• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Roteamento Windows 2008

Nicchio

know-it-all Member
Registrado
Ola a todos!

Estou ja a 3 dias tentando simular meu laboratorio no VMWare e tambem no VirtualBox e nao estou conseguindo de forma alguma, usar o windows 2008 para rotear internet entre outras maquinas virtuais.

Resumindo, tenho uma maquina virtual com windows 2008 onde possui 2 adaptadores de rede, uma chamado WAN que pega a internet da minha maquina fisica, e o outro LAN que distribui via DHCP os ips para as maquinas clientes virtuais.

Segue abaixo se tem algo de errado na configuracao do adaptador LAN.

Ethernet adapter WAN:

Connection-specific DNS Suffix . :
Description . . . . . . . . . . . : Intel(R) PRO/1000 MT Desktop Adapter #2
Physical Address. . . . . . . . . : 08-00-27-E4-BB-B2
DHCP Enabled. . . . . . . . . . . : Yes
Autoconfiguration Enabled . . . . : Yes
IPv4 Address. . . . . . . . . . . : 10.0.0.3(Preferred)
Subnet Mask . . . . . . . . . . . : 255.255.255.0
Lease Obtained. . . . . . . . . . : Monday, February 25, 2013 5:32:52 PM
Lease Expires . . . . . . . . . . : Monday, February 25, 2013 7:32:52 PM
Default Gateway . . . . . . . . . : 10.0.0.1
DHCP Server . . . . . . . . . . . : 10.0.0.1
DNS Servers . . . . . . . . . . . : 187.36.192.18
187.36.192.16
NetBIOS over Tcpip. . . . . . . . : Enabled

Ethernet adapter LAN:

Connection-specific DNS Suffix . :
Description . . . . . . . . . . . : Intel(R) PRO/1000 MT Desktop Adapter
Physical Address. . . . . . . . . : 08-00-27-F5-8C-35
DHCP Enabled. . . . . . . . . . . : No
Autoconfiguration Enabled . . . . : Yes
IPv4 Address. . . . . . . . . . . : 192.168.0.10(Preferred)
Subnet Mask . . . . . . . . . . . : 255.255.255.0
Default Gateway . . . . . . . . . :
DNS Servers . . . . . . . . . . . : 187.36.192.18
187.36.192.16
NetBIOS over Tcpip. . . . . . . . : Enabled
 
como está configurado o tipo de rede dos adaptadores no windows server 2008? deixa o adaptador de rede WAN como bridge na placa de rede física do pc, e o LAN cria uma rede interna, ai nos clientes configura os adaptadores de rede para essa rede interna.
 
como está configurado o tipo de rede dos adaptadores no windows server 2008? deixa o adaptador de rede WAN como bridge na placa de rede física do pc, e o LAN cria uma rede interna, ai nos clientes configura os adaptadores de rede para essa rede interna.

Essa configuração que link foi a do windows 2008. O adaptador WAN já está em modo bridge com minha máquina física, eu tenho acesso a internet no windows 2008 sem problemas. O problema está sendo na hora de rotear a conexão com a internet para as máquinas clientes. O DHCP do windows 2008 está funcionando normalmente, a máquina cliente consegue enxergar o servidor e vice-versa só está sem o acesso a internet.

Essa abaixo é do Windows XP virtualizado.

Configuração de IP do Windows

Nome do host . . . . . . . . . . . : xp
Sufixo DNS primário. . . . . . . . : renato.intranet.local
Tipo de nó . . . . . . . . . . . . : desconhecido
Roteamento de IP ativado . . . . . : não
Proxy WINS ativado . . . . . . . . : não
Lista de pesquisa de sufixo DNS. . : renato.intranet.local
renato.intranet.local
intranet.local

Adaptador Ethernet Conexão local:

Sufixo DNS específico de conexão . : renato.intranet.local
Descrição . . . . . . . . . . . . . : AMD PCNET Family PCI Ethernet Adap
ter
Endereço físico . . . . . . . . . . : 08-00-27-AE-F8-D0
DHCP ativado. . . . . . . . . . . . : Sim
Configuração automática ativada . . : Sim
Endereço IP . . . . . . . . . . . . : 192.168.0.20
Máscara de sub-rede . . . . . . . . : 255.255.255.0
Gateway padrão. . . . . . . . . . . : 192.168.0.1
Servidor DHCP . . . . . . . . . . . : 192.168.0.10
Servidores DNS. . . . . . . . . . . : 192.168.0.10
187.36.192.18
187.36.192.16
Concessão obtida. . . . . . . . . . : segunda-feira, 25 de fevereiro de
2013 23:48:19
Concessão expira. . . . . . . . . . : terça-feira, 5 de março de 2013 23
:48:19
 
Essa configuração que link foi a do windows 2008. O adaptador WAN já está em modo bridge com minha máquina física, eu tenho acesso a internet no windows 2008 sem problemas. O problema está sendo na hora de rotear a conexão com a internet para as máquinas clientes. O DHCP do windows 2008 está funcionando normalmente, a máquina cliente consegue enxergar o servidor e vice-versa só está sem o acesso a internet.

Essa abaixo é do Windows XP virtualizado.

Configuração de IP do Windows

Nome do host . . . . . . . . . . . : xp
Sufixo DNS primário. . . . . . . . : renato.intranet.local
Tipo de nó . . . . . . . . . . . . : desconhecido
Roteamento de IP ativado . . . . . : não
Proxy WINS ativado . . . . . . . . : não
Lista de pesquisa de sufixo DNS. . : renato.intranet.local
renato.intranet.local
intranet.local

Adaptador Ethernet Conexão local:

Sufixo DNS específico de conexão . : renato.intranet.local
Descrição . . . . . . . . . . . . . : AMD PCNET Family PCI Ethernet Adap
ter
Endereço físico . . . . . . . . . . : 08-00-27-AE-F8-D0
DHCP ativado. . . . . . . . . . . . : Sim
Configuração automática ativada . . : Sim
Endereço IP . . . . . . . . . . . . : 192.168.0.20
Máscara de sub-rede . . . . . . . . : 255.255.255.0
Gateway padrão. . . . . . . . . . . : 192.168.0.1
Servidor DHCP . . . . . . . . . . . : 192.168.0.10
Servidores DNS. . . . . . . . . . . : 192.168.0.10
187.36.192.18
187.36.192.16
Concessão obtida. . . . . . . . . . : segunda-feira, 25 de fevereiro de
2013 23:48:19
Concessão expira. . . . . . . . . . : terça-feira, 5 de março de 2013 23
:48:19

por acaso você foi nas propriedades do adaptador wan e foi em compartilhamento e ativo o compartilhamento seleciono a placa de rede LAN ? verifica o firewall do windows também, se ele estiver desabilitado eu acho que não vai funcionar o redirecionamento NAT.

OBS: Você tem dois servidores?, pois o Gateway, e o servidor de DHCP são diferentes, faz um teste abre o CMD no xp virtualizado e da um ping em 8.8.8.8 e depois em um site www.google.com.br, caso tenha resposta pingando no ip e não no site significa que o servidor dns ta errado.
 
Última edição:
Olá,

Na rede WAN, que é o adapatdor que pega a internet, ela não aparece a aba de compartilhamento.

Na configuração do adapatador LAN, mesmo eu especificando o gateway, ao dar ok e sair da janela, ele não fixa o gateway, ele apaga sozinho.
 
Olá,

Na rede WAN, que é o adapatdor que pega a internet, ela não aparece a aba de compartilhamento.

Na configuração do adapatador LAN, mesmo eu especificando o gateway, ao dar ok e sair da janela, ele não fixa o gateway, ele apaga sozinho.

Verifica nos atributos no servidor de dhcp como esta configurado o servidor, e cria um para dns e especifica o ip do windows server 2008.
 
DNS aparentemente está tudo ok.

DHCP também.

Todos apontando para a LAN no ip 192.168.0.10
 
DNS aparentemente está tudo ok.

DHCP também.

Todos apontando para a LAN no ip 192.168.0.10

cara só me tira uma duvida, como que a sua placa de rede no 2008 a interface LAN, o ip dela é 192.168.0.10, agora como que o gateway do cliente xp é 192.168.0.1?, realmente o dns ta apontando para o 2008, se o 2008 esta fazendo o roteamento o gateway teria que ser ele também, ate porque nem na sua interface WAN o ip do gateway ta batendo com que esta indo via dhcp para o cliente xp.
 
cara só me tira uma duvida, como que a sua placa de rede no 2008 a interface LAN, o ip dela é 192.168.0.10, agora como que o gateway do cliente xp é 192.168.0.1?, realmente o dns ta apontando para o 2008, se o 2008 esta fazendo o roteamento o gateway teria que ser ele também, ate porque nem na sua interface WAN o ip do gateway ta batendo com que esta indo via dhcp para o cliente xp.

No cliente virtual, o gateway não está indo mais 192.168.0.1, está ficando em branco, isso pq eu tirei esse gateway 192.168.0.1 do adapatador LAN. Quando eu informo 192.168.0.1 no adapatador LAN no gateway ele fixa, so que quando eu coloco o certo, que seria 192.168.0.10, ele não fixa, fica em branco. Assim acaba indo em branco também para máquina cliente do XP. No DNS e DHCP eu não tenho configuração de gateway.

Está muito estranho e estou achanado até que o problema é do VMWARE e não de configuração do Windows 2008.

So recapitulando, o adapatador WAN do servidor é o que faz a ponte com a conexão de internet da minha máquina física e no windows 2008 estou conseguindo ter internet normalmente. Quanto ao adaptador LAN, esse é configurado via DHCP para mandar para os outros clientes dessa rede virtual a partir do ip 192.168.0.20 sendo que no windows 2008 é 192.168.0.10.

- Os serviços que instalei no Windows 2008 foi o DNS, DHCP e o Roteamento por LAN, não usei roteamento por NAT (tb testei por nat e deu no mesmo);
- No windows 2008 tem dois adaptadores WAN e LAN, sendo que WAN é oq faz a ponte com a máquina física pegando a internet e a LAN é a configuração de DHCP para distribuir a rede e internet nas máquinas clientes virtuais.
 
No cliente virtual, o gateway não está indo mais 192.168.0.1, está ficando em branco, isso pq eu tirei esse gateway 192.168.0.1 do adapatador LAN. Quando eu informo 192.168.0.1 no adapatador LAN no gateway ele fixa, so que quando eu coloco o certo, que seria 192.168.0.10, ele não fixa, fica em branco. Assim acaba indo em branco também para máquina cliente do XP. No DNS e DHCP eu não tenho configuração de gateway.

Está muito estranho e estou achanado até que o problema é do VMWARE e não de configuração do Windows 2008.

So recapitulando, o adapatador WAN do servidor é o que faz a ponte com a conexão de internet da minha máquina física e no windows 2008 estou conseguindo ter internet normalmente. Quanto ao adaptador LAN, esse é configurado via DHCP para mandar para os outros clientes dessa rede virtual a partir do ip 192.168.0.20 sendo que no windows 2008 é 192.168.0.10.

- Os serviços que instalei no Windows 2008 foi o DNS, DHCP e o Roteamento por LAN, não usei roteamento por NAT (tb testei por nat e deu no mesmo);
- No windows 2008 tem dois adaptadores WAN e LAN, sendo que WAN é oq faz a ponte com a máquina física pegando a internet e a LAN é a configuração de DHCP para distribuir a rede e internet nas máquinas clientes virtuais.

tem como você postar alguns screen das configurações do servidor de dhcp no windows 2008 ?, ficaria mais fácil, pois acho que esta faltando adicionar o gateway nas configurações de DHCP do servidor de DHCP, ja tenho parar o servidor de dhcp e colocar as configurações manualmente no cliente xp ?
 
tem como você postar alguns screen das configurações do servidor de dhcp no windows 2008 ?, ficaria mais fácil, pois acho que esta faltando adicionar o gateway nas configurações de DHCP do servidor de DHCP, ja tenho parar o servidor de dhcp e colocar as configurações manualmente no cliente xp ?

Eu fiz esse procedimento em uma nova máquina, tudo zerado, sem serviço nenhum no windows 2008 e ficou no mesmo problema.

O serviço de DHCP não tem local de gateway. Depois vou postar umas fotos.

Já estou a 4 dias tentando fazer essa conexão e não consigo, de tanto pesquisar estou achando que o problema é no ICS (Internet Connection Sharing) que não consigo ativar, mesmo seguindo passos nos sites por ai, não tenho conseguido. Cheguei a um ponto onde diz que parece que são os GPOs que estão fazendo esse bloqueio, mas já alterei tudo lá também.

No adaptador WAN, onde eu recebo a internet da máquina física, nas propriedades dela não tem a aba de Sharing, dai não tenho a opção de compartilhar a internet, acredito que seja esse o problema.

Eu instalei em uma outra máquina virtual o Windows Server 2012. Nessa máquina eu consegui configurar ela, sem serviço de DHCP, nos clientes pingavam a rede WAN sem problema, inclusive pingava o ip 8.8.4.4 porem não tinha internet. Ainda não acabei de configurar, acho que so está faltando o serviço de roteamento do windows que não tinha ativado para fazer funcionar a internet nos clientes no windows 2012. Isso tudo pq nas propriedade do adaptador WAN tinha essa aba de Share, dai compartilhei a internet e consegui fazer os pings.

Engraçado que no windows 2008, dentro de network and sharing center > change advanced and sharing settings, tem uma opção "turn on network discovery" que não abilita nem a reza braba, não sei se é por causa do ICS que está desativado.
 
Cara não voce instalou o Role de Roteamento no seu servidor Windows 2008???? Voce só vai conseguir rotear se habilitar o roteamento nas placas, nas propriedades que voce passou pode ver que a Feature Roteamento está "Nao"

Nome do host . . . . . . . . . . . : xp
Sufixo DNS primário. . . . . . . . : renato.intranet.local
Tipo de nó . . . . . . . . . . . . : desconhecido
Roteamento de IP ativado . . . . . : não
Proxy WINS ativado . . . . . . . . : não
Lista de pesquisa de sufixo DNS. . : renato.intranet.local
renato.intranet.local
intranet.local

Qualquer coisa é só falar...

Valeu..

Marcos R. Valente
--------------------------------------------------
TI Consulting / Support Tecnical
ACP - Altiris Certified Professional.
MCP - MCSA 2000/2003 + Messaging (Exchange).
MCTS - Windows 2008 Server.
Email: marcos.r.valente@gmail.com
 
Pra rotear no Windows Server vc precisa usar o RRAS, vc pode usar também o ISA ou TMG e também o ICS.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo