlin) por puro preciosismo, mas nunca mais me incomodei.

E sempre é bom armazenar localmente os firmwares que funcionam bem pra você (ao menos tirar um print), até para lembrar/conferir qual funcionava bem e não ficar nessa dúvida depois.
 
Não esquece de sempre dar um factory reset ao fazer isso (oficial -> merlin e vice-versa) e nunca restaurar backup de configuração de uma versão para outra.

Quando tinha um AC66U tive alguns episódios desse tipo e quase condenei o equipamento por ignorar essas recomendações simples ao querer ganhar tempo na atualização/configuração.

Após ver que isso não era bobagem passei a adotar esse modus operandi até nas atualizações de firmware "iguais" (merlin -> merlin) por puro preciosismo, mas nunca mais me incomodei.

E sempre é bom armazenar localmente os firmwares que funcionam bem pra você (ao menos tirar um print), até para lembrar/conferir qual funcionava bem e não ficar nessa dúvida depois.
Resetei várias vezes depois que atualizei para o 384.15, mesmo assim continuou, brow. Acabei fazendo algumas configurações manuais na rede tirando algumas coisas do automático e parece que parou. Em algumas screens acabei vendo que o anterior era o 384.13 que por sorte não tem aquelas variações 1, 2, etc.. Vamos ver no que vai dar. Muito obrigado!
 
Rapaziada, não sei mais o que fazer.. Aqui em casa tenho fibra 100/60 e o Iphone 7 Plus da minha esposa do nada tem picos de uso na rede que fazem meu ping oscilar de 15~20 ms para 500 ou simplesmente travar os games online. Já tentei colocar o QOS com prioridade em jogos, limitar o tráfego dela para por exemplo 10/0.3 mas mesmo assim tenho problemas. Quando trava vejo pelo aplicativo da Asus que o Iphone está usando 200mb da rede, ou seja, mais do que os 100mb do link. Isso acontece em todos os firmwares. Alguém da uma luz? Quando bloqueio o acesso a internet do Iphone, o problema cessa totalmente.

Edit: Desliguei tudo em segundo plano no cel dela. Icloud, atualizações automáticas, etc..
 
Última edição:
Rapaziada, não sei mais o que fazer.. Aqui em casa tenho fibra 100/60 e o Iphone 7 Plus da minha esposa do nada tem picos de uso na rede que fazem meu ping oscilar de 15~20 ms para 500 ou simplesmente travar os games online. Já tentei colocar o QOS com prioridade em jogos, limitar o tráfego dela para por exemplo 10/0.3 mas mesmo assim tenho problemas. Quando trava vejo pelo aplicativo da Asus que o Iphone está usando 200mb da rede, ou seja, mais do que os 100mb do link. Isso acontece em todos os firmwares. Alguém da uma luz? Quando bloqueio o acesso a internet do Iphone, o problema cessa totalmente.

Edit: Desliguei tudo em segundo plano no cel dela. Icloud, atualizações automáticas, etc..

Eu notava isso em todos iphone que entrava na minha rede, nunca deixa lento, só é ter um iphone que já sinto a diferença.

Mas isso na época de 35mb par metálico, fibra ainda n tive um para testar.
 
Eu notava isso em todos iphone que entrava na minha rede, nunca deixa lento, só é ter um iphone que já sinto a diferença.

Mas isso na época de 35mb par metálico, fibra ainda n tive um para testar.
Pesquisando, vi muitos relatos de alto uso de banda e nenhuma solução plausível. Difícil situação.
 
Alguém tem uma vpn grátis pra testar?
Estou tentando ativar a vpn no meu roteador mas quando eu ativo o vpn server e conecto o vpn client só consigo acessar o YouTube.
É só ativar o open vpn e o vpn client ou preciso assinar algum vpn e integrar as informações dele ao sistema?

Uso o ddns da Asus mas ultimamente tive problemas por usar IP dinâmico,quando abro o site da Asus e coloco o meu ddns ele me retornar um outro IP que já não é mais o que eu uso.
Eu atualizo na área de ddns mas não surte efeito.
Gostaria de usar vpn pra ter um IP fixo,além de segurança.
 
Rapaziada, não sei mais o que fazer.. Aqui em casa tenho fibra 100/60 e o Iphone 7 Plus da minha esposa do nada tem picos de uso na rede que fazem meu ping oscilar de 15~20 ms para 500 ou simplesmente travar os games online. Já tentei colocar o QOS com prioridade em jogos, limitar o tráfego dela para por exemplo 10/0.3 mas mesmo assim tenho problemas. Quando trava vejo pelo aplicativo da Asus que o Iphone está usando 200mb da rede, ou seja, mais do que os 100mb do link. Isso acontece em todos os firmwares. Alguém da uma luz? Quando bloqueio o acesso a internet do Iphone, o problema cessa totalmente.

Edit: Desliguei tudo em segundo plano no cel dela. Icloud, atualizações automáticas, etc..
Isso é bem estranho, certeza que não há nada malicioso no telefone? Não é normal ele ficar usando isso de banda constante a menos que haja um motivo para tal.

Minha mulher tem iPhone há anos e mesmo quando tinha Asus isso nunca ocorreu, particularmente não uso QoS por não ver necessidade e porque quando tinha Asus (AC66U) o processador single-core dele era muito fraco para aguentar esse tipo de priorização com links mais rápidos.

Se o celular dela está baixando essa taxa de arquivos é preciso entender para onde está indo, não pode ser à toa.

Alguém tem uma vpn grátis pra testar?
Estou tentando ativar a vpn no meu roteador mas quando eu ativo o vpn server e conecto o vpn client só consigo acessar o YouTube.
É só ativar o open vpn e o vpn client ou preciso assinar algum vpn e integrar as informações dele ao sistema?

Uso o ddns da Asus mas ultimamente tive problemas por usar IP dinâmico,quando abro o site da Asus e coloco o meu ddns ele me retornar um outro IP que já não é mais o que eu uso.
Eu atualizo na área de ddns mas não surte efeito.
Gostaria de usar vpn pra ter um IP fixo,além de segurança.
Não sei responder a parte de VPN pois nunca usei isso quando tinha Asus e atualmente tenho outras ferramentas para esta finalidade no uso corporativo.

Sobre o DNS Dinâmico, já testou o No-IP? Uso ele desde o tempo que tinha Asus e nunca me deixou na mão, a menos que haja algum problema de configuração a atualização é bem rápida.
 
Alguém tem uma vpn grátis pra testar?
Estou tentando ativar a vpn no meu roteador mas quando eu ativo o vpn server e conecto o vpn client só consigo acessar o YouTube.
É só ativar o open vpn e o vpn client ou preciso assinar algum vpn e integrar as informações dele ao sistema?

Uso o ddns da Asus mas ultimamente tive problemas por usar IP dinâmico,quando abro o site da Asus e coloco o meu ddns ele me retornar um outro IP que já não é mais o que eu uso.
Eu atualizo na área de ddns mas não surte efeito.
Gostaria de usar vpn pra ter um IP fixo,além de segurança.

Uso o serviço da PIA de VPN. É necessário apenas você configurar o VPN Client no roteador, com a senha e o login do seu provedor de VPN, além de fazer upload do arquivo .ovpn do site do servidor que você escolher. Custou R$ 147 a assinatura anual com até 10 dispositivos e paguei por boleto. Aqui tenho internet por IP Dinâmico e não tive nenhum problema com a conexão da VPN mas tenho o DDNS da Asus habilitado.

Importante saber que eles não têm servidores no Brasil, então a latência é alta para fazer streaming(jogar não é uma possibilidade), além da redução de velocidade que é natural pelo processamento da criptografia extra da VPN. Devido à ausência de servidores brasileiros, alguns sites podem não funcionar para nós(site do BBB não deixa eu ver o programa nem o da Globoplay). Uso meu AC86U com QoS adaptativo, AiProtection, servidor SAMBA e DLNA, Firmware Merlin 384.15 com vários scripts e a VPN funciona perfeitamente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Rapaziada, não sei mais o que fazer.. Aqui em casa tenho fibra 100/60 e o Iphone 7 Plus da minha esposa do nada tem picos de uso na rede que fazem meu ping oscilar de 15~20 ms para 500 ou simplesmente travar os games online. Já tentei colocar o QOS com prioridade em jogos, limitar o tráfego dela para por exemplo 10/0.3 mas mesmo assim tenho problemas. Quando trava vejo pelo aplicativo da Asus que o Iphone está usando 200mb da rede, ou seja, mais do que os 100mb do link. Isso acontece em todos os firmwares. Alguém da uma luz? Quando bloqueio o acesso a internet do Iphone, o problema cessa totalmente.

Edit: Desliguei tudo em segundo plano no cel dela. Icloud, atualizações automáticas, etc..

Configurou as velocidades manualmente ou deixou automático no QoS adaptativo? Essa função apresenta problemas no firmware oficial e é considerada "bugada" pela comunidade entusiasta do AC86U, ainda sem conserto por parte da ASUS. Recomendo que você insira manualmente suas velocidades, sempre usando 90% do contratado ou medido por você(no seu caso, 90/54). Nas prioridades, eu defino da seguinte maneira:

(Mais Alto)
VoIP e Mensagens Instantâneas
Jogos
Outros
Surfar na Web
Transmissão de Vídeo e Áudio
Transferência de Arquivo
(Mais Baixo)
 
Última edição:
Configurou as velocidades manualmente ou deixou automático no QoS adaptativo? Essa função apresenta problemas no firmware oficial e é considerada "bugada" pela comunidade entusiasta do AC86U, ainda sem conserto por parte da ASUS. Recomendo que você insira manualmente suas velocidades, sempre usando 90% do contratado ou medido por você(no seu caso, 90/54). Nas prioridades, eu defino da seguinte maneira:

(Mais Alto)
VoIP e Mensagens Instantâneas
Jogos
Outros
Surfar na Web
Transmissão de Vídeo e Áudio
Transferência de Arquivo
(Mais Baixo)

A última configuração deixei como adaptativo, brother. Resetei e voltei ao padrão.
Agora está em limitador de largura de banda, deixei ela com 10/0.3 kkk nos testes com velocidade no speedtest está realmente limitado. Mas da os picos de uso da rede mesmo assim.
Você usa o limitador de banda ou QOS tradicional?


Isso é bem estranho, certeza que não há nada malicioso no telefone? Não é normal ele ficar usando isso de banda constante a menos que haja um motivo para tal.

Minha mulher tem iPhone há anos e mesmo quando tinha Asus isso nunca ocorreu, particularmente não uso QoS por não ver necessidade e porque quando tinha Asus (AC66U) o processador single-core dele era muito fraco para aguentar esse tipo de priorização com links mais rápidos.

Se o celular dela está baixando essa taxa de arquivos é preciso entender para onde está indo, não pode ser à toa.
Tipo, está usando 10mb e do nada sobe pra 200mb. Aí da essa subida de ms ou simplesmente perco a conexão no game. Desabilitei tudo no cel dela e ontem encontrei mais uma opção para utilizar poucos dados da rede, não testei ainda.
 
A última configuração deixei como adaptativo, brother. Resetei e voltei ao padrão.
Agora está em limitador de largura de banda, deixei ela com 10/0.3 kkk nos testes com velocidade no speedtest está realmente limitado. Mas da os picos de uso da rede mesmo assim.
Você usa o limitador de banda ou QOS tradicional?

Em tipo de QoS escolha "Qos Adaptativo". Em Configuração de Banda, escolha "Manual Config" e nas larguras de banda, insira 90% da taxa de upload e de download do seu provedor(isso ajuda a diminuir os efeitos do bufferbloat). Abaixo, selecione "Customize" e coloque as caixas de preferência como lhe aprouver. Depois clique em aplicar.
 
Configurei dessa maneira, vamos ver como vai ficar. Obrigado, irmão.
 
Pessoal, configurei meu RT-AC59U e não estou conseguindo mais acessar ele através do router.asus.com, é algum outro endereço?

Coloquei o modem da Claro e bridge e a internet está funcionando normalmente ..

Consegui, depois tem que acessar através do IP.

Vou dar uma olhada no tópico, mas tem alguma configuração para 'melhor desempenho' ?
 
Última edição:
Pessoal, a melhor configuração atual é essa ? Link

Percebi que o roteador está bloquendo acesso, pois apos adiciona-lo na rede, não estou conseguindo acessar servidores externos de ftp (hostinger)
 
Alguém aqui já teve problema com uso alto de CPU no roteador RT-AC68U? Já resetei esta encrenca duas vezes e reconfigurei do zero e passado dois dias o uso das duas CPUs vai quase a 100% fulltime. Detalhe que desativei todos os recursos do roteador com exceção do firewall. Uso o firmware da Asus.
2020-04-01-17-41-53-ASUS-Wireless-Router-RT-AC68-U-Mapa-de-rede.jpg


Atualizei para a versão 384.15 do Merlin e aparentemente resolveu o problema de uso intenso de CPU.
 
Última edição:
Última edição:
Passando pra avisar que saiu a 384.16 do merlin
 
Gambiarra para baixar a temperatura do roteador:
:coolface:

P-20200406-182536.jpg


P-20200406-182550.jpg


Baixou de 83°C para 64°C na CPU, de 55°C para 48°C no 5GHz e de 54°C para 47°C no 2.4Ghz. Comprei no Mercado Livre por R$22,56 + frete. Vou tirar as pernas para poder fixar melhor atrás do roteador. O melhor de tudo foi o dispositivo altamente tecnológico para fixar as fans.
2020-04-06-18-41-31-Window.jpg



99927841-vuB4OsmtshMuiN93bRXg0wMBbjbyqCxU-cropped-2x3-browser.png
 
Alguem aqui com serviço de internet da Claro antiga Net Virtua que tenha o IPV6 activado no nosso Roteador RT-AC86U e esteja a funcionar?????
 
Eu tava com um FW velho do meu AC86U porque o mais novo não tava funcionando a opção the adicionar torrent direto no router, baixei essa nova versão de março e o router ta muito mais liso pra navegar na interface, ta adicionando torrents perfeitamente e a conexão VPN antes bugava o menu agora ta conectando rapidão!!!

recomendo!
 
Eu tava com um FW velho do meu AC86U porque o mais novo não tava funcionando a opção the adicionar torrent direto no router, baixei essa nova versão de março e o router ta muito mais liso pra navegar na interface, ta adicionando torrents perfeitamente e a conexão VPN antes bugava o menu agora ta conectando rapidão!!!

recomendo!
A última versão de 30/03?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo