• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[AJUDA] RTX 2060 (ou SUPER?) + i7 3770k@4.5Ghz - Casa bem ?

sorum

know-it-all Member
Registrado
Pessoal, o título ja diz tudo...
tenho uma mobo bem sólida pra OC (vide PC na assinatura) e decidi manter o LGA 1145 e peguei um i7 3770k e levei pra casa dos 4.5Ghz.

Meu objetivo com o upgrade da GPU: jogar em 1080p@60Hz com o maximo de qualidade possível (Ultra ou Very High) travando em 60fps TA ÓTIMO.

Logico que quero folga pra todos os jogos mas o foco no momento são os seguintes titulos:

Ghost R Wildlands
The Divisions da vida
GTA V
BF
RE2
Metro Exodus
.....

Vi varios reviews no YT dessa config e rodando bem os titulos novos.
Tbm em um site de gargalo diz que tem por volta de 8% e em outro diz que tem 20%, mas estou me importando com o objetivo que descrevi acima.

To pensando em gastar ate no max 2k (o menos possível) numa RTX 2060 (se compensar para esse meu caso) pra garantir gpu pro futuro e depois trocar a plataforma.

- i7 3770k@4.5Ghz
- RTX 2060 6GB ou modelo Super ?
- 8GB DDR3 2400Mhz (XMP)

1)Consigo ter o desempenho que espero?
2)To vendo que os precos estão entre 1700~2000 e varios modelos marcas. Só tive EVGA até agora por isso nao conheço outras boas. Me indiquem por favor. (Alias vi alguem falando de preco por 1600 nela mas nao achei)
3)Vale a pena gastar um pouco mais e pegar o modelo SUPER ?

Me ajudem...Valeeeeu desde já. :)
 
Última edição:
Alguns jogos, como é uma CPU antiga e Quad-core vai dar uma sofrida. Mas travado a 60 FPS, e com GPU de sobra vai dar pra jogar tranquilo. E se quer rodar com tudo no Ultra, eu pegaria a Super por causa dos 8Gb de VRAM que alguns jogos puxam com Texturas + Filtros no Ultra (ficam no limite de 6Gb e pode causar engasgo). Contudo, o preço de pré - venda das super tá em R$2300, aí compensa mais ir de RX 5700 que tem basicamente o mesmo desempenho por R$1799.
 
Vai de boas, limita o FPS em 60 (até pq com monitor 60Hz, não tem pq fazer mais FPS) com vsync e não ter problema alguma.

Em 1080p não precisa de 8Gb de VRAM, menos ainda com GDDR6.
 
Vai de boas, limita o FPS em 60 (até pq com monitor 60Hz, não tem pq fazer mais FPS) com vsync e não ter problema alguma.

Em 1080p não precisa de 8Gb de VRAM, menos ainda com GDDR6.
Ele quer jogar no Ultra, não no High, isso é Textura + Antialiasing no talo, usa mais que 6Gb de VRAM alguns jogos assim. Além de que nada impede ele usar o DSR também pra 1440p por exemplo, porque a placa tem gás pra isso, 6Gb de VRAM da tranquilo pra 1080p, desde que a pessoa não abuse de tudo que o jogo tem direito em questão gráfica.
 
Ele quer jogar no Ultra, não no High, isso é Textura + Antialiasing no talo, usa mais que 6Gb de VRAM alguns jogos assim. Além de que nada impede ele usar o DSR também pra 1440p por exemplo, porque a placa tem gás pra isso, 6Gb de VRAM da tranquilo pra 1080p, desde que a pessoa não abuse de tudo que o jogo tem direito em questão gráfica.

Em 1080p mal usaria em GDDR5, mesmo em casos mto extremos de jogos com texturas pesadas (FH3 / FH4), quem dirá em GDDR6 que possui um gerenciamento e "garbage collector" muito melhor.
 
Em 1080p mal usaria em GDDR5, mesmo em casos mto extremos de jogos com texturas pesadas (FH3 / FH4), quem dirá em GDDR6 que possui um gerenciamento e "garbage collector" muito melhor.
Rise of The Tomb Raider usa, Resident Evil 2 usa, Forza Horizon 4 com 8XMSAA usa. E como falei tem o DSR que a placa tem fôlego pra levar, mas vai faltar VRAM. Mas de verdade, se conseguir pegar uma RTX 2060 por R$1600 tá de ótimo tamanho, vai conseguir jogar vamos dizer que 95% dos jogos no Ultra sem estourar a VRAM com FPS na casa dos 90-100.
 
Uso um 4770@4.1 e uma RTX 2070, tudo certo, mas alguns jogos com tudo no Ultra, cai abaixo de 60 coisa pouca ( 55-58 ), mas baixa sombra ou alguma coias e vai.

BF5 é o meu maior problema em mapas grandes cai para uns 45
 
Rise of The Tomb Raider usa, Resident Evil 2 usa, Forza Horizon 4 com 8XMSAA usa. E como falei tem o DSR que a placa tem fôlego pra levar, mas vai faltar VRAM. Mas de verdade, se conseguir pegar uma RTX 2060 por R$1600 tá de ótimo tamanho, vai conseguir jogar vamos dizer que 95% dos jogos no Ultra sem estourar a VRAM com FPS na casa dos 90-100.

Não quero parecer chato, mas se vc tá se baseando naqueles videos / comparativos de VRAM que tem aos montes por aí, eles não servem pra quase nada.

Quem trabalha com programação sabe que utilização de VRAM é um negócio complicado de medir porque muitos jogos trabalham com alocação de memória. Então vc tá lá com o jogo aberto e tá mostrando no RivaTunner que tem 4589MB de VRAM sendo usado, mas na real o jogo não tá usando aquilo, simplesmente alocou a memória da GPU porque ela tá ali disponível, e como tá sobrando, nenhum dos garbage collectors do jogo entram em ação.

É mais ou menos como funciona o uso de memória no PC/Windows. Quanto mais tem, mais os aplicativos vão usar, e somente quando atingir um threshold é que vai começar a limpar RAM, aí a galera acha que até 16GB é pouca RAM hj em dia.

Com GDDR6 isso melhorou um pouco, o próprio controlador de memória força um pouco a liberação do que não está sendo usado, além de que GDDR6 tem performance bem melhor, então 6GB GDDR5 não é a mesma coisa que 6GB GDDR6.

Até ano passado em tinha uma 980TI (6GB GDDR5) e empurrava qualquer jogo em 1440p nativo, e sempre jogo com texturas em Ultra e AA no máximo.

O único jogo que as vezes eu notava alguma coisa (o pior que pode acontecer é começar a ter pop de texturas nos itens mais longes) era FH4 depois de umas 4+ horas jogando.
E nem tenho certeza se era totalmente devido a VRAM porque no setup antigo eu tinha 8GB de ram, acho que isso afetava tbm.

De toda forma, se ele conseguir uma 2060 com um bom preço, vale a pena como vc falou.
E nada impede de em jogos mto pesados ele reduzir alguma ou outra coisa pra High.
Temos que ser espertos também, tem muita settings em jogos que de High pra Ultra a performance melhora muito e a gente nem nota visualmente na jogatina ;)
 
Não quero parecer chato, mas se vc tá se baseando naqueles videos / comparativos de VRAM que tem aos montes por aí, eles não servem pra quase nada.

Quem trabalha com programação sabe que utilização de VRAM é um negócio complicado de medir porque muitos jogos trabalham com alocação de memória. Então vc tá lá com o jogo aberto e tá mostrando no RivaTunner que tem 4589MB de VRAM sendo usado, mas na real o jogo não tá usando aquilo, simplesmente alocou a memória da GPU porque ela tá ali disponível, e como tá sobrando, nenhum dos garbage collectors do jogo entram em ação.

É mais ou menos como funciona o uso de memória no PC/Windows. Quanto mais tem, mais os aplicativos vão usar, e somente quando atingir um threshold é que vai começar a limpar RAM, aí a galera acha que até 16GB é pouca RAM hj em dia.

Com GDDR6 isso melhorou um pouco, o próprio controlador de memória força um pouco a liberação do que não está sendo usado, além de que GDDR6 tem performance bem melhor, então 6GB GDDR5 não é a mesma coisa que 6GB GDDR6.

Até ano passado em tinha uma 980TI (6GB GDDR5) e empurrava qualquer jogo em 1440p nativo, e sempre jogo com texturas em Ultra e AA no máximo.

O único jogo que as vezes eu notava alguma coisa (o pior que pode acontecer é começar a ter pop de texturas nos itens mais longes) era FH4 depois de umas 4+ horas jogando.
E nem tenho certeza se era totalmente devido a VRAM porque no setup antigo eu tinha 8GB de ram, acho que isso afetava tbm.

De toda forma, se ele conseguir uma 2060 com um bom preço, vale a pena como vc falou.
E nada impede de em jogos mto pesados ele reduzir alguma ou outra coisa pra High.
Temos que ser espertos também, tem muita settings em jogos que de High pra Ultra a performance melhora muito e a gente nem nota visualmente na jogatina ;)
Me baseei no que já vi, no Tomb Raider por exemplo, se coloca as Texturas no Ultra, mesmo com outras opções no High e AA em FXAA ou SMAA que são bem leves, o jogo bate 5.8Gb de VRAM e começa os stutterings. Eu diria que 6Gb é a medida certa, mas não tem gordura pra queimar. Mas de verdade, em qualquer eventual problema que tiver com isso, ele pode muito bem reduzir Textura pra High que não muda absolutamente e cai 1.5Gb de consumo de VRAM kkk
 
Alguns jogos, como é uma CPU antiga e Quad-core vai dar uma sofrida. Mas travado a 60 FPS, e com GPU de sobra vai dar pra jogar tranquilo. E se quer rodar com tudo no Ultra, eu pegaria a Super por causa dos 8Gb de VRAM que alguns jogos puxam com Texturas + Filtros no Ultra (ficam no limite de 6Gb e pode causar engasgo). Contudo, o preço de pré - venda das super tá em R$2300, aí compensa mais ir de RX 5700 que tem basicamente o mesmo desempenho por R$1799.
Da onde que o i7 vai sofrer!!! Tenho esse mesmo processador (3770k) em um pc ligado na tv da sala, tenho outro i7 6700k que tbm é quad-core jogo em 4K nem tudo no ultra mas boa parte dos gráficos ultra e alto, roda de boa... Quem sofre é a 1080TI que as vezes fica em 100% (limito os FPS em 80) e o processador fica 45~55%.
 
Pessoal, o título ja diz tudo...
tenho uma mobo bem sólida pra OC (vide PC na assinatura) e decidi manter o LGA 1145 e peguei um i7 3770k e levei pra casa dos 4.5Ghz.

Meu objetivo com o upgrade da GPU: jogar em 1080p@60Hz com o maximo de qualidade possível (Ultra ou Very High) travando em 60fps TA ÓTIMO.

Logico que quero folga pra todos os jogos mas o foco no momento são os seguintes titulos:

Ghost R Wildlands
The Divisions da vida
GTA V
BF
RE2
Metro Exodus
.....

Vi varios reviews no YT dessa config e rodando bem os titulos novos.
Tbm em um site de gargalo diz que tem por volta de 8% e em outro diz que tem 20%, mas estou me importando com o objetivo que descrevi acima.

To pensando em gastar ate no max 2k (o menos possível) numa RTX 2060 (se compensar para esse meu caso) pra garantir gpu pro futuro e depois trocar a plataforma.

- i7 3770k@4.5Ghz
- RTX 2060 6GB ou modelo Super ?
- 8GB DDR3 2400Mhz (XMP)

1)Consigo ter o desempenho que espero?
2)To vendo que os precos estão entre 1700~2000 e varios modelos marcas. Só tive EVGA até agora por isso nao conheço outras boas. Me indiquem por favor. (Alias vi alguem falando de preco por 1600 nela mas nao achei)
3)Vale a pena gastar um pouco mais e pegar o modelo SUPER ?

Me ajudem...Valeeeeu desde já. :)

Processador da conta de boa! Se conseguir melhor pegar uma Super, mais folga para os gráficos!
 
Um i7 3770k é PERFEITO pra jogos, 8 anos de avanço tecnológico não serviu pra nada, pode usar tranquilão aí. Pronto, agora agradei os fanboys de cabresto e seu i7 não vai ter gargalo em jogo CPU Bound mais, porque eu FALEI BEM dele, assim ele fica mais animado e tem mais performance.
 
Discussão boa galera, to me atualizando bastante com as infos que vcs passam, ja que to a tempos longe dos jogos.

Temos que ser espertos também, tem muita settings em jogos que de High pra Ultra a performance melhora muito e a gente nem nota visualmente na jogatina
Pois bem, saberia me dizer quais settings geralmente são esses que "não vale a pena" deixar em Ultra?

se conseguir pegar uma RTX 2060 por R$1600 tá de ótimo tamanho
Nossa onde que eu acho por esse preço, por que tudo o que eu vi agora só estão na faixa de 1800~2k .. na verdade até subiu de preço um pouco.
Dei uma olhada nessas:

MSI Gaming Z
https://www.terabyteshop.com.br/produto/10328/placa-de-video-msi-geforce-rtx-2060-gaming-z-6gb-gddr6-pci-exp[URL]https://www.terabyteshop.com.br/produto/10328/placa-de-video-msi-geforce-rtx-2060-gaming-z-6gb-gddr6-pci-exp[/URL]

EVGA 2060 XC
https://www.kabum.com.br/produto/99...-geforce-rtx-2060-xc-6gb-gddr6-06g-p4-2063-kr

EVGA 2060 XC Black Gaming
https://www.kabum.com.br/produto/99...2060-xc-black-gaming-6gb-gddr6-06g-p4-2061-kr

Gigabyte OC Pro
https://www.kabum.com.br/produto/10...ming-oc-pro-6g-gddr6-gv-n2060gamingoc-pro-6gd
 
Discussão boa galera, to me atualizando bastante com as infos que vcs passam, ja que to a tempos longe dos jogos.


Pois bem, saberia me dizer quais settings geralmente são esses que "não vale a pena" deixar em Ultra?


Nossa onde que eu acho por esse preço, por que tudo o que eu vi agora só estão na faixa de 1800~2k .. na verdade até subiu de preço um pouco.
Dei uma olhada nessas:

MSI Gaming Z
https://www.terabyteshop.com.br/pro...i-geforce-rtx-2060-gaming-z-6gb-gddr6-pci-exphttps://www.terabyteshop.com.br/pro...i-geforce-rtx-2060-gaming-z-6gb-gddr6-pci-exp

EVGA 2060 XC
https://www.kabum.com.br/produto/99...-geforce-rtx-2060-xc-6gb-gddr6-06g-p4-2063-kr

EVGA 2060 XC Black Gaming
https://www.kabum.com.br/produto/99...2060-xc-black-gaming-6gb-gddr6-06g-p4-2061-kr

Gigabyte OC Pro
https://www.kabum.com.br/produto/10...ming-oc-pro-6g-gddr6-gv-n2060gamingoc-pro-6gd
Teria que ter sorte de alguma promoção, a melhor RTX 2060 de entrada é a MSI Ventus. Mas geralmente as que aparecem são as porqueira das Galax.
 
Um i7 3770k é PERFEITO pra jogos, 8 anos de avanço tecnológico não serviu pra nada, pode usar tranquilão aí. Pronto, agora agradei os fanboys de cabresto e seu i7 não vai ter gargalo em jogo CPU Bound mais, porque eu FALEI BEM dele, assim ele fica mais animado e tem mais performance.
Realmente o 3770k já está ultrapassado, mas como o objetivo dele é 60hz, vai tranquilo. Eu tenho um 4770k que ta no mesmo barco e pra 60hz com uma 1070ti, aguenta bem.
O problema é nos 144hz, aí não consigo em nenhum jogo AAA. Geralmente fica na faixa de 90-110 fps nos que jogo.
 
Eu tenho o processador em questão e ja vou contando a vocês que ele peida demais pra empurrar a 1070 imagina uma 2060 se colocar o RTX...
Acho que é desperdiçar dinheiro, melhor pegar até uma 1660 da vida e ser feliz.
Jogo muito World of Wartanks e direto tenho quedas de FPS... e não tem overclock que salva isso, existe alguma outra coisa que limita o desempenho.
O negócio é que o tempo chegou pro quadcore... Tô migrando pro 2700 e manter a GPU por mais um tempo.
Jogo na resolução 2560x1080 e tem hora que ele não consegue manter os 75fps do monitor...
 
A mais próxima de 1600,00 que achei foi essa. Essa Galax é ruim ruim então?

https://www.gkinfostore.com.br/gk-i...x-2060-oc-6gb-gddr6-192-bit-26nrl7hpx7oc/3207

As da MSI estão na casa dos 2k, se for pra eu pagar isso aí acho que prefiro partir pra 2060 SUPER mesmo. Pago um pouco a mais mas pego uma GPU melhor com 8GB.
Será que os preços abaixam ?

Adicionando a isso, colega de outro tópico postou um site vendendo a RTX 2070 da Galax por 2K.
Nos reviews a 2070 é um pouco superior a 2060 Super sendo o preço dessa ultima a 2300. Então se for pra gastar 2K, parece ser um ótimo negocio eu ir de 2070 da Galax mesmo?

o que acham ?
 
Adicionando a isso, colega de outro tópico postou um site vendendo a RTX 2070 da Galax por 2K.
Nos reviews a 2070 é um pouco superior a 2060 Super sendo o preço dessa ultima a 2300. Então se for pra gastar 2K, parece ser um ótimo negocio eu ir de 2070 da Galax mesmo?

o que acham ?
Como citei em outro tópico, eu não cogitaria hoje, comprar uma 2060. A 2070 é uma boa placa e entre as duas, tento em vista seu teto de 2k, ficaria com a 2070.
2060 super já estoura o seu orçamento e tem o desempenho similar a 2070 (-5%?), então..
 
Ta 2100,00 na vdd + frete.. mesmo assim.
Pô, to quase indo nela mesmo então, por esse preço ta bom demais. O foda é que to com o pé atrás com essa Galax, nunca nem vi essa marca.
É confiável sa p*** mesmo gente? :haha:

https://www.gkinfostore.com.br/gk-i...one-click-8gb-gddr6-256bits-27nsl6mpx2ve/3362
Galax, tem a mini por 1999. Um pouco mais esquentadinha, mas mais em conta.
Agora se a marca é boa, não sei dizer. Problema, qualquer placa de qualquer marca pode dar. O mais importante é o funcionamento do RMA de cada uma delas.
 
Um i7 3770k é PERFEITO pra jogos, 8 anos de avanço tecnológico não serviu pra nada, pode usar tranquilão aí. Pronto, agora agradei os fanboys de cabresto e seu i7 não vai ter gargalo em jogo CPU Bound mais, porque eu FALEI BEM dele, assim ele fica mais animado e tem mais performance.
É tanta ignorância que não raciocina direito só pode... Para 60hz em que mundo um i7 3770k não vai dar conta? Logico que os novos processadores são melhores, mas esta não é a questão de quem é melhor, a questão é se vai dar conta e a resposta é SIM, sem problemas!
 
Ta 2100,00 na vdd + frete.. mesmo assim.
Pô, to quase indo nela mesmo então, por esse preço ta bom demais. O foda é que to com o pé atrás com essa Galax, nunca nem vi essa marca.
É confiável sa p*** mesmo gente? :haha:

https://www.gkinfostore.com.br/gk-i...one-click-8gb-gddr6-256bits-27nsl6mpx2ve/3362

Eu tenho uma Galax... excelente marca, já vem com tudo perfeito como deve ser, cheia de termalpads.
Melhor que mta EVGA que teve que fazer RMA pq não vinha termalpad quando comprei.
Pode ser feliz.

É tanta ignorância que não raciocina direito só pode... Para 60hz em que mundo um i7 3770k não vai dar conta? Logico que os novos processadores são melhores, mas esta não é a questão de quem é melhor, a questão é se vai dar conta e a resposta é SIM, sem problemas!
Eu tenho esse processador e pra 60 FPS ele consegue... mas não se assuste se a GPU ficar a 50% com esse processador... não é novidade pra ninguém. Ele já tá sofrendo com a idade.
 
É tanta ignorância que não raciocina direito só pode... Para 60hz em que mundo um i7 3770k não vai dar conta? Logico que os novos processadores são melhores, mas esta não é a questão de quem é melhor, a questão é se vai dar conta e a resposta é SIM, sem problemas!
Relaxa, já elogiei ele pra caramba, tá pau a pau com um 9700K. Vocês criam uma verdade na cabeça de vocês que ai se alguém discordar né kkkk Ele pode "dar conta", mas estou querendo deixar bem claro que ele não vai ter o mesmo desempenho que se tivesse com uma CPU atual e não uma de 8 anos atrás. Por cima podemos dizer que esse 3770K vai ser um bom quebra galho.
 
Relaxa, já elogiei ele pra caramba, tá pau a pau com um 9700K. Vocês criam uma verdade na cabeça de vocês que ai se alguém discordar né kkkk Ele pode "dar conta", mas estou querendo deixar bem claro que ele não vai ter o mesmo desempenho que se tivesse com uma CPU atual e não uma de 8 anos atrás. Por cima podemos dizer que esse 3770K vai ser um bom quebra galho.
Se controle! Comparar com um 9700K? Da onde isso!?!? Esses novos nem se compara com ele! São muito melhor! Mas que ele da conta ainda da para 60hz!
 
Discussão boa galera, to me atualizando bastante com as infos que vcs passam, ja que to a tempos longe dos jogos.
Pois bem, saberia me dizer quais settings geralmente são esses que "não vale a pena" deixar em Ultra?

Hoje em dia alguns jogos mesmo avisam isso na hora que vc entra na opção ou seleciona ela, pois pode variar de jogo pra jogo.
Mas de forma geral tem coisas que é bom tomar cuidado / experimentar (em ordem de importância):

1 - Qualquer coisa ligada a física / movimento
2 - Anti Alias MSAA 8X
3 - Distância de objetos ou qualquer coisa relacionada, pois isso afeta os cálculos do CPU
4 - Quantidade de partículas
5 - Efeitos de pós-processamento
6 - Ambient Occlusion (SSAO/HBAO): não é super CPU bound mas usar um Medio / Alto já é suficiente e aumenta a performance.
7 - Sombras acima do High

De todos acima o mais notável ao reduzir é AA.
Mas a maioria dos jogos hj usa outros métodos de AA, e mesmo que seja MSAA, se vc configurar todo o resto moderadamente dá pra deixar o MSAA no 4x/8x sem maiores problemas.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo